15.12
2014

Edimburgo: Todas as opções de transporte para ir do aeroporto até o centro da cidade

A última vez que eu tinha usado o aeroporto de Edimburgo foi quando o meu intercambio terminou, no dia 25 de dezembro de 2011. Desde então, eu já tinha voltado lá mais uma vez, em 2012, mas cheguei e sai de Edimburgo de trem. Agora em 2014 eu fiz questão de dar uma passadinha no aeroporto, pois vi que ele estava em obras e queria ver com os meus próprios olhos como as coisas estavam por lá.

Edimburgo tem apenas um aeroporto, o Aeroporto de Edimburgo (IATA: EDI) considerado o aeroporto mais movimentado da Escócia e o sétimo mais movimentado do Reino Unido. O aeroporto fica a mais ou menos uns 10 km do centro da cidade. E claro, quem decidir chegar (ou partir) a Escócia de avião, vai precisar pesquisar quais são as opções de transporte para ir até o centro da cidade. Existem apenas 5 opções, que são:

SONY DSC

→ Tram

Essa é a mais nova opção de transporte público de Edimburgo, foi inaugurado em maio de 2014. Agora em setembro eu usei o tram para ir do centro da cidade até o aeroporto e sério, de longe essa se tornou a melhor opção. Motivo? Não há mais motivo pra se preocupar com o movimento nas estradas dependendo do horário.

O tram vai da York Place (proximo a Bus Station e Waverley Station) até o aeroporto em aproximadamente 50 minutos. A frequencia é a cada 8-10 minutos durante a semana e nos finais de semana entre 12 a 15 minutos. 

SONY DSC

Importante: ao comprar o ticket, é necessário ter o dinheiro exato, pois a maquina não devolve troco.

Dica: ao comprar a passagem de ida e volta juntas, o valor fica mais barato.

Para ver o post sobre as minhas andanças no Tram, é só clicar aqui.

→ Táxi

Entre todas as opções de transporte, a melhor opção seria o táxi, se ele não fosse a mais cara. Para encontrar os táxis no aeroporto, logo ao sair da aerea de desembarque, é preciso deixar o terminal. Logo em frente vai haver outro prédio, é ali onde vão estar os táxis e também, é onde os taxis vão largar as pessoas que estão vindo do centro da cidade. É só seguir as placas, que não tem erro. Super tranquilo!

No tempo que morei em Edimburgo, precisei usar o táxi pouquíssimas vezes para ir/voltar do aeroporto. Usei o táxi nas duas vezes que cheguei em Edibmurgo pro meu intercâmbio, até pq eu estava com duas malas e seria impossivel eu conseguir pegar qualquer uma opção de transporte publico carregando duas malas. O trajeto geralmente leva uns 30 minutos.

SONY DSC

Geralmente os táxis são aqueles tipicos do país, mas existem uns que parecem umas vans (que também podem ser usados por cadeirantes). Todos os táxis só recebem libras e alguns, recebem pagamento atraves do cartão de crédito (mas não são todos).

Dica: Os táxis no Reino Unido transportam até 5 pessoas, então faça as contas e veja se não vale a pena pegar um táxi ao invés de usar o transporte publico se  estiver em um grupo de 4 ou 5 pessoas dependendo do destino no centro da cidade.

Para ver o post “Andando de táxi em Edimburgo”, é só clicar aqui.

→ Ônibus Lothian Buses 

Uma alternativa ao Airlink é o ônibus número 35 da empresa Lothian Buses. Esse ônibus atravessa praticamente toooooda a cidade, saindo do aeroporto, passando por uma região mais fora do centro, Parlamento Escoces, Palácio de Holyrood e segue em direção ao Ocean Terminal, no Porto de Leith.

SONY DSC

A frequencia é a cada 15 minutos e o tempo de deslocamento é de mais ou menos 1 hora, dependendo do horário. Os horários vão das 05:57 até as 23:58, dependendo do dia da semana, claro.

Mais informações sobre o ônibus número 35, é só clicar aqui.

→ Night Bus

Eu nunca cheguei em Edimburgo de madrugada e muito menos precisei ir até o aeroporto durante a madrugada. Mas muitas vezes aparecem pessoas aqui no blog me pedindo se os ônibus funcionam lá pelas 4:00 ou até as 05:00 da manhã. Sim, os Night Buses estão ai pra isso.

Em Edimburgo, a única opção é o Night Bus N22, que funciona todos os dias da semana, das 23:58 até as 04:43 dependendo do dia da semana e de onde o ônibus parte (aeroporto ou centro da cidde). Tempo de deslocamento é de aproximadamete 45 minutos e a frequencia é de 10 em 10 minutos.

IMG_4102

Importante: quem pegar o Night Bus deve ter o dinheiro exato referente ao valor da passagem, pois o motorista não dá troco. É só dizer ao motorista quantos tickets vai querer e colocar o dinheiro dentro de uma caixinha vermelha. Simples assim.

Para maiores informações e tabela com os horários, é só clicar aqui.

→ Ônibus Airlink (number 100)

No tempo que eu morei em Edimburgo, a opção de transporte que eu mais usei nesse trajeto foi o ônibus Airlink número 100. O Airlink é um ônibus especial, que liga o centro da cidade diretamente ao aeorporto, com algumas paradas pelo caminho.

Os ônibus partem em frente a Waverley Station (principal estação de trem de Edimburgo) e vão até o aeroporto em aproximadamente 50 minutos (dependendo do horário e do trânsito). Já quem for pegar o ônibus no aeorporto, os ônibus estão parado no corredor em frente ao desembarque doméstico, na plataforma 19. Os ônibus começam a funcionar as 04:00 até as 00:35, dependendo do trajeto.

SONY DSC

Dica: ao comprar a passagem de ida e volta juntas, o valor fica mais barato.

Para maiores informações, é só clicar aqui.

→ Outras informações

Quem estiver no Reino Unido nos dias 25 de dezembro (Natal) e 01 de janeiro (Ano Novo) vai encontrar dificuldades em encontrar transporte para ir do aeroporto ao centro da cidade ou vice-versa. Isso acontece, pq esses são os dois unicos feriados que realmente são feriados no país, ou seja, literalmente nada funciona.

Lembro que quando voltei ao Brasil, no final do meu intercÂmbio, eu tinha comprado a minha passagem entre Edimburgo – Londres para o dia 25 de dezembro e a única opção de transporte disponivel eram os táxis. De qualquer forma, como eu estava com 3 malas, eu ia pegar o táxi do mesmo jeito. Mas se esse não for o caso, saiba que muito provalmente o taxi sera a unica opção e com isso, vai ser necessario desembolsar um valor maior pela corrida. E claro, não esqueça de reservar, pois de ultima hora pode ser dificil encontrar um táxi pela cidade.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Aeroporto, Edimburgo, Escócia, Transporte público
Booking.com
  1. Vanessa 14/09/2015 | 11:14

    bruna, estou indo pro reino unido semana que vem e sei blog está sendo MUITO útil. Obrigada demais.
    Bjo!

    • Contando as Horas 15/09/2015 | 15:32

      Oi, Vanessa

      Obrigada pelo comentário, fico feliz que tenha ajudado!
      Aproveiteeee!! =DD

  2. Renata Gonçalves 03/03/2016 | 17:20

    Olá Bruna,estou adorando seu blog parabéns.
    Gostaria de umas informações vou pra Edimburgo dia 16/3/16 e estou pesquisando hostel,tenho um no endereço 93 High St, The Royal Mile, Edimburgo, Escócia e o outro 15 Johnston Terrrace, Edimburgo. Qual vc indicaria por ser mais perto de tudo e tranquilo. Grata pela atenção. BJO

    • Contando as Horas 03/03/2016 | 19:57

      Oi, Renata

      Obrigada! :D

      High Street é uma parte da Royal Mile, fica na parte onde tem a Catedral de St Giles. Já o outro endereço é uma rua paralela a Royal Mile, que circunda os fundos do Castelo de Edimburgo (esse é o Hostel Castel Rock, né?).

      Olha, ambos estao super bem localizados, ficam na Old Town, pertinho do Castelo de Edimburgo.

      Obrigada pela visita aquu no blog! :D

  3. Milena Balieiro 12/05/2016 | 14:43

    Olá, Bruna!

    Agradeço imensamente pelas suas dicas. Estou indo à Escócia em Junho.

    Ainda resta uma dúvida quanto ao transporte do Aeroporto ao hotel.
    Optarei por pegar o ônibus 100 da airlink. No entanto, para chegar no hotel ainda precisarei de um outro onibus da Lothian.. a pergunta é: consigo usar o mesmo ticket ou terei que comprar um novo ticket?

  4. Aurelina Ribeiro 15/07/2016 | 14:36

    Olá!
    Vou para Escocia em agosto e tenho duvidas se o bilhete do autocarro turistico para dois dias inclui visita ao Castelo de Edimburgo . Pode ajudar-me? Obrigado

    • Contando as Horas 15/07/2016 | 22:40

      Oi, Aurelina

      Não sei te dizer, pq existem vários ônibus turísticos em Edimburgo. Mas teoricamente não costuma estar incluído nenhuma atração junto com o preço pago pra andar nesses ônibus. Melhor mesmo checar no site do ônibus turístico em questão.

  5. Luciano Bento 14/08/2016 | 07:19

    Bruna o que vc fazer num perido de apenas 1 dia em Edimburgo?

  6. Rosa Maria Freitas 26/09/2016 | 15:21

    Se eu comprar o ticket do airlink 100 ida e volta, posso usar a volta 3 dias depois? Obrigada! Adorei seu blog!

  7. Dayana Gallego 18/10/2016 | 18:39

    Oi Bruna, primeiramente adoro seu blog, você já me ajudou a viajar para muitos lugares kkkk
    tenho uma duvida vou passar 3 dias em Edimburgo, já vi que o clima estará bem típico: chuva + chuva + chuva, então pensei em fazer esse passeio por um dia https://www.tripadvisor.com.br/AttractionProductDetail?product=5211WHISKY&d=1070970&aidSuffix=tvrm&partner=Viator o que você acha ? conhece alguem q fez ?

    obrigada xx
    DAYANA

    • Contando as Horas 27/10/2016 | 03:47

      Oi, Dayana

      Legal! :D Não sei se conheço alguém que já fez esse tour. Vc vai reservar através do site Viator?

Deixe o seu comentário...