28.09
2014

Aeroporto de Heathrow – Terminal 5, o terminal exclusivo da British Airways

Quem estiver com viagem marcada a Londres, partindo do Brasil, com toda a certeza vai desembarcar no aeroporto de Heathrow, o principal e maior aeroporto do Reino Unido. Pra ter uma idéia, esse aeroporto é tão grande, que no total, são cinco terminais, sendo que o Terminal 5 é exclusivo da British Airways.

Eu já tive oportunidade de conhecer o terminal 1, 2, 3 e o 5, o único até então que eu nunca estive foi o terminal 4. Com isso, eu posso dizer, o terminal 3 e o 5 são os meus preferidos. Mas nesse post em especifico, eu vou falar somente sobre o Terminal 5.

IMG_0614

O aeroporto de Heathrow (IATA: LHR) está localizado na região oeste de Londres (pro mesmo lado onde fica Windsor), a 32 km do centro da cidade. O Terminal 5 foi inaugurado em 2008 e portanto, todas as tecnologias e facilidades a gente encontra lá.

Pra inicio de conversa, o terminal 5 é dividido em 2 prédios, sendo que cada um deles tem 5 andares. O prédio principal é onde fica toda a estrutura desse terminal e o prédio secundário só é usado para embarque e desembarque. Esses dois prédios são ligados por um pequeno trem e os passageiros são transportados de um prédio para o outro de forma gratuita, claro.

IMG_7357

A área destinada ao check-in ocupa um andar inteiro desse terminal. A British Airways incentiva os passageiros a fazerem o check-in nas máquinas e apenas despachar as bagagens nos guichês com os atendentes. E realmente, o processo de check-in é muito simples, mas para isso, é necessário ter em mãos o passaporte e booking reference (o código de reserva). Inclusive, até aquelas etiquetas que vão na mala, a máquina já fornece. Incrível, né?!?! Eu fico boba de ver como uma pessoa que tem facilidade com essas tecnologias pode fazer tudo sozinho, sem precisar enfrentar filas.

IMG_5718

Obs.: quem for viajar somente com bagagem de mão, ou seja, não for despachar nenhuma mala, após fazer o check-in, é necessário ir ao guichê chamado de “Passport Check”, mostrar o passaporte, pois só depois disso é que o sistema vai liberar o nosso cartão de embarque e passaporte no Controle de Passaporte e Controle de Segurança.

IMG_5767

Quem precisar receber o dinheiro do imposto VAT, precisa ver se o processo todo deve ser feito na área externa (área do check-in) ou na área interna (depois de passar pelo controle de passaporte e de segurança). Quem quiser ler o post que eu escrevi sobre a minha experiência sobre receber o dinheiro do VAT no aeroporto de Heathrow, é só clicar aqui.

IMG_4492

No Terminal 5 existem duas seções de Controle de Passaporte e de Segurança, chamadas de “Security South” e “Security North”. Geralmente o lado sul sempre tem menos pessoas, pq claro, ele fica um pouquinho mais longe de onde estão os elevadores e escadas de acesso a esse andar.

O Controle de Passaporte é todo automatizado, então é só encostar a passagem e o passaporte na máquina, que as portas de acesso ao Controle de Segurança vão se abrir.

Quem for passar no Controle de Segurança nos aeroportos do Reino Unido, é preciso tirar os eletrônicos (ipad e notebook) e produtos de higiene (as embalagens não devem ter mais de 100 ml e devem estar colocados nos devidos saquinhos transparentes) da bolsa. Eles também exigem que a gente tire os sapatos, os cintos, os casacos e os cachecóis, sempre.

IMG_4149

A área de embarque do terminal 5 é gigaaante e é dividida em dois andares. No andar superior, que é o mesmo onde está o Controle de Segurança, estão diversas lojas e restaurantes. Já no andares inferior, estão as lojas da World Duty Free (separadas em 4 partes: bebidas e cigarros, cosméticos, comidas e acessórios (óculos e relógios)), mais algumas lojas de marcas mundialmente conhecidas, bares e restaurantes.

IMG_5627

Por toda a área de embarque existem diversos painéis onde a gente pode ver qual vai ser o portão de embarque do nosso voo, claro. Em voos internacionais, geralmente o portão de embarque só vai ser informado 1 hora antes do horário marcado pro voo sair.

IMG_4491

No Terminal 5, os portões de embarque são divididos em A, B e C, onde os portões A sempre são para voos dentro do Reino Unido e os B e C são para voos na Europa e outros continentes. Os portões de embarque A ficam no prédio principal, já os portões de embarque B e C ficam no prédio secundário.

IMG_6060

Os elevadores de acesso aos portões de embarque B e C, no lado direito da foto.

De uns tempos pra cá, todos os voos da British que eu peguei no Terminal 5 em direção ao Brasil, sempre saem dos portões de embarque B, ou seja, vai ser necessário sair do prédio principal e ir até o prédio secundário.

IMG_7368

Muita gente quando olha o painel fica meio apavorado, pois anda pra lá e pra cá e não encontra os portões de embarque B. Então, pra facilitar a vida de todo mundo, para ir até os portões de embarque B, é necessário pegar um elevador, ir até o piso térreo, lá pegar um trenzinho gratuito até o terminal secundário, subir dois lances de escada rolante e voilá, os portões de embarque B vão aparecer.

IMG_7372

Parece um processo meio complicado, mas não há a menor necessidade de se preocupar, pois é tudo muito bem sinalizado, não tem como errar. Na duvida, é só seguir a multidão, pois milhares de pessoas vão fazer isso.

IMG_7373

E ainda, esse aeroporto é muito bem conectado com o centro de Londres e como da pra imaginar, as opções de transporte para ir até o aeroporto de Heathrow ou vice-versa são muitas, como por exemplo:

Heathrow Express: Quem tem pressa em chegar ao centro de Londres ou ao aeroporto, essa é a melhor opção. São apenas 15 minutos, mas em compensação, o preço é o maior entre todas as opções. Nessa ultima viagem, setembro de 2014, eu paguei 34,00 libras num ticket ida e volta. Para ver mais detalhes sobre essa opção de transporte, eu já escrevi um post especifico sobre essa opção de transporte público. Para ver o post, é só clicar aqui.

Heathrow Connect: É a opção meio termo pra quem achou o Heathrow Exprees muito caro, mas também não quer ir de metro pq é muito demorado. Basicamente, o Heathrow Connect faz o trajeto em 30 minutos, com algumas paradas pelo caminho. O valor do ticket é de 19,80 libras ida e volta. Eu também já usei essa opção uma vez e escrevi um post, quem quiser ler esse post, é só clicar aqui.

foto 1

Metro: Usei essa opção apenas uma única vez. Eu tava voltando da Escócia de trem e como o trem atrasou, eu não tinha tempo pra fazer nada descentemente em Londres, então preferi me aventurar nesse trajeto usando o metro. O trajeto é longo, algo em torno de 1 hora, mas é uma das opções mais baratas, ficando em 5,50 libras o trecho. Eu ainda não escrevi um post especifico sobre essa opção, mas em breve farei, ai atualizo esse post.

Ônibus: como ainda não usei essa opção, não sei dar mais detalhes. Se um dia eu resolver pegar um busão pra fazer esse trajeto, atualizo o post.

Táxi: na primeira viagem que a gente fez ao Reino Unido, ainda em 2008, como estávamos em 7 pessoas e era nossa primeira vez na Europa, preferimos pegar um táxi. Tem pessoas que acham que ir de táxi ao aeroporto é um absurdo, mas como o valor fica em média na faixa de 70,00 libras, dependendo da quantidade de pessoas (os táxis no UK só transportam no máximo 5 pessoas), pode ser uma boa opção, como foi no nosso caso.

Entre todas essas opções, a única que eu não usei ainda foi o ônibus. Claro que, basicamente a nossa escolha sempre vai ser feita pelo preço ou pelo tempo de deslocamento, mas independente de qual for, a frequência e a qualidade são excelentes.

IMG_4145

E ainda, quem tiver pensando em voar com a British Airways, eu já viajei com eles diversas vezes, sempre nas classes econômica e econômica plus. Meus pais já foram uma vez na classe executiva e me falaram que a única coisa que não gostaram é que algumas poltronas são viradas pra frente (mesmo sentido que o avião se move), mas algumas ficam viradas pra trás. Minha mãe não gostou dessa história de ir de costas (pura frescura!!! eu vou na executiva ate de cabeça pra baixo, se for o caso haha). Então, pra quem leva em consideração esse detalhe, é bom ficar ligado na hora de marcar as poltronas.

IMG_7378

Quem precisar deixar as malas, seja no aeroporto ou em estações de metro por algumas horas ou até dias, existe uma empresa especializada nisso, a Excess Baggage Company. Eu já deixei malas com eles algumas vezes, seja por algumas horas ou até dias e recomendo muito. Quem for deixar a mala com eles por algumas horas, o valor cobrado por até 24 horas é de 10,00 libras por mala (valor de setembro de 2014). Essa loja está localizada no mesmo piso de onde estão os guichês e máquinas de venda de passagens para os transporte publico. Para ver o post sobre esse assunto, é só clicar aqui.

IMG_0917

E por fim, uma pergunta que eu recebo com frequência é: “Com quanto tempo de antecedência eu devo chegar ao aeroporto em Londres?” Tirando o tempo de deslocamento, eu diria que 3 horas é um tempo mais do que suficiente pra fazer tudo com calma, desde o check-in, passar no controle de passaporte e de segurança, comer alguma coisa e ainda, pq não, fazer umas comprinhas.

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Aeroportos, Inglaterra, Londres
Booking.com
  1. Nick 29/09/2014 | 10:38

    Oi Bruna, tudo bem com vc ?
    Quanto ao táxi, em 2012 quando estive em Londres, fiquei hospedado em um apartamento do Air BnB e meu anfitrião me reservou um carro com motorista por uma empresa que ele conhecia. Na época pagamos duas pessoas 36 libras até o terminal 4 de Heathrow. Achei que ia pagar mais caro, mas ele falou que esse tipo de transporte é mais barato que o táxi convencional.
    Um abraço !!!!

    • Contando as Horas 30/09/2014 | 00:33

      Oi, Nick

      Mas vc ainda vive?!?! hehehe Que bom que reapareceu!
      Então, legal! Eu nunca tive sorte de pegar esses valores. Mas também, só fui uma vez de taxi do aeroporto até o centro da cidade e como estávamos em mais pessoas, compensou.

      Obrigada pela visita aqui no blog! =D

  2. Nick 30/09/2014 | 08:18

    Oi Bruna, não tenho mandado mensagens mas saiba que sou leitor assíduo do blog, entro todo dia…
    Abraços !!!!

  3. Cidinha Mello 30/03/2015 | 22:41

    Olá Bruna, eu e meu marido já fizemos o trajeto do aeroporto até o centro de Londres de metrô, o que é mais barato mas também demorado, e num outra viagem também reservamos um carro com motorista, aqueles que ficam com uma plaquinha com seu nome quando você chega. Foi mais barato que o táxi e muito conveniente na minha opinião.

    • Contando as Horas 01/04/2015 | 16:17

      Oi, Cidinha

      Verdade, existem diversas opções de deslocamento entre aeroporto e centro de Londres. Ônibus e metro sao os mais baratos, porém como vc disse, mais demorados. Dependendo do numero de pessoas, pegar um transfer ou um taxi pode sair mais barato do que ir de trem, por exemplo.

      Obrigada pelo comentário aqui no blog! =D

  4. S. Cerizza 30/05/2015 | 22:46

    Oi! Bruna
    Estarei chegando no terminal 3 do aeroporto Heathrow e preciso ir até o terminal 5 para pegar o voo da British para SP.
    Terei 2 horas de intervalo de um voo para outros todos pela British.
    Não conheço o aeroporto e nem falo inglês.
    Como faço?
    Grato
    Cerizza

    • Contando as Horas 31/05/2015 | 18:00

      Oi, Cerizza

      Vc precisa pegar o Heathrow Express para mudar de terminal. Esse trem, além de ir até o centro da cidade, ele faz o deslocamento das pessoas entre terminais de forma gratuita.

      No Terminal 3 vc vai passar na imigração, precisa pegar o Heathrow Express, como te expliquei acima e ao chegar no Terminal 5, subir de elevador até a área de check-in pra poder largar as malas e passar no controle de passaporte e segurança para pode embarcar novamente.

  5. José Altino 05/10/2015 | 07:09

    Olá Bruna, Bom dia!
    Estarei chegando a Heathrow no Terminal 2 pela TAP é preciso pegar um vôo da Bristish para Edimburgo no Terminal 5. Tenho cerca de 3 horas de intervalo. É suficiente? Como faço para chegar ao Terminal 5? Obrigado

  6. José Altino 05/10/2015 | 07:11

    Como o comentário é aprovado? Demora?

    • Contando as Horas 06/10/2015 | 15:20

      Oi, José

      O “comentário aprovado” é quando eu leio o comentário e libero ele pra que todo mundo consiga ver aqui no blog. Eu prefiro fazer assim, pq se alguém coloca algum link suspeito ou escreve alguma bobagem, eu posso deletar esse comentário. Se for perguntas pertinentes, como a sua, o comentário é aprovado.

      Então, teoricamente esse tempo é tranquilo, senão houver atrasos e nem nada do tipo, claro. O terminal 2 é o terminal mais novo do Heathrow, foi inaugurado recentemente. Sua imigração será ali e ai vc precisa descer no subsolo e pegar o Heathrow Express, esse trem é pago pra quem vai ao centro de Londres, mas ele é gratuito entre terminais. Chegando no terminal 5, vc precisa ir ao setor de check-in, mesmo que ja tenha feito o seu check-in, pois é por ali onde vc consegue passar no setor de controle de passaporte e de segurança. Os voos pra Escócia normalmente partem dos portões A, é bem fácil de achar.

  7. Mariangela 09/10/2015 | 20:49

    Por favor, estou apavorada. Não falo ingles e estarei desembarcando no T5. Pegarei outro avião, para Barcelona, 2 hs depois no T3. Como faço para ir de um terminal a outro? Me informaram que os ingleses não auxiliam quem naõ fala ingles. Estou realmente com medo de perder o avião.

    • Contando as Horas 10/10/2015 | 10:26

      Oi, Mariangela

      Teoricamente vc tem tempo pra fazer a conexão, mas como vai ter que trocar de terminal, o tempo está beeeem apertado. Vc vai precisar ser bem objetiva. Depois de passar na imigração e retirar a bagagem (caso ela não vá direto ao destino final), vc deve procurar pelas placas que indicam Heathrow Express. Vc pode usar esse trem de forma gratuita para se deslocar entre terminais no Aeroporto de Heathrow. Existem diversos funcionários por ali auxiliando as pessoas, as vezes alguns deles falam outros idiomas.

  8. Marília 14/10/2015 | 20:20

    Oi Bruna,

    Encontrei em outro site um post copiado deste e como não achei os créditos com o seu nome (só a marca d´agua nas fotos) resolvi te enviar.
    http://www.viagemeviagens.com/2013/chegando-em-londres-tudo-sobre-o-aeroporto-de-heathrow/

    Beijo

    • Contando as Horas 15/10/2015 | 22:53

      Oi, Marília

      Eu conheço a Clarissa, que é quem escreve esse blog. Ela que me pediu pra escrever esse post, mas coloquei as fotos com marca d’água, pq não estava com as minhas fotos originais no computador. Ela concordou com isso. De qualquer forma, obrigada pelo comentário.

  9. VALERIA 13/11/2015 | 00:11

    Oi Bruna!
    Vou de SP a Londres!
    Desembarco no T5
    Vou precisar pegar algum trem?
    Ou vou direta para imigracao e depois pego as malas?
    Obrigada!

    • Contando as Horas 15/11/2015 | 18:12

      Oi, Valeria

      Depende. As vezes vc precisa pegar o transporte gratuito entre as duas partes do terminal 5. Normalmente quem vai de SP a Londres precisa. Eu sempre precisei, todas as viagens que fiz. No terminal principal é onde vc passa na imigração, retira a bagagem e depois pega o meio de transporte publico ou taxi para ir até o centro de Londres.

  10. Luiz Ricardo 15/01/2016 | 14:12

    Olá Bruna tudo bem ?

    Eu venho lendo o seu blog em relação ao aeroporto de Londres eu viajo dia 24/01 e vou pela British e desembarco no terminal 5 que eu sei que e exclusivo da cia, mais eu tenho uma conexão para Dublin pois estou indo fazer um intercambio lá, nisso eu tenho que pegar outro avião porem no terminal 2.

    Eu gostaria de saber como que eu faço , para sair do terminal 5 e ir para área de embarque do terminal 2? tem transporte FREE , eu tenho 4 horas pra fazer essa mudança , mais não ache nada em outros blogs sobre esse assunto ..

    • Contando as Horas 15/01/2016 | 14:40

      Oi, Luiz

      Você deve pegar o trem Heathrow Express, pois o transporte entre terminais é gratuito. Se você olhar esse mapa no site do aeroporto de Heathrow, vai ver que a linha lilas indica o Heathrow Express, certo? Ele parte do Terminal 5, passa pelo Terminal 1,2 e 3 (local onde vc deve descer) e depois disso segue para o centro de Londres. A partir desse momento, depois de passar pelo TErminal 1,2 e 3, os funcionarios passam vendo os tickets. Até então, dentro do aeroporto, o transporte é gratuito.

      http://www.heathrow.com/file_source/Heathrow/Static/GIF/Transport_and_Directions/LHR_Train_Map.gif

  11. Paula 04/02/2016 | 08:55

    Olá Bruna…Parabéns pelo blog! Excelente! Gostaria de confirmar, se estou certa: chegarei pelo T5, pegarei o Heathrow express gratuitamente, descerei no T1 para pegar o metro Piccadily, pois irei direto até a estacão Earls Court, onde ficará meu hotel…É isso mesmo?
    Outra dúvida: farei a imigracão no T5?
    Aguardo e agradeco antecipadamente sua resposta.

    • Contando as Horas 06/02/2016 | 16:35

      Oi, Paula

      Sim, vc faz a imigração no Terminal 5, primeiro local onde vc desembarca no Reino Unido.

      Vc não precisa ir até o Terminal 1 para pegar o metro, no Terminal 5 tem uma estação de metro. A linha Piccadilly (linha azul escuro) passa pela estação de Earls Court sim. Era essa a duvida? Não sei se entendi direito.

  12. ruth 09/02/2016 | 19:58

    Oi Bruna! ótimas dicas,vou para Munique pela British com troca de aeronave em Londres, pela mesma companhia, desembarque e embarque no mesmo terminal 5,neste caso passarei pela imigração em Londres? mesmo estando indo para Munique e fazendo a conexão no mesmo terminal em Londres? Obrigada.

    • Contando as Horas 11/02/2016 | 22:23

      Oi, Ruth

      Não, vc não passa pela imigração em Londres se vai continuar viagem pra outro destino no mesmo terminal e no mesmo dia.

  13. Renato 06/04/2016 | 16:45

    Antes de tudo, parabéns pelo sítio.
    Entro em contato para pedir uma dica de hospedagem (com deslocamento rápido e preferencialmente barato)… é que chegarei
    Domingo, 24 de Julho de 2016, às 22:50, em Londres, Terminal 5 e sairei na
    Segunda-feira, 25 de Julho de 2016, às 08:30, no Terminal 5.
    Vi que o Sofitel que dica em T5 é caro e penso em ficar no Hilton Garden, que fica a 200m. da estação Hatton.
    É prático sair do T4 e ir caminhando? Qual a melhor opção? Claro que estarei com pouca mala, mas é a questão do horário e não vi outra opção, senão pegar o Express do T5 ao T4 (que é gratuito) e andar um “pouco”.
    Grato pela atenção

    • Contando as Horas 07/04/2016 | 02:07

      Oi, Renato

      Muito obrigada!! :D

      Então, nunca andei a pé pelo Heatrow, não sei te dizer qual é a distância até esse hotel. Acho que a melhor coisa que posso te sugerir é mandar um email pra esse hotel e pedir o q eles te recomendam fazer para ir ate lá.

      Desculpa não poder te ajudar com essa questão, mas é pq realmente não sei como é esse deslocamento.

      De qqer forma, obrigada pela visita aqui no blog!

  14. Bárbara 23/04/2016 | 16:50

    Oi Bruna! Estou indo para a Italia com conexão em Londres, voando pela British. Desembarco do voo internacional no terminal 5 e meu voo para a Italia é no mesmo terminal, porem no 5B. Tenho apenas 1 hora entre um voo e outro. Preciso passar pela imigração ou vou direto para o 5B pegar meu proximo voo? é preciso validar a passagem do voo de conexão ou só chegar no portao e embarcar? Obrigada.

    • Contando as Horas 30/04/2016 | 16:10

      Oi, Bárbara

      Não precisa passar pela imigração, mas 1 hora é um tempo super apertado. Vc vai ter que ser muito objetiva nessa mudança de aeronave.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  15. Marcos Abdoral 17/05/2016 | 09:32

    Bom dia Bruna, farei meu primeiro voo internacional em agosto com destino Dublin. Vou pela British, e quando comprei a passagem so tinha uma opção de voo com conexão de 1h15min. Ja vi pelos comentarios que vou ter que ser ágil. Já li no seu blog, e provavelmente vou ter que mudar de terminal. Minha preocupação e em saber se tem apenas um elevador para pegar o trem, percebi pelas fotos e videos no youtube que fica mais ou menos no A10. A e meu inglês não e lá essas coisas, mas da para enrolar. O que você pode me orientar? meu voo e com partida do RJ. Desde já agradeço.

    • Contando as Horas 19/05/2016 | 12:59

      Oi, Marcos

      Na tua passagem não diz nada de qual terminal parte o próximo voo para Dublin? Se o voo por operado pela British, provavelmente parte do terminal 5, pois esse terminal é exclusivo da BA. Se vc comprou todos os voos juntos, no mesmo localizador e já tiver com todos os check-ins feitos, ao chegar em Londres, vc não precisa passar na imigração, pois teu destino final não é o UK. Com isso, vc precisa desembarcar, passar no controle de segurança (aqueles raio-x) e seguir para o portão de embarque. O tempo é curto sim, mas se vc for suuuper agil (e talvez) avisar algum funcionário da BA sobre essa tua situação de conexão apertada, eles também podem te ajudar. Mas teoricamente é isso, passar pelo controle de segurança e procurar o próximo portão de embarque.

      Se tiver que mudar de terminal, ai pode ser um pouco mais demorado, pq vc vai desembarcar (precisa ver se vc precisa pegar a bagagem e despachar novamente, mas isso vc pode perguntar no dia que dizer o check-in, ainda aqui no Brasil), precisa pegar o Heathrow Express e mudar de terminal, caso tenha que despachar a bagagem novamente, deve fazer isso e ai sim, passar pela segurança e procurar pelo portão de embarque.

      • Marcos Abdoral 18/07/2016 | 09:47

        Olá Bruna, sou eu novamente. Já já chega o grande dia :D . Pois bem, minha passagem comprei tudo junto pela BA. Mesmo voo que minha noiva pegou quando foi fazer intercambio em Dublin, a mala so pega no destino final. Ainda não fiz o check in, so perto do do dia. Baixei o app da BA, pois li no próprio site, que se conseguir uma conexão wifi, pelo app eles me avisam onde vai ser o 2 portão, conhece esse app? Já esta tudo engatilhado, agora e ficar esperto lá ate achar o elevador se for o caso.

        • Contando as Horas 18/07/2016 | 13:15

          Oi, Marcos

          Se teu voo foi comprado todo no site da BA e todos os trechos forem operados por ela, vc pega teu próximo voo para Dublin do Terminal 5 mesmo. Ai é só desembarcar, passar pelo controle de segurança e descer um andar, os portões A ficam pro lado esquerdo de quem está no setor de segurança, descendo as escadas rolantes. Bem tranquilo!

          Eu tenho o app no celular, mas como faz tempo que não vou ao UK, a ultima vez foi em setembro de 2014, nunca mais usei. Mas se tem essas infos, dá um jeito de usar! hehe =D

  16. Mara 20/06/2016 | 15:48

    Oi. Adorei o seu site, um dos melhores que já li :) Vou ter conexão em Londres chegarei no terminal 3 e tenho que ir para o terminal 2 como é o deslocamento? Meu destino final é Noruega sabe me informar se passou pela imigração em Londres? E se pego minha bagagem apenas no destino final? Desde já agradeço!

    • Contando as Horas 27/06/2016 | 00:42

      Oi, Mara

      O deslocamento é feito de forma gratuita, usando o Heathrow Express. Sim, vc vai passar pela imigração, pq vai precisar mudar de terminal. Quando a bagagem, teoricamente vc pega sempre no destino final se comprou todos os trechos no mesmo localizador, mas mesmo assim, te aconselho a conferir isso na hora do embarque, assim vc já sabe certinho o que fazer.

  17. luis noronha 20/07/2016 | 06:29

    Olá …vou chegar a Heathrow pela british no terminal 3 , com destino ao DUBAI , com partida no terminal 5 também pela british ….que tenho que fazer ?? … malas seguem directo ?…..tenho que passar por imigração ….como chegar terminal 5 ? meu ingles zero …obrigado

    • Contando as Horas 20/07/2016 | 23:55

      Oi, Luis

      Não tive nenhuma experiência nesse sentido. Sempre que fui a Londres, desembarquei e fiquei por ali mesmo ou no máximo, peguei outro voo pra outro destino europeu, mas sempre do mesmo terminal. Vou ficar te devendo essas infos.

  18. luis noronha 27/07/2016 | 06:33

    OBRIGADO..BRUNA…..mas como só agora li as suas respostas aqui aos outros que a questionaram …..depois de todas as suas respostas ……as suas informações pormenorizadas….a sua resposta me deixa decepcionado…..decepcionado.
    Para sua informação ….já visitei 97 países em todo o mundo …por certo não me vou perder en HEATHROW…assim como nunca me perdi em todos os aeroportos por onde passei.
    Sinceramente me decepcionou…..para afinal quem tanto diz saber de HEATHROW…..
    Felicidades….posso não falar inglês , mas falo correctamente 8 idiomas desde o francês , italiano, alemão, russo, chinês , português , japonês e espanhol….sou poliglota …..nunca me perdi….
    Para quem se diz tão expert em turismo e aeroporto de londres …..a sua resposta …..uma decepção.
    UM DIA QUE QUEIRA informações sobre qualquer dos 97 países que conheço lhe responderei , com agrado.

    ATENTAMENTE

    Luis Noronha

    • Contando as Horas 02/08/2016 | 01:11

      Oi, Luis

      Não entendi muito bem esse teu comentário, em outro post vc me pediu auxilio para o Terminal 5 de Heathrow. As informações nesse post são mais voltadas para o publico brasileiro. Não sei o que ficou faltando a ponto de te decepcionar. Infelizmente, faz parte.

      Espero que de tudo certo na tua viagem. Aproveite o Terminal 5 durante a tua conexão para Dubai.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  19. Beatriz Dias 01/09/2016 | 20:37

    Olá Bruna! Gostei do seu blog!
    Não sei se vc já fez isso. Mas sairei de São Paulo, chegarei no terminal 5 de Heathrow e, depois de 8h25 de escala, embarcarei novamente sentido Porto, Portugal, só que no aeroporto de Gatwick. Você sabe qual seria a melhor forma de fazer essa troca de aeroportos? Vi na internet alguns ônibus que passam neste terminal. Se vc tiver dicas gostaria de saber! Obrigada

    • Contando as Horas 05/09/2016 | 17:44

      Oi, Beatriz

      Nunca fiz essa troca de aeroportos, mas existem os meios tradicionais (onibus, metro, trem combinados) e talvez exista alguma opçao mais especifica indo de um lugar para o outro de forma direta. O ideal seria vc olhar no site do Heathrow Airport, la existe uma página especifica com todas essas infos.

  20. thiago maciel 14/09/2016 | 20:09

    Boa noite ! Ire fazer uma conexão da latam vindo de roma para o brasil, operado pela British Airways, a conexão é de aproximadamente 2h, desembarcarei no terminal 5 e pegarei o voo da latam no terminal 3. Da tempo? É difícil descolar do terminal 5 para o terminal 3?

    • Contando as Horas 16/09/2016 | 18:20

      Oi, Thiago

      Teoricamente da tempo, mas vai ser corrido. É bem tranquilo, só seguir as placas de conexão. Pelo que lembro tem um onibus que faz esse trajeto entre terminais, mas chegando no novo terminal vc tem que passar no controle de segurança novamente.

  21. Danielle Ribeiro 28/09/2016 | 11:52

    Olá…
    Conheci o site através de uma busca na internet, e estou adorando.
    Estou pensando em fazer uma viagem à Itália em dezembro, e uma das possibilidades é um voo de ida com escala de 6 horas em Londres. Com este tempo, dá pra sair do aeroporto e dar uma volta (ainda que seja de uma ou duas horas)?
    Vi que os bilhetes do Express são bem mais baratos quando comprados com antecedência, então ajudaria.

    O que você acha?

    Abs,
    Danielle

    • Contando as Horas 02/10/2016 | 21:23

      Oi, Danielle

      Acho pouco tempo pra vc sair do aeroporto. Em 2 horas vc não consegue fazer nada em Londres decentemente. Sem falar que se vc vai fazer conexao, vc nao passa na imigração, mas se resolver sair do aeroporto, vc precisará passar na imigração, o que demanda um pouco mais tempo por causa das longas filas.

  22. Elem Nascimento 05/10/2016 | 11:57

    Bom dia!

    Estarei saindo de Paris com conexão ao aeroporto de Hearthrow, empresa aérea Bristish Airways, e na sequência pela mesma empresa aérea estarei voltado ao Brasil(mesma data). Minha pergunta é, por se tratar da mesma empresa aérea (Bristish Airways), meu descolamento ocorrerá sempre no terminal 5, posso fazer o deslocamento até o portão de embarque pelas escadas?

    Desde já gradeço.

    • Contando as Horas 05/10/2016 | 23:16

      Oi, Elem

      Vc sai de Paris, vai a Londres e lá segue ao Brasil tudo com a British, isso? Se for isso, vc não passa na imigraçao. Ao chegar em Londres, vc segue as placas de conexão, passa pelo controle de segurança e vai para a area de embarque. Nao sei se entendi direito a tua duvida, qqer coisa, se entendi errado, é só me escrever.

  23. Naiane 15/10/2016 | 22:36

    Vocês sabem se há acesso ao free shop para quem desembarca do Heathrow? Chego pela LATAM.

    • Contando as Horas 17/10/2016 | 12:32

      Oi, Naiane

      A esse free shop do Terminal 5 em especifico não. Os voos da Latam chegam em outro terminal, não sei te dizer como é o free shop lá.

  24. Beatriz 16/10/2016 | 21:00

    Oi, Bruna, parabéns pelo blog, está me ajudando bastante.
    Em Janeiro do ano que vem, irei para Londres com a Latam. Chegarei no terminal 3 do Aeroporto Heathrow e gostaria de saber em qual terminal eu pego as malas e faço a imigração. E qual é feito primeiro? Desde já agradeço.

    • Contando as Horas 17/10/2016 | 12:34

      Oi, Beatriz

      Você faz tudo no Terminal 3 mesmo.

      Primeiro vc passa na imigraçao e depois retira a bagagem.

  25. Simone Machado 27/11/2016 | 18:55

    Olá …
    Eu vou viajar pela british airways até Londres e
    Fazer conexão para Shannon na Irlanda pelo
    Aer língus … preciso passar pela imigração ?
    Não sei qual os terminais de desembarque e o que vou embarcar … geralmente em conexão à não precisamos pegar as malas e fazer um novo
    check in ?

    Estou preocupada pois não sei falar inglês …e tenho medo de ficar perdida

    Obrigada :)

Deixe o seu comentário...