31.03
2013

Edimburgo: Onde é melhor se hospedar?

Uma das dúvidas que aparecem com grande frequência aqui no blog é sobre “Onde é melhor eu me hospedar em Edimburgo?“. Então, pensando bem achei que seria interessante tentar esclarecer algumas coisas sobre esse assunto nesse post.

Claro que é impossível analisar um por um dos hotéis que existem em Edimburgo e dar uma opinião, até pq eu tive a oportunidade de me hospedar apenas por duas vezes na cidade, uma ainda em 2008, quando passei as férias viajando entre a Inglaterra e a Escócia e a ultima vez foi no ano passado, quando voltei a Edimburgo pra passar meu aniversário.

Hotéis na New Town

Hotéis na New Town

Toda vez que vou organizar uma viagem eu sigo a risca sempre o mesmo passo a passo na elaboração do roteiro. Primeiro compro as passagens e logo em seguida já começo a pesquisar os hotéis.

Uma coisa que acho super importante e que facilita muito saber se o hotel é bem localizado ou não, é jogar o nome da cidade no google maps e destacar onde ficam todas as principais atrações a serem visitadas naquele lugar. Depois disso é só ver os hotéis que ficam nessa região e escolher o que mais agrada.

3_993x768

Então vamos lá.. Onde se hospedar em Edimburgo? Qual é a melhor região?

Edimburgo, ao contrario de muitas outras capitais de países europeus, é suuuuuper compacta. A cidade é realmente muito pequena e é totalmente possível visitar todas as atrações a pé. A grande maioria dos hotéis ficam muito bem localizados, mas claro que sempre vão existir acomodações um pouco mais distantes do centro da cidade, onde o valor é muito mais acessível, mas nada disso quer dizer que vai ser necessário perder um tempão em deslocamento com transporte público.

Pra facilitar o entendimento, acho que vai ficar mais facil eu separar as hospedagens por tipos e algumas opções de hospedagem eu até vou fazer algum comentário.

→ Os hotéis 5 estrelas

O hotel mais luxuoso de Edimburgo é o Hotel Balmoral. A sua localização não poderia ser melhor, fica no coração da cidade, em uma das principais ruas de Edimburgo, a Princes Street. Fica na mesma quadra que a Waverley Station, a principal estação de trem da cidade.

Outras redes de hotéis 5 estrelas também estão presentes, como: Missoni, Sheraton e Hilton Caledonian. De todos esses hotéis, o hotel Missoni está super bem localizado, na Royal Mile a pouquissimos passos de qualquer atração da cidade. O Hotel Sheraton está localizado no West End, na Lothian Road, nos fundos do Castelo de Edimburgo. Já o Hilton tem três hotéis em Edimburgo: um próximo ao aeroporto e dois no centro da cidade. Os hotéis no centro da cidade ficam super bem localizados, no fim da Princes Street divisa com o West End. O Hilton Caledonian, que é o unico hotel 5 estrelas no centro da cidade, fica praticamente ao lado do Hotel Sheraton e de frente pra loja de departamento House of Fraser.

Hotel Missoni

Hotel Missoni

→ Demais hotéis (Hotéis 4 e 3 estrelas e hotéis de baixo custo)

De um tempos pra cá, a rede hoteleira de Edimburgo tem aumentado consideravelmente. As redes de hotéis mais populares estão se instalando na cidade e as redes que já existiam e que tinham uns hotéis mais antigões estão se reformando pra entrar no pareo. Então, além dos hotéis onde os próprios donos são escoceses, ainda existem muitas outras opções com nomes bem conhecidos de todo mundo.

A grande maioria dos hotéis classificados como 4 e 3 estrelas estão localizados na própria Royal Mile e Princess Street ou nos seus arredores, coisa de 2 ou 3 quadras de distância. Hotéis classificados como de “baixo custo”, alguns, também oferecem ótimas localizações, porém o grau de exigência quando ao que vai ser encontrado nos quartos são inesistentes.

As opções de hotéis 4 estrelas são enormes, entre os hotéis que fazem parte de redes já conhecidas estão: Radisson Blu que fica na Royal Mile, próximo a North Bridge, o Hilton Edinburgh Grosvenor fica um pouco mais adiante na Princes Street, na esquina de uma ruazinha bem calma, sentido quem vai para a Haymarket Station. Outros hotéis considerados muitos bons (segundo avaliações em sites de reservas) são: Fraser Suites Edinburgh que fica entre a Market Street e a Royal Mile, próximo ao Castelo de Edimburgo, ainda tem o Apex International Hotel que fica na Grassmarket. Edimburgo também tem um Novotel, que fica entre a Grassmarket e o Meadows Park. Outra boa opção é o The King James by Thistle que bem próximo ao Calton Hill. E ainda, o Tigerlily que fica na George Street que chama atenção a noite com suas luzes rosas na janela.

Outras opções a serem consideradas, apesar de serem um pouqco mais afastadas do centro da cidade são: o  Marriott que fica entre o aeroporto e o zoológico da cidade e o Hotel Indigo Edinburgh que fica no sentido quem vai para o Porto de Leith.

Entre as redes de hotéis classificados como 3 estrelas estão: Juris Inn, Mercure, Thistle, Premier Inn, Apex e todos esses tem localizações excelentes, muito próximas ou na própria Royal Mile e Princes Street.

Hotéis que se enquadram direitinho no padrão “baixo custo” que eu já vi em Edimburgo são: o EasyHotel que está localizado na Princes Street, o CastleView Guest House que fica na Castle Street, entre a Princes Street e a George Street e ainda tem um Ibis que fica bem localizado também, entre a Royal Mile e a Cowgate.

Hotel 4 estrelas

Hotel 4 estrelas

→ Bed & Breakfast

Existem alguns lugares no estilo Bed & Breakfast espalhados por Edimburgo, tanto na New Town como na Old Town, mas com toda a certeza, as duas maiores concentrações desse tipo de hospedagem ficam na Nicolson Street/Clerk Street/Newington Road que são apenas ruas que seguem a North Bridge sentido Old Town e ainda, outra opção é na West Coates/Roseburn Terrace/Corstorphine Road que são a mesma rua também e que seguem a partir da Haymarket Station e Murrayfield Stadium sentido aeroporto.

Quanto mais próxima a Newington Road e a Corstorphine Road, mais longe ficam do centro da cidade e talvez seja necessário utilizar transporte publico pra chegar até a Royal Mile ou Princess Street, as duas ruas mais centrais de Edimburgo. E logicamente, quanto mais proximo a Nicolson Street e a West Coates,  a hospedagem será mais próxima do centro turistico da cidade.

→ Hostels

Como qualquer cidade européia, Edimburgo também oferece uma gama muito boa de hostels. Claro que existem hostels espalhados por todas as partes da cidade, mas a grande concentração desse tipo de hospedagem mais economica fica na Grassmarket ou em ruas próximas. A Grassmarket é conhecida por ser a “rua dos pubs” em Edimburgo. Essa rua fica em paralelo a Royal Mile, ou seja, quem se hospedar por ali estará muito bem localizado.

Como eu nunca me hospedei em nenhum hostel em Edimburgo, fica dificil eu dizer alguma coisa mais concreta, mas conheço algumas pessoas que se hospedaram em alguns albergues e gostaram bastante.

Três ótimos sites pra pesquisar hostels são: Hostel Bookers, Hostel World e HI Hostels.

5_1024x766

→ Apartamentos

De uns tempos pra cá ficou bem frequente alugar apartamentos, principalmente quando o número de pessoas é um pouco maior e quando a estadia na cidade também for por volta de 1 semana ou mais. Uma das grandes vantagens desse tipo de acomodação é a economia com a alimentação, já que quase sempre a cozinha dos apartamentos é totalmente equipada, garantindo assim, que seja possivel preparar o café da manhã/almoço/jantar em casa.

Uma das redes de apartamentos mais bem localizadas de Edimburgo (eu já vi as plaquinhas de aluguel) é a St Giles Apartments que fica bem em frente a Catedral de St Giles na Royal Mile. Outra rede de apartamentos super bem localizada é a Greyfriars Apartments, que fica na rua paralela a Royal Mile e a Grassmarket. E muito bem localizada também está o Stay Edinburgh City Apartments – Royal Mile, que como o proprio nome já indica fica na Royal Mile. Também existem o Residence Inn by Marriott Edinburgh e o Thistle Residence – Quartermile Apartments que ficam entre o Castelo de Edimburgo e o Meadows Park. Ainda tem o Princes Street Suites que fica bem próximo ao Calton Hill.

Outras opções de apartamentos, porém um pouquinho mais afastadas do centro turistico da cidade (mas não muuuito afastada, nada que exija depender de transporte público) são: Staycity Serviced Apartments- West End que fica atrás da Haymarket Station (um amigo do curso de inglês se hospedou ali durante as 2 semanas que fez intercâmbio e me disse que tinha gostado bastanet) e Fountain Court Apartments – Grove Executive (que fica perto de onde eu morava, na mesma rua inclusive, pertíssimo da Haymarket Station e da Lothian Road).

Um outro site, que apesar de eu nunca ter usado, eu já li muitas opiniões a respeito e que funciona super bem é o Airbnb, com muitas opções de apartamentos para todos os tipos de gosto e pra contentar todos os tipos de bolso. Ainda, para ver maiores opções de apartamentos espalhados por Edimburgo, existe o site do Booking, então é só clicar aqui pra ter acesso a listinha de opções.

IF

→ Na minha opinião, é melhor se hospedar…

Os dois únicos hotéis que me hospedei em Edimburgo foram: Number 10 Hotel, que agora se chama Nira Caledonia (para reservar esse hotel é só clicar aqui) e o Hotel Missoni (para reservar esse hotel é só clicar aqui). Cada hotel tem um estilo diferente e ficam em diferentes partes da cidade. O Nira Caledonia fica na New Town, em um edificio histórico de estilo georgiano, não tem elevadores e o estilo do hotel é mais clássico. Já o Hotel Missoni, está localizado na Royal Mile, a principal rua da Old Town de Edimburgo. Fica muito próximo do Castelo de Edimburgo e da Catedral de St Giles. O edificio onde o hotel foi construido segue padrões mais modernos, assim como a decoração interna do hotel, tudo dentro dos padrões da marca Missoni. Ambos os hotéis que fiquei eu gostei muito e recomendo. (Para acessar os respectivos posts é só clicar nos links em vermelho).

Então, no geral, tudo vai depender do orçamento de cada um. Edimburgo tem opções para todos os bolsos e gostos, mas com toda a certeza, se possivel for, o ideal na minha opinião é se hospedar na Royal Mile e na Princes Street, pra não ter erro, mas outras boas alternativas são os hotéis localizados tanto na Lothian Road como na Shandwick Place e nos arredores dessas duas ruas.

Hotel Nira Caledonia

Hotel Nira Caledonia

→ Outras informações

É importante levar em consideração os meses que acontecem os Festivais de Edimburgo, sejam eles os de verão ou os de inverno. O Festival de Verão de Edimburgo, que inclui o Fringe Festival e o Royal Edinburgh Military Tattoo acontece sempre durante o mes de agosto (o mes todo). Já o festival de inverno, que começam com as comemorações de Natal e se extendem até o Hogmanay, o Ano Novo escoces, obviamente acontecem entre metade de dezembro até inicio de janeiro do próximo ano. Então, pra não ter surpresas com relação a acomodação, é sempre bom reservar com muita antecedência. Ah, as hospedagens nesse periodo, como esperado, custam um pouco mais caro do que o normal, já que a demanda é enorme.

Dois sites que recomendo muito, são: Booking (onde reservo sempre os meus hotéis, desde a época em que fui morar em Edimburgo) e ainda, pra conferir as fotos e ler algumas opiniões, eu costumo dar uma olhadinha no TripAdvisor.

Para ver mais opções de hotéis em Edimburgo, é só clicar aqui.

** Se você gostou das dicas desse blog e quiser dar uma força reservando hotel em Edimburgo através do site Booking, para iniciar as pesquisas, é só clicar aqui -> Reservar hotel em Edimburgo. Obrigada!!! **

** Importante: Ao reservar um hotel através de um link do site Booking aqui nesse post, será repassado uma comissão ao blog Contando as Horas. **

** Não sabe como utilizar o site do Booking? Aqui vai um post bem detalhado sobre como escolher e reservar um hotel. **

Posts relacionados:

Nesse post estão listados todos os hotéis que me hospedei até hoje

Lista com todos os posts sobre Edimburgo

Todas as opções de transporte entre Londres e Edimburgo

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Edimburgo, Escócia, Hospedagem, Hotéis
Booking.com
  1. Heloísa Martins 09/04/2013 | 22:48

    Olá, Bruna. Você tem alguma recomendação de hotel em Glasgow? Não estou encontrando muita coisa. Obrigada, Heloísa.

    • Bruna 11/04/2013 | 10:44

      Oi Heloísa,

      Te respondi lá no outro comentário no post sobre Glasgow. =)

  2. Maria 12/06/2013 | 10:58

    Fiquei num hotel ótimo em Edimburgo. O Parliament House, grudado com Calton Hill. Amei.

    • Bruna Bartolamei 12/06/2013 | 20:02

      Oi, Maria

      Obrigada pela dica! :D

      • Cassia 02/02/2014 | 19:02

        Meu esposo vai sempre a Edinburgh para fazer cursos e fica nesse hotel Parliament House, ele adora mas não é dos mais baratos.

        • Contando as Horas 04/02/2014 | 01:16

          Oi, Cassia

          Nunca tinha reparado nesse hotel e tbm não tenho idéia dos valores das diárias, mas ao menos a localização é muito boa, bem perto do Calton Hill.

          Obrigada pela dica!

  3. Jamille 05/12/2013 | 17:58

    Olá Bruna, preciso muito de ajuda. Programei uma viagem para Europa no fim desse ano e reservei todos os hostels exceto o de Edimburgo e é justamente na pior data possível: 30, 31 de dezembro. Agora só encontro hostels muito caros. Você tem alguma ideia para me ajudar ou terei que pagar 50€ mesmo?

    Muito obrigada de qualquer forma.

    • Contando as Horas 16/12/2013 | 15:17

      Oi, Jamille

      Desculpe a demora pra responder, mas eu estava em viagem e voltei ontem.

      Essa época do ano relamente tudo é muito mais caro em Edimburgo por conta das comemorações do Hogmanay. Não tenho nenhuma dica de hostels na cidade, até então nunca me hospedi em um por lá.

      Talvez vc devesse ver alguma hospedagem em alguma cidade proxima, que nao seja tão turistica. Ou, infelizmente vc vai ter que desembolsar uma grana altinha para qualquer tipo de hospedagem, mesmo sendo hostels ou aptos alugados, pois agosto e dezembro são os meses mais caros em Edimburgo.

  4. Flaviana 09/03/2014 | 22:56

    Olá, Bruna,
    Estava pra fechar um B&B bem recomendado pelo Trip Advisor quando li seu post e me bateu uma dúvida com relação à localização. O B&B é o Adria Guest House e fica na 11 Royal Terrace. É fora de mão? Eu não tenho ideia das distâncias e da topografia da Old Town e New Town e não sei se esse lugar é bom ou ruim. Fica no alto? A princess Street e os arredores que você comentou ficam embaixo, certo?
    Se você puder ajudar sua opinião, agradeço muito!
    Obrigada!

  5. Contando as Horas 10/03/2014 | 00:09

    Oi, Flaviana

    Fui olhar agora no google maps e fica em direção ao Porto de Leith, meio perto do Calton Hill. Fica uns 15 minutos da Waverley Station e da Princes Street. A localização é boa sim, mas vc vai ter que caminhar uns 15 minutos pra chegar nas principais atrações.

  6. Cibele Augusta de Oliveira 24/06/2014 | 20:39

    Olá Bruna( eudenovo, hehehe)…
    O hotel que reservei pra ir a Edimburgo em agosto é o Ibis Budget( creio que é novo)…o preço está ótimo( consegui uma super oferta pois reservei a um bom tempo) mas a localização parece um pouco distante dos pontos turísticos( 6 Lochside View).1- Será que teremos dificuldade de andar de ônibus? Chegarei de avião e sairei de trem…
    2-Outra coisa, no aeroporto nós conseguimos comprar os passes individuais de ônibus já que dificilmente estaremos com dinheiro trocado???
    Grata pelas respostas…

    • Contando as Horas 25/06/2014 | 00:53

      Oi, Cibele

      Esse hotel é longe do centro da cidade, fica perto do aeroporto. Então, vc vai depender de transporte público pra tudo, seja ônibus ou tram. O tram entrou em funcionamento agora em maio, eu não sei se ele passa perto desse hotel, mas vale vc dar uma olhada. Pra ti ter uma idéia, de ônibus (Airlink) do aeroporto até o centro da cidade são uns 30 – 40 minutos. Se for mais fácil andar de ônibus (do que de tram), vc não vai ter nenhuma dificuldade. É bem tranquilo!
      Vc pode procurar as rotas nesse site aqui, que é da empresa de ônibus de Edimburgo e também pode baixar o aplicativo no celular: http://lothianbuses.com

      Vc pode comprar os tickets online nesse link aqui
      http://lothianbuses.com/customer-services/buy-online

      E ainda, vc pode comprar o bilhete eletronico tbm, no proprio site, ai vc deve mostar o celular. Não sei bem como funciona, nunca testei, mas vc pode ler mais aqui:
      http://lothianbuses.com/plan-a-journey/fares-and-tickets

      Fique tranquila, vc vai ver que é tudo muito organizado, fácil e tranquilo lá em Edimburgo. Não tem com o que se preocupar.

      Ah, eu visitei o teu blog esses dias, li alguns posts de NYC (ainda quero conhecer os EUA), mas não consegui comentar.

  7. Cibele Augusta de Oliveira 25/06/2014 | 12:45

    Poisé….fiquei achando ruim essa distância mas ficou mega barato e é um Ibis, ou seja, um hotel de um padrão bom…Tentei reservar outros do mesmo padrão e ficavam três vezes mais caro….mas ainda vou procurar outros.
    Que bom que deu uma olhada no meu blog( ainda quero ter um blog bem legal como o seu- ainda estou aprendendo, rs). Amei NYC, apesar do frio excessivo….mas gostei demais da Flórida também, das Keys então…Tudo muito limpo e organizado…apesar que tenho paixão pela Europa e em especial por Amsterdam…
    Eu e meu marido estamos próximos da aposentadoria e queremos escolher algum país pra passar um ano melhorando nosso inglês…Aí terei muitas narrativas, kkkk
    Obrigada pelas dicas.Bjs.

  8. Cibele Augusta de Oliveira 25/06/2014 | 20:20

    Bruna…acabei repensando e fiz a reserva no Ibis Royal Mile devido a localização já que ficaremos pouco na cidade achei que não compensaria perder 30 minutos pra chegar ao centro…

    • Contando as Horas 26/06/2014 | 21:56

      Oi, Cibele

      Acho que vc tomou uma decisão certa, ainda mais que vc vai ter pouco tempo em Edimburgo. Vc vai conseguir aproveitar mais! :D

      Então, dois lugares que quero muito conhecer nos EUA são: San Francisco e o Alasca. Claro que tbm quero ir a NYC e a Washington. Ainda tenho que renovar meu visto que venceu ano passado e eu nem usei.

      Sabe que tbm adorei Amsterdam? Fui 3x enquanto morei em Edimburgo. Não imaginava que a cidade era daquele jeito, na verdade, sempre tive a impressao de ser tudo meio decadente ( nem sei pq). Me surpreendi muito com Amsterdam e a Holanda em geral.

      Puxa, fazer um intercambio é a melhor coisa. Vcs vão adorar! Não deixem de fazer mesmo, é uma experiencia sensacional! :D

  9. Alice 26/01/2016 | 00:08

    Olá Bruna! descobri hoje seu blog!! estou organizando uma viagem a Londres com uma esticada até Edinbrá (rs)! Alguma sugestáo de B&B ou hostel com boa localizacao?
    obrigada!

    • Contando as Horas 26/01/2016 | 14:25

      Oi, Alice

      Existem vários com boas localizações. A maioria dos hostels ficam na Grassmarket e arredores. Não tenho nenhum especifico pra te indicar, pq nunca me hospedei em nenhum.

      1) Esse que aparece na foto, o Castle Rock, fica super bem localizado, pertíssimo do Castelo de Edimburgo, por exemplo.
      2) Tem o Budget Backpackers que fica entre a Grassmarket e a Cowgate, rua paralela a Royal Mile.
      3) City Stay Edinburgh, fica na Queen Street, rua paralela a Princes Street (sentido New Town).
      4 e 5) O The Baxter e o Central Youth ficam próximos ao Calton Hill.

      Aqui listei alguns que lembro de ter visto ou que alguém tenha me falado bem, ou algo do tipo. Mas aconselho vc a pesquisar sobre os demais tópicos, pq levei em consideração aqui pra te sugerir foi apenas a localização, ok?

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  10. rebeca 06/12/2016 | 01:29

    Oi

    Vou para edimburgo no mes de março/2017 e reservei o hotel Macdonald Houston House o que vc acha, vi inforamçoes no trivaogo, ebooking 3 hotek 4 estrelas parece bom e perto da cidade velha.
    Vi o Clanning mas achei longe, parece melhor, não sei gostaria de sua opinião.

Deixe o seu comentário...