28.10
2015

O Lado B de Edimburgo: A tranquilíssima região de Stockbridge

Uma das regiões de Edimburgo não muito exploradas por turistas, é Stockbridge. Só pra efeito de localização, Stockbridge fica logo atrás da New Town. Parece uma cidadezinha dentro da “cidade grande”.

edimbra 2011 761

Essa região da cidade é um daqueles lugares onde não existe nada super hiper master mega turístico, ou seja, ninguém vai até lá pra fotografar algo em especifico e pronto. O legal mesmo é sair caminhar meio sem rumo pelas suas ruas ruazinhas, que são super tranquilas. 

Stockbride era um vilarejo independente, que só passou a pertencer a Edimburgo durante o século 19. Tudo nessa região sempre girou em torno da Stock Bridge, uma ponte de pedra construída no final do século 18, que cruza o rio Water of Leith, o principal rio de Edimburgo, que atravessa literalmente a cidade toda, indo desde a sua nascente nas Pentland Hills até o Porto de Leith.

edimbra 2011 758

Pra desbravar bem essa região, o ideal é começar o roteiro na St Stephen’s Church (também conhecida por Stockbridge Church), uma igreja de decoração interna bem simples, mas que durante a época dos festivais de verão recebe uma enorme quantidade de eventos. O legal mesmo é ir até a Circus Lane, ali pertinho, uma ruazinha suuuper charmosa que rende ótimas fotos com a St Stephen’s Church ao fundo.

edimbra 2011 743

Depois é só seguir caminhando até achar a Stock Bridge, a ponte que deu nome a toda essa região. Um edificio que parece um castelinho (onde está a Pizza Express), pode ser usado como ponto de referencia para explorar melhor a região.

De um lado fica o antigo arco de entrada do Stockbridge Market, que hoje em dia ainda existe, mas funciona somente aos sábados e vende de tudo, desde comida a artesanato. As barraquinhas são montadas ali mesmo, tinha até barraquinha de brasileiros (não sei se ainda existe)… Vale a pena conferir!

edimbra 2011 747

Ali pertinho fica I.J Mellis, considerado um dos melhores lugares pra comprar queijo em Edimburgo. Além dessa loja em Stockbridge, existem mais duas outras espalhadas pela cidade, mas também tem em Glasgow, Aberdeen e St Andrews. Eu gostava de ir nessa loja de Stockbridge. O lugar é pequeno, mas existe milhões de opções de queijos escoceses e britânicos em geral, entre outros. Vale a pena conferir!

edimbra 2011 750

edimbra 2011 751

Não deixe de reparar nas diversas lojas que vendem artesanatos de todos os tipos, desde jóias, roupas, enfeites pra casa, entre outros.

Essa região também é muito frequentada a noite, pois ali estão alguns ótimos restaurantes da cidade, como o Blackwood’s Bar & GrillLancersBailie Bar & PubAntiquary, Bon Vivant, Scran & Scallie, Suree Thai, entre outros.

edimbra 2011 854

Uma das ruas mais famosas dessa região é a Ann Street, uma ruazinha com traços feitos por Sir Henry Raeburn em conjunto com o arquiteto James Milne, para homenagear a sua esposa, Ann. Por longos anos ela foi considerada uma das ruas mais bonitas da Grã Bretanha e uma das precursoras no país nesse estilo de casas com jardins privados na parte frontal.

edimbra 2011 753

edimbra 2011 756

Outra coisa que chama bastante atenção, são as estátuas chamadas “6 Times”, criadas pelo artista Antony Gormley. Na verdade, essas 6 figuras humanas em tamanho real foram colocadas ao longo do rio Water of Leith e uma delas pode ser vista na região de Stockbridge.

Obviamente que eu não sabia da existência dessas estátuas e levei o maior susto ao ver uma pessoa parada dentro do rio meio encoberta pelas árvores.

edimbra 2011 872

E por falar no rio, existe uma trilha que percorre lado a lado com o rio Water of Leith, ligando Stockbridge a Dean Village.

edimbra 2011 839

edimbra 2011 826

O acesso é feito pela St Bernard’s Bridge, uma ponte com arcos, que serve tanto pra cruzar o Water of Leith ou como passagem pra continuar a trilha chamada Water of Leith Walkway.

edimbra 2011 833

edimbra 2011 822

No meio do caminho, fica o St Bernard’s Well, um poço com água mineral com propriedades medicinais, construído em 1760. Mas esse não é um poço qualquer, pois Alexander Nasmyth, um pintor escocês suuuper famoso, foi contratado para desenhar um monumento que o encobrisse. Dizem que o seu projeto foi inspirado no Templo de Vesta, em Tivoli na Itália. E o resultado ficou super bonito!

edimbra 2011 816

edimbra 2011 815

Não deixe de reparar nas colunas de estilo dórico totalmente feitas de pedra e na estátua que está em seu interior, a Statue of Hygieia, uma homenagem a deusa grega da saúde.

edimbra 2011 812

edimbra 2011 817

E pra quem já está na metade do caminho, vale a pena dar uma esticadinha e conhecer também outras atrações que ficam na região, como o Dean Village, o Royal Botanic Garden, o Inverleith Park e o Fettes College (clique nos links em vermelho pra ver os respectivos posts).

edimbra 2011 784

* Quer se hospedar em Stockbridge? Para ver as opções de hotéis nessa região, é só clicar aqui. *

Na primeira vez que estive em Edimburgo, ainda em 2008, nós ficamos hospedados em Stockbridge, no Hotel Number 10, que atualmente se chama Nira Caledonia. Para ler o post sobre esse hotel, é só clicar aqui.

O “Lado B de Edimburgo” é uma série de posts que vou publicar nos próximos meses, falando somente de lugares pouco conhecidos por turistas, mas que com toda a certeza, valem muito a pena serem incluídos em um próximo roteiro de viagem a Edimburgo! 

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Atrações turísticas, Edimburgo, Escócia
Booking.com
  1. Sonia 28/10/2015 | 17:40

    Tô aqui conhecendo um pouco de Edimburgo através dos seus olhos ;) adorando!

    • Contando as Horas 29/10/2015 | 12:20

      Oi, Guria

      Legal!! Obrigada pela visita! Edimburgo é sensacional. Nem sei pq eu demoro tanto pra escrever uma nova leva de posts sobre a cidade, tem muito lugar legal por lá a ser explorado.

  2. Daniel 17/01/2016 | 17:04

    Eu e minha família estamos decididos a morar na Europa e nossa principal opção é Edinburgh …

    Legal seu blog com a visão de quem já morou lá!

    Obrigado

    • Contando as Horas 18/01/2016 | 21:54

      Oi, Daniel

      Legal!! Escolheu uma das melhores opções! A Escócia, assim como o UK em geral, são sensacionais.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  3. Tatiana 08/05/2016 | 10:27

    Oi Bruna,
    estou mudando para Edimburgo em março do ano que vem e vou ficar justamente em Stockbrigde (pelo menos por um mês, que é o tempo de aluguel do meu ap temporário). O bairro parece ser uma gracinha e o seu blog tem me ajudado muito a entrar no clima da cidade e a me apaixonar ainda mais por ela. Obrigada.

    • Contando as Horas 10/05/2016 | 01:07

      Oi, Tatiana

      Ahhh, que legal!! Sortuda!! Essa região é super legalzinha. Vc vai adorar!

      Vou acompanhar o teu blog. Quando estiver em Edimburgo, me manda uma mensagem. Gosto de acompanhar a viagem dos leitores aqui do blog! E assim aproveito pra rever um pouco de Edinbráááá!! =DDD

Deixe o seu comentário...