15.12
2014

Edimburgo: Todas as opções de transporte para ir do aeroporto até o centro da cidade

A última vez que eu tinha usado o aeroporto de Edimburgo foi quando o meu intercambio terminou, no dia 25 de dezembro de 2011. Desde então, eu já tinha voltado lá mais uma vez, em 2012, mas cheguei e sai de Edimburgo de trem. Agora em 2014 eu fiz questão de dar uma passadinha no aeroporto, pois vi que ele estava em obras e queria ver com os meus próprios olhos como as coisas estavam por lá.

airlink 100 (1)

Edimburgo tem apenas um aeroporto, o Aeroporto de Edimburgo (IATA: EDI) considerado o aeroporto mais movimentado da Escócia e o sexto mais movimentado do Reino Unido. O aeroporto fica a mais ou menos uns 15 km do centro da cidade. E claro, quem decidir chegar (ou partir) da Escócia de avião, vai precisar pesquisar quais são as opções de transporte para ir até o centro da cidade. Existem apenas 5 opções, que são: 

→ Tram

Essa é a mais nova opção de transporte público de Edimburgo, foi inaugurado em maio de 2014. Agora em setembro eu usei o tram para ir do centro da cidade até o aeroporto e sério, de longe essa se tornou a melhor opção. Não há mais motivo pra se preocupar com o movimento nas estradas dependendo do horário.

O tram vai da York Place (próximo a Bus Station e Waverley Station) até o aeroporto em aproximadamente 45 minutos. A frequência é a cada 8-10 minutos durante a semana e nos finais de semana entre 12 a 15 minutos. 

SONY DSC

Importante: ao comprar o ticket, é necessário ter o dinheiro exato, pois a maquina não devolve troco. E ao comprar a passagem de ida e volta juntas, o valor fica mais barato.

Para ver o post sobre as minhas andanças no Tram, é só clicar aqui -> Tram: A mais nova opção de transporte público de Edimburgo.

→ Táxi

Entre todas as opções de transporte, a melhor opção seria o táxi, se ele não fosse a mais cara. Para encontrar os táxis no aeroporto, logo ao sair da aérea de desembarque, é preciso deixar o terminal. Logo em frente vai haver outro prédio, é ali onde vão estar os táxis e também, é onde os táxis vão largar as pessoas que estão vindo do centro da cidade. É só seguir as placas, que não tem erro. Super tranquilo!

No tempo que morei em Edimburgo, precisei usar o táxi pouquíssimas vezes para ir/voltar do aeroporto. Usei o táxi nas duas vezes que cheguei e sai em/de Edibmurgo pro meu intercâmbio, até pq eu estava com duas malas e seria impossível eu conseguir pegar qualquer uma opção de transporte publico carregando duas malas. O trajeto geralmente leva uns 30 minutos dependendo do horário.

SONY DSC

Geralmente os táxis são aqueles típicos do país, mas existem uns que parecem umas vans (que também podem ser usados por cadeirantes). Todos os táxis só recebem libras e alguns, recebem pagamento através do cartão de crédito (mas não são todos).

Dica: Os táxis no Reino Unido transportam até 5 pessoas, então faça as contas e veja se não vale a pena pegar um táxi ao invés de usar o transporte publico se estiver em um grupo de 4 ou 5 pessoas dependendo do destino no centro da cidade.

Para ver o post com dicas sobre andar de táxi, clique aqui -> Andando de táxi em Edimburgo.

→ Ônibus Lothian Buses 

Uma alternativa ao Airlink é o ônibus número 35 da empresa Lothian Buses. Esse ônibus atravessa praticamente toooooda a cidade, saindo do aeroporto, passando por uma região mais fora do centro, Parlamento Escocês, Palácio de Holyrood e segue em direção ao Ocean Terminal, no Porto de Leith.

SONY DSC

A frequência é a cada 15 minutos e o tempo de deslocamento é de mais ou menos 1 hora e 30 minutos, dependendo do horário. Os horários vão das 05:57 até as 23:58, dependendo do dia da semana, claro.

Mais informações sobre o ônibus número 35, é só clicar aqui.

→ Night Bus

Agora em junho de 2017, durante minha ultima viagem a Escócia, eu precisei pegar o õnibus de madrugada pela primeira vez. Meu voo tava marcado pras 18:30, então literalmente madruguei pra pegar o ônibus por volta das 03:00. O trajeto é super tranquilo e em mais ou menos uns 40 minutos eu tava lá no aeroporto.

Eu nunca cheguei em Edimburgo de madrugada e muito menos precisei ir até o aeroporto durante a madrugada. Mas como muitas vezes aparecem pessoas aqui no blog me pedindo se os ônibus funcionam lá pelas 4:00 ou até as 05:00 da manhã. Sim, os Night Buses estão ai pra isso.

Em Edimburgo, a única opção é o Night Bus N22, que funciona todos os dias da semana, das 00:10 até as 04:30 dependendo do dia da semana e de onde o ônibus parte (aeroporto ou centro da cidade). Tempo de deslocamento é de aproximadamente 45 minutos e a frequência é a cada 30 minutos.

IMG_4102

Importante: quem pegar o Night Bus deve ter o dinheiro exato referente ao valor da passagem, pois o motorista não dá troco. É só dizer ao motorista quantos tickets e colocar o dinheiro dentro de uma caixinha vermelha. Simples assim!!

Para maiores informações e tabela com os horários, é só clicar aqui.

Para ver o post sobre esse ônibus noturno, clique aqui: Night Buss N22 – Como ir do Centro de Edimburgo até o Aeroporto de madrugada

→ Ônibus Airlink (number 100)

No tempo que eu morei em Edimburgo, a opção de transporte que eu mais usei nesse trajeto foi o ônibus Airlink número 100. O Airlink é um ônibus especial, que liga o centro da cidade diretamente ao aeroporto, com algumas paradas pelo caminho.

Os ônibus partem em frente a Waverley Station (principal estação de trem de Edimburgo) e vão até o aeroporto em aproximadamente 1 hora (dependendo do horário e do trânsito). Já quem for pegar o ônibus no aeroporto, os ônibus estão parado no corredor em frente ao desembarque doméstico, na plataforma 19. Os ônibus começam a funcionar as 04:00 até as 00:35, dependendo do trajeto.

SONY DSC

Dica: ao comprar a passagem de ida e volta juntas, o valor fica mais barato.

Para maiores informações sobre esse ônibus, clique aqui -> Airlink: O ônibus que vai do aeroporto de Edimburgo até o centro da cidade.

→ Outras informações

Quem estiver no Reino Unido nos dias 25 de dezembro (Natal) e 01 de janeiro (Ano Novo) vai encontrar dificuldades em encontrar transporte para ir do aeroporto ao centro da cidade ou vice-versa. Isso acontece, pq esses são os dois únicos feriados que realmente são feriados no país, ou seja, literalmente nada funciona.

Lembro que quando voltei ao Brasil, no final do meu intercâmbio, eu tinha comprado a minha passagem entre Edimburgo – Londres para o dia 25 de dezembro e a única opção de transporte disponível eram os táxis. De qualquer forma, como eu estava com 3 malas, eu ia pegar o táxi do mesmo jeito. Mas se esse não for o caso, saiba que muito provavelmente o táxi sera a unica opção e com isso, vai ser necessário desembolsar um valor maior pela corrida. E claro, não esqueça de reservar, pois de ultima hora pode ser difícil encontrar um táxi pela cidade.

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Aeroporto, Edimburgo, Escócia, Transporte público - , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
19 comentários em "Edimburgo: Todas as opções de transporte para ir do aeroporto até o centro da cidade"
  1. Vanessa   14/09/15 • 11h14

    bruna, estou indo pro reino unido semana que vem e sei blog está sendo MUITO útil. Obrigada demais.
    Bjo!

    • Contando as Horas   15/09/15 • 15h32

      Oi, Vanessa

      Obrigada pelo comentário, fico feliz que tenha ajudado!
      Aproveiteeee!! =DD

  2. Renata Gonçalves   03/03/16 • 17h20

    Olá Bruna,estou adorando seu blog parabéns.
    Gostaria de umas informações vou pra Edimburgo dia 16/3/16 e estou pesquisando hostel,tenho um no endereço 93 High St, The Royal Mile, Edimburgo, Escócia e o outro 15 Johnston Terrrace, Edimburgo. Qual vc indicaria por ser mais perto de tudo e tranquilo. Grata pela atenção. BJO

    • Contando as Horas   03/03/16 • 19h57

      Oi, Renata

      Obrigada! :D

      High Street é uma parte da Royal Mile, fica na parte onde tem a Catedral de St Giles. Já o outro endereço é uma rua paralela a Royal Mile, que circunda os fundos do Castelo de Edimburgo (esse é o Hostel Castel Rock, né?).

      Olha, ambos estao super bem localizados, ficam na Old Town, pertinho do Castelo de Edimburgo.

      Obrigada pela visita aquu no blog! :D

  3. Milena Balieiro   12/05/16 • 14h43

    Olá, Bruna!

    Agradeço imensamente pelas suas dicas. Estou indo à Escócia em Junho.

    Ainda resta uma dúvida quanto ao transporte do Aeroporto ao hotel.
    Optarei por pegar o ônibus 100 da airlink. No entanto, para chegar no hotel ainda precisarei de um outro onibus da Lothian.. a pergunta é: consigo usar o mesmo ticket ou terei que comprar um novo ticket?

    • Contando as Horas   16/05/16 • 10h18

      Oi, Milena

      Tem que comprar outro ticket.

      Obrigada pela visita aqui no blog!! =DD

  4. Aurelina Ribeiro   15/07/16 • 14h36

    Olá!
    Vou para Escocia em agosto e tenho duvidas se o bilhete do autocarro turistico para dois dias inclui visita ao Castelo de Edimburgo . Pode ajudar-me? Obrigado

    • Contando as Horas   15/07/16 • 22h40

      Oi, Aurelina

      Não sei te dizer, pq existem vários ônibus turísticos em Edimburgo. Mas teoricamente não costuma estar incluído nenhuma atração junto com o preço pago pra andar nesses ônibus. Melhor mesmo checar no site do ônibus turístico em questão.

  5. Luciano Bento   14/08/16 • 07h19

    Bruna o que vc fazer num perido de apenas 1 dia em Edimburgo?

  6. Rosa Maria Freitas   26/09/16 • 15h21

    Se eu comprar o ticket do airlink 100 ida e volta, posso usar a volta 3 dias depois? Obrigada! Adorei seu blog!

  7. Dayana Gallego   18/10/16 • 18h39

    Oi Bruna, primeiramente adoro seu blog, você já me ajudou a viajar para muitos lugares kkkk
    tenho uma duvida vou passar 3 dias em Edimburgo, já vi que o clima estará bem típico: chuva + chuva + chuva, então pensei em fazer esse passeio por um dia https://www.tripadvisor.com.br/AttractionProductDetail?product=5211WHISKY&d=1070970&aidSuffix=tvrm&partner=Viator o que você acha ? conhece alguem q fez ?

    obrigada xx
    DAYANA

    • Contando as Horas   27/10/16 • 03h47

      Oi, Dayana

      Legal! :D Não sei se conheço alguém que já fez esse tour. Vc vai reservar através do site Viator?

  8. Thais   15/05/17 • 16h58

    Oi Bruna,
    Eu tenho um voo saindo de Edimburgo às 08h para Dublin, em um domingo. Como estou próxima da York Place, iria pegar o Tram, mas vi que o primeiro passa as 05h29 e o trajeto é de 45 minutos, eu chegaria as 06h15. Eu não conheço o aeroporto de Edimburgo, você acha que dá tempo? consigo me achar fácil lá assim que chegar? Ou seria mais indicado pegar o Airlink? Super obrigada! E suas dicas estão me ajudando super!

    • Contando as Horas   15/05/17 • 23h10

      Oi, Thais

      Teoricamente sim, o aeroporto é pequeno. O maior problema são os voos para os EUA, que lotam o aeroporto logo de manhã. Pode ter muita fila no controle de segurança (raio-x). Se vc conseguisse descobrir se tem muito voo pros EUA nesse mesmo periodo, seria melhor ir de Airlink, pra garantir.

      A ultima vez q estive no aeroporto de Edimburgo foi em setembro de 2014, peguei um voo de manha para Londres, fiquei pelo menos uns 40 minutos na fila do controle de segurança.

      Como alternativa, aeroporto oferece um fast pass, pago a parte. Ja escrevi sobre isso em um outro post. Da um olhada aqui: http://contandoashoras.com/2014/12/13/novidades-e-obras-no-aeroporto-de-edimburgo/

  9. Mauro   07/08/18 • 11h11

    Ola vou ficar em: 5/3 West Register Street, Cidade nova, Edimburgo, EH22AA, Reino Unido. Chegando por Dublin as 20 30 h. qual a melhor opcao?

    • Contando as Horas   13/08/18 • 18h18

      Oi, Mauro

      No Baxter Hostel? Vc pode pegar qualquer transporte a essa hora, todos tem parada ali perto. Vc vai precisar caminhar beeem pouco para chegar na tua hospedagem.

  10. Fabricio   16/02/19 • 19h08

    Olá Bruna, parabéns pelo site, esta sendo de grande ajuda para minha viagem, pretendo conhecer as Highlands de motorhome no próximo verão, tem alguma sugestão de roteiro? obrigado

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas