03.02
2014

A Escócia combina com… Islândia!

Uns meses atrás eu recebi um email me pedindo alguma sugestão de roteiro possível de combinar com a Escócia que não incluisse a Inglaterra. A tendência é sempre a gente sugerir os demais países que fazem parte do Reino Unido e a Irlanda, por questão de proximidade claro, mas essa pessoa em específico estava buscando outras alternativas.

Foi ai que esses dias eu recebi um email do aeroporto de Edimburgo informando as novas empresas que iriam começar a operar voos partindo de lá e achei que dai poderia surgir uma boa idéia de posts aqui no blog. Então, foi assim que eu inventei essa série de posts com o título “A Escócia combina com…”, pq assim, além da Inglaterra, vai dar pra combinar em uma viagem a Escócia outros países e até continentes (pq não, né?!?!).

SONY DSC

Pra começar, o destino que eu escolhi é um país super pequeno, meio que “perdido” no hemisfério norte, isolado de tudo e de todos, mas que pra quem está na Escócia é um pulinho: a Islândia!

** Brasileiros precisam de visto pra entrar na Islândia? **

Felizmente, a boa notícia é que brasileiros não precisam de visto pra visitar a Islândia a turismo.

** Como ir até a Islândia partindo da Escócia? **

As duas únicas cidades que tem voos diretos são Edimburgo e Glasgow. Quando eu estive na Islândia em 2011, eu fui com a empresa Iceland Express (que mudou de nome, agora se chama Wow Air). Infelizmente essa empresa não opera mais voos da Escócia, então agora as opções são: Easyjet partindo de Edimburgo (com apenas dois voos semanais, uma na quinta e outro no domingo) e a Iceland Air partindo de Glasgow (com voos todos os dias da semana).

SONY DSC

** Aeroporto da Islândia **

O principal aeroporto da Islândia, o Aeroporto Internacional de Keflavík ou Keflavíkurflugvöllur (IATA: KEF), fica na cidade de Keflavík, a mais ou menos uns 50 km de Reykjavík, a capital do país. As três unicas formas de ir do aeroporto até o centro de Reykjavík são: táxi, ônibus ou alugar um carro. Eu optei por pegar o Flybus, um ônibus especial que faz o trajeto entre aeroporto e capital. Esse ônibus oferece dois tipos de ticket: o que vai até a estação central de ônibus, a Reykjavík BÍS ou o que deixa na porta do hotel. A diferença de preço é minima, portanto, vale mais a pena optar pelo trajeto que deixa no hotel, pois a estação de ônibus fica um pouco afastada do centro.

** O que ver e fazer na Islândia? **

– A capital Reykjavík merece uma visita e como ela é super pequena, um dia é mais que suficiente pra visitar todas as principais atrações. Tem algumas atrações que ficam abertas até mais tarde (por volta das 20:00), então, também dá pra adaptar os bate-voltas pelas demais regiões do país e ver as atrações da capital no resto do dia.

– Existem diversos tour possíveis de serem feitos, sendo que os principais considerados imperdíveis e de certa forma “obrigatórios” são: o tour pela costa sul do país (south coast tour), o tour do circulo dourado (golden circle tour) e o tour combinado Lagoa Glacial Jökulsárlón com o Parque Nacional de Vatnajökull, que foram esses que eu fiz. Claro que existem outros tours, mas ai vai do gosto, tempo e $$ de cada um.

– quem gostar de se aventurar, a Islândia é o paraíso para fazer escalas, caminhadas, pesca, mergulho, passeios de barco, observar animais da fauna local, entre outros.

SONY DSC

** Onde é melhor se hospedar **

Na minha opinião, o melhor lugar pra se hospedar é na capital do país, Reykjavík. As opções de hotéis, apartamentos e hostels são gigaaantes. Uma coisa é importante dizer, o preço da hospedagem é relativamente caro quando comparado com outras capitais européias.

Eu optei por me hospedar em um apartamento, bem no centro de Reykjavík, super perto de tudo. Então facilitou muito os meus passeios pela cidade e também pra ir até o ponto de encontro nos dias que fiz tours com empresas de turismo local.

Quem quiser ver o apartamento que eu me hospedei, foi o Reykjavík 4you Apartments.

Uma curiosidade: quando a gente vai tomar banho, a água quente vem com um leve cheiro de enxofre. Lembro que achei isso muuuito estranho. Quando fiz um dos tours, fui conversar com a guia sobre essa questão e ela disse que a água utilizada vem direto das fontes subterraneas e sofrem apenas um pequeno resfriamento, por isso ela é meio gosmenta (mas nada pegajosa) e tem um cheirinho maravilhoso (#sqn) de enxofre.

SONY DSC

** Aqui vai uma lista com todos os posts que eu já escrevi sobre a Islândia no blog **

Islândia – Iceland – Ísland – The land of fire and ice

Islândia – Conhecendo o país

Reykjavík – O primeiro dia

Islândia – South Coast Tour

Reykjavík: Hallgrímskirkja

Islândia – Golden Circle Tour

Jökulsárlón Glacial Lagoon e Parque Nacional Vatnajökull

Reykjavík – The Volcano Show

Empresas pra fazer tours na Islândia

Cultura Islandesa

** Em resumo **

A Islândia é um país que pode ser facilmente enquadrado como um lugar de outro mundo. Até então eu nunca tinha visto nada tão diferente, único e inacreditável. Os cinco dias que eu passei lá deu apenas pra ter uma breve idéia do que o país pode oferecer. Por mim eu teria ficado umas 2 semanas se fosse possível.

O país é super bem organizado turisticamente falando, são muitas placas nas estradas, o aeroporto é muito bem sinalizado, existe meios de transporte alternativos quando não se quer/ ou não se pode alugar um carro. A única coisa que não me agradou muito foram os preços, pq é realmente tudo muito, mas muito caro mesmo. Claro que nem poderia ser diferente, o país não é auto-suficiente em quase nada, então eles precisam importar tudo de outros países e com isso, o resultado é “sentido” nos preços. Mas pra quem quer ter uma experiência em um lugar muito bem preparado para receber turistas, a Islândia é nota 10.

Posts relacionados:

A Escócia combina com… Copenhague!

A Escócia combina com… Holanda!

Voando com as cias aéreas de baixo custo na Europa

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Assuntos diversos, Edimburgo, Escócia, Glasgow, Golden Circle, Islândia, Jökulsárlón, Reykjavík, South Coast - , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
6 comentários em "A Escócia combina com… Islândia!"
  1. junior   12/03/14 • 19h52

    oi boa noite gostaria DE SABER MAIS SOBRE A ISLANDIA OBRIGADO

  2. Contando as Horas   13/03/14 • 22h15

    Oi, Junior

    Esse conteudo que está nesse post e mais os links que coloquei no post é tudo que vi e sei sobre a Islândia. :D

  3. Rafael   21/11/15 • 17h15

    Oi Bruna, estou indo para Islandia na dia 24-11-2015. Li seus posts e me ajudaram muito a ter ideia de passeios, atracoes e etc. Eu moro na Polonia e quanto ao frio creio que a diferenca seja mais o vento mesmo. Meus Parabens pelo site em geral e aos seus posts! Obrigado!

    • Contando as Horas   25/11/15 • 14h11

      Oi, Rafael

      Que legal!!! Espero que vc goste da Islândia tanto quanto eu gostei. Lugar incrível, inacreditável!

      Certamente o frio não será problema pra vc! Aproveite!!

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  4. Nice Coelho   23/08/16 • 16h53

    Oi Bruna!
    Parabéns pelo seu Blog. Gostei principalmente por causa
    Da clareza nas descrições.
    Gostaria de saber se você reservou os tours pela internet
    ou quando chegou lá.
    Não consegui encontrar o site da Go Travel Iceland. Vc tem o site?
    Estou indo dia 02set (chego 2.00pm) e volto dia 7, portanto tenho quatro dias inteiros lá. Tem alguma sugestão pra mim.
    Abs e obrigada!
    Nice

    • Contando as Horas   23/08/16 • 21h47

      Oi, Nice

      Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado do blog! :D

      Reservei tudo pela internet, naquela época, como a Islândia ainda estava sendo descoberta, eu reservei com uns 10 dias a 1 semana de antecedência da viagem. Hoje em dia, aconselho vc a reservar tudo com o máximo de antecedência que vc conseguir, pq o país tá sempre cheio de turistas.

      Eu sempre coloco os links das empresas no post e fui ver agora, o link não funciona mais. Eu acho que essa empresa não existe mais ou talvez, pode ser que tenha mudado de nome. Vou ficar te devendo essa info, mas sinceramente, não sei o que pode ter acontecido.

      Você não achou nenhum tour semelhante nas outras duas empresas que indiquei lá no outro post?

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Contando as Horas