10.04
2013

Zurique: Informações práticas

Zurique é considerada a maior cidade da Suíça e tem apenas 360 mil habitantes. Isso mesmo! Nem dá pra acreditar. Impressionante como a cidade não perdeu aquele ar de “cidadezinha de interior” e em nada lembra uma grande metropole.

Em dezembro de 2011 eu estive na Suíça pela primeira vez e naquela oportunidade eu me programei pra visitar apenas Genebra (lado francês) e Lucerna (lado alemão). Gostei tanto do que vi no lado alemão da Suíça que convenci o pessoal aqui de casa a começar a nossa EuroTrip 2012 por ali.

foto_1024x687

♣ Visto

Brasileiros não precisam de visto pra entrar na Suíça a turismo ou negócios por até 3 meses.

♣ Como chegar até Zurique (ou na Suíça) saindo do Brasil

A única empresa que opera voos direto até a Suiça é a Swiss. Os voos são semanais diários e partem somente de São Paulo e vão até Zurique. Chegando em Zurique é possivel fazer conexão e seguir pra outras cidades suiças ou européias. Agora se a intenção for fazer uma conexão, praticamente todas as outras grandes cias aéreas européias voam pra Zurique, Genebra, Basiléia, entre outras.

Eu optei por voar com a British Airways (pra acumular mais AVIOS) e tive que fazer uma conexão em Londres de 4 horas. Graças a Deus o voo chegou no horário e assim consegui pegar o voo pra Zurique que estava marcado pra o meio-dia.

ba 3_1024x749

O tempo de voo entre São Paulo e Zurique é de 11 horas e 30 minutos. No meu caso como fui até Londres primeiro, o tempo de voo entre São Paulo e Londres foi de 11 horas + o tempo de conexão que fiquei esperando no Aeroporto de Heathrow que foi de 4 horas + o tempo de voo entre Londres e Zurique que ficou em 1 hora e 40 minutos, ou seja, no total eu levei 16 horas e 40 minutos pra colocar meus pés em solo suíço. Haja paciencia e disposição!

♣ Euros x Francos Suíços: Qual a melhor moeda pra utilizar na Suíça?

Como a Suíça não faz parte da União Européia, a moeda oficial do país é o Franco Suíço (CHF). Durante os quatro dias que viajamos pelo país, muitas vezes pagamos as contas utilizando o Franco Suíço, porém quando foi necessário pagar em euros, todos os lugares aceitaram sem nenhum problema, mas o troco sempre foi devolvido em Franco Suíço.

O ideal mesmo é trocar euros por franco suíço pq o cambio oferecido em lojas e restaurantes muitas vezes não é tão vantajoso como em uma casa de cambio.

chf_1024x651

♣ Aeroporto de Zurique

O Aeroporto Internacional de Zurique (IATA:ZRH) é considerado o maior aeroporto da Suíça. Fica a um pouco mais de 10 km de distancia do centro de Zurique, na verdade ele fica na cidadezinha de Kloten. Tem dois terminais, onde o terminal A é para voos europeus e o terminal B para voos intercontinentais. Como eu tava vindo de Londres, eu desembarquei no terminal A. Enquanto eu aguardava o voo do restante do pessoal lá de casa chegar (eles tavam vindo via Portugal), aproveitei pra conhecer o Deck de Observação (Zuschauerterrasse), de onde dá pra ver toda a movimentação das aeronaves no aeroporto, além dos Alpes ao fundo, claro!

x2_1024x761

Uma coisa que acho interessante comentar é que, depois da imigração em Dublin, os oficiais da imigração da Suíça foram os que mais me “estressaram”. Me pediram todos os documentos possíveis, passagem de volta, passagem de trem pra Áustria, a passagem de trem da Áustria pra Alemanha e por fim, a passagem aérea entre Munique e Londres. O oficial inclusive me pediu umas 5x até que dia eu iria ficar na Suiça e em todas as vezes eu dei a mesma resposta (21 de outubro, depois sigo de trem pra Salzburgo), obvio. Já tava começando a me irritar! Cheguei a mostrar até o meu crachazinho da feira de turismo que eu ia lá em Londres (World Travel Market). Como eles viram que tudo se encaixava, eles me deixaram seguir viagem. Mas que foi um sufoco, ahhhh, isso foi!

az4_1024x751

az5_1024x740

(outras coisas que podem pedir ainda: reserva de hotel e comprovante financeiro – dinheiro e cartões de crédito)

♣ Como ir do aeroporto até o centro da cidade usando transporte público

Como nossos voos eram voos domesticos, todos nos desembarcamos no terminal A, mas para chegar na estação de trem do aeroporto, a Bahnhof SBB Zurique Flughafen, nos precisamos ir até o terminal B.

az9_1007x768

Então, o jeito mais fácil e rápido de ir do aeroporto até o centro de Zurique é usando trem. Para comprar os tickets, as máquinas e os guiches de atendimento, estão localizados no subsolo do aeroporto, descendo um andar e pra chegar nas plataformas é preciso descer mais um andar.

az11_1024x751

Nos compramos nossos tickets nas máquinas mesmo. As opções de idiomas são: inglês, alemão, frances e italiano. Ao iniciar a tela é só selecionar o idioma de preferência e logo em seguida escolher a estação de trem de destino, no nosso caso era a Zürich HB, a estação central da cidade. Ainda é preciso selecionar a classe, se vai ser primeira ou segunda classe. No caso da Suíça, andar em primeira classe pode custar até 60% a mais do que o valor da segunda classe. O pagamento pode ser feito tanto em dinheiro como com cartão de crédito.

az31_1024x740

az10_1024x763

Uma coisa que é importante dizer é que, ao comprar o ticket, ele tem validade determinada, tanto o dia como o horário limite pra uso estão especificados no topo do bilhete, ou seja, após retirar o ticket da máquina, a validade dele é de 2 horas.

az16_963x768

O trajeto é relativamente rapido e dura apenas 10 minutinhos. Antes de descer até a plataforma, existe um painel gigante que fica proximo as máquinas e guiches de atendimento onde podemos consultar que horas o próximo trem com destino a Zurique saia. Os trens partem a cada 10 – 15 minutos, então não é preciso se preocupar, pq praticamente 90% dos trens passam por Zurique.

az14_1024x684

az18_1024x640

Normalmente ninguém passa pra conferir, mas pode ser que passem, então pra não correr o risco de pagar multa e pagar um micão, é sempre bom comprar o ticket e fazer tudo certinho pra não ter problema.

♣ Estação Central de Trem de Zurique

Também chamada de Zürich HB é a principal estação de trem da cidade e uma das mais movimentadas de toda a Suíça. Existem trens que partem pra todas as partes do país, inclusive pra paises vizinhos como Liechtenstein, Áustria e Alemanha.

DSC00373_1024x711

Como dá pra imaginar, essa estação é uma loucura. Ainda mais quande se desembarca por ali no final da tarde, por volta das 18:00.

az21_1024x652

A estrutura da estação é muito boa, com alguns pontos de informações pra auxiliar turistas, além das várias máquinas pra comprar passagens (mas nos já haviamos comprados nossas passagens pela internet), também tem uma central de atendimento onde são vendidas as passagens nos guiches com as atendentes. Também existem vários quiosques vendendo comida e bebida, alguns bares e restaurantes e tem até uma loja da Sprüngli, bem no meio da estação.

t6_1024x768

Pra quem tiver interesse em deixar as malas nos lockers, a estação oferece essa opção, mas ela fica no andar subterraneo. No  nosso ultimo dia de Suíça, como nosso trem partia por volta das 14:00, nos aproveitamos pra dar uma ultima voltinha pela cidade e achamos melhor já deixar nossas malas na estação pra garantir, assim, após o almoço não precisariamos nos preocupar em voltar ao hotel para pegá-las.

l2_1023x768

A máquina pra trocar dinheiro por moedas

A máquina pra trocar dinheiro por moedas

Uma coisa que eu já aviso, pq a gente não sabia, é que próximo aos guardas-volume existe uma máquininha que troca notas de dinheiro por moedas, já que pra fechar os lockers só é possível com moedas. Nos descobrimos isso só quando já tinhamos ido trocar dinheiro em um quiosquinho ali perto (comprando água) e pedimos o troco todo em moeda, a funcionária ficou só olhando! hahahaha É, um micão, eu sei. Mas.. vivendo e aprendendo!

t13_1024x739

♣ Andando de bondinho por Zurique

Uma coisa que é importante dizer é que as máquinas que vendem tickets para o bondinho ficam do lado de fora da estação, todas as máquinas dentro da Estação Central de Zurique vendem apenas tickets para os trens.

tp1_1024x713

O sistema de bondinho de Zurique é excelente. Os trams (bondinhos), ao menos na grande maioria dos que andamos, eram relativamente novos, muito bem cuidados e limpíssimos. Basicamente esse sistema segue mais ou menos o mesmo modelo do metro de Londres, com várias linhas e todas são separadas por cores. Em uma mesma parada do bondinho várias linhas podem passar. Geralmente os trams passam com uma certa frequência, que variam entre 5 a 12 minutos.

t11_1024x754

No dia que nos chegamos em Zurique, nos dirigimos ao guiche de atendimento pra comprar nossas passagens pra Liechtenstein (que foram as unicas que não compramos pela internet) e o atendente nos ofereceu junto com essa passagem um ticket para usar por uma semana o transporte público de Zurique.

tp2_971x768

Claro que, como qualquer coisa na Suíça, esse ticket não saiu barato, mas ao menos não precisavamos nós estressar em ficar toda hora comprando um “day ticket”. Assim, era só carregar esse ticket na bolsa sempre para uma eventual conferencia, o que com nós nunca aconteceu. O ticket também não precisa ser validado e muito menos precisamos passar o ticket em catracas pra liberar nosso acesso ao bondinho.

tp4_1024x732

♣ Limpeza e Segurança

De todos os países que tive oportunidade de conhecer na Europa posso afirmar que a Suíça está entre os mais limpos que visitei, isso se não for o país-modelo nesse quesito. As ruas super limpinhas, as águas dos rios e lagos transparentes, a gente conseguia ver até as pedrinhas e os peixinhos nitidamente, as praças e pontes muito bem cuidadas e também não vimos nenhum pichação nos muros das casas e edificios da cidade.

Quanto a segurança, eu já gostava bastante do que via em Edimburgo e na Escócia em geral, e a Suíça me pareceu muito segura. Em nenhum momento, seja de manhã bem cedo, durante o dia, ao entardecer ou até mesmo altas horas da noite, nunca, em momento algum nos passamos por qualquer situação que nos desse medo.

DSC00482_977x768

Claro que é sempre bom ficar ligado, principalmente com a bolsa e equipamentos eletronicos (celular e máquina fotografica), mas é só por garantia mesmo e também pra não dar sopa pro azar.

♣ Em resumo

A Suíça, junto com a Noruega, foram os dois países mais caros que eu conheci até agora. É tudo muito caro mesmo. Mas pra que tudo por lá funcione assim muito bem, tudo isso tem um custo e nesse caso, custa muito caro (ao menos pra nós que ganhamos em reais).

* Precisando de hospedagem em Zurique? Para iniciar as pesquisas no site Booking, é só clicar aqui. *

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Suiça, Zurique
Booking.com
  1. Nick 15/04/2013 | 11:19

    Oi Bruna, tudo bem ?
    Vc escreveu que os vôos da Swiss são semanais, na realidade acho que ainda continuam sendo diários. E vc tem razão em relação a imigração em Zurique. Uma vez fui pra europa de Swiss, que por sinal é uma excelente Cia. Aérea, e tanto na chegada quanto na saída, o pessoal da imigração foi super chato e rigoroso. Levo meu notebook numa bolsa, e ele ainda tem uma capa com zíper, para passar no Raio X, tive que tirar o notebook da bolsa, tirar a capa e quando ia colocar ele em cima da capa pra passar, não deixaram a capa passou separada do notebook. Um absurdo !!!
    Um abraço….

    • Bruna 16/04/2013 | 15:38

      Oi, Nick!!

      Ah sim, arrumei ali no texto. Me confundi. Obrigada pela correção!

      Sim, eles são bem chatinhos na imigração, mas o importante é que no final tudo deu certo!

      Nessa viagem a gente até cogitou em ir com a Swiss, mas na ultima hora os preços estavam mais caros que com a TAP e a British, então ficou pra uma próxima vez!

  2. Natália 02/09/2013 | 17:43

    Gostaria de saber quanto em média se gasta para viajar pela Suiça.
    Estive em Paris e Londres e levei 150 euros e 150 libras para gastar por dia. Posso fazer essa conta para Zurique?

    • Contando as Horas 03/09/2013 | 10:43

      Oi, Natália

      Isso é muito relativo, pq depende no que vc pretende gastar esse dinheiro. Se for só com comida ok, mas se tiver passagem de trem pra algum bate-volta e transporte público, pode ficar meio apertado. A Suíça, junto com a Noruega foram os lugares mais caros que já fui até hoje.

  3. helida 03/10/2013 | 06:53

    Oi. Seu post é ótimo resumiu bem esse país lindo q eu amo de paixao. Mas bem só p complementar as máquinas de tikets tanto dentro como fora vendem tikets q servem tanto para bus como para treen e tram. Isso vai depender da zona e do kanton q vc comprou. Bjos volte sempre.

    • Contando as Horas 04/10/2013 | 14:34

      Oi, Helida

      Obrigada pela dica. Realmente essas máquinas pra comprar tickets de transporte foram meio confusas, mas no final a gnt conseguiu se virar bem. Como só usei transporte interno em Zurique e em Genebra (em Genebra recebi um cartãozinho que me permitia na condição de turista usar o transporte gratuitamente), as infos nesse post são só sobre Zurique mesmo.

      Com certeza ainda quero voltar a Suiça, falta a parte italiana do país e os trens panoramicos ainda pra eu conhecer!! =D

  4. Isabel 02/12/2013 | 19:12

    Oi Bruna,
    Adorei seu post!…gostaria de saber se valido meu ticket em uma catraca dentro dos tram?se existe uma porta correta para entrar.
    Obrigada

    • Contando as Horas 03/12/2013 | 23:50

      Oi, Isabel

      Não é necessário validar não. Mas se caso vc comprar o ticket pra uma semana com nos, vc precisa andar sempre com ele em caso de alguém passar pra conferir. E..
      Vc pode entrar por qqer porta do tram.

  5. Leandro Melo 06/01/2014 | 01:27

    Oi, Bruna. Em dezembro deste ano, finalmente, tô indo realizar meu sonho: conhecer Zurique. Irei passar, ao todo, dez dias, sendo cinco em Zurique e cinco em Paris, na França. Já comprei passagens – incluindo o voo entre Zurique-Paris, hospedagem nas duas cidades e seguro-saúde, pra imigração não amolar. Pras despesas com transporte e alimentação, tô levando 2 mil euros pra os cinco dias em Paris e 1600 Francos Suíços pra os cinco dias em Zurique. Além disso, levo cartões de crédito internacionais. Minha dúvida é: essa quantia em dinheiro é suficiente pra esses dez dias?

    • Contando as Horas 07/01/2014 | 04:40

      Oi, Leandro

      Sim, se vc não for em restaurantes super caros. Se vc evitar jantar ou almoçar em restaurantes muito próximos as atrações turisticas em Paris, vc tbm consegue economizar.

      Em Zurique qualquer lanchinho custa relativamente caro, até mesmo se comparar com o preços de Paris.

      Na minha opinião, se vc for, por exemplo, em restaurantes que eu costumo escrever aqui no blog, vc pode ir tranquilo com essas quantias que ainda vai sobrar dinheiro.

      =D

      • Leandro Melo 07/01/2014 | 21:28

        Oi, Bruna. Valeu a dica. Eu tinha estipulado levar uma quantia maior, mas quando soube do limite que podemos portar em dinheiro vivo, sem precisar declarar à Receita Federal, decidi levar esse montante que, no atual câmbio, chega perto dos R$ 10 mil liberados. Grato.

        • Contando as Horas 08/01/2014 | 15:53

          Oi, Leandro

          Você está certo, é importante ficar atento a quantidade de dinheiro que podemos levar pra não ter problema. Ainda mais agora com a taxa do IOF (6,38%) sendo aplicado em todos os tipos de cartões de crédito.

  6. Tania Barbosa 20/06/2014 | 20:33

    Oi Bruna, estou indo à Croácia e meu vôo de Lisboa (TAP) para Zagreb tem conexão em Zurich. Gostaria de saber se vale a pena e se você aconselha fazermos um passeio pelo centro da cidade já que meu vôo chega às 11h em Zurich e o vôo para Zagreb sai às 20h.

    • Contando as Horas 21/06/2014 | 17:40

      Oi, Tania

      Olha, teoricamente vc tem bastante tempo livre e Zurique é uma cidade pequena. Eu acho que vc até pode ir sim, mas vc precisa levar em consideração que se vc não tiver passaporte europeu vc precisa passar pela imigração, mesmo já tendo feito isso em Portugal, pq a Suíça não faz parte do Acordo de Schengen. Outra coisa que vc precisa levar em consideração é o tempo de deslocamento ate o centro ( dependendo do tipo de transporte que vc escolher, de tem é bem rapidinho, uns 10 minutos, porem de ônibus é mais demorado um pouco) e o tempo de antecedência que vc deve estar de volta ao aeroporto pra fazer check in e despachar malas. Se vc achar que sobra tempo suficiente pra vc conhecer o que te interessa em Zurique, pq não aproveitar?

  7. Tania Barbosa 22/06/2014 | 18:53

    Obrigada Bruna, Levarei estes itens em observação.

  8. ed 22/07/2014 | 09:05

    muito util sua descricao e fotos.

    obrigado e parabns

  9. je 14/08/2014 | 10:23

    oie ,ja visitei duas vezes zurique ,mas sempre ficava na casa de uma amiga ,mas agora ela nao mora mais la, e to querendo ir novamente .
    voce tem alguma dica ou endereco de algum tipo de hospedagem que seja mais em conta do que hotel ?
    e vc sabe dizer se tem algum tipo de ticket que sirva tanto pra trem , bus , e bondinho?
    e o horario que eles funcionam ? no caso de eu sair para barzinhos ou festas .
    e se eu posso viajar sem seguro saude ?
    obg aguardo resposta

    • Contando as Horas 15/08/2014 | 15:03

      Oi, Je

      Infelizmente não tenho nenhuma dica de outro tipo de hospedagem que não seja o hotel em que me hospedei. Vou ficar te devendo essa info.

      Eu não sei se existe um ticket de transporte que englobe os trens tbm junto com o transporte publico da cidade (onibus e bondinho). Vc teria que pesquisar ou quem sabe a tua amiga pode te dar alguma dica nesse sentido.

      Olha, teoricamente vc pode viajar sem seguro viagem, eles nunca pedem na imigração, se essa for a tua preocupação maior. Mas eu sempre aconselho, pq se caso acontecer alguma coisa, vc não vai precisar gastar rios de dinheiro com qualquer coisa, ainda mais na Suíça, que é tudo muito caro.

  10. José Luiz Castilho 22/09/2014 | 15:46

    Muito bom seu resumo.
    Exatamente o que é em poucas linhas.
    Parabéns!!
    Já estive varias vezes entrando no Pais e, sinceramente, nunca me perguntaram nada!! Nunca pediram comprovação de hotel, de voos, de absolutamente nada. Achei realmente uma surpresa o que escreveu.
    Só esqueceu de falar do trem que nos leva do desempbarque até o saguão das esteiras de bagagem que tem uma projeção na parede sensacional!!
    De resto, é o melhor lugar da Europa. Disparado

  11. José Luiz Castilho 22/09/2014 | 15:52

    Outra coisa legal.NÃO USE seu celular em hipotese alguma!! As tarifas na Suiça são muito caras. Vá até uma loja da SwissCom e compre um chip pré pago!! Melhor coisa do mundo!! Peça o plano Welcome (só vendido com apresentação do passaporte de turista).Vc fala com a Europa inteira e faz DDI para o Brasil a custos justos. Vale a pena!!

    • Contando as Horas 23/09/2014 | 23:52

      Oi, José

      Eu tbm fiquei surpresa com todas as perguntas na imigração, pois nunca soube que eles eram assim tão severos, ou eu que dei azar, vai saber né.

      Obrigada pelas dicas de telefonia móvel, certamente será útil a outros viajantes. Obrigada pela visita aqui no blog! :D

  12. sheila 25/09/2014 | 08:51

    oi, tô planejando ir para genebra na suíça ano que vem até agora to colhendo informações, preciso de visto para lá, em media devo levar qnt em dinheiro; bjs

    • Contando as Horas 25/09/2014 | 17:33

      Oi, Sheila

      Brasileiros que viajam a turismo, não precisam de visto para ir a Suíça. Como a Suíça é um dos países com custo e vida bem elevado e quase tudo é muito caro lá, vc deve levar o máximo que conseguir. O transporte publico é eficiente, mas é caro, assim como as comidas, tudo muito bom, mas tudo muito caro tbm. A Suíça e os países nórdicos estão entre os mais caros que já fui até então.

  13. sheila 30/09/2014 | 08:12

    Oi, CH.
    Obrigada por me responder, tenho parentes por lá, então alimentação no geral e hospedagem não terei que me preocupar no mas ter um dinheiro pra gastar quando sair, fazer aquelas comprinha, tô sonhando com perfumes e produtos de limpeza de pele quanto eu posso comprar sem ter problema com a receita, devo ir no mês de maio parece que é a estação da primavera por lá, todo dia eu olho as passagem pela CIA Tap Portugal que está sendo mais em conta, o problema que é tudo no Euro nosso dinheiro é muito desvalorizado na hora de converter, se tiver mas dica por favor me avise sou literalmente marinheira d primeira viagem. bjs

    • Contando as Horas 01/10/2014 | 00:32

      Oi, Sheila

      A cota é de 500,00 dólares por pessoa.
      Isso, em maio é a primavera por lá. Teoricamente é a estação com dias mais longos e clima mais ameno, vc vai adorar!

      Se vc está vendo passagem agora pra viajar em maio, se o preço estiver razoável, aproveita e compra. Essa é a minha dica. Muito difícil baixar muito o preço, a tendência é aumentar, principalmente em maio (que junto com setembro) são meses de alta procura por brasileiros.

  14. sheila 01/10/2014 | 11:27

    Oi, Bruna
    Obrigada pela sua solicitude em ajudar, vou te deixar em paz por um tempo, assim que te ver novidades eu te procuro, um grande abraço e sucesso na vida.

    • Contando as Horas 02/10/2014 | 23:17

      Oi, Sheila

      Claro, no que eu puder ajudar, conte comigo.
      Obrigada pela visita aqui no blog!

  15. sheila 03/10/2014 | 12:15

    Oi Bruna,
    Me tira uma duvida, Gostaria de saber se vc ja tentou usar um cartao pré-pago na Suiça? ele é bem aceito por lá, se sim qual a bandeira vc indica.
    bjs

    • Contando as Horas 06/10/2014 | 18:18

      Oi, Sheila

      Nessa ultima viagem a Suíça não usei cartão pré-pago, usei o cartão de crédito mesmo. Mas quando morava em Edimburgo, fui a Genebra e Lucerna e levava o Visa Travel Money. Não usava esse cartão direto nas compras, mas pra sacar sim. Ele era bem aceito nos caixas ATM em diversos lugares por onde viajei.

  16. Anna 14/10/2014 | 20:10

    Ola, Bruna! muito legal seu relato!! Você sabe dizer qual é, em média, o valor dos tickets de trem que saem do aeroporto e vão até o centro da cidade? Estudei em Edimburgo mas ainda não conheço a Suíça, se for tão apaixonante quanto tenho certeza que amarei!! hehe Obrigada, beijos!

    • Contando as Horas 15/10/2014 | 00:15

      Oi, Anna

      Pelo que vi no ticket que tá na foto aqui do post, bem no finalzinho (lado direito), o valor foi de 6,40 francos suíços o trecho de ida apenas (einzelbillett = bilhete único).

      Certeza que vc vai gostar então, as paisagens e a organização na Escócia não perdem em nada para a Suíça.

      A única coisa que te digo é que a Suíça é bem cara, principalmente transporte e comida.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  17. José Mateus 31/10/2014 | 14:29

    Olá, Bruna!

    Tenho uma dúvida quanto a imigração.

    Irei ficar 3 meses em Berlim para um curso de alemão e passarei pelo aeroporto de Zurique. Acredito que aí que passarei pela imigração, correto? Estou com somente um mês de acomodação garantido em um hostel. Os outros dois meses de acomodação eu procurarei quando chegar na cidade. Sabe se em casos assim ocorre muito problema? Estou preocupado com a imigração.

    Desde já agradeço a atenção!
    Abraços.

    • Contando as Horas 02/11/2014 | 23:08

      Oi, José

      Depende. Meus pais já desembarcaram em Lisboa e pegaram uma conexão para Zurique e tiveram que passar na imigração nos dois lugares, tanto em Lisboa quanto em Zurique. Não sei como seria no caso de uma continuação de viagem para a Alemanha, mas vc deve ir preparado pra passar na imigração nos dois lugares.

      A Suíça, apesar de fazer parte do acordo de Schengen (que é o acordo de livre fronteira entre os países europeus) as vezes resolve “incomodar”.

      Na real, se vc levar comprovação que só vai estar no território suíço para uma conexão, vc não vai ter problema. Só responda o que eles te pedirem, se ninguém te pedir nada sobre acomodação, nem comente isso. Melhor assim.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  18. Kelter 14/11/2014 | 01:28

    Ola Bruna, muito legal seu blog… viajo dia 17/11 para Paris com a Swiss, a escala é em Zurich, minha dúvida é a seguinte: no aeroporto de Zurich terei que fazer um novo check in? Na troca das aeronaves alguem da Cia nos acompanha ou temos que ir sozinho procurar o outro voo? Pergunto isso pq a conexao é rapida, terei apenas 1 hora pra fazer isso tudo. Obrigado

    • Contando as Horas 16/11/2014 | 18:33

      Oi, Kelter

      Possivelmente não sera necessário vc fazer um novo check-in, normalmente eles fazem o check-in para todos os trechos ainda aqui no Brasil, mas vc pode confirmar isso ainda antes da viagem.

      Ninguém te acompanha, vc deve procurar pelas placas de conexão e procurar nos painéis o teu próximo voo e seguir até o próximo portão de embarque. É tudo muito simples, o aeroporto de Zurique não é muito grande, só vc deve ser agilizado, não ficar dando bobeira, pq 1 horinha passa voando.

  19. Aracy 17/11/2014 | 00:43

    OLá Bruna,

    Parabéns….vc é muito atenciosa para todos. Vou a Zurique na 2ª semana de abril 2015. Como está o clima? Vc acha que em 2 dias dá para conhecer um pouco dessa cidade? Tem alguma cidade próxima que recomende fazer um bate volta? que passeios existem em Zurique? O Euro é bem aceito ou somente Franco Suiço?

    Obrigada

  20. Aracy 19/11/2014 | 22:39

    Olá Bruna

    Muito obrigada pela sua atenção e orientações. Vou segui-las.

    Sucesso!!

    Um abraço

  21. Rosana 22/11/2014 | 17:36

    Oi, Bruna
    Adorando ler suas dicas.
    Vou para Mettmenstetten e gostaria de ter noção do tempo que demorarei para chegar lá. Estou indo a trabalho e por isso fico perdida. Meu vôo é Lufthansa e saio dia 28 de Guarulhos às 19:00. Entre embarque, conexão e trem, tem alguma ideia? Socorro, foi tudo de última hora e sou muito enrolada ainda por cima. Obrigada.

  22. Janaina Gilsoul 02/12/2014 | 07:17

    Ola Bruna. Adorei seu blog. Parabens. Tambem tenho um sobre viagens e sei como eh prazeroso escrever mas tambem super trabalhoso.
    Estou indo para Zurich depois de um ano viajando. Ja imaginou o tamanho das malas ne? Temos uma particularmente grande. Na verdade ela eh alta e mais fina. Voce lembra se havia lockers maiores que as fotos que postou? Acho que teria que ser mais ou menos equivalente ao locker medio que aparece na foto da maquina de moedas + locker pequeno. Voce lembra se havia alguma opcao para malas grandonas? Podemos deixar por 3 dias ou soh algumas horas?
    Muito obrigada Bruna pelas dicas! Abraco!

    • Contando as Horas 04/12/2014 | 23:50

      Oi, Janaina

      Sim, tinha lugar para malas grandonas sim, fique tranquila!

      Não lembro se tem alguma regra sobre qtos dias da pra deixar as malas lá, mas junto aos guarda-volumes tem as instruçoes e regras.

  23. Maria 12/12/2014 | 08:43

    Oi, tenho uma conexão de 12 horas em Zurique. Posso sair do aeroporto e ir até o centro de Zurique de trem? Até que horas os trens funcionam?

    Obrigado….seu blog dá dicas ótimas

    • Contando as Horas 12/12/2014 | 14:23

      Oi, Maria

      Teoricamente vc pode sair do aeroporto sim, vc só precisa verificar a questão da bagagem.
      Infelizmente não sei até que horas os trens funcionam, mas vc pode olhar no site oficial do aeroporto de Zurique.

  24. maria patricia 24/12/2014 | 08:59

    Oi Bruna! tdb!! Adorei o seu blog. parabéns. Poderia me ajudar, por favor, pois em janeiro vou para Milão, mas fazer escala em Zurique. Fico as vezes perdida em vôo de conexão por onde seguir no aeroporto. No caso de Zurique é só seguir a plataforma de enbarque que está escrito no cartão de embarque ou vai ter alguma placa indicando conexão? Tenho um certo conhecimento de ingles. Obg. FELIZ NATAL

    • Contando as Horas 01/01/2015 | 22:13

      Oi, Maria

      Vc vai ter que passar pela imigração na Suíça pra seguir viagem. O ideal é vc já fazer o check-in de todos os trechos ainda aqui no Brasil, pois isso facilitará muito a sua vida.

      Na verdade, ao chegar em Zurique, vc deve olhar no painel o horario, destino e cia área, e ai sim vc consiguirá descobrir qual será o seu portão de embarque. Fique tranquila, pois é tudo bem sinalizado e o aeroporto de Zurique é super pequeno.

      Obrigada pela visita aqui no blog! Ótimo 2015 pra vc!

  25. Maria Lucia 04/01/2015 | 17:21

    Boa tarde Bruna e ótimo 2015 para você. Adorei suas dicas no blog e daí me surgiu uma duvida.
    Tenho uma conexão em Zurique chegando de SP ao meio dia e só no dia seguinte de manhã sai meu voo para Praga. As minhas malas serão despachadas diretamente para Praga, ou terei de pega-las em Zurique e só no dia seguinte despachar?
    Pergunto porque gostaria de estar tranquila pra poder passear sem ter de carregar mala. Um super abraço e antecipadamente agradeço muito.

    • Contando as Horas 06/01/2015 | 19:02

      Oi, Maria Lucia

      Obrigada! Um excelente 2015 pra vc tbm! =D

      Eu acho que vc consegue retirar as tuas malas la em Zurique sim, pq como vc fará com as suas coisas e roupas? Mas isso vc poderia perguntar na hora do check-in ainda aqui no Brasil, antes do embarque, pra ter certeza.

      Quantos as malas, vc pode deixar no guarda volume da estação de trem, que é de onde parte o trem para o aeroporto. É bem simples! Afinal, é inviavel mesmo conhecer uma cidade puxando uma mala. Definitivamente não seria uma boa idéia!

  26. Maria Lucia 18/01/2015 | 23:07

    muito obrigada Bruna. Desculpe mas só agora ví seu recadinho.Um super abraço.

  27. mike 25/01/2015 | 05:26

    Oi bruna sou novo nesse negócio de viajar, nunca viajei e tenho uma amiga q mora em Genebra to juntando uma grana p passar 10 dias na Suíça, me ajuda quero ficar na casa dela nao quero pagar hospedagem oq eu devo fazer? O q minha amiga deve fazer p me receber? E sobre essa tal carta convite. Detalhe minha amiga é brasileira tbm. Ja mora la ha 5 anos.

    • Contando as Horas 25/01/2015 | 19:01

      Oi, Mike

      Vc vai precisar de uma carta convite da sua amiga pra mostrar na imigração caso eles perguntem onde vc vai ficar hospedado. Na internet tem diversos modelos do que vc pode pedir pra ela escrever na carta antes de assinar e te mandar scaneada. Diz pra ela escrever em inglês ou no idioma onde vc vai desembarcar por primeiro na Suíça (lado frances se vc fizer conexão em algum lugar antes ou no lado alemão, caso venha em um voo direto do Brasil), isso ajuda bastante.

      É legal também levar a passagem de volta e qualquer documento que prove que vc vai voltar ao Brasil. Sua amiga pode te dar dicas sobre esse tipo de coisa.

  28. LEANDRO 26/02/2015 | 22:53

    Olá Bruna!

    Eu estou pensando em ir para Dublin, com conexão em Zurique de 21 horas pela Swiss. Como você disse que detém mais de 39 carimbos no passaporte, possivelmente, você poderá me ajudar numa dúvida, nestas 21 horas de conexão, eu posso sair do aeroporto e visitar a cidade?

    Se eu puder, como eu devo proceder?

    Muito obrigado.

    • Contando as Horas 28/02/2015 | 17:30

      Oi, Leandro

      Teoricamente sim, mas vc precisa passar pela imigração na Suiça, claro. Vc apenas tem que ver o que acontece com a sua bagagem, se vc pode ou nao retirar ela, pois isso depende da forma como vc comprou a tua passagem, se foram todos os trechos juntos ou separados.

  29. WILSON SCHMIDT 03/04/2015 | 23:21

    Olá Bruna. Gostei muito de seu site com informações precisas. Gostaria de saber o que é necessário para entrada na imigração em Zurich, uma vez que vou a negócios, ou seja, irei também aproveitar para turismo, e meu tempo de permanência será por 10 dias. Sei que é importante ter a passagem marcada para a volta, dinheiro suficiente, seguro-saúde; mas indo a negócios que documento devo apresentar? Todo documento que apresentar terá que ser em inglês necessariamente – como meu caso – sou engenheiro floresta autônomo – e também – perito da Vara Federal Ambiental. O que devo apresentar para não ser deportado? Minha idade de 63 anos conta para facilitar meu ingresso? pois, supostamente não permanecerei no país? Muito obrigado.

    • Contando as Horas 05/04/2015 | 20:38

      Oi, Wilson

      Huuumm, não sei te dizer como é o processo de quem vai a negocios. Talvez vc precise de um visto de trabalho, será que não? Mas a turismo, se o oficial de imigração te pedir, teoricamente vc só precisa ter passagem de volta, reserva de hospedagem, comprovantes financeiros, passagens de trem ou qualquer outra coisa que comprovem que vc vai apenas visitar o país e depois voltará ao Brasil. Quanto as comprovações sobre teu trabalho ou negocios, talvez seja interessante vc levar alguma coisa que comprove que vc vai visitar alguma empresa ou que vai ter uma reuniao, um email talvez, não sei te dizer ao certo, nunca viajei pra lá nessas condições, apenas a turismo mesmo.

  30. isabel lebro 26/04/2015 | 14:28

    Olá Bruna, adorei seu blog. Vou a Europa em agosto/setembro. Vamos pela TAP, conexão em Lisboa até Zurique. Lá ficaremos um dia e depois voaremos para Berlim. No final, volto para Berna (3 noites) e saio de novo por Zurique. Minha dúvida é: levo euro e troco por francos lá ou já levo francos daqui. Vamos fazer vários passeios em Interlaken (Top of Europe é um deles) e estes aceitam euro? Quanto levo por pessoa para comer, andar de trem e fazer alguns passeios? Obrigada!

    • Contando as Horas 02/05/2015 | 08:31

      Oi, Isabel

      Vc pode levar euros e francos suiços, se quiser. Em alguns lugares da Suíça eles aceitam euros. A única vantagem de levar francos suiços é que vc evita perder dinheiro em mais uma conversao.

      É dificil eu te dizer quanto levar, tudo é bem relativo. A Suíça é um país super caro. Vá preparada. Eu diria que seria necessario pelo menos uns 100,00 euros por dia, no minimo.

  31. Raphael Medeiros 01/05/2015 | 19:29

    Olá, Bruna. Achei um máximo o seu blog, principalmente sobre este país, a Suiça, do qual eu tenho um carinho muito grande e se tornou um sonho para mim.
    Porém eu gostaria de tirar algumas dúvidas com você, pois eu tenho uma deficiência física e uso uma bengala, primeiro falando de acessibilidade, este país tem? E falando de imigração, será que posso vir a ter algum problema com eles?
    No meu caso, eu gostaria de ir para turismo, mais se possível, também trabalhar para ter conhecimento de mais um idioma, por não?! Eu tenho muitas dúvidas toda vez sobre viagens internacionais, pois sempre acho que está faltando algo ou que vou ter que pagar excedente.
    Também tenho uma dúvidas quanto ao valor que devo levar comigo em “dinheiro vivo”, também o que devo carregar de essencial em bagagem de mão para cumprir com os procedimentos e se no meu caso como tenho uma patologia física, sou obrigado a adquirir uma assistência médica?

    Muito obrigado, desde já.
    Abraços, Raphael Medeiros.

    • Contando as Horas 04/05/2015 | 11:54

      Oi, Raphael

      Sim, vc pode ficar bem tranquilo quando a acessibilidade na Suíça. De um modo geral, aqui na Europa eles levam isso muito a sério.

      Para turismo vc nao precisa de visto por alguns meses, mas para trabalhar ou estudar sim. Entao vc teria q ver como é essa questao diretamente no site da embaixada.

      Sobre dinheiro vivo, é relativo. Vc nao precisa anda com muito dinheiro vivo. O ideal é vc ter cartao de credito internacional e levar um pouco de dinheiro vivo tbm.

      Seguro viagem é obrigatorio ter pra viajar por paises da Uniao Europeia, ele deve ter cobertura de 30 mil euros. Eu sempre faço, pois a gente ninca sabe quando vai ser necessario usar e tambem pq o sistema de saude para estrangeiros custa muito caro.

  32. Raphael Medeiros 06/05/2015 | 17:04

    Muito obrigado, Bruna.
    Eu tinha receio quanto a acessibilidade para me deslocar para outros lugares, usando metrô e ônibus, por exemplo.
    Eu vou ver na embaixada.

    Sei blog é fantástico, vou recomendar a uma amiga, do qual vamos fazer um intercâmbio, ano que vem.
    Por falar nisso, vocês já escreveu sobre dicas de intercâmbio?

    Um abraço.

  33. Kátia Morais 21/05/2015 | 17:23

    Boa tarde! Eu estou indo em novembro para França, mais precisamente para cidade de Annemasse, meu vôo final é em Genebra, vou para ficar cinco dias. Vc acha que passarei fácil pela imigração na Suíça? Ficarei em hotel em annemasse, já está reservado. Gostaria de saber mais detalhes sobre a imigração no aeroporto de genebra, oobrigada um abraço.

    • Contando as Horas 22/05/2015 | 00:05

      Oi, Kátia

      Olha, quando eu estive em Genebra a imigração foi muito tranquila (ao contrario de quando eu fui no lado alemão do país e em Zurique os oficiais me fizeram 329329392 mil perguntas). Na verdade, a imigração é muito questão de sorte. As vezes não pedem nada, outras vezes pedem tudo e mais um pouco. Mas no geral, se vc tiver passagem de volta, reserva de hotel e extrato bancario, já ajuda muito a comprovar que vc volta ao Brasil e que tem dinheiro pra se manter enquanto estiver lá.

  34. Nadya 12/06/2015 | 08:35

    Olá,vou estar indo a zurique em agosto passar ferias.
    So falo português, como fazer me entender e ser entendido na imigração.
    vou ficar em casa de parentes residentes em suiça.
    sao muito rigorosos na imigração em zurique.

    • Contando as Horas 16/06/2015 | 21:02

      Oi, Nadya

      Geralmente eles costumam checar documentos, passagem, hospedagem e também perguntam coisas pra saber se vc realmente está indo lá a turismo mesmo. Comigo foi assim, eles pediram pra ver além da passagem de volta e reserva de hotel, as minhas passagens de trens (para passeios nos arredores) e as passagens de trem pra Austria, que era meu proximo destino. Mas é aquela coisa, podem te pedir um milhão de coisas, como podem não pedir nada. Isso é questão de sorte.

  35. Tarcisio 16/08/2015 | 18:54

    Ótimo seu site. Parabéns.
    Estou indo passar um mês com um amigo brasileiro que mora em Genebra. Vou com outro amigo. Esse meu amigo no momento está sem emprego.Eu que vou custear todas as despesas. Já comprei passagens de ida e volta mas pretendo circular por outros países próximos mas gostaria de comprar os trajetos aí. Você vê algum problema possível na imigração pelo fato do meu amigo não ter comprovante de renda. Como devo fazer?

    • Contando as Horas 22/08/2015 | 16:22

      Oi, Tarcisio

      Teoricamente não, pois vcs estão viajando a turismo. Normalmente eles querem saber da passagem de volta e da hospedagem. Também é importante apresentar as passagens de algum meio de transporte, pra provar que vocês vão deixar a Suíça. No geral, vc deixa o oficial de imigração conduzir a entrevista e só responde o estritamente necessário do que ele te pedir.

  36. Daniele 05/09/2015 | 08:58

    Olá! Ótimas dicas! Por favor, me tira uma dúvida: chego em Zurique (em voo domestico de Paris) as 17:15 (teoricamente). Será que dá tempo de pegar o trem de 18:40 p Zermatt? Eu vi que a estação de trem fica embaixo do terminal B, posso fazer esse trajeto do desembarque A até la a pé? Vou comprar as passagens pela internet, se eu perder esse horário de 18:40, posso pegar o proximo (as 20:00), com o mesmo bilhete?

    • Contando as Horas 05/09/2015 | 19:16

      Oi, Daniele

      Teoricamente dá tempo, mas né, vai saber. Se vc comprar ticket sem horário definido sim, mas se comprar com horário marcado, tem que ir no horário que vc comprou. Não vale a pena comprar bilhete com horário em aberto na Suíça, pois é tudo muito caro. Deixa pra comprar la na hora. Tem máquinas que vendem bilhetes, acho melhor.

  37. Jezian 24/09/2015 | 18:20

    Olá Bruna, primeiramente parabéns pelo blog! Li todos os comentarios desse post sobre Zurich. Estou um pouco apreensivo pelo seguinte: estou na Alemanha fazendo um treinamento de 20 dias pela empresa (minha primeira viagem internacional). Saí de São Paulo, fiz conexão em Paris (passando pela imigração lá) e aterrissei em Zurique pra pegar um trem pra Alemanha. Lá em Zurique achei estranho o fato de ter seguido a sinalização no aeroporto que é “integrado” com a estação de trem e não ter passado por nenhuma barreira ou a propria imigração antes de chegar a plataforma do trem. Até liguei pra um conhecido que já viajou várias vezes pra Europa e ele me disse que se eu segui a sinalização e não tinha encontrado nenhuma barreira, poderia seguir viagem.
    Em 1 semana voltarei pro Brasil e terei que pegar o trem novamente da Alemanha até Zurique onde embarco pro Brasil com conexão em Roma. A questão é: Posso ter problemas para embarcar de volta em Zurique por não ter passado pela imigração quando cheguei?
    Obrigado!!!

    • Contando as Horas 25/09/2015 | 00:43

      Oi, Jezian

      Não, não tem problema nenhum. Fique tranquilo.

      • Jezian 28/09/2015 | 14:47

        Obrigado Bruna, realmente fico mais tranquilo! Grande Abraço

  38. Jadi Alves 15/10/2015 | 10:04

    Olá Bruna,

    Vou para Zurique entrando por pela Espanha (possuo a opção de entrar pela França, mas ainda não alteramos a passagem). Onde vou passar pela imigração? na sua opinião seria melhor Paris ou Madrid?

    • Contando as Horas 15/10/2015 | 23:03

      Oi, Jadi

      Se nenhuma regra mudou, vc vai passar pela imigração nos dois países. Meus pais chegaram por Portugal e passaram na imigração tanto em Lisboa como em Zurique.

      Difícil dizer, mas como é só uma conexão (vc não vai sair do aeroporto), acho que não tem problema ser em Paris ou Madri. Mas leve todos os documentos (principalmente passagem de volta e reserva de hospedagem), pra evitar problemas.

  39. Alan 11/11/2015 | 14:04

    Olá, curti mto seu blog, fiquei com dúvidas onde trocar o euro por Franco na Suíça, pq nao sei um lugar para fazer o câmbio que não seja mto caro! Vc conhece algum lugar na Suíça que eu possa trocar? Em Zurique por exemplo?
    Obrigado :)

    • Contando as Horas 12/11/2015 | 15:32

      Oi, Alan

      Hum.. Bah, agora não lembro mais desse tipo de informação. Mas assim, o ideal é vc tentar levar um pouco da moeda local ou trocar uma quantia mínima no aeroporto e la no centro fazer as trocas maiores, pois os valores do aeroporto não são muito atrativos como os que vc pode encontrar no centro da cidade. Mas agora assim de cabeça, não to lembrando de nenhum lugar pra trocar dinheiro em Zurique. Vou ficar te devendo essa info!

  40. Nara 05/01/2016 | 17:20

    Oi Bruna, td bem?
    Vou passar 8 dias na Suíça em março, tenho hospedagem gratuita em Zurique, então de lá farei bate e volta para outras cidades. Tenho duas perguntas: quanto deve considerar para gastar por dia em francos suíços (considerando apenas alimentação)? E vale a pena o swiss travel pass nesse caso?

    • Contando as Horas 05/01/2016 | 21:17

      Oi, Nara

      Depende! Depende muito se vc vai em restaurantes, se vai comprar comida no supermercado ou se vai fazer lanches. A Suíça é um lugar extremamente caro, então eu acho que vc deve calcular no minimo uns 50,00 a 60,00 CHF por dia.

      Sobre o Swiss Pass, eu sugiro que vc entre no site da SBB – CFF – FFS, a empresa de trem da Suíça e veja o valor cobrado normalmente para os trechos que vc quer percorrer. Depois é só comparar no site do Swiss Pass (e ver também as vantagens de descontos e cortesias que esses passes oferecem), só assim vc vai saber se vale ou não a pena comprar o passe.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  41. Driely 17/01/2016 | 21:29

    Boa tarde. Mto bom seu blog. So senti falta dos precos das passagens de trem e dos locerks. Poderia informar? Quanto vc sugere levar por dia? Quero fazer lucerna, gruyeres e Cailer de chocolates. Como eh o clima em.marco? Q tipo de roupas levar? Obrigada

    • Contando as Horas 18/01/2016 | 22:03

      Oi, Driely

      Obrigada!! =D

      Então, as vezes eu coloco os preços, as vezes não. No caso das passagens de trem, é tudo muito relativo, pq depende do destino, da rota, do horário, da antecedência de compra… Tudo isso pode interferir no preço final. Mas vc pode fazer simulações no site da SBB: http://www.sbb.ch/

      O preço dos lockers eu sinceramente não lembro mais, mas não era assim suuuper barato. Acho que ficava em torno de uns 7,00 CHF ou um pouco mais até.

      Em março ainda costuma ser um pouco frio, mas aquele friozão todo com nevascas já passou. Te aconselho a ficar de olho na previsão do tempo uns 20 dias antes da viagem, pois assim vc consegue saber quais serão as melhores roupas para levar.

      Sobre um valor por dia para gastar, tudo é muito relativo, mas eu acho que pelo menos uns 50,00 CHF por dia, a Suíça é um dos lugares mais caros da Europa.

  42. Driely 19/01/2016 | 17:40

    Oi Bruna. Show! Suas dicas ajudaram e muito! Vou fazer isso sim. Eu estou com uma ideia de roteiro. Queria saber sua opiniao. Chego em Zurique dia 08 de Marco as 11hrs. Eu estava pensando em deixar a mala no locker e dar um role pela cidade. Dps voltar e pegar o trem mais tarde q tiver para Lucerna. Minha base seria Lucerna. De la pretendia fazer um bate e volta para Berna, um para Gruyeres e para a fabrica de chocolate e um dia em Lucerna, conhecer o monte pilatus e outros passeios (se vc tiver dicas de passeios). Dai eu ainda nao sei o q vai ficar mais barato, comprar individual o tkt de cada bate e volta ou o passe. De Lucerna eu parto para Milao (estpu com dificuldade de simular no site da rail eup e no eurorail a compra do passe suica e italia. Nao aceita que eu selecione esses dois paises. Nao entendo pois fazem fronteira!!) Isso esta me desanimando. Dai eu vou pra Milao (nao sei como!!!) Afim se ficar um dia la so e partir pra Florenca ond3 sera minha base por 4 dias (Veneza, Piza, Florenca) e depois Roma por mais 5 dias (Roma, Napoles, Pompeia e Capri). Dps vo pra Lisboa faco um stop la e dps casa. Se tiver alguma dica e opiniao sobre meu roteiro, te agradeco. Muito obrigada e parabens pelo blog. Abs

    • Contando as Horas 19/01/2016 | 23:13

      Oi, Driely

      Zurique apesar de ser a maior cidade da Suíça, ela é uma cidade suuuper pequena. Você consegue ver tudo em uma tarde se vc for bem objetiva. é tudo muito perto.

      Passeios alternativos a partir de Lucerna, tirando o Monte Pilatus que vc já citou, eu coloco o Monte Titlis ou Monte Stanserhorn ou ainda, tem Interlaken (vc tbm pode subir no Jungfrau).

      Para ir de Lucerna (Luzern) até Milão (Milano) vc pode comprar a passagem de trem no site da SBB, o trajeto dura por volta de 4 horas. Fiz a simulação de compra aqui e dá certo (comprando passagem individual, sem passe).

      Florença eu acho que vc deveria ficar pelo menos 2 dias, a cidade é super legal. Veneza como sempre tá lo-da-do, vc precisa se programar beeem e ser bem objetiva, senão um bate-volta pode virar uma dor de cabeça. Vc vai depender de barco pra qualquer coisa, demora e sempre estão super lotados. Talvez eu tiraria Veneza dessa tua lista de bate-volta a partir de Florença, assim fica mais tranquilo.

      Quando vc estiver em Roma, vc pretende visitar o Vaticano? Se sim, vc precisa de pelo menos uns 3 dias lá (2 em Roma e 1 Vaticano). Quanto as outros lugares, eu nunca estive em Napoles, Pompéia e Capri, infelizmente não sei te dizer como é fazer bate-volta a partir de Roma, se é viavel ou não.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  43. Pâmela 19/02/2016 | 11:55

    Olá Bruna, você sabe se, para passar na imigração é demorado e muito complicado? Pois não tenho passaporte europeu e farei um vôo com tempo de escala grande e gostaria de conhecer Zurique.

    Obrigada =)

    • Contando as Horas 21/02/2016 | 20:37

      Oi, Pâmela

      Se tiver muitos voos chegando ao mesmo tempo pode ser um pouco demorado. E quanto a ser complicado, depende muito do humor do oficial de imigração! Se ele resolver te pedir tudo e mais um pouco, é bom estar preparada, com documentos que prove o que ele está questionando.

  44. Edman 26/02/2016 | 21:21

    Gostaria de saber se consigo entrar na Suiça, falando pouco Inglês, se posso pedir alguma ajuda ( tradutor ), pois a alfandega deve ser bem dura ?

    • Contando as Horas 02/03/2016 | 15:32

      Oi, Edman

      Se vc souber falar o basico do inglês (pra responder quantos dias vai ficar lá, se ja tem hospedagem reservada, se tem já tem passagem de volta e tal) não vejo problemas. Os oficiais falam devagar.

  45. Fabricio 28/02/2016 | 18:16

    Ola Bruna,tudo bem ?

    Primeiramente quero parabenizar o blog por informações muito interessantes sobre a suíça e outros países, pretendo viajar no mês de maio desse ano e ficar 6/7 dias em Zurique, vou estar na casa de amigos e vou ter a carta convite deles em mãos na hora da imigração, minha duvida é quanto em valores de franco suíço devo ter em mãos para os 6 dias? ha algum valor minimo? se também devo estar com algum cartão de credito especifico e como a minha primeira viagem internacional se haverá problemas, falo Inglês e ja li aqui que somente repondo o que me for perguntado.

    • Contando as Horas 02/03/2016 | 15:36

      Oi, Fabricio

      Então, é difícil dizer, especialmente pq a Suíça é um país caro e claro, depende muito do teu estilo de viagem (se vc gosta de fazer lanches, de almoçar ou jantar em restaurantes, de visitar atrações pagas e tal). Mas enfim, eu diria que vc precisa de pelo menos uns 100,00 a 150,00 CHF por dia, no mínimo.

      Vc não precisa ter nenhum cartão de crédito especifico, apenas é interessante vc ter um (de preferencia visa ou master, que são aceitos mais facilmente). Só não esquece de ligar no teu banco e pedir pra liberarem o uso no exterior para o período da tua viagem.

  46. Fabricio 07/03/2016 | 20:10

    obrigado pela resposta bruna,bjs.

  47. Natalia 30/03/2016 | 02:37

    Oii Bruna tudo bem?
    Eu simplesmente adoro seu blog, ja visitei varias vezes e agora chegou a vez de perguntar..
    Estou começando a planejar minha viagem para agosto/setembro desse ano e minhas dúvidas são: o seguro viagem/saúde é obrigatório? Cartão pré-pago visa/mastar cedido pelo meu banco é aceito pela imigração ou é obrigatório eu ter um cartão de crédito? É obrigatório eu ter dinheiro vivo em mãos? Meu namorado mora em Zurich e tenho a carta convite dele, tadinho ele ta mais confuso que eu kkk ele sempre vem ao Brasil mas não tem todo esse rigor na imigração… Me ajuda por favor, nunca te pedi nada! Kkkkk
    Beeeijos.

    • Contando as Horas 31/03/2016 | 17:50

      Oi, Natalia

      1) Depende do destino. Países da Europa exigem a cobertura de um seguro para pelo menos 30 mil euros.

      2) A questão do tipo de cartão não é relevante na imigração. Eles não vão pedir pra ver o seu cartão de crédito, apenas, talvez, vão querer saber se vc tem como se manter lá.

      3) Eu acho interessante vc levar essa carta convite pra comprovar que vc tem onde ficar. A imigração na Suíça é beeem chatinha e se vc pegar um oficial de imigração como eu peguei, ele pode te fazer comprovar tudo o que está pedindo. Melhor levar, pra garantir.

  48. Izabel 28/06/2016 | 00:43

    Bruna parabens pelo seu trabalho de grande ajuda ao proximo.

  49. Igor 05/07/2016 | 21:54

    Oi Bruna, tudo bom?
    Por dia você acha que 200 Franco Suico por dia é o suficiente?
    Levando em consideração que isso seria para alimentação, transporte e outras besteiras.
    Pois ficarei pouco tempo e os lugares que pretendo conhecer é o pico de Jungfrau e o toblerone,e esses eu já iria pagar a parte desse dinheiro.

    • Contando as Horas 06/07/2016 | 16:26

      Oi, Igor

      O Toblerone ficou engraçado! hahaha =DDD

      Odeio essa pergunta hehehe Nunca sei o que responder! É beem complicado. Olha.. Depende muito do que vc vai comprar, onde vai comer (restaurante, mc donalds e tal), tudo é relativo. A Suíça, Noruega e Islândia foram os lugares mais caros por onde já passei. Mas acredito que com 200 CHF / dia vc sobrevive, sim!!

  50. Batista 02/09/2016 | 07:19

    Oi, viajo na segunda e estou meio preocupado por não saber falar inglês.
    Ficarei em zurich na casa de uma amiga, já tenho a carta convite.
    Mas tenho medo por não conseguir saber respostas todas as perguntas na imigração caso perguntarem.

    • Contando as Horas 05/09/2016 | 17:57

      Oi, Batista

      Acho que cheguei um pouco tarde com a resposta.. Eles costumam falar bem devagar. Se vc conseguir entender o basico e responder alguma coisa por mais simples que seja, acredito que vc não terá problemas.

  51. Renata 13/09/2016 | 11:08

    Ola,
    Em 25 de outubro eu estarei indo para a suiça com meu namorado e irei ficar 3 meses . Ele é suiço e eu brasileira acredito que ele nao vai pode passa comigo pela imigração em zurique . Minha pergunta é nos vamos alugar um lugar pela airbnb no caso é melhor que ele faça a carta convite e eu mostre o comprovante ou eu posso por o endereço da casa dele?seria seguro dizer que ele é meu amigo do que fala que é namorado? E eu tenho o cartao international é só mostrar o cartao ou eu tenho que pedi no banco algo?

    • Contando as Horas 13/09/2016 | 17:52

      Oi, Renata

      Sobre a carta convite, eu não sei te responder. Nunca fiquei hospedada na casa de alguém nas minhas viagens. Não tenho nenhum experiência nesse assunto. Vou ficar te devendo essas infos!

      Geralmente eles nao pedem pra ver o cartão de credito. O que os oficiais podem pedir é um comprovante bancario e comprovante de dinheiro (o recibo que a casa de cambio entrega na hora que vc for trocar dinheiro). É interessante vc levar um extrato da tua conta bancaria tirado um ou dois dias da viagem, assim vc consegue comprovar que tem dinheiro pra se manter lá.

  52. FRANCISCO WELLINGTON 14/09/2016 | 09:26

    Olá Bruna

    Como faz para ir de Trem da Estação Zurich HB até o Aeroporto Kotlen?

    • Contando as Horas 16/09/2016 | 18:11

      Oi, Francisco

      Mesma coisa que fiz pra ir do aeroporto até o centro, só que o contrario. É bem tranquilo.

  53. Alda Morais 30/10/2016 | 14:45

    OiBruna, irei para Italia agora em Novembro e estou pretendendo passar uns 5 dias em zurique e outras cidafes da Suiça, o meu problema é que falo apena português, acha que posdo me virar sem algum problema? E os meios de transporte é facil de comprar sem entender a língua? Ou compro tudo pela internet? Aguardo tesposta!

    • Contando as Horas 31/10/2016 | 13:17

      Oi, Alda

      Moleza nao vai ser. Vc precisa ao menos saber um pouquinho do basico, nem que seja algumas palavras em inglês, pra que as pessoas consigam te ajudar. Mas no geral, se vc se organizar bem, ler bastante e se informar bem sobre tudo o que precisa pra tua viagem, eu acredito que vc consegue se virar (com um pouco de dificuldade, é verdade, mas..).

Deixe o seu comentário...