10.10
2013

Voando Alitalia pela primeira vez, Como ir do Aeroporto de Fiumicino até o centro de Roma e vice-versa e Onde deixar a mala na Estação Termini

Todas as viagens que fiz a Europa nesses últimos anos, uma vez eu viajei com a Varig, uma com a TAP, duas vezes com a TAM e quatro vezes com a British Airways, eu sempre procurei dar prioridade para voos diretos. Então, dessa vez como eu ia passar 20 dias em solo italiano, resolvi prestigiar a cia aérea local e viajei com a Alitalia.

A Alitalia é a principal cia aérea italiana, com voos partindo do Brasil, de São Paulo e do Rio de Janeiro, direto pra Roma, no aeroporto de Fiumicino. Meu voo era São Paulo – Roma com duração na ida é de aproximadamente 11 horas e na volta de 12 horas e meia. Nossa, o trecho da volta parecia interminável!

alitalia 28_1179x900

Os aviões da Alitalia são configurados com Classe Executiva (chamada de Magnifica ou Business Basic / Flexible), Economica Plus (chamada de Clássica Plus ou Premium Economy) e a Econômica (chamada de Economy Basic / Flexible). Dessa vez, eu até pretendia voar na Clássica Plus (por volta de 5 mil reais ida e volta), mas o preço tava bem elevado e não tive opção, tive que me contentar com a classe economica mesmo (quase 3 mil reais ida e volta).

◊◊ Comprando a passagem ◊◊

Eu comprei minha passagem com quase 6 meses de antecedência no próprio site da Alitalia. O site oferece apenas 1 opção de voo, tanto na ida quanto na volta, então foi bem tranquilo. Ai foi só selecionar a classe que eu pretendia voar, selecionar os assentos tanto pro voo da ida quanto pro voo da volta e pagar com cartão de crédito.

Como todo mundo sabe, as passagens quando compradas aqui no Brasil, podem ser parceladas. A Alitalia oferece a possibilidade de parcelar em até 12 vezes sem juros.

Após comprar a passagem online, vem uma “pegadinha”. Depois de passar o cartão de crédito, a gente recebe uma mensagem dizendo que alguém da cia aérea vai nos ligar em até 72 horas pra confirmar a compra e finalmente passar os dados do cartão de crédito pra que de fato a compra seja concluida.

Bom, o que aconteceu comigo foi o seguinte: lá se foram quase 5 dias quando finalmente alguém da Alitalia me ligou. Foram 5 dias que eu praticamente fazia tudo com o celular na mão, só faltou eu tomar banho com ele. Exageros a parte, a realidade é que como até então eu nunca tinha visto nada parecido com isso, eu não sabia a que horas eles me ligariam (de manhã? na hora do almoço? a tarde? no inicio de noite?), também não sabia se eles me ligariam uma unica vez (e se eu não atendesse? será que eles cancelariam minha compra? será que o valor da passagem mudaria pq não atendi o telefone na primeira vez que eles me ligaram?), então eu passei a semana toda só em função disso.

alitalia 25_1200x818

Procurei no site (vasculhei o site todo) atrás de um 0800 e nada. Não achei em lugar nenhum. Até que resolvi escrever uma msg no twitter falando que tinha achado essa forma de venda de passagem meio estranha e o pessoal da Alitalia entrou em contato comigo e me passou um telefone para contato (que não é 0800). Me tranquilizei em partes, ao menos agora eu tinha um número de telefone pra falar com alguém.

No dia que a funcionária da Alitalia me ligou, era logo depois do almoço. Apenas tive que confirmar meus dados pessoais, além dos dados do voo e do cartão de crédito. Ela me disse que eu receberia um email com a confirmação do voo em até 48 horas. Depois de 3 dias sem receber nada no email (olhei a caixa de spam mil vezes) eu resolvi ligar no tal número e ver o que tinha acontecido. No dia seguinte, eu finalmente recebi o email de confirmação.

◊◊ Alterando o trecho da volta ◊◊

Como eu já expliquei nesse post aqui, eu tive a brilhante idéia de querer me estressar novamente e resolvi alterar o trecho da volta, aumentando assim a viagem em 4 dias. Liguei no mesmo número que o pessoal do twitter da Alitalia tinha me passado e fiz a alteração. Tive que pagar uma taxa pra que essa alteração fosse feita, claro. A moça me disse que a confirmação com a nova data seria enviada em 48 horas. Obvio que eu não botei muita fé nesses prazos deles e como eu já imaginava, uma semana depois tava eu pendurada com o pessoal da Alitalia pra ver o que tinha acontecido e pq eu não tinha recebido nada ainda.

Pra encurtar a história, eu liguei umas 2 ou 3 vezes e somente na última vez, uma senhora me disse que a Alitalia não enviava o email de confirmação logo apos a troca do voo, mas que eles enviavam 1 dia antes da viagem. Ok, pq não me falaram isso desde o inicio? Assim eu não ficava perdendo tempo (e dinheiro) ligando mil vezes.

alitalia 26_1169x900

Chegou o dia anterior a viagem e nada do tal email chegar. Como eu tinha o código da reserva (que graças a Deus é sempre o mesmo) eu consegui me virar pra fazer o check-in do trecho da ida.

Obs.: Mas eu não tinha me dado conta de um detalhe importantíssimo, que só vim a perceber depois da janta servida no voo. Eu não tinha como comprovar o dia que iria voltar da Europa!!!!!!!!!!! Entrei em panico!! Nem consegui dormir. Fiquei pensando o que iria acontecer quando o oficial da imigração me pedisse a passagem de volta e eu simplesmente não tinha nada pra apresentar pra ele. Cheguei a pensar em pedir pra uma das aeromoças me ajudar, mas desisti. Pensei em procurar alguém em solo (mas onde?) e explicar meu problema, desisti também. Bom, eu não tinha muita opção a não ser arriscar. Por sorte, muuuuita sorte, o oficial de imigração não me pediu nada, aliás, ele nem me olhou na cara, só carimbou meu passaporte. Foi o alivio do século!

◊◊ Check-in em São Paulo – Aeroporto de Guarulhos ◊◊

Com o código da reserva em mãos eu resovi fazer o pré-check-in do voo de ida no próprio site da Alitalia. Eu recebi um email de confirmação dizendo que mesmo assim eu teria que me dirigir ao balcão de atendimento normalmente, como se nada tivesse acontecido. Então, não entendi muito bem o pq existe esse check-in online.

Quando cheguei no aeroporto, a fila pro check-in na classe econômica tava gigaaaaante (quem for voar de classe executiva tem um check-in separado). Ao conferir minha reserva, o rapaz me disse que o check-in já estava feito. Ai sim fiquei sem entender nada. O importante é que estava tudo certo e que finalmente recebi meu cartão de embarque.

alitalia 17_1200x826

Ah, junto com o cartão de embarque a gente recebe um papelzinho que deve ser preenchido com os nossos dados e telefone para contato aqui no Brasil caso aconteça alguma coisa. Esse papel deve ser entregue na hora que o pessoal nos chama para entrar no avião. Então não faça como duas gurias que não preencheram o papel e ficaram atravancando a fila de embarque.

◊◊ Check-in em Roma – Aeroporto Fiumicino (Terminal 3) ◊◊

No dia de fazer o check-in do voo de volta para o Brasil, eu nem tentei fazer nada pelo site, deixei pra fazer lá no aeroporto mesmo. As opções que existem são: fazer check-in nas máquinas ou com os atendentes no balcão. O check-in só está disponivel 4 horas e meia antes do horário do voo.

Eu cheguei no aeroporto por volta das 16:50  e tive que esperar uns 40 minutos até o check-in abrir.

alitalia 2_1200x837

Como eu gosto de agilizar as coisas, logo que deu 17:30 eu fui direto fazer meu check-in nas máquinas. Ai veio a milésima surpresa ao viajar com a Alitalia. O sistema dizia que minha reserva não existia. Entrei em panico pela segunda vez. Falei com um atendente e expliquei a situação e ele me aconselhou a ir no balcão de troca e venda de bilhetes da Alitalia que existia ali mesmo nesse terminal. Lá fui eu.

De fato, a minha reserva não existia. Isso pq eu resolvi alterar meu voo da volta, então a minha passagem estava reservada pra esse dia, mas a minha presença não estava confirmada na lista de passageiros do voo. COMO ASSIM? Eu expliquei exatamente o que aconteceu (com riqueza de detalhes) para a funcionária, ela mesma me confirmou que eles só enviam esse email de confirmação do voo um dia antes. Até questionei ela o pq desse procedimento e contei do sufoco que passei imaginando como seria a imigração no dia que cheguei em Roma.

alitalia 1_1200x824

Depois dela falar com algumas pessoas, ligar sabe-se lá pra onde, ela me pediu o email de confirmação da alteração da data da volta. Falei que não tinha recebido nada. Como eu teria um email de confirmação? Bom, ela teve que ligar pro escritório do Brasil pra ver se a troca do bilhete tinha sido de fato paga pra que só assim, ela entrasse em contato com um outro departamento, pra que eles liberassem a minha reserva.

Nesse rolo todo, eram quase 20:00 hora da noite quando consegui finalmente fazer o check-in. Nesse meio tempo fiquei me perguntando o que teria acontecido se eu não tivesse chegado no aeroporto com uma boa antecedência. Com certeza eu não teria embarcado. Aliás, eu só embarquei pq o voo não tava lotado. Adrenalina do inicio ao fim!

Antes de enfrentar a fila gigante pro check-in no balcão, eu resolvi me certificar de que a minha reserva já estava ativa nas máquinas. A primeira vez não tava. Lá fui eu novamente falar com a atendente do balcao de troca e vendas de passagens. Ela me disse pra esperar uns 10 a 15 minutos que estaria tudo resolvido.

alitalia 3_1200x870

Falei pra ela agilizar as coisas, pq já eram quase 20:00 horas e o meu voo partia as 22:05. Meio contra a minha vontade, fui até a fila do check-in e esperei chegar a minha vez. Fiz o check-in, despachei a minha mala e a atendente me disse que por conta da observação na minha reserva eu não teria um assento ainda, mas que ao passar o controle de segurança, era pra eu procurar alguém da Alitalia pra resolver esse “probleminha”.

Gente, eu só me acalmei a hora que eu sentei na minha poltrona. Enrolação, falta de organização e respeito com o cliente é bobagem!

◊◊ Bagagem ◊◊

Pra quem for viajar de classe econômica, a Alitalia permite despachar duas malas de 32 kg e ainda levar uma bagagem de mão que não ultrapasse 10kg.

bagagem viagem italia

Como eu levei minha famosa malinha azul (tamanho cabine), eu não tive problemas. Na ida, minha mala pesava 9,5 kg e eu consegui levar ela como bagagem de mão.

Já na volta, eu tive que despachar minha mala, pq ela tava pesando exatos 11 kg e a atendente não liberou de jeito nenhum. Eu bem que tentei argumentar com ela que era apenas 1 kg a mais, mas não teve jeito.

◊◊ Voando na Classe Econômica ◊◊

A classe econômica da Alitalia tem várias configurações, como por exemplo: 2-4-2, 3-4-3 ou ainda 3-3-3. Tudo vai depender da fileira e da parte do avião em que vamos sentar (no inicio, no meio ou no final respectivamente).

alitalia 30_1200x774

No trecho da ida, eu sentei quase no final do avião, a configuração nessa região é de 3-3-3, o que eu achei ótimo. Também gostei pq ficava perto da cozinha e do banheiro. Pra quem pensa que vai conseguir dormir viajando em classe econômica, eu já aviso, é praticamente impossível. As pessoas se movimentam muito pra lá e pra cá (o que é o esperado) e com isso conversam muito também.

alitalia 31_1200x829

Já no trecho da volta, eu sentei no inicio da parte destinada a classe economica, numa poltrona classificada como “conforto” devido ao maior espaço entre as poltronas. Pra ser mais exata, eu sentei na segunda fileira. Gostei bastante do lugar, pq o espaço entre bancos era um pouco maior do que o espaço do banco do voo da ida. Nessa parte do avião a configuração é de 3-4-3, exceto a primeira fileira que tem a configuração de 2-4-2.

alitalia 10_1200x728

Obs.: No voo da ida eu tinha reservado meu assento na janela, mas quando cheguei no avião já tinha um piazinho sentado no meu lugar e como ele não queria ficar longe dos pais, ele pediu se eu não poderia sentar na fileira da frente na poltrona do corredor. No começo não gostei muito da ideia, pq qdo eu sento na janela, eu consigo apoiar a cabeça, e só assim eu consigo dormir um pouco. Conversando com os meus novos vizinhos de poltrona (que estavam na janela e no banco do meio), eu fiquei sabendo que tem uma caixa que solta um ar super quente em todos os bancos que ficam na janela, ou seja, se vc pretende esticar as pernas, sentando nesses bancos não será possível. Em resumo, no fim das contas foi bom eu ter aceitado trocar de lugar com o piázinho, pq eu não ia conseguir me mexer sentando na janela. // Já no voo da volta, eu sentei na poltrona do meio. Achei um pouco inconveniente, principalmente pq o tiozão que sentou na janela era meio sem noção e monopolizou o encosto do braço. Então passei boa parte do voo espremida no meu banco, sem poder me mexer muito. Mas uma coisa também ajudou, como a fileira da frente tinha apenas 2 poltronas, ficou muito mais fácil eu sair pra caminhar ou até mesmo ir na cozinha pegar algo pra beber ou ir ao banheiro. Não precisei incomodar minha vizinha da poltrona do corredor nenhuma vez. Quem não gostou muito do seu lugar foi a senhora que sentou na poltrona do corredor, pq ela não tinha aquele espacinho pra esticar as pernas e colocar as coisas embaixo do banco da frente, pq as pernas delas ficam literalmente no corredor. Muitas pessoas quando estavam caminhando pra lá e pra cá também sempre batiam nela, então foi difícil pra ela dormir.

Classe Conforto da Classe Econômica

Assento Conforto da Classe Econômica

Obs 2.: Em resumo, evite sentar na janela (por conta dessa tal caixa que solta um ar quente) e evite também sentar nas fileiras que ficam bem na frente ou nas do fundo (por conta das configurações das fileiras serem diferentes).

◊◊ Serviço de Bordo ◊◊

O serviço de bordo na classe econômica funciona assim:

– logo após a decolagem é servido um aperitivo, ou seja, a gente pode escolher uma bebida (alcoólica ou não) e ganhamos um pacotinho de salgadinho;

alitalia 20_1200x872

– o jantar foi servido mais ou menos 1 hora depois. As opções, tanto no voo da ida quanto no voo da volta, foram um prato com carne e outro com massa. Nos dois voos eu escolhi massa (na Itália, imaginei que até as servidas no avião deveriam ser boas). No voo da ida a lasanha de espinafre com queijo pecorino estava excelente, muito boa mesmo. Já na volta era uma especie de ravioli grandão metade com molho pesto e metade molho de tomate.

alitalia 15_888x900

– café da manhã, quando está faltando pouco tempo pra chegar o pessoal passa servindo o café da manhã. Nos dois voos o que foi servido foi praticamente a mesma coisa, pão, um pão com uvas passas (que eu detesto, então não comi), queijo, presunto, salame, iogurte e frutas. Também podemos pedir suco, chá e/ou café, claro.

alitalia 16_912x900

◊◊ Entretenimento de bordo ◊◊

Como eu tava na parte final de um livro (que estava muito interessante por sinal), acabei não testando o entretenimento de bordo.

Ao longo dos corredores, existem telas que ficam passando o tempo de voo e o local no mapa por onde estamos passando, então sempre acompanhei a viagem por ali.

alitalia 11_1200x881

Ñão liguei minha tvzinha por nenhum minutos sequer, então não tenho uma opinião sobre esse assunto.

◊◊ Considerações finais ◊◊

Apesar dos aviões serem novinhos, o voo ter sido direto, eu achei que não valeu a pena voar Alitalia. Eu praticamente só me estressei, do inicio ao fim da viagem. Achei o sistema de venda online péssimo. O serviço prestado também foi meio controverso várias vezes. Uma pessoa me falava uma coisa, outra me falava outra coisa. Deu a impressão que não existem regras a serem seguidas, cada um fala e faz o que quer.

Também não gostei muito do atendimento a bordo no voo da ida, não fui só eu, várias pessoas estavam reclamando pq as atendentes, além de não falarem português (algumas falavam algumas palavrinhas), elas também não eram nenhum pouco simpáticas.

alitalia 7_1150x900

Em resumo, essa foi a primeira vez que voei Alitalia. Colocando na balança os prós e contras, tive muito mais contras com toda a certeza. Definitivamente não sei se algum dia vou voltar a voar com eles novamente. Então, por enquanto minha resposta é não. Ao menos enquanto houverem outras opções, sempre vou dar preferencia pra qualquer outra cia aérea, pode ter certeza!

◊◊ Como ir do aeroporto de Fiumicino até o centro de Roma e vice-versa ◊◊

Primeiro de tudo, Roma é servida por dois aeroportos: o aeroporto Ciampino e o aeroporto Fiumicino. Quem pegar voo a partir do Brasil, seja São Paulo ou Rio de Janeiro, vai desembarcar no aeroporto de Fiumicino (IATA: FCO), que é considerado um dos principais aeroporto de Roma e da Itália.

aero 4_1200x810

No meu voo entre São Paulo e Roma, eu desembarquei no aeroporto de Fiumicino (também chamado de Aeroporto Internacional de Roma Leonardo da Vinci). Ele fica a 35 km do centro de Roma. Por ser o maior aeroporto do país, ele tem 5 terminais. Então dá pra imaginar o tamanho, né?!?! Gigaaante! É sempre bom chegar com bastante antecedência (ao menos umas 4 horas) pra não ter nenhum problema.

aero 3_1200x773

Roma oferece uma variedade enorme de opções de transporte público pra ir do aeroporto de Fiumicino até o centro da cidade ou vice-versa. Além dos táxis, também existem a opção de trem e de ônibus.

– No trecho da ida, eu optei por usar o Ônibus da Alitalia. Vasculhando pela internet, eu acabei descobrindo essa opção no blog da Dani Polis e achei a idéia excelente. Mas tem um porém: esse ônibus é exclusivo pra quem voa Alitalia, ou seja, antes de embarcar no onibus vai ser necessário mostrar a passagem (no trecho de chegada) ou o voucher de reserva (no trecho da volta).

alitalia bus 2_1200x869

Quem voa Alitalia a partir do Brasil, vai desembarcar no terminal 3, mas pra pegar esse ônibus é necessário ir até o Terminal 1. Ambos os terminais ficam bem perto. Saindo do setor de desembarque do terminal 3, é só sair do terminal e seguir andando pro lado esquerdo, lá no final do corredor o ônibus da Alitalia vai estar estacionado. Super tranquilo! O desembarque no centro de Roma é feito na estação Termini.

alitalia bus 4_1200x812

O bilhete pode ser comprado diretamente no site da Alitalia (também pode ser comprado la na hora), mas pra isso é preciso ter em mãos alguns dados, como: o número do ticket, dia da viagem, nome do passageiro. O valor é de 7,00 euros / pessoa /trajeto.

O ônibus que peguei era bem antigão, mas estava em ótimo estado. Como a maioria das pessoas desconhece esse serviço, praticamente sempre o ônibus tá vazio. No dia que eu andei, eu acho que não tinha mais do que 10 pessoas.

alitalia bus 1_1200x781

O trajeto tem duração de 50 minutos a 1 hora, dependendo do transito e o ônibus parte a cada 30 minutos. Tem um timetable no site pra facilitar a vida.

– No trecho da volta, eu escolhi ir de trem, com o Leonardo Express, que liga de forma direta a estação Termini até o aeroporto de Fiumicino em apenas 30 minutos.

leonardo express 2_1200x836

O ticket pode ser comprado pela internet, no guiches de atendimento (uma fila enooorme) ou nas máquinas. Eu optei por comprar nas máquinas. É bem simples. Já na tela inicial vai aparecer a opção “Fiumicino Aeroporto”, é só clicar ali e escolher o horário do trem que mais agradar. Importante: validar o bilhete antes de entrar no trem!!!!!!!!!!!. Após validar o ticket, a gente tem 90 minutos pra andar nesse trem. Como o valor pra andar nesse trem é único, o valor do ticket por trecho é de 14,00 euros.

leonardo express 5_1200x874

Importante guardar o ticket até o final da viagem, pq ninguém passa verificando dentro do trem. Nesse caso, o que a gente tem que fazer é passar o ticket pra liberar a catraca e só assim a gente consegue deixar a estação.

leonardo express 9_1200x900

O trem parte sempre da plataforma número 24 da estação Termini a cada 30 minutos e chega na estação “Fiumicino Aeroporto”. Pra ir até o terminal número 3 (de onde partem os voos pro Brasil), é só subir as escadas rolantes e procurar pelas indicações de T3 e seguir o trajetinho. Vai ser necessário descer através de escada rolante pra ter acesso ao Terminal 3.

leonardo express 13_1200x827

Ah, o aeroporto também oferece internet wi-fi grátis por 30 minutos. Pra usar, é só se conectar a rede Linkem, preencher alguns dados. O login e a senha vão ser enviados por SMS. Tenha papel e caneta em mãos, pq o login e a senha são uma sopa de letra gigante, impossivel de decorar.

◊◊ Onde deixar a mala na Estação Termini ◊◊

A Estação Termini é a principal estação de trem de Roma e é dali onde partem a maioria dos trens e até alguns ônibus. Como ela tem uma localização super central na cidade, além de ser referencia de localização, nos podemos aproveitar pra fazer compras (tem muitas lojas legais), comer (existem algumas opções de bares e restaurantes) e até mesmo utilizar alguns de seus serviços como o “Left Luggage” ou em italiano, Deposito Bagagli.

bag 6_1200x634

O local exato de onde está esse lugar é: chegando na plataforma 24 (de onde parte o Leonardo Express), vai ter uma loja Coin, é só seguir caminhando pro lado esquerdo. Logo em frente, a gente já vai ver a placa indicando “Deposito Bagagli”. Quem tiver com malas gigantes, além da opção da escada também existe um elevador pra facilitar a vida.

bag 2_1200x838

Chegando ali, a gente tem que dar a volta na sala pra achar o local onde está o raio-x. A mala passa pelo raio-x e se estiver tudo certo, eles pedem o passaporte. O passaporte é scanneado e a gente recebe um bilhete que diz o horário de inicio do armazenamento. É importante guardar muito bem esse bilhete, pois só com ele a mala pode ser retirada!

bag 0_1199x900

No final do dia, quando voltei pra retirar minha mala, só precisei me encaminhar até o caixa. Como eu deixei minha mala das 09:30 até as 17:40 mais ou menos, o valor que eu paguei pelas 8 horas  ficou em 7,80 euros. O calculo do valor a ser pago é feito assim: as primeiras 5 horas saem por 5,00 euros, de 6 a 12 horas tem um adicional de 0,70 cents/hora e depois, das 13 as 24 horas o valor passa para 0,30 cents/hora. Depois de pagar, ainda tive que entrar em uma outra fila pra receber a mala.

bag 4_1184x900

Achei que valeu muito a pena pagar os 7,80 euros, pq seria impossível naquele calorzão ficar andando pra lá e pra cá carregando a mala. O processo todo é bem rapidinho e bem organizado. Em menos de 10 minutos eu já estava na plataforma de onde partia meu trem rumo a Bolonha!

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Bolonha

Todos os posts sobre Florença

Todos os posts sobre Milão

Todos os posts sobre Roma

Todos os posts sobre Veneza

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dicas de Viagem, Itália, Roma
Booking.com
  1. Nick 11/10/2013 | 14:53

    Oi Bruna, concordo com tudo o que vc falou da Alitália. Voei uma vez com eles, e posso garantir que foi a pior Cia. Aérea que eu já utilizei na vida. Os comissários são mal educados, serviço de bordo precário e também passei um perrengue na ida, em Guarulhos. Simplesmente não acharam minha reserva e vieram com a seguinte frase: “O senhor aguarda todo mundo embarcar, sobrando lugar o senhor pode voar”…O quê !!!!! Eu dei um escândalo e em seguida “acharam” minha reserva e eu embarquei normalmente. Alitália nunca mais !!!!

    • Contando as Horas 13/10/2013 | 15:28

      Oi, Nick

      Puxa, vc também passou pelo mesmo perrengue que eu??? Meu Deus, eu tava achando que eu não ia conseguir voltar pro Brasil naquele dia. Mas ainda bem que tudo deu certo no final, mas a experiência não foi nada boa.

      Eu tava acostumada em voar com a British, que a gente faz tudo pelo site (desde check-in até comprar permissão para mala extra), me decepcionei um pouco com a Alitalia. Esperava bem mais!

  2. Fernanda 11/10/2013 | 17:32

    Oi Bruna

    Eu já voei Alitalia duas vezes, na 1a fui direto à Roma e na 2a, fiz conexão para o sul da Itália. Nas duas vezes preferi viajar naquela classe que não lembro o nome, mas você deve saber qual é. Não é a executiva e nem a econômica. Sorry, nãolembro o nome.

    O atendimento foi muito fraco em ambas as vezes, mas não tive nenhum problema mais grave.

    Agora estou planejando minha terceira viagem à Itália. Queria te parabenizar pelas publicações sobre Milão, cidade onde vou montar base para fazer diversos passeios. Obrigada pelas dicas!

    • Contando as Horas 13/10/2013 | 15:31

      Oi, Fernanda!!

      Obrigadaaaa!!! Não sei quando vai ser a tua viagem pra Milão, mas já providencie os tickets e passeios o quanto antes, pq a Itália é uma loucura, como vc deve saber muito bem!

      Sei sim, é a classe econômica plus. Eu queria ter voado nessa mesma classe que vc, mas os preços tavam quase o dobro da econômica. Me contei em ir de econômica mesmo!!!

      O atendimento a bordo realmente deixou muito a desejar, também tive essa mesma impressão que vc. Na ida foi muito pior do que na volta. Mas.. fazer o que, né?

  3. Flávia Donohoe 15/01/2014 | 19:52

    Ola Bruna! Olha eu aqui de novo! Você acredita que aconteceu o mesmo comigo em relação a venda das passagens, só que foi com a KLM, tentei trocar e eles demoraram 1 mês pra me enviar a confirmação da nova troca! E além disso eles não possuem mais serviços de email, só através de Facebook e Twitter! Eles tiveram que me ligar pra confirmar os dados do cartão! Eu também acho esse tipo de venda muito estranho! Você já voou com a KLM? Se sim, foi tranquilo? Estou mais preocupada com as minhas bagagens!! Abraços

    • Contando as Horas 17/01/2014 | 13:53

      Oi, Flávia

      Nossa, que estranho. Já voei uma vez apenas com a KLM, mas foi um voo partindo de Edimburgo e eu fui até Bruxelas (com conexão em Amsterdam, claro). Mas comprei a passagem pelo site da KLM e foi tudo normal.

      Será que esse esquema é só pra passagens partindo do Brasil? Bom saber, pq tava de olho em passagens pela KLM pra ir pra Europa, só pra variar um pouco a empresa =D

    • Sancho 08/06/2014 | 21:30

      Voei KLM Guarulhos/Amsterdan. meu assento estava quebrado, chamei o comiss[ario, ele trouxe uma faca tentou arrumar a poltrona, nada conseguiu: Sorry! Foi a única resposta que tive. Voei 12 horas sem poder me mexer. serviço de bordo péssimo, comissários estúpidos;

      • Contando as Horas 09/06/2014 | 22:07

        Oi, Sancho

        Nossa, que coisa terrível hein!?!? Pior ainda qdo o voo tá lotado e não tem jeito nem de eles arrumarem o banco ou de darem outra solução pro problema (como trocar de banco, por exemplo). Infelizmente esse tipo de coisa ainda acontece com mais freqüência do que a gnt imagina. Uma pena! De qualquer forma, obrigada pelo comentário.

  4. Marcelo de Freitas 28/01/2014 | 13:27

    Tudo bem? Achei super legal seu post, visto que em abril viajo pela Alitalia pela primeira vez também. Gostaria de saber o telefone que lhe informaram no Twitter , pois também não estou conseguindo contato com eles. Obrigado.
    Marcelo

    • Contando as Horas 29/01/2014 | 17:22

      Oi, Marcelo

      Eu tenho dois telefones anotados aqui: (11) 2171-7610 e (11) 2171-7616. Agora não lembro em qual eu ficava ligando sempre, mas acho que é o segundo.
      Eles são meio enrolados, então é bom se garantir e ligar!!

  5. Erick 14/02/2014 | 22:07

    Oi bruna tudo bem ?? Nossa que viagem hein, imagino a sua dor de cabeca com o problema da reserva, eu estou indo pra roma pela terceira vez agora dia 21 de marco, eu sempre fico com medo da imigracao, mesmo nunca tendo problemas. eu tenho um namorado italiano, e fico dois meses aqui e praticamente 3 meses la, uma vez eu fiz escala em amisterdan , e outra vez estava voltando de londres por outro terminal tambem, mas como e a imigracao pra voos que chegam do brasil? e muitas perguntas etc… beijos

    • Contando as Horas 15/02/2014 | 17:32

      Oi, Erick

      Nossa, nem gosto de lembrar da adrenalina que foi esse voo pq não tinha o email de confirmação com o dia da minha volta. MAs a imigração, felizmente, foi bem tranquila. O oficial nem olhou na minha cara (literalmente), não me disse uma palavra, apenas carimbou o passaporte. Tive muita sorte!

      Quando fui de Edimburgo a Milão, ai sim tive que responder várias perguntas e mostrar a passagem de volta e reserva de hotel, mas tudo dentro do esperado. Apesar de ser chato ficar respondendo um monte de perguntas, foi bem tranquilo.

  6. Maria 10/03/2014 | 21:59

    karamba…to indo pra alemanha com conexão em roma por essa cia, agora deu medo…

    • Contando as Horas 11/03/2014 | 22:42

      Oi, Maria

      O que descrevi aqui é só um alerta, se vc ficar atenta, acredito que vc não vai ter problemas.

  7. Miriam 13/03/2014 | 14:11

    Oi Bruna, tudo bem? =)
    Nossa, eu quase comprei passagem na alitalia, mas vendo seu post ainda bem que desisti! A British Airways está em promoção, e vi que voou bastante com eles, é uma boa companhia? Pois eu vejo muita reclamação do estado do avião e atendimento.
    Qual companhia mais indica?
    Ano passado voei com a Swiss e gostei. Mas agora não tem mais promoções.
    Obrigada, beijos

    • Contando as Horas 13/03/2014 | 22:20

      Oi, Miriam

      Eu particularmente gosto bastante da British e ja voei algumas vezes com eles. Nunca peguei aviões velhos, mas tbm nunca peguei um super novo e modernão. Mas não achei nenhum avião ruim não. O atendimento e as facilidades de fazer td online é o que mais gosto na British.

      Outra cia aérea que gostei bastante foi a TAP e a Copa. Qual vai ser o teu destino na Europa? As vezes, é melhor pegar um voo direto do que ficar fazendo conexoes e perdendo tempo. Eu sempre dou preferencia pra voos diretos sempre que possível.

      • Miriam 14/03/2014 | 18:13

        Oi Bruna! Eu vou pra Roma! Só vi que a Alitalia tem o voo direto, mas bem no meu dia, não tem… Só se sair do RJ! E sou de SP! Complicado…
        Daí pensei em ir de british mesmo. TAP e Air France pessoal reclama muito, daí fico em muitas dúvidas! Qual vc mais me recomenda?
        Beijos e obrigada!

        • Contando as Horas 15/03/2014 | 02:45

          Oi, Miriam

          Você já pensou em ir de TAM? Eles tem (ao menos tinham) um voo direto de São Paulo para Milão. Fica mais na mão pra ti, se o preço ajudar, claro.

          Eu recomendo sempre a British, que a minha preferida. Mas acho que nesse caso, só se o preço compensar muito, pois o Reino Unido fica bem longe da Itália.

          Talvez no teu caso, se me permite sugerir, a Swiss, a TAP ou a Ibéria ficariam mais no caminho.

          Todas as cias aéreas tem os seus prós e contras. Muita gente fala mal da cia aérea X, assim como muita gente fala mal da cia aérea Y, então nesse sentido não dá pra levar muito em consideração. Na verdade o que mais me atrai na British é justamente as facilidades de resolver tudo pelo site, sem precisar enfrentar 0800 ou seja lá o que for. Então são essas facilidades que você pode levar em consideração, coisa que por exemplo, a Alitalia não faz, ela não facilita em nada a nossa vida.

          • Miriam 15/03/2014 | 13:26

            Oi Bruna! Muito obrigada mesmo pelas dicas! Pela TAM tá um absurdo… Pela british tá saindo R$ 1,800 ida e volta e pela tam chega nos R$ 4,000! Eu achei um absurdo a diferença! Por isso que duvidei da british ser boa. rs. Ainda mais eu que morro de medo de avião! rs
            Mas, sobre ser longe, isso eu não fazia ideia! Muito bom ter me falado! Vou pesquisar mais nas companhias que falou!
            Beijos obrigada!

  8. Contando as Horas 15/03/2014 | 18:07

    Oi, Miriam

    A diferença de preços tá mesmo consideravel, hein?!?!? Nossa!!!
    A minha mãe e meu pai sempre voam TAP e gostam bastante. Eles voaram Ibéria uma vez e tbm gostaram bastante. A Swiss a gente ainda não teve oportunidade de voar, mas é uma que tá na minha listinha, assim como a KLM (para voos internacionais, pois eu só voei com eles uma vez de Edimburgo até Bruxelas).

    MAs se o preço da British estiver melhor, se o teu voo em Londres for só conexão, vc não precisa passar pela imigração desde que já tenha feito o check-in e tenha o cartão de embarque para o próximo trecho. Quando eu fui a Zurique eu fiz isso e foi bem tranquilo. Voei British naquela ocasião, pq minha viagem terminou no Reino Unido, onde passei uns dias em Londres e Edimburgo. Então achei que valeu a pena nesse sentido.

  9. Ana 17/03/2014 | 13:24

    Oi Bruna, em primeiro lugar parabéns pelo seu blog, que tem sido de gde ajuda. Você poderia me explicar a sequencia correta para eu fazer esta viagem internacional, tipo: chegar no aeroporto, ir para o guichê fazer o check-in, depois ir para o embarque, etc…Estou com mt medo de não saber o que fazer. Estou indo de São Paulo para LOndres (Heatrow) com conexão em Roma. Vou voar com Alitalia e estou com medo de não sabe onde ir, onde passar pela imigração, onde fica a esteira pra retirar a bagagem. Você poderia me ajudar? Um gde abraço e desde já agradeço. Ana

    • Contando as Horas 18/03/2014 | 03:04

      Oi, Ana

      Obrigadaaa!! =DD

      A sequencia básica para voo partindo do Brasil: check in, passar pelo controle de segurança, imigração, embarque para Londres. Chegando em Londres, se vc já tiver a passagem da conexão em mãos vc não precisa passar na imigração, mas vai ter que passar novamente pelo controle de segurança e ai é só aguardar o embarque para o próximo voo.

      Chegando na Itália: desembarque, imigração, retirar as bagagens e pegar o meio de transporte até o centro da cidade.

      Fique tranquila, é bem simples, vc vai ver!

  10. Ana 18/03/2014 | 10:53

    Bruna, vc me respondeu !!! Obrigada, querida.
    Obrigada pelas informações e só mais uma dúvida: na primeira semana de abril, ainda estará meio friozinho, certo? Ainda é tempo de usar lenços e cachecóis, botas, etc? Um bj

    • Contando as Horas 18/03/2014 | 17:47

      Oi, Ana

      Eu e meu irmão sempre respondemos todos os comentário e emails que recebemos. Não seria o teu que ficaria de fora.. :DDD

      Nunca estive nessa época na Itália. As duas vezes que fui foram no outono e no verão. Eu acredito que vc não vai precisar de botas, luvas e toucas. Mas uma jaqueta sim, melhor levar, certo? Jaquetas leves, acredito que nessa época não faça mais frio para super jaquetões. Vc pode acompanhar a previsao do tempo na ultima semana antes de embarcar, assim vc tem uma ideia melhor da temperatura.

  11. Crystina 24/03/2014 | 13:58

    Oi, Bruna
    GOstei do seu blog, vou voltar para o Brasil dia 28 de março pela Alitalia vamos ver o que vai acontecer…kkk
    Quero saber das compras no aeroporto, realmente vale a pena, quero muito comprar macarrão para levar na bagagem de mão, o que você pode indicar ?
    Obrigada
    Crystina

    • Contando as Horas 24/03/2014 | 14:38

      Oi, Crystina

      hahaha Tomara que dê tudo certo no teu voo, pq é um saco se estressar com esse tipo de coisa.

      Eu achei que vinhos (que foi o que acabei comprando) valeu a pena comprar sim. O aeroporto tem uma boa variedade. Tem a seção de produtos italianos que é bem boa, não tem suuuuper variedades, mas tem boas opções. Mas o que reina por lá são as marcas italianas famosas e os cosméticos, tem muita coisa.

  12. ED 02/04/2014 | 11:17

    Oi Bruna, lendo a sua experiencia agora, fico com um sentimento de alívio ou de apreensão porque eu estou passando exatamente pelo mesmo problema com a Alitalia, alívio porque acabei de cancelar o trecho que faria nos próximos dias entre Munique / Roma e Roma / Paris, na compra que fiz pelo site. Foram exatos 3 dias de martírio e stress, pois tive a maldita ideia de comprar via web estas passagens. Alívio porque acabei de pedir cancelamento e apreensão porque debitaram do meu cartão o valor, mas já pedi o reembolso. Incrível que uma empresa tão conhecida, tenha administração tão deficitária, e cuja reputação eu coloco agora em dúvida, pois disse ao pessoal do contato (foram mais de 3 atendentes) que a forma como tratam os clientes é de total falta de respeito e desta forma, infelizmente, disse a eles que vejo um futuro sombrio para esta companhia (vide muitas que já nem existem mais), então vai ai meu desabafo!!!
    antes no Brasil ainda, do que todo o perrengue que com certeza viria já na Europa! ALITALIA, primeira, única e ultima experiencia, espero nunca mais precisar!

    Abraços

    ED

    • Contando as Horas 03/04/2014 | 03:01

      Oi, Ed

      Complicado essas coisas. Eu achei esse sistema de venda online da Alitalia péssimo. Em pleno ano de 2014 e esse tipo de coisa ainda acontecendo? Estranho. Nenhuma outra cia aérea que comprei passagem pela internet passei por uma situação dessas, fora todo o stress no aeroporto.

      Muito ruim que isso ainda esteja acontecendo, pois os aviões da Alitalia são novinhos (ao menos os dois que voei, na ida e na volta, eram).
      Uma pena que ainda ninguém resolveu tomar uma providência.

  13. Renata 17/04/2014 | 10:38

    Oi Bruna!
    Parabéns pelo post!
    Estou pensando em voltar para o Brasil com esta cia…
    É o que tem para o momento rsrs!
    ;-)

    • Contando as Horas 20/04/2014 | 14:23

      Oi, Renata

      Se só tem essa opção, o jeito é encarar! Mas espero que dê tudo certo na tua viagem. =D

  14. Antonio 30/04/2014 | 14:56

    Parabéns pelo post, muito esclarecedor!!! Estou viajando c/Alitália na próxima semana, Tel Aviv conexão Roma, estou acreditando que tudo sairá nos conformes… Já fiz TAP e British, espero ñ ter problemas, pois será a primeira vez de minha mãe… Abcss ;):D…

    • Contando as Horas 01/05/2014 | 21:05

      Oi, Antonio

      Obrigada pela visita aqui no blog! Espero que vc não passe pelo mesmo sufoco que eu! Eu tbm já tive oportunidade de viajar com outras cias áreas, inclusive com low cost e nunca, mas nunca mesmo passei por coisa parecida com essa da Alitalia.

      Claro que isso não é regra, mas escrevi esse post apenas como um alerta pra outros viajantes.

  15. ana caroline 07/05/2014 | 10:49

    Boa Tarde Bruna,

    Estou Na Itália E Tenho Uma Duvida Sobre A Minha Mala, Ela é Muito Parecida Com Essa Sua Azul Pequena, Muitoo Parecida Mesmo. E Ja Tenho Duas Malas Para Despachar.
    Receio Que Eles Argumentem Que A Minha Mala Não Poderá Ser Levada Dentro Da Aeronave Como Bagagem De Mão E Eu Tenha Que despachá-la. Até Aí Tudo Bem, Sendo Que Já Será A Minha Terceira bagagem E Queria Evitar Pagar Excesso, Visto Que Estou Viajando E Virtude De Trabalho.
    Altura
    Se Possível Me Responde Via e-mail!!
    Muito Obrigada.

    Ah, E Eu Medi A Mala E Tem Um Pouco Mais De 55Cm De altura E Um Pouco Mais Que 35Cm De Largura E Um Pouco Mais De 25Cm De Profundidade.
    Você Testou A Sua Naquele Equipamento Disponibilizado A Medir Bagagens De Mão??

    Mais Uma Vez, Obrigada!!

  16. Contando as Horas 08/05/2014 | 13:15

    Oi, Ana Caroline

    Não entendi muito bem a tua dúvida, mas o interessante nesse caso, pra que vc possa levar a terceira mala como bagagem de mão é deixa-la mais leve e cuidar pra não ultrapassar o peso permitido. Ai vc conversa com algum atendente e tenta ver se ele deixar passar. Normalmente eles naõ seguem muito as regras a risca, então quem sabe vc consiga.

  17. Eliana 24/05/2014 | 11:06

    Nooosa! Que sufoco, Bruna! Eu já tinha surtado antes mesmo de embarcar p Italia sem a confirmação do meu retorno alterado em mãos…rs!!! Esse seu perrengue com a Alitália foi só para decidir de uma vez por todas NUNCA voar com eles. Já ouvi muuuitas reclamações. Só para complementar, eu voei KLM ano passado e gostei. Este ano comprei com eles mas vou voar Air France que eu acho ainda melhor. Consegui um preço ótimo ano passado e este ano também.

    • Contando as Horas 26/05/2014 | 00:38

      Oi, Eliana

      hahahaha poisé, eu deveria ter tido essa mesma reação, mas sei lá pq, acabei me esquecendo desse detalhe e só lembrei disso na hora da janta quando já tava dentro do avião. Quase morri do coração!!

      Nunca voei com a Air France, já voei uma vez com a KLM de Edimburgo (com escala em Amsterdam) pra Bruxelas. Gostei até, mas não achei aquilo tudo. Talvez um voo internacional seja diferente. Mas ainda quero voar com eles sim! Bom saber que vc gostou! =D

  18. José Roberto Negrão 30/05/2014 | 13:14

    Boa tarde. Estou planejando ir a Milão ano que vem, em junho14. Gostaria de me indicassem por gentileza uma conpanhia aérea que não me trouxesse transtornos, de boa qualidade na prestação de serviço e um preço que esteja dentro do mercado. Gostaria de saber com comprar a passagem de ida e volta, (vôo direto ou não)como pagar, como é feito a transação. Como é feito o embarque (quantas horas antes tenho de estar no aeroporto, como e quando fazer o chek-in, e outras informações que julgares importante. Sou marinheiro de primeira viagem. Obs: tenho uma prima que mora lá.

    • Contando as Horas 01/06/2014 | 04:23

      Oi, José

      De todas as cias aéreas que já viajei até hoje, a Alitalia foi a unica que tive todos esses transtornos. A Tap (de Portugal) é uma boa idéia e entre todas, a minha preferida é a British Airways (que é do Reino Unido). Apesar de eu não ter usado, já ouvi falar muito bem da Swiss também.

      Vc pode comprar a passagem diretamente no site da cia aérea que vc optar. Pra isso, claro, é necessário ter um cartão de crédito internacional. Vc pode parcelar a compra, mas cada empresa tem uma politica quanto ao numero de parcelas.

      Para um voo internacional, na minha opinião, é importante vc chegar com pelo menos 4 horas de antecedência, pq esse é o tempo necessário pra que o check-in costuma funcionar. Se vai ser a tua primeira viagem internacional, acoselho voce a fazer o check-in no guiche de atendimento, vai ser muito mais fácil pra vc.

      Acho importante vc ter seguro saúde, levar euros em notas de 100,00 ou 50,00 euros (pra ti ter uma idéia, as notas de 500,00 euros são um sacrificio pra conseguir trocar) e ter um cartão de crédito internacional desloqueado pra usar no exterior. Ah, e já tava esquecendo, tudo o que vc puder comprar pela internet, seja passagem de trem ou ingresso pra qualquer atração, faça isso. A Itália costuma estar sempre lotada de turista e muitas coisas esgotam num piscar de olhos!

      Fique tranquilo! A primeira viagem é sempre a “mais dificil”, pq tudo é novidade. Mas logo vc pega o jeito!

  19. nisia 27/06/2014 | 22:24

    Ola!Entao,eu comprei a passagem através de um cartao de um amigo,o cartao é da Argentina cobrado em peso argentino,é enviado um e-mail no mesmo instante com o número do voo,reserva tudo direitinho mas tenho medo de ter algum problema,será que preciso confirmar o voo ou vc acha q esses dados somente sao necessários,tenho tentado ligar mas nao estou conseguindo falar.

    • Contando as Horas 30/06/2014 | 13:19

      Oi, Nisia

      Prepare-se para começar a aventura. Vc pode ligar, eu já postei os números que liguei em um comentário mais acima ou vc pode esperar eles ligarem se vc tiver paciência. Sempre acho interessante vc confirmar a compra da passagem o mais rápido possível, pois assim vc já pode começar a planejar as coisas da viagem, como reservar hotéis, comprar ingressos, esse tipo de coisa.

  20. Tete 08/07/2014 | 20:21

    Olá, vou viajar sozinha pela primeira vez para Malta. vou para Roma e depois Malta pela Alitalia. Estou insegura em como fazer no aeroporto em roma. Ao chegar passarei pela imigração, mas e depois? Pego as malas e faço checkin novamente? Os terminais sao longas? E fim vc pode ajudar? Abraços Tete

    • Contando as Horas 08/07/2014 | 23:55

      Olá, Tete

      Sim, ao chegar vc vai passar na imigração. O próximo passo depende:
      – se vc comprou todos os trechos numa vez só (com o mesmo numero de reserva), vc pode fazer o ckeck-in pra todos os voos de ida junto, ainda aqui no Brasil. Provavelmente a tua mala vai direto até Malta.
      – se vc comprou os trechos separados, provavelmente vc vai ter que pegar a mala em Roma e despachar novamente.

      Então, após passar na imigração, se vc tiver que pegar a bagagem esse é o momento. Se vc não tiver que pegar a bagagem, vc deve passar na imigração e seguir para o terminal/portão de embarque do próximo voo.

      Em Roma, os terminais são separados. Vc pode ir caminhando entre alguns deles e entre outros vc deve pegar um shuttle (um trenzinho de superfície).

  21. […] Também voaram na econômica da Alitalia: • O Rafa, do Esse Mundo É Nosso • A Bruna, do Contando as Horas […]

  22. carina 06/09/2014 | 13:50

    Fiz uma viagem com a Alitalia e no retorno dia 04/09/2014, sai de Verona onde fiz conexão em Roma. Ao chegar em Guarulhos na sexta (05/09) peguei a mala na esteira e fui sentar próximo do check in da Gol de onde eu tinha outro voo. Em SP estava 14 graus e fui pegar uma blusa na mala pois ia num voo para Curitiba onde estava 5 graus, foi quando veio a surpresa. Os cadeados intactos, mas o ziper da mala havia uma abertura de 20 cm aproximadamente e quando abri a mala para minha surpresa estava toda revirada, com itens de valor faltando. Ao procurar ajuda, já não havia mais ninguem da ALITALIA no aeroporto. Fui até a delegacia da Policia Civil no aeroporto mesmo e registrei um boletin de ocorrencia dos itens que naquele momento senti falta. Depois quando cheguei em casa 13 horas depois do ocorrido fui com calma conferir o estraga, Voces não imaginam o estrago. Me roubaram muitaa coisa de dentro da mala, coisas pessoasis, compras para uso próprio, lembrancinhas, relógio, óculos, calça, casaco, tenis…muitaa coisa. Já enviei 3 e-mail para ALITALIA até agora sem sucesso. Telefone do 0800 mudo, e o fixo cai no fax, hoje é sábado e isso me aconteceu ontem sexta. Talvez seja isso. Estou aguardando uma resposta, pois como consumidor não posso ficar no prejuízo. Estou indignada, me sentindo lesada, e principalmente desamparada pela empresa, onde eles não possuem sequer um atendente para te dar auxilio de informação dentro de uma aeroporto de tão grande movimento. Um absurdo o descaso e a falta de respeito da empresa…Vamos ver se retornam, eu volto pra contar. Mas enquanto isso não aontece deixo aqui minha insatisfação com a empresa, que confiei no trabalho, na segurança e por fim, nem uma pessoa sequer veio me auxiliar no momento que precisei. UM ABSURDO!!!

    • Contando as Horas 07/09/2014 | 22:04

      Oi, Carina

      Puxa, que coisa hein! Nunca passei por uma situação dessas de roubo, mas em compensação já enfrentei outros perrengues. Realmente é um absurdo não ter ninguém no aeroporto pra te auxiliar nessa questão. Acho que os teus itens de valor que chamaram a atenção pra tua mala e assim aproveitaram a oportunidade de roubar outras coisas.

      Na verdade, na minha opinião, em partes a culpa disso é da cia aerea, mas por outro lado a culpa também é do aeroporto. Acho um absurdo esse tipo de coisa acontecer! Não tem explicação os funcionários, ou da cia aerea ou do aeroporto, roubarem os passaageiros.

      Por essaa e outras, prefiro levar sempre só bagagem de mão, mesmo em voos internacionais. Assim eu não me estresso com esse tipo de coisa!

      Espero que a Alitalia resolva o teu problema, ou ao menos, que te deem alga atenção!

    • Isnard Martins 06/01/2015 | 01:28

      Caro Célio e Bruna (em cópia, a quem parabenizo pela objetividade e respostas pacientes aos preocupados viajantes). Viajo muito para o exterior (turismo e trabalhos acadêmicos). Forneço aqui duas modestas recomendações pessoais:
      1- Faça sempre um seguro de viagem que suporte perda ou extravio de bagagem. Custa pouco e fornece tranquilidade aos imprevistos. (alguns Cartões de Crédito oferecem este Seguro se você adquire a passagem com o Cartão – Consulte antes a bandeira do seu Cartão)
      2- Não discuta com a empresa Aérea. Entre no Juizado de pequenas causas. Quase 100% das ações são ganhas pelos passageiros que sofreram tipos diversos de imprevistos, desde pagamentos irrisórios por danos na bagagem, a cancelamento de voos, atrasos , mudança forçada de classe a bordo, grosseria da tripulação ou qualquer direito ferido do passageiro. A justiça brasileira não tem muita paciência com direitos ou quebra de serviços das voadoras, quando o passageiro, de fato e verdadeiramente apresenta razão fundamentada. Mas lembre-se de sempre documentar-se fartamente de todo material possível. Guarde tudo…Não perca tickets, confirmações de e-mails, passagens já usadas, e se possível fotos dos painéis de aeroporto indicando ocorrências eventuais e foto da sua mala aberta antes do embarque , em casa ou no hotel (ajuda demonstrar memória do conteúdo). Sempre lhe ajudarão comprovar e municiar a sua petição em Juízo. O melhor? pode se auto representar no Juizado Especial (ações até RS 14.000,00) sem necessidade de Advogado. Mas se tiver um amigo na área de Direito, este profissional o ajudará na sua primeira ação. Espero ter auxiliado complementar algumas questões pendentes. O melhor é ser bem servido pela empresa aérea sem necessidade de litígio, porém, infelizmente em boa proporção das viagens teremos problemas potenciais (particularmente se você é um viajante frequente). Abraços Isnard Martins

      • Contando as Horas 06/01/2015 | 20:34

        Oi, Isnard

        Muito obrigada pelas dicas, tenho certeza que essas orientações vão ajudar muito outros viajantes.

        Obrigada pela visita aqui no blog!

  23. Maurício 18/09/2014 | 21:02

    Em 2010 viajei pela alitalia e realmente me surpreendeu negativamente, serviço e principalmente o espaço entre os assentos na classe econômica, vc postou que as naves são novas, lhe pergunto se melhoraram o espaço entre os assentos pois tenho 195 cm, não encontrei passagem na econômica plus, pelo jeito vou chegar a Roma bem mal humorado, é vero!!
    Ficarei no bairro de trastevere vc conhece? o jeito mais fácil de chegar do aeroporto até o bairro pelo que andei pesquisando parece ser de bonde ou vc teria outra informação melhor?
    Grato.

    • Contando as Horas 23/09/2014 | 22:33

      Oi, Maurício

      Infelizmente os assentos ainda são minúsculos, principalmente pra pessoas com essa altura como a tua.

      Não estive em Trastevere, mas acho que essa é a melhor opção sim, pois o metro não chega até lá.

      Obrigada pela visita aqui no blog! Desculpa a demora em responder, mas voltei só hj de viagem.

  24. Andrya 24/09/2014 | 17:25

    Olá, ótima descrição dos detalhes! Na imigração pediram seu certificado de seguro saúde?

    • Contando as Horas 25/09/2014 | 17:29

      Oi, Andrya

      Obrigada!! :D

      Não pediram, e pra ser bem sincera, quase nunca eles pedem. O ideal é vc fazer por precaução, pq qualquer tratamento de saúde, desde um simples raio-x até algo mais elaborado, como uma cirurgia, custam verdadeiras fortunas no exterior.

  25. Célio Ferreira 29/10/2014 | 16:20

    Olá, Bruna! Gostei muito da “epopeia” da sua viagem. O meu sonho é conhecer Roma mas, como tenho problema com aviões, nunca ousei cruzar os ceus em um deles. Porém, minha expectativa é mais forte e decidi enfrentar o problema. Mas então surge outro problema, eu não suportaria fazer uma excursão dessas tipo agencia de viagens, que fazem mil e uma coisas no prazo exíguo de alguns dias. Estou resolvido a ficar uma semana em Roma, sozinho. Entretanto, depois dos seus comentários sobre os desencontros ocorridos, e em virtude do meu inglês precário, estou começando a pensar duas vezes. Estou pensando comprar a passagem direto no balcão, com tudo resolvido antecipadamente, nos mínimos detalhes. Não sei se isso é possível.

    Abraços.

    • Contando as Horas 30/10/2014 | 15:41

      Oi, Célio

      O que vc pode fazer em alternativa a isso, é viajar com a TAP ou com a TAM. A TAM tinha (não sei se ainda tem) um voo Brasil – Milão. Todos falam portugues. Ai vc teria que ir de trem até Roma, bem tranquilo. Tenho posts que falam sobre as duas empresas de trem que operam no país. Já a TAP, que é uma empresa portuguesa, vc teria que ir primeiro até Lisboa ou Porto e ai seguir viagem até a Itália. Eles falam português, então seria tranquilo nesse sentido.

      Tem pessoas que não tiveram problemas com a Alitalia, mas como vc pode ver nos comentários desse posts, não fui só eu. Ou vc arrisca ou vc ainda tem essas opções que te passei.

      Espero que essa sua viagem se concretize. Obrigada pela visita aqui no blog!

  26. Célio Ferreira 10/11/2014 | 17:54

    Obrigado, Bruna, pela sugestão. Acho que é boa a ideia de ir pela TAP.

    Abraços.

  27. CLAUDIUS CECCON 24/04/2015 | 16:11

    Podem me informar onde ficam os assentos 14 A, C, D, E, F, G no voo AZ 0673 de 28 de abril?

    • Contando as Horas 24/04/2015 | 23:34

      Oi, Claudius

      Ficam mais no inicio do avião, se for voo internacional, pode ser a classe economica plus, chamada de Clássica Premium ou as primeiras poltronas da classe economica. Teria que ver o modelo do aviao pra saber mais detalhes. Essas poltronas ficam todas na mesma fileira.

    • Vinícius 28/05/2015 | 20:56

      Sobre escolha de assentos, acho esse site muito bom p ajudar na decisão: seatguru.com
      É só em inglês, mas muito fácil de usar.

      • Contando as Horas 31/05/2015 | 17:24

        Oi, Vinicius

        Obrigada pela dica!! Sabia da existência desse site, mas esqueci completamente =DD

  28. Vinícius 28/05/2015 | 20:52

    Oi, Bruna! Parabéns pelo post! Amei a riqueza de detalhes.

    Viajei de Alitalia em outubro do ano passado. Comprei a passagem com 3 meses de antecedência mas, faltando um mês para a viagem, resolvi ficar uma semana a mais. A alteração só podia ser feita pelo telefone, o que me irritou um pouco, já que gosto de resolver tudo online. Paguei a diferença tarifária (600 reais, sendo que a passagem em si havia custado 3000,00) e recebi a confirmação por e-mail. Outra coisa que me deixou louco foi não poder marcar o assento até o dia da viagem, sendo que o check in online não funcionou, tive que madrugar no aeroporto. Na ida foi tudo bem, mas na volta não pude marcar assento, pois o voo era Berlim-Roma-Rio e a Alitalia não opera na Alemanha, é tudo via KLM. Voltei no meio do corredor, ao lado de um cara que conseguiu entrar praticamente em coma durante as 12 hs de viagem, me impedindo de levantar para qualquer coisa.
    Depois de voar Airfrance e KLM pra Europa, Alitalia só vale realmente pelo preço mais em conta e por parcelar em 9000 vezes. De resto, melhor optar por uma das azuis, serviço de bordo melhor e o pós-venda é mais organizado.

    • Contando as Horas 31/05/2015 | 17:27

      Oi, Vinicius

      Eu tbm gosto de resolver tudo online, por isso, na minha opinião, das cias que eu viajei até hoje, a British ainda é a melhor em diversas coisas que facilitam a vida do cliente.

      Nunca voei Air France, mas to considerando em um próxima viagem a Europa. Jà ouvi muitos elogios, e o teu comentário só veio a confirmar isso.

  29. HJ 27/06/2015 | 08:08

    Olá Bru! Parabéns pelo blog, você escreve muito bem e descomplica tudo sempre. Bru, preciso de HELP!!! Eu quero viajar pela Alitália no início do próximo ano, mas ao pesquisar no site da própria empresa passagens aéreas até meu destino encontro tais informações a respeito dos horários dos voos de ida e de volta:
    VOO DE IDA Quinta 21/01
    ida(Guarulhos)17:20hs / chegada(Fiumicino)07:20h(+1G)
    VOO DE VOLTA Segunda 22/02
    ida(Fiumicino)22:25hs / chegada(Guarulhos)06:45h(+1G)

    As dúvidas são com relação a diferença de fuso horário. No caso do voo de ida que será em uma quinta-feira, sairei do GRU às 17:20hs(OK!Isso está claro) e chegarei quando em Roma? Sexta-feira às 07:20h? Como calculo isso?
    Obrigada.

    • Contando as Horas 28/06/2015 | 05:16

      Oi, HJ

      Então, esses horários de saída e chegada já estão no horário local. Então por exemplo, o horário de saída aqui do Brasil e o de chegada na Itália já são os horários certinhos que vc sai e chega em cada um desses países, você não precisa calcular nada.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

      • HJ 28/06/2015 | 11:21

        Quer dizer então que chegarei lá ainda em uma “quinta-feira” e que chegarei aqui no Brasil ainda na “segunda-feira”?

        • Contando as Horas 28/06/2015 | 16:40

          Oi, HJ

          Não, vc vai chegar no dia seguinte. Se vc sair aqui do Brasil na quinta a tarde, vc chega na Itália no dia seguinte as 07:20 da manha, esse é o horário local na Itália. O mesmo vale pra volta.

          Se vc reparar, ali tem um (+1G), isso quer dizer que o horário de chegada é no próximo dia da data que vc vai comprar a passagem pra viajar. Se vc viajasse e chegasse no mesmo dia, não teria esse (+1G) ali ao lado.

          • HJ 28/06/2015 | 18:03

            Bru,agora entendi…rsrs…brigadão!

  30. Sheila Souza 03/07/2015 | 11:07

    Bruna e pessoal do blog,
    Viajei pela Alitalia mês passado com meu marido pela Itália e Áustria. Realmente os comissários são pouco cordiais. Meu marido é diabético e pediu adoçante para tomar café , e a comissária a princípio não entendeu o que queríamos e depois nos informou que café se bebe sem açúcar, simples assim. Na ida não houve atraso e a janta e o lanche estavam bons. Meu vôo era Rio de Janeiro/ Roma. Tinha tb vôo doméstico Veneza/Viena, e houve Overbooking, aceitamos voar pela Austrian air lines, do grupo da Lufthansa. Foi até melhor, no sentido que não fizemos conexão em Roma, vôo direto, porém com a avião antigo, com turbo hélices. Bem, o pior foi a volta da Áustria , em que mudaram o horário do vôo e não fui comunicada, a sorte é que cheguei bem antes do vôo e as atendentes do balcão foram com a cara do meu marido, que é muito brincalhão, fomos chamados nominalmente , nos fizeram gestos e abriram um portão alternativo. O vôo de Roma atrasou a saída em 50 minutos. Peço ajuda de vcs no seguinte, a Alitalia tem parceria com a Gol, desta forma gostaria de trazer as milhas, no entanto são necessários os e tickets e cartões de embarque, e perdi os da ida. Pergunta – sabe como pedir a segunda via?

    • Contando as Horas 05/07/2015 | 01:31

      Oi, Sheila

      Humm.. Não sei te dizer. Sempre quando tenho a oportunidade de pegar as milhas, eu já preencho os dados no momento da compra. Nunca deixo pra fazer depois, justamente pq a gente sempre acaba perdendo as passagens.

      Outra coisa que vc pode tentar é ver a confirmação de compra da tua passagem, as vezes os números dos voos e algumas informações vc consegue lá.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  31. Sheila Souza 06/07/2015 | 16:17

    Bruna, obrigado pelo pronto retorno e gentileza. Segundo contato com a Gol através do chat são necessários os e tickets e cartões de embarque, escaneados e anexados em arquivo. Entrei em contato com a Alitalia através de um tel com DDD de São Paulo e fui atendida por um call center internacional, mas em português , que eu encaminhasse o meu pedido em inglês ou italiano para um email informado por eles. Pelo que entendi vão enviar um tipo de certidão, declaração, …. para levar para a Gol. Depois informo os próximos passos para vc e outros leitores. Boas viagens a todos nós! !!!!!!!!

    • Contando as Horas 07/07/2015 | 22:26

      Oi, Sheila

      Legal!! Tomara que dê tudo certo e que vc consiga recuperar essas milhas..

      Obrigada pelo comentário! =D

  32. JOSE MARIA MARQUES FILHO 19/07/2015 | 00:05

    Bruna, Boa Noite!
    Estarei indo agora em Agosto com minha família para a Itália. Nosso vôo pela Alitália sai do Rio para Roma e de Roma tem uma conexão para Bolonha. Gostaria de saber se ao chegar em Roma teremos que fazer a imigração e retirar as bagagens para depois despachá-las para o vôo Roma – Bolonha? ou só retiraremos as bagagens em Bolonha?
    Agradeço desde já a sua atenção.
    José Maria

    • Contando as Horas 19/07/2015 | 02:55

      Oi, José

      Vocês compraram todos os trechos dessa viagem juntos, com o mesmo localizador?

      Eu nunca cheguei na Itália e precisei ir pra outra cidade com uma conexão. As duas vezes que estive lá eu desembarquei na primeira cidade que cheguei, fiquei alguns dias e depois segui viagem de trem.

      Mas assim, pela experiência que tive em outros países na Europa, sempre na primeira cidade é necessário passar na imigração e embarcar, a bagagem vc retira no destino final. Mas aconselho a vc a confirmar essa informação no momento do check-in ainda aqui no Brasil, pq as vezes pode acontecer de o procedimento ser diferente dependendo do país, da forma como vc comprou a passagem e tal.

      Eu também não costumo viajar com mala despachada, então normalmente eu desembarco, passo na imigração e já vou pra sala de embarque. Pouquíssimas vezes precisei fazer algo parecido com o que vc vai fazer.

  33. JOSE MARIA MARQUES FILHO 19/07/2015 | 13:34

    OLÁ BRUNA, BOA TARDE!
    INICIALMENTE QUERIA AGRADECER PELA SUA ATENÇÃO. COMPRAMOS TODOS OS TRECHOS JUNTOS COM O MESMO LOCALIZADOR.
    SEI QUE NOS EUA QUANDO SE FAZ CONEXÃO, AO CHEGARMOS NA PRIMEIRA CIDADE TEMOS QUE FAZER A IMIGRAÇÃO E RETIRAR AS BAGAGENS, ENTREGANDO POSTERIORMENTE PARA O PRÓXIMO VÔO, MAS, SEM FAZER MAIS O CHECK-IN.
    JÁ VIAJEI PARA EUROPA, MAS FIZ CONEXÃO, SÓ QUE MUDEI DE COMPANHIA AÉREA E AÍ EVIDENTEMENTE TIVE QUE RETIRAR A BAGAGEM.
    VOU PERGUNTAR NA ALITÁLIA QUANDO CHEGAR NO RIO DE JANEIRO, É QUE VOU SAIR DE RECIFE PELA GOL, JÁ QUE A ALITÁLIA NÃO FAZ RECIFE E TEM PARCERIA COM A GOL.
    JOSÉ MARIA

  34. Erica 20/07/2015 | 14:24

    Boa noite Bruna.
    Estou na italia e daqui a 1 mes vou voltar para o brasil pelo o aeroporto fiumicino,
    Mas meu vôo para pegar e o terminal 3.
    Vou de trem para o aeroporto, tem como voce me ensinar a chegar no terminal 3 ?
    Obrigada

    • Contando as Horas 30/07/2015 | 15:32

      Oi, Erica

      Vc vai com o Leonardo Express, isso? Vc vai dembarcar na estação “Fiumicino Aeroporto”, dali vc tem que subir umas escadas rolantes e seguir as placas que indicam o Terminal 3 (T3). Não tenho como te explicar bem certo o que fazer, mas não tem erro, é só seguir as placas. Caso vc tenha duvidas, é legal vc chegar com mais tempo, pois assim vc faz as coisas com mais calma.

  35. Cristiane Pinto 22/07/2015 | 12:39

    Oi Bruna, vc pode me ajudar com duas dúvidas, por favor?
    1) Como vc chegou ao hotel, em Roma, saindo da estação Roma Termini? De metrô? Ouvi dizer que o metrô de Roma não é muito legal e eu estarei com uma mala gigaaaante.
    2) Vi uma foto no post acima, q vc fala de bagagem: vc ficou 20 dias na Itália só com aquela malinha? (rs) Me dá as dicas, vai :)

    Obrigada

    • Contando as Horas 30/07/2015 | 16:43

      Oi, Cristiane

      1) Quando cheguei em Roma eu passei apenas o dia e final da tarde eu peguei o trem pra Bolonha. Em Roma mesmo eu só fiquei na cidade antes de voltar de viagem, fiquei 4 dias. Mas nao vi nenhum problema em andar de metro não. Andei pouco no metro de Roma, mas sempre que andei achei bem tranquilo e sempre peguei o metro quase vazio.

      2) Sim… Hehehe Eu prefiro viajar com pouca bagagem, acho melhor levar tudo como bagem de mão, é muito mais agilizado. Eu já escrevi um post sobre isso, não sei se vc já viu?!?

      http://contandoashoras.com/2012/12/06/e-possivel-passar-30-dias-na-europa-com-apenas-uma-bagagem-de-mao/

  36. Jussara 25/07/2015 | 03:31

    KOi, Bruna,
    Procurando sobre resenhas sobre a Alitalia encontrei seu blog (e já andei lendo alguns posts, fora esse).
    Eu estava pensando em viajar na Clássica Plus, porque o preço está convidativo, mas com tanto sufoco e desencontro de informações pelos quais você passou, nem sei se vale a pena. Também não gosto de comissários antipáticos, e pelo que li nos comentários, no geral nessa cia é assim. Triste. Enfim, vou repensar e ver se compensa. Esse procedimento jurássico da Alitalia ter que ligar para o cliente também é de deixar qualquer um com o pé atrás. Logo hoje, onde praticamente tudo é feito pela internet? É muito atraso!
    Bom, assim como a Cristiane, do comentário acima, fiquei curiosa pra saber como você faz pra viajar só com uma mala mão, mesmo num voo transatlântico. É de se admirar mesmo! =)

    • Contando as Horas 30/07/2015 | 21:34

      Oi, Jussara

      Concordo com vc, muito estranho em plena era onde todo mundo resolve tudo pela internet, uma cia aérea européia tenha um sistema como esse. Essa passagem eu comprei em 2013, alguns leitores do blog comentaram que depois disso essa forma de venda de passagem continuava igual, mas o pessoal da Alitalia me disse que eles iriam melhorar essa forma de venda de passagem. Entao, acho que vale a pena dar uma pesquisada ou ate mesmo ligar pra eles e ver como anda isso.

      Heheh O segredo de andar uma malinha dessas em um voo internacional é simples e eu relatei tudo aqui nesse post, não sei se vc já viu!?!?
      http://contandoashoras.com/2012/12/06/e-possivel-passar-30-dias-na-europa-com-apenas-uma-bagagem-de-mao/

  37. Killer 26/07/2015 | 09:49

    Olá Bruna…Minha dúvida é com relação a passagens… pelo que andei pesquisando a Alitália é a companhia mais barata em relação a Tap e Iberia, porém um amigo meu disse que não. Ele mora na Europa e vai comprar as passagens para mim.Ele andou pesquisando e me mandou os preços e…quase caí o queixo quando vi que os preços mostrados lá são absurdamente mais baratos que os que pesquisei aqui. E olha que nós pesquisamos no mesmo site, a diferença é que o dele está em euro, mas só pra tu ter uma noção, o que ele me mandou é 534£ ida e volta, já eu encontrei preços(os menores) de R$1236 só ida…você sabe me dizer se caso ele compre para mim não vai dar algum problema? E por que essa diferença de preços?

    • Contando as Horas 30/07/2015 | 21:42

      Oi, Killer

      Sério isso? Que estranho, hein!! Não sei te explicar o motivo e também não sei te dizer se isso pdoeria te render algum problema. Mas é uma boa diferença entre valores, hein!?!?!?

  38. gilda 15/11/2015 | 21:37

    ola Bruna,
    estava mto tranquila com o meu “achado” na Alitalia, mas depois que li o que vc postou sobre ela, mudei imediatamente, estou indo a Italia pela Tam!!!
    Eu e minha irma não somo jovens, fica mais complicado e na nossa idade temos que facilitar tudo (64 e¨67).
    Receba meu carinho.
    gilda

    • Contando as Horas 16/11/2015 | 01:48

      Oi, Gilda

      Não sei como andam as coisas na Alitalia hj em dia, mas na época foi um sufoco do inicio ao fim. Mas de qqer forma, melhor nao arriscar, né! Boa viagem pra vcs duas. Aproveitem!!

  39. Alice 21/11/2015 | 12:49

    Oi Bruna!
    Comprei semana passada minhas passagem para Veneza pela Alitalia e agora fiquei realmente preocupada. Nem pelos perrengues em si, pq enquanto for comigo tudo bem, a gente se vira. Mas pq estou levando meus gatos comigo e tem sido uma confusão…
    Liguei para o call center e a funcionária era total desinformada. Me deixou esperando na linha por um tempão e me deu informações que nem ela mesma estava entendendo. Primeiro me disse que eu não podia viajar com os 3 gatos, depois me disse que podia só com 1 e na cabine, depois me disse que no porão não pode com menos de 10kg então não poderia levar todos. Gente, uma confusão. Liguei de novo hoje e caí na mesma atendente, pra minha infelicidade. Mas pelo menos dessa vez ela me apresentou uma solução: o que eu posso fazer é levar 2 gatos no porão na mesma caixa de transporte e 1 gato na cabine comigo, pq segundo ela só é permitido duas caixas por passageiro. Aí ela me informou o valor de 200 dólares por trecho por animal. Liguei pro call center do RJ em seguida e o cara me disse que o valor é 200 EUROS por CAIXA de transporte. Tô em crise sem saber como lidar, pq nunca vi uma cia aérea permitir dois animais na mesma caixa, nem limitar as caixas no porão. Ainda mais apavorada com essa dos valores. Medo de chegar no aeroporto e não me deixarem passar com eles, pq sou de Porto Alegre e vou até Guarulhos com outro voo pra poder pegar Alitalia.
    Mas vamos lá né, força na peruca. Pelo menos minha reserva está OK e a reserva dos gatos também está confirmada.

    • Contando as Horas 25/11/2015 | 14:03

      Oi, Alice

      Puxa.. Que rolo, hein!! Dois gatos na mesma caixa? Apesar de eu não ter animais de estimação, eu já tinha reparado outras pessoas levando cachorro ou gato em viagens, mas sempre um animal por caixa.

      O pior de tudo, é vc sair de POA levando os gatos e lá as regras mudarem ou não te deixarem embarcar com todos os gatos.

      Será que se vc enviar uma pergunta pelas redes sociais (twitter ou facebook) a Alitalia não te dá uma posição mais concreta sobre isso?

      Só posso te desejar boa sorte!! =DD

  40. Vitor Santana 04/12/2015 | 12:48

    Olá….Dia 11/01/2015 vou p/ Roma e Amsterdan via ALITALIA….O que me recomenda ?

  41. HJ 09/02/2016 | 13:44

    Bruna vou fazer uma viagem em breve e escolhi a Alitalia. O que me preocupa é que vou de guarulhos a Roma, chegando lá tenho uma conexão para ir ate outra cidade italiana porem vou continuar com a Alitalia. O meu medo é que talvez não dê tempo de passar pela imigração visto que o intervalo entre um voo e outro é de apenas uma hora. Passar pela imigração em Roma é certeza, mas não sei se terei de fazer outros procedimentos como retirar a bagagem, check in, raio x…. se tiver que realizar todos esses procedimentos acredito que não dara tempo e poderei perder o voo…o que acha?

    • Contando as Horas 11/02/2016 | 22:17

      Oi, HJ

      Então, se vc vai voar com a mesma cia aérea e comprou passagem no mesmo localizador, muito provavelmente vc não vai precisar retirar bagagem, sua bagagem deve ir ate o destino final.

      A imigração vai ser em Roma, e realmente, 1 hora é um tempo relativamente apertado. Vc vai ter que ser super objetiva ao desembarcar do voo.

  42. UF 25/02/2016 | 12:12

    Oi Bruna, vou para a Roma em meados de abril, comprei as passagens ida e volta no final do ano passado, minha dúvida e’: como eu faço para receber as passagens como vi na foto acima, não recebi nada, com o localizador eu consigo embarcar ou não basta? :( Grato pela ajuda.

    • Contando as Horas 02/03/2016 | 15:20

      Oi, UF

      Essa passagem vc recebe depois que fizer o check-in no aeroporto. Vc precisa do numero do localizador e passaporte pra conseguir fazer o seu check-in.

  43. Larissa 25/02/2016 | 14:08

    Oi, Bruna! Vou para Bruxelas, mas vou fazer conexão Em Roma. Terei só 1h e 20 min para fazer a conexão. Será que dá tempo? Você pode me explicar como faço para ir do terminal 3 para o 1? Obrigada!

    • Contando as Horas 02/03/2016 | 15:22

      Oi, Larissa

      Nunca fiz conexão no aeroporto de Roma, mas não deve ser difícil ir de um terminal para outro. Vc vai ver diversas placas, é só seguir.

      Quanto ao tempo de conexão, 1 hora e 20 minutos é super apertado, vc precisa ser rápida no desembarque.

  44. Joana Machado 02/03/2016 | 08:35

    Olá!!! Adorando suas dicas, leio quase todos os dias!!! Uma pergunta: o ônibus da Alitalia para o centro de Roma pode ser pago lá mesmo no local? Viajo em maio agora. Bjos

    • Contando as Horas 02/03/2016 | 15:42

      Oi, Joana

      Sim, vc pode. Mas precisa ter a reserva do voo em mãos ou guardar a passagem, pois eles pedem pra ver e conferir alguns dados.

  45. Amanda 07/03/2016 | 01:11

    Oi

    Adorei blog.

    Abraços!

  46. UF 08/03/2016 | 21:52

    Obrigado Bruna pela resposta, agora estou mais aliviado esclareceu bastante. parabéns pelo blog e a todas as mulheres pela data de hoje.

  47. Cristina 15/03/2016 | 18:17

    Bom dia

    Gostei muito do seu artigo no seu site.

    Beijos!

  48. Gilson 09/04/2016 | 22:00

    Vou voar pela Alitalia para Roma, vou chegar em Roma as 7:15 (terminal 3) e vou pegar um vôo para Veneza as 8:25, minha dúvida conseguir chegar a tempo para fazer o check-on neste vôo para veneza

    • Contando as Horas 10/04/2016 | 01:38

      Oi, Gilson

      Provavelmente o check-in para todos os trechos ja serão feitos juntos. Vc só precisa confirmar se a tua mala será retirada em Veneza. Lá no aeroporto deve ter uma ligaçao interna entre os terminais, imagino eu. Qdo voei Alitalia, fui ate Roma tambem, mas desembarquei la mesmo, então não sei te dar maiores detalhes com 100% de certeza.

  49. Deusimar Gonçalves de Sousa 11/06/2016 | 12:44

    Porque, o cadastro não é aceito.

  50. Cesar 29/07/2016 | 11:41

    Olá Bruna!
    Parabéns pelo seu blog.

    Então vamos as perguntas (hahahha)
    Estou indo para Madri em janeiro com volta em fevereiro, irei com a Cia Alitalia e com conexão em Roma. A parte da imigração já li alguns de seus posts e entendi bem (Sempre viajo com vôo direto) e essa é primeira vez com escala. Então e na volta (minha maior preocupação) é que tenho 1h45 de escala, e minha pergunta é a seguinte: será que consigo passar pela imigração e pegar o vôo! os horários são os seguintes: Madri- Roma: 17:55h – 20:20h // Roma – São Paulo (GRU): 22:05h – 07:25h

    • Contando as Horas 02/08/2016 | 01:59

      Oi, Cesar

      Olha, teoricamente dá tempo, mas é aquela coisa… O tempo é curto e vc precisa ser ágil. Como vc já vai estar dentro do espaço Schengen, vc não vai precisar passar na imigração, pois o trecho Madri – Roma será um voo doméstico.

      Obrigada pela visita aqui no blog! =D

  51. Carol 24/08/2016 | 11:56

    Olá, voar Rio – Roma em Outubro oela Alitalia. Comorei os bilhetes no decolar e recebi o eticket normalmente. Hoje, liguei oro 21 3500-8998 (alitalia rio) e tentei escolher um assento e consegui. Ou seja, o atendente achou minha reserva peli eticket, o que é um bom sinal. Segundo ele a poltrona está reservada, vamos ver no embarque. Também solicitei upgrade de classes mas só vou saber da disponibilidade de assentos 48 horas antes do vôo e, nesse caso, só será possível escolher assento no momento do check in no aeroporto. Depois do embarque escrevo contando tudo.

    • Contando as Horas 25/08/2016 | 13:10

      Oi, Carol

      Ao menos uma experiência positiva!! Tomara que de tudo certo!

      Se lembrar, volte mesmo aqui no blog deixar sua opinião sobre viajar com a Alitalia.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  52. MARIA ROSA 14/10/2016 | 22:13

    Carol estou tendo maior problema,comprei uma passagem no sito da viajanet,

    CAROL ESTOU TENDO O MAIOR PROBLEMA,COMPREI UMA PASSAGEM DE SÃO JOSE DO RIO PRETO A ROMA,PELA VIAJANET…ESTOU PENSANDO QUE MEU VOO IA PARA GUARULHOS…AI A SURPRESA IA PARA CONGONHAS…CHEGANDO NO AEROPORTO AS 14.10 SENDO QUE MEU VOO PARA ROMA SAI AS 17.15 DE GUARULHOS,AI TENTEI MUDAR A HORA DO MEU VOO DE IDA,QUEREM ME COBRAR QUASE 600 REAIS 150 DOLARES MAIS TAXAS,AI RESOLVI IR DE ONIBUS… RESLVERIA O PROBLEMA,AI FIQUEI SABENDO SE NÃO USAR O PRIMEIRO VOO,CAI TODOS OS VOOS..INCLUSIVE DA ALITALIA,DE IDA E VOLTA,QUE EU ACHO UM ABSURDO…ENTÃO SOU OBRIGADA A IR ARRISCANDO NÃO ALCANSAR O VOO E SER COLOCADA NO VOO SEGUINTE,FICANDO UMA NOITE E UM DIA NO AEROPORTO..UMA SENHORA DE 63 ANOS ,FALEI COM A VIAJANET… PAGA OU NADA…FALEI COM A TAM E ALITALIA FALARAM SÓ COM A VIAJANET….,PORTANTO EU VOU TER POUQUISSIMO TEMPO PARA RETIRAR AS BAGAGENS IR P PARA GUARULHOS DESPACHAR BAGAGENS,SEI NÃO,ESTOU COM O ENXOVALZINHO DO MEU NETO NAS MALAS QUE NASCE NA PRIMEIRA SEMANA DE NOVEMBRO..VIAJO DIA PRIMEIRO E VOLTO NO PRINCIPIO DE DEZ,JA ME ABORRECI ATÉ…BJS

  53. Contando as Horas 17/10/2016 | 12:19

    Oi, Maria

    Vixiii, que perrengue, hein?!? Teoricamente é isso mesmo, se nao voar o primeiro trecho, os outros sao perdidos. Eu costumo comprar minhas passagens diretamente no site das cias aéreas, assim evito esses problemas (nunca tinha ouvido falar da Viajanet). Outra, passagens chegando em um aeroporto e saindo por outro costumam ser mais baratos, por isso tem q ficar sempre atento na hora da compra. Tua conexão ta super apertada. Tomara que de tudo certo.

  54. Munique 19/10/2016 | 23:52

    Olá, vou voar com a Alitalia Brasil-Roma-Madri. A conexão em Roma é de 7h, mas estou pensando em ficar alguns dias em Roma. A companhia me cobra no-show caso eu desista do último trecho? A alfândega ocorrerá no primeiro país Europeu, certo? Teria algum problema sair do aeroporto? Muito obrigada

    • Contando as Horas 27/10/2016 | 04:07

      Oi, Munique

      Não sei te dizer o que acontece por no show. Pelo que lembro sim, no primeiro pais europeu. Depende, se vc esta fazendo conexão, em alguns países nao precisa passar na imigraçao pra seguir viagem, agora se vc quiser sair do aeroporto, sim.

Deixe o seu comentário...