30.03
2014

Aruba: Informações Práticas

Aruba é uma das ilhas que são classificadas como o “Caribe Holandês”. O país é minusculo, ou seja, é possível atravessar a ilha de norte a sul ou de leste a oeste em pouquissímas horas. Fica a apenas 20 km da costa da Venezuela e tem por volta de 100 mil habitantes, onde a maioria das pessoas vieram da Holanda, Venezuela ou Colômbia.

Aruba tem apenas 2 cidades (Oranjestad, que é a sua capital e Saint Nicholaas, no sul da ilha) e 16 vilas. Mas as duas grandes concentrações de pessoas se encontram na capital e em Palm Beach, uma praia que fica na direção norte da ilha.

As duas únicas ilhas do Caribe que eu coloquei meus pés até hoje foram Aruba e Barbados. Algumas pessoas me perguntam: E ai, qual vc gostou mais? Gostei muito das duas. Cada uma tem os seus atrativos, mas no geral, eu gostei muito do Caribe e pretendo continuar visitando sempre.

SONY DSC

Divi-divi a árvore símbolo de Aruba

♦♦ Visto e Vacinas ♦♦

Quem tiver pensando em ir a Aruba, a boa notícia é que brasileiros não precisam de visto para uma permanência de até 90 dias. O certificado de vacinação contra a febre amarela também não é exigido. Então, o sacrificio é zero nesse sentido.

♦♦ Como ir até Aruba ♦♦

As duas únicas formas de se chegar a Aruba são: de avião e fazendo um cruzeiro. Eu optei por ir com a cia área Copa Airlines via Cidade do Panamá, onde fiquei 3 dias e de lá, fui até Aruba. O tempo de voo é de 2 horas. Quem quiser ter uma boa visão da capital e do mar verde turquesa do alto, é interessante sentar do lado esquerdo do avião. Por sorte eu sentei desse lado, mas na poltrona do corredor, não consegui fotografar, mas pude ver a beleza do mar do caribe lá do alto.

a12_1200x861

Quem não quiser ir com a Copa via Panamá, existem outras opções de voos, como: a Gol faz escala na Venezuela, a Avianca faz conexão em Bogotá e ainda, a American Airlines faz conexão em Miami e outras cidades (mas ai é preciso ter visto para passar pelos Estados Unidos, claro).

♦♦ Chegando em Aruba – Aeroporto Internacional Reina Beatrix ♦♦

O aeroporto internacional de Aruba Reina Beatrix (IATA: AUA) é o único aeroporto da ilha. Ele fica grudado na capital do país, Oranjestad, então apenas 3 km separam os dois.

a13_1200x707

O aeroporto é bem bonitinho e é separado em três partes: uma parte maior e mais central que é onde acontecem as chegadas e duas partes menores, sendo que uma parte é destinada para pessoas que voam para os Estados Unidos e a outra parte para voos para os demais lugares.

O aeroporto é pequeno (nem poderia esperar outra coisa), mas é legalzinho até. Tem loja da Aruba Aloe, que vende produtos feitos a base de aloe vera, um dos principais produtos do país, além do Free Shop, claro.

a5_1200x874

Quanto a conexão de internet, o aeroporto oferece wifi free por uma hora para todos os turistas, através da rede “wifiaruba”. A gente precisa fazer um cadastrinho super rápido, que não leva mais do que 1 minuto. A internet funciona super bem, as páginas carregam em segundos. Gostei bastante!

♦♦ Desembarcando em Aruba: Imigração, formulários de imigração e alfandega ♦♦

Quem não tiver cidadania holandesa ou arubana, deve pegar com as aeromoças um formulário que deve ser preenchido e entregue na imigração.

Esse landing card segue o mesmo estilo do que a gente preenche quando está chegando no Reino Unido, onde eles pedem dados pessoais, informações sobre quanto tempo vamos ficar na ilha e sobre onde vamos nos hospedar.

a1_1200x837

A imigração em Aruba foi uma das mais tranquilas que estive até hoje. Literalmente a oficial não me dirigiu a palavra, exceto pra me dizer um “Hello” e foi só. Não respondi uma única pergunta e não precisei mostrar nenhum comprovante de nada. Achei um milagre!

Depois de passar na imigração, quem tiver que retirar a bagagem despachada, esse é momento. Logo em seguida a gente segue pra alfandega, mas nesse dia os oficiais estavam bem tranquilos e apenas ficaram olhando a gente passar.

♦♦ Como ir do aeroporto até qualquer parte da ilha ♦♦

As únicas opções de transporte entre o aeroporto e qualquer outra parte da ilha são: táxi, ônibus regular, empresas de turismo que fazem o trajeto aeroporto – hotel e ainda, quem optar por alugar um carro, pode fazer isso no aeroporto mesmo.

Uma coisa que achei muito legal em Aruba é que, como os táxis não tem taximetro, o governo determina os preços que devem ser praticados. Essa medida ajuda muito os turistas, pois é dificil a gente ter noção da distância entre determinados lugares. Quem tiver indo pra Aruba, pode baixar essa tabela aqui.

x27_1155x900

Quem for utilizar táxi pra se deslocar pela ilha, como eu fiz, deve ficar atento a três coisas:

– os táxis cobram uma taxa de 3,00 dólares adicionais em corridas feitas aos domingos, feriados e a noite;

– também é cobrado uma taxa de 2,00 dolares por mala extra (o normal é uma mala mais uma bagagem de mão por passageiro);

– os taxis em Aruba não tem uma cor padrão, o que significa que eles podem ser de qualquer cor. Mas obvio, sempre vai ter a plaquinha de taxi no teto do carro e ainda, nos que não tiverem, na placa vai ter as letras “TX”.

Tanto na ida como na volta ao aeroporto, eu optei por pegar um táxi. Os táxis que vão até Palm Beach, que era a praia onde fiquei hospedada, segundo a tabela, ficava em 25,00 dolares + a taxa de 3,00 dólares (pq era domingo).

A estrada principal que circunda toda a ilha é duplicada em cada sentido da pista, e além de ser muito bem sinalizada, está em excelente estado de conservação.

♦♦ Transporte público em Aruba ♦♦

Não fui em todas as ilhas do Caribe, mas já li muita coisa por ai e de todas, eu acho que a ilha que facilita muito a vida do turista nesse assunto é Aruba.

A principal empresa de ônibus do país é Arubus, uma empresa do governo, que opera varias linhas que cobrem muito bem toda a ilha. Mas claro que existem outros meios de transporte, como vans.

SONY DSC

O pessoal do hotel me avisou que era interessante sempre pegar os ônibus da Arubus ou as vans azuis que também são dessa empresa, qualquer outro meio de transporte que parasse no ponto de ônibus era pra evitar.

O Arubus cobre muito bem boa parte das praias de Aruba (exceto Baby Beach) e os hotéis (sejam os low ou high rise). Todos os ônibus tem frequencia a cada 20 minutos e tem ar-condicionado, o que é uma maravilha.

Para ver os trajetos e os horários que os ônibus circulam por Aruba, é só clicar aqui.

♦♦ Seguro de Viagem ♦♦

Aruba não fornece um seguro saúde gratuito para os turistas. Então quem for a Aruba precisa providenciar um seguro de viagem internacional para cobrir os dias dessa viagem.

Uns dias atrás eu escrevi um post referente a esse assunto, quem quiser ler é só clicar aqui.

a27_1200x772

Aruba do alto

♦♦ Diferença de fuso horário ♦♦

Aruba não tem o mesmo horário que o Brasil. Então é importantísimo se certificar em qual época do ano vai acontecer a viagem, pq dependendo, a diferença de horário pode ser de 1 ou 2 horas. Quando eu estive lá, duas semanas atrás, já não era mais horário de verão aqui no Brasil, então a diferença era de 1 hora a menos em Aruba. Quando asui no Brasil era 18:00 horas, em Aruba ainda eram 17:00. Uma maravilha!

Outro detalhe importante que acho interessante comentar é que o por do sol acontece por volta das 18:30, então dá pra aproveitar bastante o dia.

♦♦ Tomada ♦♦

As tomadas em Aruba são diferentes das que temos aqui no Brasil, então será necessário levar um adaptador de tomadas. Quem quiser ler o post que eu escrevi sobre esse assunto, é só clicar aqui.

aa3_1200x689

♦♦ As estações do ano em Aruba ♦♦

Aruba tem um clima do tipo seco semi árido tropical marítimo, o que significa em outras palavras: chove muito pouco na ilha. Dizem que os meses que chove mais são outubro, novembro e dezembro.

Eu estive lá em março e não peguei um único dia de chuva, aliás, não tenho do que reclamar, o céu tava azulzinho e o sol era presença constante. Uma coisa que acho válido comentar é que venta muuuuito, mas muito mesmo naquela ilha. Achei o clima realmente muito seco também, por exemplo, depois do banho, os meus cabelos estavam secos em uma hora.

♦♦ Dinheiro: Qual é a melhor moeda para levar a Aruba? ♦♦

A moeda oficial da ilha é o Florim de Aruba (AWG), mas o dólar é super bem aceito em todos os lugares. A maioria dos lugares informa apenas o preço das coisas em dolares, mas em alguns lugares eu vi também o preço tanto em dolar como em florim.

No dia que cheguei em Aruba fui num mercadinho comprar um bronzeador e o preço era fornecido tanto em dolar como em florim. Fiz o pagamento em dólar, mas recebi o troco (algumas moedinhas) em florim. Mas em todos os outros lugares que fui (restaurantes, lojinhas e tal) sempre paguei e recebi o troco em dólar.

x14_1200x780

A título de curiosidade, o Florim de Aruba tem cotação fixa com o dólar, então 1U$$ = 1,79 AWG.

♦♦ Os Arubanos ♦♦

Todos os arubanos nativos da ilha em que tive contato foram sempre muito simpáticos e prestativos. As vezes eu nem precisava de nada ou nem tinha solicitado nenhuma informação eles prontamente vinham pedir se estava tudo bem ou se precisava de alguma ajuda.

Eles gostam muito de conversar, seja no idioma que for, seja misturando idiomas. Aliás, idiomas por lá não é o problema. Todo mundo é fluente em pelo menos uns 4 ou 5 idiomas.

a15_1200x827

E o mar do Caribe ali no fundo da foto?

Quem se virar bem em espanhol e inglês consegue sobreviver muito bem por lá, pois como os idiomas oficiais da ilha são o papiamento e holandes, pra nós é praticamente impossível entender alguma coisa.

No geral, não tenho do que reclamar, gostei muito dos arubanos!

♦♦ Segurança ♦♦

Tá ai um assunto que tenho que tirar o chapéu pra Aruba. Achei a ilha super bem preparada para o turismo (um pouco mais que Barbados até), é tudo muito organizado e certinho.

Quem for usar táxi pra se deslocar na ilha pode baixar na internet uma tabela com os preços que são praticados por toda a ilha.

Um dia eu presenciei uma situação um pouco engraçada com relação a isso. Quando pedi um táxi pra fazer um pequeno tour pela ilha e depois seguir pro aeroporto, o atendente do hotel me pediu mais ou menos o que eu queria fazer e me disse: “o taxista não pode te cobrar mais do que o valor X. Se ele cobrar mais, não pague e diga pra ele te trazer aqui no hotel novamente”. Ok, pensei comigo. Vai nessa, vou fazer um mega tour pela ilha e se o valor for maior que isso, vai vendo que o taxista vai me levar de volta pro hotel sem que eu pague.

aa4_1200x745

O por do sol em Aruba é um verdadeiro espetáculo!

Pois olha, no tempo que fiquei esperando o meu táxi chegar, uma mulher queria ir com o filho até um supermercado ali perto pra comprar alguma coisa pro menininho e pasmen, não deu 5 minutos o táxi dela voltou. Ela saiu do taxi puta da cara dizendo que ele queria cobrar 5 dolares a mais do que a tabela estabelecia pela corrida. Em resumo, ela não pagou e o taxista deixou ela de volta no hotel. Gente, eu só acreditei pq eu vi com os meus próprios olhos isso acontecer, pq até então eu tava achando o recepcionista do hotel era meio louco!

Em todos os lugares que fui, vi um grande número de seguranças. Em frente ao hotel que eu tava hospedada tinha dois shoppings que eram muito bem vigiados, com muitos seguranças espalhados por todos os lados. No hotel também era assim, pois como a circulação é livre, qualquer pessoa (hospede ou não) pode andar pelo hotel. Achei isso muito bom! Ah, e na praia também era a mesma coisa. Os seguranças do hotel tavam sempre andando pra lá e pra cá.

Olha, achei a segurança nota 1000. Não tenho do que reclamar. Acho que até hoje, esse foi o lugar mais seguro que coloquei os meus pés até então!

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Aruba

Todos os posts sobre Barbados

Todos os posts sobre St Maartin/Martin

Todos os posts sobre St Kitts e Nevis

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Aruba, Caribe
Booking.com
  1. luciana 03/04/2014 | 14:33

    Alem de linda a segurança eh realmente nota 1000. E a educação no transito? Buzina num ouvi nenhuma e os carros sempre pararam p eu atravessar, ateh fora da faixa ne?!

    • Contando as Horas 04/04/2014 | 02:46

      Oi, Luciana

      Exatamente, o pessoal está muito bem preparado pro turismo lá, também pudera, a ilha vive disso. Realmente são muito educados no transito também, mesmo fora da faixa os carros sempre paravam pra gente atravessar. Gostei muito de Aruba! =D

  2. Fábia 03/04/2014 | 19:39

    Ai, amei todas as dicas! Estou numa super dúvida “para onde ir.”, não sei se faço uma viagem de turismo ou intercâmbio (Caribe ou Londres?) Ai que difícil, rs.. mas suas informações me ajudaram bastante! *-*

    • Contando as Horas 04/04/2014 | 02:47

      Oi, Fábia

      Realmente é uma decisão dificil, mas eu ainda ficaria com o intercâmbio, é uma experiência única, que vale muito a pena.

  3. Cristina 21/05/2014 | 10:00

    Oi, estou com dúvidas. Viajo dia 11/6 para Aruba, primeira dúvida, vou via Bogotá, será que vão me pedir visto de vacinação em Bogotá?
    Segunda, tenho muitos dólares que sobraram de outras viagens, eles são todos da carona grande mas são aqueles tradicionais verde com impressão em preto. Fui comprar mais e a casa de câmbio me deu os novos que tem um toque vermelho. O pessoal da casa de câmbio disse que não sabem se em Aruba eles iriam aceitar os meus.
    Por favor, se você puder me ajudar, eu te agradeço muito.
    Abs
    Cristina

  4. Glaucia Bernardo 04/06/2014 | 10:42

    Olá, adorei sua postagem. Eu estou pensando em ir para Aruba em lua de mel o ano que vem. Mas queria saber se a ilha é muita cara, se as coisas são caras entende?

    Parabéns pelo blog. Muito bacana

    Abraços Glaucia

    • Contando as Horas 05/06/2014 | 07:53

      Oi, Glaucia

      Não, quase tudo por lá custa mais barato que aqui no Brasil. Compras e comidas eu achei mais barato. Taxi não é barato, mas também não é exploração, pois é tudo tabelado.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

      • Fábio 01/03/2015 | 18:48

        Me ajuda!

        Estou em aruba porém trouxe muito pouco dinheiro por falta de tempo na hora de trocar, sabe me informar se aqui é aceito o real para compra de dolar nas casas de cambio? Preciso de si ajuda!

        • Contando as Horas 01/03/2015 | 20:52

          Oi, Fábio

          Puxa, não sei te informar isso, pois eu já tinha levado alguns dólares aqui do Brasil. Nem cheguei a ir em casas de câmbio em Aruba.

  5. Nívera 13/06/2014 | 15:38

    Olá Bruna.

    Gostei muito dos teus comentários sobre Aruba, principalmente em referência ao hotel. Também ficaremos hospedados no Holiday Inn. No entanto, acabei reservando o quarto com a vista para o oceano, não fumantes. No entanto, as fotos divergem um pouco dos detalhes dado por você. Me preocupo um pouco pois estaremos viajando pela primeira vez com a nossa menina que em outubro, na data da viajem, estará com 1 ano e meio. Estou muito preocupada com as condições do quarto do hotel, bem como a comida para minha menina.
    Hoje acho que eu deveria ter pago um pouco mais, mas deveria ter reservado um hotel com cozinha no quarto.
    O que achas??

    Abraços,
    Nívera

    • Contando as Horas 15/06/2014 | 03:39

      Oi, Nívera

      Olha, se as informações do quarto são diferentes das que eu escrevi, muito provavelmente vc vai ficar nos quartos antigos (que são bem antigos mesmo). Eu não sei como é viajar com uma criança, mas acho interessante vc levar algumas coisas do Brasil e lá, vc pode ir a alguma rede de supermercado e comprar coisas pra ela comer. Perto do hotel, no caminho entre Oranjestad e Palm Beach tem alguns mercados. Também não sei quantos dias vcs vão ficar em Aruba, mas se vc acha que uma cozinha iria fazer muita diferença e seria melhor pra vc fazer as coisas pra tua menina, talvez seja interessante vc pensar melhor nessa outra opção.

  6. Lana 12/08/2014 | 18:11

    Olá, vou pra Aruba no final de outubro e vai parar no Panamá e de lá pra Aruba. No Panamá vão exigir a vacina da febre amarela?Obrigada

  7. Caroline 03/04/2015 | 14:43

    Oi, Bruna, adorei seu post! E achei muito inspirador o seu “about”, já que faço curso de Engenharia Ambiental, mas quero mudar para turismo e meu sonho é morar em Edimburgo e viajar o mundo. Sei que não tem muito ver com o post, mas posso perguntar como você como você se mudou para a Escócia? Foi visto de trabalho ou estudo, ou você tem a cidadania? Obrigadaaa :)

    • Contando as Horas 05/04/2015 | 20:35

      Oi, Caroline

      Opaaa!! Bem-vinda ao time! hahaha =DD

      Não tenho cidadania européia, apenas meu velho e bom passaporte brasileiro. Resolvi ir pra lá fazer um intercambio pra abrir os horizontes, pois foi na época que desisti de farmácia e queria mudar de ares tbm. Mas eu já tinha viajado pra Escócia anteriormente, a turismo, na época de férias. Gostei muito do país e quis fazer meu intercambio lá.

      Pra vc ler toda a saga sobre meu intercâmbio, vc pode ler alguns posts que estão aqui: http://contandoashoras.com/intercambio/

  8. Aparecida 08/06/2015 | 22:56

    muito bom esse post, obrigada por compartilhar….

    • Aparecida 08/06/2015 | 22:57

      Vou para Aruba a semana que vem e queria saber sobre taxi ou transporte interno e adorei suas informações.

      • Contando as Horas 08/06/2015 | 23:50

        Oi, Aparecida

        Legal!! Tenho certeza que vc vai adorar Aruba, essa ilha é sensacional. Sou só elogios! Obrigada pela visita aqui no blog! =D

  9. Renata 22/09/2015 | 00:45

    Olá. Pretendo ir à Aruba em Fevereiro. Nessa época é quente lá? Tem dias ensolarados para pegar praia?

    Outra coisa, qual hotel você se hospedou? Estou à procura de algum em Palm Beach, que dê pra ir à pé para a praia. Teria alguma indicação? Desde já agradeço!

  10. Lara 18/10/2015 | 14:29

    Boa tarde! Adorei suas dicas! Vou pra Aruba agora em novembro de 2015. Com o dólar nas alturas. Gostaria de saber se seria mais barato alugar um carro no aeroporto ou ficar pagando taxi mesclando com ônibus tb, claro. E se tiver dicas de restaurantes, bares, passeios legais. Será bem vindo. Muito obrigada.

    • Contando as Horas 18/10/2015 | 18:40

      Oi, Lara

      Depende muito. Se vc quer conhecer muitas praias, o ideal é vc alugar um carro, pq se vc fizer isso de ônibus, vai perder muito tempo e de taxi vai gastar uma fortuna. Agora se vc fizer como eu, for conhecer poucas praias, dá pra se virar com ônibus/taxi, sem problema. Dá pra ir de Palm Beach até Eagle Beach de a pé, por exemplo. Mas tudo depende muito dos teus planos por lá.

      Eu já escrevi mais alguns outros posts sobre Aruba, tem dica de restaurante e as coisas que fiz por lá durante os 4 dias que fiquei na ilha. A lista dos posts estão aqui: http://contandoashoras.com/categoria/destinos/caribe/aruba/

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  11. Luciana 18/10/2015 | 21:59

    Olá Bruna. Quero agradecer por essas informações maravilhosas. Estou indo para Aruba em janeiro e espero que até lá o dólar caia de valor rsrs. Vou me hospedar no Palm Apartments Aruba onde tem uma pequena cozinha pois minha maior preocupação é a comida. Eu e meu esposo não comemos peixes e frutos do mar pois nós dois não gostamos dos sabores rsrs. Parabéns pelo seu blog!

    • Contando as Horas 22/10/2015 | 21:48

      Oi, Luciana

      Obrigada pelo comentário e visita aqui no blog!

      Estamos todos na torcida pra que o dólar volte a baixar!! =DD

  12. Gabriela 25/05/2016 | 15:08

    Oi Bruna. Parabéns pelo blog, excelente! Ficarei no mesmo hotel que vc. Poderia me informar onde tomava o café da manhã? Tem algum lugar próximo?

    • Contando as Horas 27/05/2016 | 14:39

      Oi, Gabriela

      O hotel fica bem no meio entre a praia (de um lado) e um shopping (atravessando a rua). Vc pode ir ali nesse shopping, tem mercadinho, onde vc pode comprar algumas coisas e levar pro quarto ou procurar por algum lugar por ali.

Deixe o seu comentário...