11.03
2014

Panamá: Informações práticas

Post atualizado em junho de 2015.

Essa foi a minha primeira viagem ao Panamá (de muitas, eu espero), nem bem acabei de chegar e já estou aqui escrevendo esse post com todas as informações importantes pra organizar uma viagem a esse país que vem se destacando cada vez mais entre os brasileiros.

Por tudo que eu já tinha lido antes de viajar, eu já tinha gostado do Panamá e agora que voltei de viagem, posso confirmar que as minhas expectativas foram realmente superadas.

15_1200x830

É claro que o país está um verdadeiro canteiro de obras, mas ao menos eles estão se preparando muito bem para receber os turistas, que ano após ano só estão aumentando.

Aqui vão algumas informações que considero super importantes ter conhecimento antes de se aventurar a comprar uma passagem ao Panamá.

12_1200x825

♣♣ Visto e Vacinas ♣♣

Como eu já falei no post inicial sobre o Panamá brasileiros não precisam de visto para entrar no país por até 180 dias. Porém é necessário se vacinar contra a Febre Amarela, pois as autoridades do Panamá exigem o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela para poder entrar no país.

Quando fui pegar o meu cartão de embarque no guiche de atendimento da Copa Airlines no aeroporto de Guarulhos, além de apresentar o meu passaporte eu tive que mostrar o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela. Essa foi a única vez que precisei mostrar.

Quem quiser ler o post que escrevi sobre Vacina contra a Febre Amarela e Como fazer a Carteira Internacional de Vacinação, é só clicar aqui.

Desde janeiro de 2015, o Panamá não exige mais Vacina e o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela de Brasileiros.

x4_1200x815

♣♣ Como ir até o Panamá ♣♣

A única empresa que opera voo direto saindo de várias cidades do Brasil em direção ao Panamá é a Copa Airlines. Eu optei por sair de São Paulo (Aeroporto de Guarulhos) e como meu voo era diurno, foi tudo muito tranquilo. O avião da Copa tem tanto classe executiva quanto classe economica. A classe executiva tem configuração de 2-2 e a classe economica se configura em 3-3. O voo é relativamente rápido, o tempo de viagem fica em torno de 6 horas e 30 minutos.

Quem quiser ler o post que escrevi sobre a minha experiência em voar com a Copa Airlines, é só clicar aqui.

Além da Copa Airlines, existe mais uma cia aérea que também voa do Brasil para lá, mas pra isso, é preciso fazer uma conexão. Avianca voa para o Panamá com conexão em Bogotá, na Colômbia.

20_1200x889

♣♣ Chegando no Panamá ♣♣

Como eu já falei nesse post aqui, o principal aeroporto do Panamá é o Aeroporto Internacional de Tocumen, que fica a 25 km do centro da Cidade do Panamá. Atualmente o aeroporto tem apenas um terminal, mas o segundo terminal já esta em construção. O aeroporto é grandinho, se comparado com os do Brasil, mas se comparar com o Heathrow (em Londres) ou Kastrup (na Dinamarca), eu achei ele pequeno.

O Free Shop é relativamente grandinho, mas nada gigantesco como li em muitos lugares porai. Quem quiser fazer umas comprinhas por lá, 4 horas de conexão é tempo suficiente pra comprar alguma coisa. As lojas são relativamente pequenas, existem muitas marcas, mas com poucas variedades.

3_1200x900

♣♣ Desembarcando no Panamá: Landing Card, Imigração e Alfandega ♣♣

Quem já viajou para o Reino Unido ou para Barbados, sabe que ao entrar no avião, as aeromoças já passam distribuindo dois formulários que precisamos preencher, um é o Landing Card e outro é referente a Alfandega. O primeiro formulário é chamado de Registro Migratório – Tarjeta de Ingresso, basicamente exige que a gente preencha nossos dados pessoais e alguns dados do passaporte, já o outro formulário é chamado de Declaracion Jurada del Viajero, pergunta coisas relacionadas ao que vamos fazer lá, sobre o hotel que vamos nos hospedar (tem que escrever o endereço), sobre quantidade de dinheiro que estamos levando e coisa e tal.

Como o aeroporto do Panamá é bem movimentado, o processo de imigração é um pouco demorado. No dia que cheguei, a fila estava consideravelmente grandinha. Acho que levei uns 20 a 25 minutos pra ser atendida. Quando chegou a minha vez, a oficial me fez algumas perguntas do tipo: quantos dias eu ia ficar no Panamá, qual era o motivo da viagem (férias, trabalho), onde eu ia me hospedar, se eu tinha alguém que iria me buscar no aeroporto. Depois de responder as perguntas, ela tirou uma foto minha e ainda tive que deixar todas as minhas digitais ali.

c13_1200x900_1200x900

Quem tiver que retirar mala, logo após passar a imigração, esse será o momento. No meu caso, como viajei só com uma bagagem de mão, fui direto pra alfandega. Lá é preciso entregar o formulário e passar todos os nossos pertences (mala, bolsa) por um controle de segurança (raio-x). Só ai é que podemos sair do aeroporto.

♣♣ Seguro Saúde ♣♣

O Panamá oferece aos turistas que desembarcam no país um seguro saúde gratuito por até 30 dias. Então, logo que terminei o processo na imigração, a oficial me entregou o cartão referente ao seguro saúde concedido pelo governo do Panamá a todos os turistas. Eu já sabia desse detalhe, então quando fui fazer o meu seguro saúde pra essa viagem, apenas fiz pros dias que iria ficar em Aruba. Felizmente não precisei usar o seguro saúde do Panamá, então não sei como as coisas funcionam na prática.

Até meados de 2014, o Panamá oferecia seguro viagm gratuito por até 30 dias a todos os turistas. Agora em fevereiro de 2015, eu voltei ao Panamá, e essa regra não está mais em vigor. Quem vier ao Panamá precisa fazer um seguro viagem por conta própria.

x19_1200x742

♣♣ Diferença de fuso horário ♣♣

O Panamá não tem o mesmo horário que o Brasil. É importantíssimo se certificar em qual época do ano vai acontecer a viagem, pq dependendo, a diferença de horário pode ser de 2 ou 3 horas. Quando eu estive lá, na semana passada, já não era mais horário de verão aqui no Brasil, então a diferença de horário era de 2 horas, ou seja, 2 horas a menos no Panamá. Então, quando aqui no Brasil era 20:00 horas, no Panamá ainda eram 18:00. Achei isso ótimo! Outra coisa que acho interessante dizer é que, o por do sol acontece por volta das 19:00 horas lá no Panamá, então dá pra aproveitar bastante o dia.

x2_1200x844

♣♣ Tomada ♣♣

As tomadas do Panamá são diferentes das que temos aqui no Brasil, então será necessário levar um adaptador de tomadas. Quem quiser ler o post que eu escrevi sobre esse assunto, é só clicar aqui.

5_1200x857

♣♣ As estações do ano no Panamá ♣♣

O Panamá tem apenas duas estações do ano: chuvosa (que vai de maio a dezembro, onde os meses de outubro e novembro são os meses que mais chovem) e a seca (que vai de janeiro a abril).

Diz a lenda que os melhores meses pra visitar o país são fevereiro e março, pq é época de pouquíssima chuva. Como eu estive no Panamá no final de fevereiro, peguei todos os dias bem quentes e com muito sol. Ao menos nisso eu tive sorte!

6_1200x801

O clima por lá também é classificado como tropical úmido e apesar de eu ter ido na estação seca, eu achei o clima mais úmido mesmo. As coisas demoram pra secar, a gente sua bastante, sem falar no vento, que é presença constante.

♣♣ Dinheiro: Qual a melhor moeda para levar ao Panamá? ♣♣

A moeda oficial do Panamá é a Balboa Panamenha, mas atualmente o Dólar Americano é aceito sem nenhum problema em todos os lugares. Aliás, é preferivel usar sempre dolar. A Balboa só existe em moedas.

x6_1200x900

No dia que fui comprar umas coisinhas na farmácia, recebi o troco em Balboa e tirei uma foto pra guardar de recordação.

Bom, eu levei apenas dolar nessa viagem e em todos os lugares que fui, sempre paguei tudo com dolar.

x9_1200x887

♣♣ Os Panamenhos ♣♣

Eu não consigo diferenciar de qual país é o sotaque espanhol da pessoa com quem falei. Presumo que a grande maioria sejam de fato Panamenhos, mas é bem frequente encontrar muitos Venezuelanos e Colombianos por lá.

O único contato certo que tive com um Panamenho foi com o guia que fiz o tour no sábado, ele é panamenho nascido e criado em uma cidadezinha (que não lembro mais o nome) que fica perto da Cidade do Panamá. Achei o espanhol dele bem tranquilo de entender, algumas poucas vezes tive que pedir pra ele repetir alguma coisa ou explicar com outras palavras.

No geral achei os panamenhos bem simpáticos e alegres. Achei bem interessante a forma como eles abordam os clientes nas lojas, pois sempre fui recebida com um “Hola, Como estás??!?! Bienvenida!”

9_1200x876

♣♣ Segurança ♣♣

O único dia que andei sozinha no Panamá foi na sexta-feira, e fui caminhando do hotel até o Shopping Multiplaza. O trajeto era bem curto, coisa de 10 minutos e não tive nenhum problema em ir caminhando até lá. Claro que não fiquei dando bobeira, na ida fui caminhando e na volta peguei um taxi. Combinei o preço com o taxista antes de embarcar. Fiz questão também de dizer que tinha alguma noção da cidade e confirmei se o trajeto seria feito por tal rua pra ir até o hotel. Então, não tive nenhum problema em andar de taxi.

O único lugar que vi um policiamento reforçado foi no Casco Antiguo, mas isso se deve por dois motivos, pois lá é onde fica a sede do governo do Panamá e também pq o Casco Antiguo faz divisa com um bairro muito pobre.

13_1200x857

Enfim, como não passei por nenhuma situação estranha, nunca ninguém me abordou de forma suspeita, então não tenho do que reclamar. Claro que não seria um lugar pra andar sozinha a noite como já fiz inúmeras vezes em Londres ou até mesmo em Edimburgo, mas a cidade está bem longe de ser um lugar em que a gente precise ficar paranoico, é só tomar os cuidados básicos que não haverá nenhum problema.

* Precisando de hospedagem no Panamá? Para iniciar as pesquisas no site Booking, é só clicar aqui. *

Posts relacionados:

Todos os posts sobre o Panamá

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Canal do Panamá, Cidade do Panamá, Panamá
Booking.com
  1. Carolina Campbell 23/03/2014 | 13:01

    Adorei esse post informativo sobre o Panama, tenho muita vontade de fazer um mochilão pela america do sul, o Panama é um dos lugares que quero passar, então é sempre bom saber com quem já foi a experiencia deles e como é o lugar!!

    Beijoos

    • Contando as Horas 23/03/2014 | 19:59

      Oi, Carolina

      Também concordo. Eu sempre pesquiso no wikipedia e guias turísticos impressos e online primeiro, mas um tempo antes da viagem leio alguns blogs pra ver como foi a experiência das pessoas, pois a maioria das vezes ajuda muito a moldar o roteiro.

  2. gabriela 18/04/2014 | 23:17

    Oi, adorei seu post, me esclareceu muitas duvidas, so tenho mais uma, eu vi no site do aeroporto que eles verificam se vc esta portando no minimo o equivalente a 500 balboas, com voce foi assim?

    • Contando as Horas 22/04/2014 | 00:58

      Oi, Gabriela

      Não, ninguém me pediu nada relacionado a dinheiro. Mas claro que eu estava com dolares e o meu cartão de crédito. Eu sei que tem que declarar se vc estiver com mais de 2 mil dolares, mas pra te falar bem a verdade, sobre essa regra das 500 balboas eu nem sabia.

  3. Silvia Maria Smaniotto 10/07/2014 | 12:31

    Oi, nunca fiz viagem para exterior. Algumas reportagens sobre o Panama achei importante e parasse que não é violenta.Pretendo ir em outubro e gostaria de saber se chove muito, se as coisas são caras e se é perigoso ir só, pois tenho 61 anos.Espero uma resposta sua. Beijos

    • Contando as Horas 10/07/2014 | 16:23

      Oi, Silvia

      Teoricamente essa é a estação chuvosa, principalmente outubro e novembro. Se vc comprar com o Brasil, no Panamá tudo é mais barato, porém se vc comparar com os preços dos EUA, pode ser que não seja tão vantajoso. Eu particularmente tbm tava meio assim em viajar para o Panamá, principalmente com a questão da segurança, mas achei bem tranquilo. Não tive nenhum problema, tanto pegando taxi, caminhando a pé pelas ruas ou passeando com o guia por alguns lugares. Claro que é importante ficar atento, mas não precisa ser nada exagerado, mas é sempre bom ficar ligada.

  4. Ranielle 17/07/2014 | 07:55

    Olá ! Pretendo ir em agosto desse ano , você poderia me passar o contato do seu guia , um hotel que seria bom e barato …vale a pena comprar roupas lá ?
    Aguardo seu retorno !

    • Contando as Horas 18/07/2014 | 11:52

      Oi, Ranielle

      Sim, claro. O nome dele é Riolando. Manda um email, ai vc pode combinar tudo diretamente com ele.
      riolando.fajardo@yahoo.com

      Hum, não sei te dizer um hotel bom e barato assim de cara. Na verdade, os hotéis no Panamá são muito baratos quando a gente compara com cidades européias ou até mesmo as capitais aqui na América do Sul (Buenos Aires, Montevideu e Santiago do Chile). Vc teria que pesquisar. Eu me hospedei no Hard Rock, a tarifa tava muito boa, principalmente no final de semana. Se vc quiser ver o post, é só clicar aqui:
      http://contandoashoras.com/2014/03/14/dica-de-hotel-no-panama-hard-rock-panama-megapolis/

      Eu não fiz essa viagem voltada principalmente pra compras, mas qualquer coisa que vc queira comprar quando comparado com os preços aqui do Brasil valem a pena, roupas também.

  5. Norma Cristina Souza 21/07/2014 | 15:24

    Oi, Bruna!!!

    Adorei encontrar seu blog. Vc fez a mesma viagem q eu farei agora em setembro e ler dicas tão atualizadas e Aruba e Panamá está sendo maravilhoso!!!
    Minha dúvida é em relação a bagagem. Vou primeiro a Aruba, num voo com conexão de duas horas no panamá. Vc sabe me dizer se eu pego minhas malas na conexão no aeroporto no Panamá ou elas swguem direto para o avião q me leva para Aruba. Li q vc viajou não despachou bagagem, mas de repente, pode ter prestado atençao nisso. Mto obrigada e parabéns pelo blog!!!!

    • Contando as Horas 21/07/2014 | 19:18

      Oi, Norma

      Obrigada! Fico feliz que o blog está te ajudando a programar a próxima viagem! =DD

      É verdade, eu não despachei mala, mas eu sei que se vc voar com a Copa Airlines (cia do PAnamá), vc não precisa retirar a bagagem, ela já segue direto pro próximo voo.

  6. Gabriel 25/08/2014 | 22:45

    Olá! legal seu blog. Vc por acaso teria um roteiro para 3 dias no Panamá? Se vc puder me enviar, agradeço antecipadamente,

    Gabriel

  7. Edicleia Da Silva 14/10/2014 | 22:03

    Ja estive em panama e pretendo voltar de novo so q tenho uma duvida nas fronteiras eles exigem q apresente 500dolares para entrar gostaria de saber se vc apresentou estes 500 dolares no aeroporto no momento que você desembarcou

    • Contando as Horas 15/10/2014 | 00:19

      Oi, Edicleia

      Não, não precisei mostrar nada de dinheiro. Apenas eles pedem no cartão entregue dentro do avião se vc está carregando mais do que 2 mil dólares (ou algo assim), como eu não tava, não tive nenhum problema com isso.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

    • Cynthia 06/09/2015 | 18:36

      Cheguei ontem no Panamá e apenas tive que declarar quanto estava trazendo em espécie e em qual moeda ( no meu caso, além de dólar, tinha real e euro). Mas não pediram pra ver.

      • Contando as Horas 09/09/2015 | 00:51

        Oi, Cynthia

        Isso mesmo, vc apenas precisa escrever no formulário o que tem com você. Mas não precisa mostrar.

        Obrigada pelo comentário!

  8. Maria Ledur 01/01/2015 | 21:25

    Parabéns pelo seu Blog, muito esclarecedor. Aproveitei suas dicas sobre o Panamá (Ex. tomadas para carregar celular) e contatos.Abraços

    • Contando as Horas 01/01/2015 | 22:52

      Oi, Maria

      Obrigada pelo feedback, sempre bom receber comentários positivos.

      Feliz 2015 pra vc! =D

  9. Luciano 22/01/2015 | 16:58

    Boa tarde… Estou pretendendo ir para Aruba em junho e vou fazer conexão no Panamá… Vc saberia me dizer se precisa do certificado internacional de vacinacao? E em Aruba precisa do certificado? Obrigado

    • Contando as Horas 25/01/2015 | 18:36

      Oi, Luciano

      Olha, em Aruba eles não exigem certificado de febre amarela, mas no Panamá sim. Não sei te dizer se pelo fato de vc voar Copa e só fazer escala no Panamá se eles nao vão te pedir o certificado. No meu caso, eles pediram ainda aqui no Brasil, na hora do check-in, pra ver o meu certificado de febre amarela, mas eu ia desembarcar no Panamá. Na duvida, eu acho sempre melhor levar o certificado de febre amarela, pra evitar transtornos.

  10. Andréa Rodrigues 27/01/2015 | 21:59

    Maravilhoso seu post. Ainda não tinha lido nada tão esclarecedor sobre o Panamá. Pretendo ir pra lá em Março, pois estou com viagem marcada pra Colômbia e queria aproveitar pra ir até lá fazer compras. Sabe me informar, se sendo roupas e acessórios de uso pessoal, tem alguma burocracia na alfândega? Se existe limites para certos tipos de coisas? E sobre a noite na Cidade do Panamá, compensa me organizar pra pegar um final de semana lá ou Bogotá será que é mais badalado? Você acha que consigo fazer umas comprinhas e ainda conhecer os principais pontos turísticos do Panamá em apenas 3 dias? Muito obrigada desde já e parabéns pelo post.

    • Contando as Horas 29/01/2015 | 00:10

      Oi, Andréa

      Sim, 3 dias é mais do que suficiente pra vc aproveitar o principal da Cidade do Panamá.

      Sobre roupas e coisas pessoais, entra aquilo tudo que todo mundo já sabe. Se for mesmo pra uso pessoal e não tiver muita quantidade de um determinado item, não tem problema. Eu não tenho costume de viajar pra fazer compras, então não sei direitinho o que pode e o que não pode. Eu apenas compro coisas que realmente preciso e que aqui no Brasil não valem a pena.

  11. Rodrigo Luiz 30/01/2015 | 13:36

    Ola, muito bom seu post, e esclarecedor!! Vou te fazer uma pergunta, pois é minha última dúvida,e não encontro respostas atualizadas.
    Vou para o Panamá dia 25/03/15
    Sabe me dizer se ainda vigora a lei do seguro saúda por 30 dias para turistas?

    Agradeço.
    até.

    Rodrigo
    Balneário Camboriu/SC

    • Contando as Horas 06/02/2015 | 00:57

      Oi, Rodrigo

      Acho que nao vigora mais não. Eu passei pelo Panamá segunda feira e na imigraçao ninguem me deu seguro viagem gratuito nao. Sugiro vc fazer um ai no Brasil, melhor garantir ne! Estou em viagem agora, mas qdo voltar ao Brasil vou atualizar o post com essa info.

      • Rodrigo Luiz 06/02/2015 | 12:17

        Valeu pela informação Bruna, eu desconfiava mas não tinha certeza, e se você passou por la e não deram, é pq não tem mais mesmo.
        Obrigado pela informação, boa viagem.

  12. Wesley Adonay 24/02/2015 | 23:45

    Deixa eu tentar entender. Agora em fevereiro mudou e não existe mais o seguro saude para turistas? mas é obrigatório fazer? como viajar para londres ou outro lugar da europa eles lhe solicitam?

    • Contando as Horas 24/02/2015 | 23:51

      Oi, Wesley

      O Panamá não fornece mais o seguro saúde gratuito para os turistas, portanto vc deve fazer um por conta. Ninguém me pediu pra ver o seguro saude na imigração, mas eu fiz mesmo assim. Afinal, sempre bom garantir, certo?!?!

  13. Ina Barros 29/04/2015 | 18:54

    Hola!
    Tenho uma pergunta,para você. Eu tenho o passaporte Brasileiro e o Espanhol,estou indo para Panamá em 20 dias,no caso qual seria o melhor passaporte para entrar?
    Muito
    Obrigada

    • Contando as Horas 02/05/2015 | 10:04

      Oi, Ina

      Acho que tanto faz. Eu sempre uso o passaporte brasileiro e até hj nunca tive nenhum problema no Panamá (já estive lá 2x). :D

  14. Hannah 18/05/2015 | 11:14

    Oi Bruna!! Adorei o post, muito obrigada por compartilhar essas informações tão valiosas com a gente. Nenhum outro site que entrei nos ajudou como você :)
    Farei uma conexão no Panamá de 12 horas, meu destino final é Toronto. Sei que é muito tempo e estava pensando em fazer algum passeio por lá, afinal, tenho bastante tempo por lá! O problema é que viajarei sozinha, nunca fiz viagens sozinha de avião, então estou um pouco apreensiva de sair do aeroporto e dar algo de errado. Outra coisa, quando comprei a passagem perguntei à moça no guichê da COPA a respeito da vacina contra febre amarela e ela me informou que não era necessário tomar, o que também foi dito pela Avisa aqui da minha cidade. Como você tomou a vacina e lhe foi pedido que assim fizesse, acho que vou tomar também por garantia. Quanto à lingua, eu não falo nada de espanhol, apesar de entender um pouco por ser uma língua parecida com o português, mas li em comentários anteriores que você disse que eles não entendem português, não é? Eu falo um pouco de inglês, o suficiente para uma comunicação (assim espero), será que encontrarei problemas com isso?

    Obrigada!!

    • Contando as Horas 18/05/2015 | 21:43

      Oi, Hannah

      12 horas no aeroporto do Panamá é muuuuuito tempo, vc vai ficar entediada hehe Que hrs vc chega no Panamá, logo cedo? Ou mais tarde? Os horarios de pico sao sempre de manha cedo e no final da tarde. Acho q da tempo sim de vc ir ao Centro Historico e ao Canal do Panamá. Tenta pegar um taxista que te acompanhe em tudo, eles fazem preço por dia. Assim vc nao perde tempo esperando ou tentando conseguir um taxi. Teoricamente vc tem tempo pra dar uma saidinha do aeroporto sim. Só não esquece que vc vai ter q passar na imigração.

      Quando eu pesquisei sobre a necessidade de vacinação contra a febre amarela, a informação que tive era que precisava. Tanto que quando fui fazer check-in, a funcionaria da Copa pediu pra ver meu certificado. Então sei lá, acho que é melhor garantir.

      Sobre o idioma, pouquissimas pessoas entrndiam portugues, pouquissimas mesmo. Mesmo que eu falasse misturando um pouco de espanhol com portugues, muitas vezes ninguem me entendia. Te aconselho a falar em ingles mesmo, muito mais simples.

      No mais, o Panamá é um país super legal. Gostei bastante do que vi por la. Espero que vc goste tbm! Tbm to querendo conhecer o Canadá, espero que seja em breve!

      Obrigada pela visita aqui no blog!!

  15. Tatiana Belzarena 16/06/2015 | 13:11

    Bruna, você foi ao Panamá este ano? Tenho conexão lá no final de julho. Agente da CVC me falou para fazer vacina contra a febre amarela. Liguei na Anvisa do Aeroporto Salgado Filho e a atendente me disse que não preciso fazer. Pesquisei na Internet e achei um guia da Copa Airlines dizendo que não é necessário e notícias de que a exigência caiu ano passado. Foi solicitado este ano quando esteve por lá?

    • Contando as Horas 16/06/2015 | 21:37

      Oi, Tatiana

      Eu estive no Panamá esse ano sim, em fevereiro. Fiquei sabendo que eles não exigiam mais o certificado, mas como eu tinha, preferi levar. Na viagem desse ano ninguém pediu pra ver meu certificado, nem mesmo no Panamá, St Maarten ou St Kitts, que foram os lugares que visitei na América Central/Caribe esse ano!

      Pelo que vi, em janeiro desse ano isso foi alterado, e realmente, diz que eles não exigem mais o certificado.

      As vezes o que pode acontecer é o seguinte, como eles verificam se vc tem ou não o certificado ainda aqui no Brasil, na hora do check-in, se algum funcionário não estiver bem informado (o que pode acontecer, né!!), até vc conseguir argumentar ou provar alguma coisa, vc pode correr o risco de perder o voo.

      Então sei lá, como eu tenho o certificado da vacina, eu sempre levo, assim evito maiores problemas.

  16. claudia 14/07/2015 | 15:23

    oi Bruna, nossa seus post, tdo que eu precisava, estou estudando uma viagem ao panama a tempos, e agora com tirei varias duvidas, acho q logo logo sai do papel, nunca sai do Brasil, mas quero conhecer o panama para ate futuramente saber como faço pra viver la, se possivel, um bju conte nos tudo…rs

    • Contando as Horas 15/07/2015 | 16:14

      Oi, Claudia

      O Panamá é super legal! Me surpreendi muito positivamente com esse país. Infelizmente não tenho infos sobre como morar lá, mas imagino que deve existir algum blog com pessoas morando lá e assim, vc consegue saber essas infos com pessoas que tiveram essa experiência.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  17. Fabiano 31/07/2015 | 16:13

    Demais suas dicas! Terei uma escala de 15h, todo o dia praticamente, chego cedo e fico ate de noite… Gostaria de confirmar contigo, nao precisa mais da vacina? E uma dúvida, para ir ao Canal do Panama esta longe do aeroporto? Sei que tem um transporte grátis par um shopping, mas gostaria muito de ir até o Canal… Obrigado e sucesso con o blog! :D

    • Contando as Horas 01/08/2015 | 13:29

      Oi, Fabiano

      Pelo que andei pesquisando, não precisa mais de vacina. Nessa ultima viagem que fiz, em fevereiro desse ano, ninguém me pediu pra ver o certificado na hora do check-in, mas no ano anterior, sim.

      Fica um pouco longe sim, mas se vc faz questão só de ir lá, pode ir tranquilamente, em 15 horas vc tem tempo suficiente pra isso. Te aconselho a pegar um meio de transporte já na saída da área de desembarque, tem um guichê ali onde eles tem taxis oficiais e com preço tabelado. Vê também se existe a necessidade de combinar que ele fique te esperando lá, pois as vezes não tem taxi tão fácil pra voltar. Talvez até, vc pode incluir uma paradinha no Casco Viejo pra uma voltinha rápida e almoço antes de vc voltar ao aeroporto. Casco Viejo é caminho entre Canal do Panamá e Aeroporto.

      Ah.. da uma olhada se o Canal do Panamá está aberto para visitação, pois vi ontem uma reportagem (acho que foi no Jornal da Band) de que por causa do clima, eles poderiam fechar o canal.

  18. Alessandra 19/10/2015 | 18:56

    Olá. Bruna, seu post me ajudou D++++

    Estou indo para Colombia com uma escala de 22h no panamá.
    Alguem que foi recentemente poderia me confirmar que não é mais obrigatorio a vacina contra febre amarela?

    Sabe da existencia de alguma taxa da copa para quem vai sair do aeroporto? Ouvi rumores de 40 dolares….achei absurdo.

    Para ir do centro ate o canal, sabe aproximadamente quanto cobram os taxis? Pensei em ir de metro, ou pegar o transfer gratuito do meu hotel até o Albrook Mall e de lá pegar um onibus ou taxi.

    Fiz algumas cotações e os taxi estao pedindo cerca de 70 dolares para te levar aos principais pontos turisticos, isso sim é um absurdo..rs

    Obrigada mais uma vez Bruna.

    • Contando as Horas 22/10/2015 | 22:12

      Oi, Alessandra

      Eu estive no Panamá em fevereiro desse ano e ninguém me pediu o comprovante da vacina, nem na hora do check-in e nem no aeroporto.

      Já me pediram sobre essa taxa, mas não sei te informar. Eu acredito que não tenha, pois esse ano eu fiquei no Panamá apenas 1 dia e ninguém me cobrou nada.

      Pelo que lembro, nessa ultima viagem foi cobrado algo em torno de 30,00 dolares até o centro da cidade.

      No aeroporto tem uma empresa de táxi que tem preços tabelados. Ao sair do desembarque, se vc for pro lado direito, logo vai ver o balcão. Não sei quanto custa para ir até o canal do Panamá, mas do aeroporto até lá não é muito barato mesmo. O legal é vc combinar com o taxista um valor fechado por X horas de tour pela cidade. Vc diz as atrações que quer visitar e ele te dá o preço. Nessa ultima viagem fizemos isso e foi bem tranquilo.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  19. Alessandra 23/10/2015 | 10:14

    Bruna, obrigada pelas respostas.
    Teria o contato desse taxista?
    Obrigada

    • Contando as Horas 23/10/2015 | 22:30

      Oi, Alessandra

      Não tenho! Nem cheguei a anotar, mas na primeira vez que estive no Panamá, eu contratei um guia brasileiro que mora lá. O nome dele é Riolando e o email pra contato é: riolando.fajardo@yahoo.com

  20. tatiana valadares 04/02/2016 | 11:36

    Voce teria noção do valor do taxi do aeroporto até o hard hock? Viajo dia 7-2-2016.

  21. Robinson 07/05/2016 | 21:02

    Olá obrigado pela postagem, está sendo muito esclarecedor…. vc pode me ajudar com umas dúvidas?
    Vou para o Panamá em Junho. Meu filho toma medicamentos controlados e será necessário levar, tenho que levar a receita? Posso levar na bagagem de mão?
    Como faço o seguro saúde? E, quanto posso levar em dinheiro + ou – para ficar nove dias?
    Obrigado.

    • Contando as Horas 10/05/2016 | 01:01

      Oi, Robinson

      Você pode levar a quantidade de medicamento necessario para essa viagem na bagagem de mão sim, desde que esse medicamento não seja liquido e tenha mais de 100 ml. Eu nunca precisei levar medicamentos controlados, então não sei te dizer sobre a real necessidade de ter ou nao uma receita junto, mas na duvida, acho melhor levar (melhor garantir, né? um papel não pesa nada!).

      O blog tem uma parceria com duas empresas de seguro viagem:
      1) Mondial Assistance: https://www.mondialtravel.com.br/?SalesAgentId=2297
      2) Real Seguros: https://www.seguroviagem.srv.br/?agency=483

      Caso você queira contratar o seguro viagem, é só clicar nos links acima e ir preenchendo as informações solicitadas.

      Sobre dinheiro, é tudo muito relativo. Depende de quantas pessoas vão estar nessa viagem, o estilo de viagem de vocês, se vcs costumam almoçar/jantar fora ou se preferem fazer apenas lanches.

  22. Cristiano Souza 02/07/2016 | 20:58

    Bom Flor me esclarece uma pergunta vou fazer conexão no panamá porque meu destino final vai ser os EUA mesmo assim vou receber esse formulário no avião ou não já que meu destino final vai ser outro já me avisaram que para uma conexão não é preciso passar pela imigração mais no momento se eu quiser sair só aeroporto eu passo pela imigração ai é só informar que tenho uma conexão demorada e vou conhecer a cidade correto?Obrigado pela resposta

    • Contando as Horas 03/07/2016 | 17:04

      Oi, Cristiano

      Infelizmente não sei. Todas as vezes que fui ao Panamá eu desembarquei lá. Fiquei pelo menos 3 dias na primeira viagem e 1 dia na segunda viagem. Não fiz conexão pra seguir pra outro destino. Vou ficar te devendo essa info.

  23. Ricardo Pinheiro 08/07/2016 | 10:12

    Oi Bruna! tudo bem?
    Estarei indo ao Panamá dia 20/08/2016 a 04/09/2016 para uma surftrip, quero surfar no pacífico e atlântico, vou sozinho, quero alugar um carro para a viagem. Vi que o seguro contra terceiros é obrigatório, isso torna o valor mais caro, estou estudando uma maneira de tirar esse seguro, sabe algo do que fazer? E também outras dicas de surf para viagem?
    Desde já agradeço a atenção e parabéns pelo site!

    • Contando as Horas 09/07/2016 | 23:37

      Oi, Ricardo

      Infelizmente não posso te ajudar nessas questões, não tive nenhuma experiência relacionada.

  24. Juliana 14/08/2016 | 20:52

    Oi, Bruna!
    Tudo bem?
    Estou indo ao Panamá próximo mes para passar 2 meses e 20 dias. As outras vezes que eu fui a imigração foi super tranquila, mas fiquei no maximo 8 dias. Minha duvida é se a imigração vai me barrar porque vou falar que vou ficar quase 3 meses lá e se por isso me vão exigir a comprovação dos 500 dólares para entrada no país. Seria melhor ei dizer quevou ficar poucos dias? Tenho passagem de ida e volta certinho. Obrigada, aguardo resposta.

    • Contando as Horas 15/08/2016 | 22:22

      Oi, Juliana

      Vc vai ao Panamá a turismo? Brasileiros podem ficar lá até 180 dias se for a turismo.

Deixe o seu comentário...