Contato

Criei um e-mail especialmente para o blog, assim não misturo muito as coisas e mantenho o meu mundo virtual organizado.

E-mail: brunab @ contandoashoras . com

Para respostas relacionadas a um tema específico de um dos posts, favor deixar comentário, critíca ou sugestão no próprio post. As respostas serão mais rápidas! E lembre-se, a sua dúvida pode ser a mesma de muitas outras pessoas.

Importante: todas as perguntas são respondidas aqui no blog, as vezes pode acontecer de levar de 1 a 2 dias, mas nós sempre respondemos.

Enfim, para qualquer outra pergunta ou informação que ainda não tenha sido abordado por aqui, deixo esse email para contato. As respostas por email são mais demoradas, geralmente respondemos a cada 15-20 dias.

Obrigada!

  1. cris 12/09/2011 | 17:46

    Bruna…gostaria que você comentasse um pouco sobre Milão.

  2. Bruna 12/09/2011 | 22:30

    Olá!!
    Conversamos por email, pode ser?
    Vou demorar um pouquinho pra escrever sobre Milão.
    =)

  3. Fabricio 13/05/2012 | 19:10

    Oi Bruna, te mandei um email com algums duvidas, se puder dar uma olhadinha e uma ajudinha…. Valeuu e ta irado o teu site…

    • Bruna 13/05/2012 | 20:37

      Oi Fabricio,
      Obrigada!! =)
      Acabei de ver o email, amanhã te respondo direitinho com mais calma!!

  4. Marlene 19/05/2012 | 11:03

    Ola Bruna, vou p Suiça adorei seu blog falando sobre Genebra.. vou ficar por la por um teempo, so estou com duvidas para o embarque,
    Será que vc pode me ajudar li que não presciso de visto, e verdade que tenho que ter carta de visita e dh para os dias que for ficar por lla`? senão não consigo entrar no País?
    Gostaria de saber como ir de SP, a Suiça tudo o que presciso para não ficar frustada , rsrs

    Obrigado

    Marlene

    • Bruna 19/05/2012 | 19:04

      Oi Marlene,

      Brasileiros não precisam de visto para visitar a Suiça por até 90 dias. O periodo em que vc vai ficar lá é inferior a isso?

      Carta de visita normalmente é necessário se vc vai se hospedar na casa de amigos ou parentes. Senão é necessário ter as comprovaçoes de reserva de hotel/hostel em mãos. Pode ser que solicitem, como podem nao te pedir nada, isso depende do oficial da imigraçao. Mas normalmente para brasileiros eles costumam pedir tudo e mais um pouco hehe

  5. CLÉONICE CAMPOS 10/06/2012 | 16:31

    OI BRUNA! ADOREI O TEU BLOG. PARABÉNS PRECISAMOS DE ALGUÉM COM COMPETÊNCIA. E VOCÊ É A PESSOA CERTA….

    • Bruna 10/06/2012 | 18:06

      Tia, me aguarde! A hora que eu montar minha agencia (quem sabe um dia, se eu for doida o suficiente pra isso hahahah) ja sei que terei duas clientes vip, vc e minha mae! =))))

  6. Thiago 15/06/2012 | 15:51

    Oi Bruna, tudo bem? Primeiramente, parabéns pelo seu blog.
    Tenho duvidas sobre inglês. Como foi a questão do sotaque escocês? Já ouvi comentarem que é bem complicado. Uma vez eu ouvi e achei o sotaque mais bonito de inglês. Você, nesses dois anos que ficou lá, conseguiu pegar um pouco da pronúncia deles? Ou você fala mais pro inglês americano. Sei que somos brasileiros e nunca vamos falar como nativos, por melhor que falemos; mas queria saber essa coisa de sotaque local, porque eu não gosto do inglês americano e gosto do britânico, principalmente o escocês.
    Obrigado. Boa sorte.

    • Bruna 15/06/2012 | 22:19

      Oi Thiago,

      Obrigada pelo elogio, fico feliz!! =))))

      Olha, pra quem estava acosumada a ouvir apenas brasileiros falando ingles nas escolas de ingles aqui no Brasil (eu sempre estudei ingles, praticamente a vida toda.. hehehe) ao chegar na Escocia foi um choque.

      No inicio é bem dificil sim, o sotaque é complicadinho sim, mas uns 4 ou 5 meses depois a gente pega o jeito e se acostuma (esse tempo eu.levei pra me acostumar beeeeeeeem ao sotaque)

      Nesse video de divulgacao do pais pra esse ano, da pra ter uma ideia do sotaque, apesar de que ele esta falando beeeeeeeeeeeem devagar, entao ta facil de entender, mas no dia a dia, qdo eles falam normalmente, eh um pouco mais complicadinho de enteder 100% e se for do interior da Escocia entao, praticamente impossivel ahhahaha Serio mesmo, as experiencias que tive nao foram muito positivas.
      http://www.youtube.com/watch?v=6i63UReFH4M

      Quanto ao meeu sotaque, impossivel pegar qualquer sotaque deles, a gnt fala da nossa forma mesmo, nao tem jeito. Mas eles costumam dizer que o nosso ingles é bem claro, um dos mais faceis pra eles entenderem. (pq se vc ouvir um coreano, ou japones ou um tailandes falando ingles, vc quase nao entende nada).

      Eu sou super suspeita pra falar alguma coisa do sotaque ingles ou escoceses. Eu adooooro!!! =)

  7. Bruna 15/06/2012 | 22:25

    Tem esse outro video aqui tbm…
    http://www.youtube.com/watch?v=1kUZNQASL_8&feature=relmfu

    =)

    • Thiago 16/06/2012 | 15:03

      Oi Bruna, boa tarde!
      Muito obrigado mesmo por ter me respondido. Apesar de nunca ter ido à Escócia, eu sou fãzasso no sotaque deles e do sotaque britânico, mas principalmente o escocês, como eu te disse.
      Você aconselharia algum período mínimo pra se fazer intercâmbio? Estou pensando em ir para algum país hispânico ano que vem (provavelmente Espanha ou Argentina), mas ainda estou em dúvida quanto ao tempo. Vou começar a planejar mesmo ano que vem, mas já estou pesquisando algumas escolas.
      O problema é que eu fiz um “mini” intercâmbio de férias ano passado e a experiência não foi das melhores. Fiquei três semanas em Londres, mas acho que o problema nem foi o tempo, mas sim o curso e a turma. O pacote que eu fiz aqui na agência brasileira (que inclusive pertence ao meu curso de inglês) dava um curso de cultura britânica e não de gramática. Aí, não pude expandir um pouquinho meu conhecimento do idioma. Pra piorar, a minha turma era só de brasileiros. Ou seja, eu não pratiquei quase nada nem aprendi muitas palavras novas. Só falava inglês quando chegava na casa da host family, à noite. Acho que, no meu caso, o problema nem foi o tempo – até porque eu poderia ter estudado nessas 3 semanas – mas sim o contexto que eu tava.
      Bom Bruna, me desculpa. Falei demais. Não consigo ser muito objetivo rssrsrsrs. Deve ser porque você foi super atenciosa comigo e eu me empolguei rsrsrs.
      Novamente obrigado pela resposta e pelos
      vídeos. Sucesso na sua vida e que Deus te abençoe.
      Abraço

      • Bruna 17/06/2012 | 09:34

        Oi Thiago,

        Agora que eu voltei de um intercambio, posso dizer que o ideal é pelo menos 1 ano. Mas logico, que 6 meses ja ajuda muito tambem. Acho que os intercambios de 1 ou 2 meses nao resolvem muito, pq quando vc ta comecando a se acostumar e se virar melhor, vc tem que vir embora. Se fosse hoje, no meu caso, eu teria ido 1 ano direto, mas nao fiz isso, pq tinha medo de nao me acostumar por la (mto frio, as comidas sao meio sem graca e tal).
        Eu estive em Madri e Barcelona por 3 e 4 dias respectivamente. Eu sempre quis ir pra Barcelona, pensei ate em fazer um intercambio uma vez pra la, mas achei que entre espanhol x ingles, o ingles seria mais abrangente e poderia utiliza-lo em qualquer parte do mundo pra me comunicar. Eu adorei Barcelona. Um dia ainda quero passar um mes inteirinho so la. Sabe aqueles lugares que vc tem a impressao que ja morou la em outra vida? nao sei explicar, mas eu gostei muito!
        Uma das coisas que acho extremamente importante eh fugir dos brasileiros hahahaha (apesar de eu ter conhecido um pessoal brazuca la na escocia – que eram bem gente boa), mas na maior parte do tempo, principalmente em sala de aula eu costumava sentar perto de pessoas que eu tinha certeza que nao iriam entender nada se eu resolvesse falar em portugues (como acontece quando vc nao consegue explicar algo e se o colega for espanhol a gente vai no portunhol mesmo). Procurava sempre fazer amizade com os arabes, coreanos, japoneses, russos, alemaes, suicos… assim eu tinha que me virar e dar jeito de explicar o que queria qdo estava conversando com eles.
        O tempo eh muito curto e passa muuuito rapido que se a gnt nao aproveitar ao maximo as oportunidades pra falar ingles, a gnt acaba nao treinando e de nada adianta ter muito vocabulario e demorar anos pra formular uma frase, ne?
        Imagina, eu tbm sempre falo demais hahaha E adoro conversar sobre viagens e tudo o que engloba o assunto.
        Quando quiser ‘conversar’ eh so escrever!
        Boa sorte ai nas suas pesquisas e aproveite muuito o seu intercambio seja ele na Espanha ou na Argentina!
        =)

  8. Thiago 17/06/2012 | 21:00

    Oi Bruna, me desculpe por estar tomando seu tempo novamente.
    E obrigado pela atenção. Voce e muito gentil com seus leitores.
    Eu me esqueci de te contar uma coisa. Eu ainda nao comecei um curso superior, estou estudando para e espero passar esse ano (tomara!!) e uma grande vontade minha e fazer intercambio academico em algum pais hispanico da América. Pra falar a verdade, tenho grande interesse pelo Chile e gostaria de passar pelo menos um ano lá. Apesar de ingles ser mais universal que o espanhol (que nao deixa de ser importante), eu gosto mais de espanhol e acho mais facil, por isso eu pensei no Chile. Alem de ser um pais muito bonito e interessante, fica mais perto do que a Espanha e ja ouvi dizer que as pessoas sao muito educadas la.
    Entao, eu pretendia fazer esse intercambio de uns 2 meses na Espanha ou Argentina pra ter uma primeira experiencia com o idioma, porque, apesar de ja estudar espanhol ha mais de quatro anos, infelizmente nunca pude pratica-lo. Como nao faco conversacao (por causa do vestibular) depois que terminei o curso, ja esqueci muita coisa. Entao eu gostaria de passar uns 2 meses na Espanha ou Argentina (nao o Chile porque esse eu gostaria de fazer intercambio academico la) pra ter uma primeira experiencia com o idioma e ver se e isso mesmo que eu quero, alem de melhorar meu conhecimento ne.
    Voce, nesse caso, acha que 2 meses sao insuficientes?
    Ahhh e mais uma coisa, quais idiomas voce fala e em qual grau (basico, intermediario, avançado, fluente, …)? E me desculpe perguntar isso, nao sei se voce ja mencionou no blog (se ja tiver falado, me desculpe perguntar de novo), mas esse periodo que passou na Escocia, voce fez intercambio da faculdade tambem ou so o curso de ingles e trancou a faculdade?
    Muito obrigado mesmo Bruna, voce esta me ajudando bastante.
    Abraço

    • Bruna 19/06/2012 | 03:50

      Oi Thiago,
      Hummm, entendi seus planos! Legal hein!
      Olha, eu ja estive em todos essses paises que vc mencionou (Argentina, Chile e Espanha) e gostei muito do Chile e gostei tbm dos demais, mas Santiago e Barcelona levam vantagem!
      Se a tua intencao eh passar 2 meses pra voltar a ter contato com o idioma, pq futuramente vc pretende passar um ano academico la, eu acho valido. Mas 2 meses nao fazem milagre, pq como eu ja disse aqui no blog, qdo vc ta comecando a se acostumar, a pegar no ‘tranco’ a gnt tem que vir embora. Mas eh uma oportunidade valida, com toda a certeza!
      Eu me viro bem no ingles (avancado), meu espanhol da pro gasto (eu estudei espanhol como vc, cheguei a terminar o curso, me formei e tal, mas como tbm nao pratico, mta coisa esqueci, mas qdo estive na Espanha ou ARgentina ou Chile, me virei bem, sem problemas) e tenho um frances basiquinho (estudei um ano e meio de frances, mas nao consigo manter uma conversa no idioma, eh so pra questao de uma ou outra perguntinha aqui ou ali, e pra eu me virar pra ler alguma coisa).
      Eu fiz so curso de ingles mesmo, nao fiz um ano academico por la nao. ate pq nem tem opcao turismo na grade das universidades escocesas, ao menos nas que eu cheguei a pesquisar nao achei nada.
      Sempre eh bom trocar informacoes, como eu te disse anteriormente, sinta-se em casa.
      =)
      (desculpe a demora pra responder)

      • Thiago 19/06/2012 | 16:46

        Oi Bruna,
        Obrigado pela resposta. E não foi demorada nao.
        Sei realmente que dois meses nao fazem milagre – se eu pudesse, passaria uns 6 meses de intercambio antes de ir para o Chile (se eu for mesmo). Indo ou nao indo pro Chile ou pra outro pais fazer um intercambio academico, eu pretendo voltar a estudar espanhol num curso ano que vem e fazer o intercambio de 2 meses no ano seguinte, porque eu adoro espanhol e infelizmente tive que parar de estudar por causa do vestibular.
        Muito obrigado mesmo pela sua ajuda. Me esclareceu bastante.
        Boa sorte!!
        Abraços

  9. Juliana 01/08/2012 | 00:37

    Oi Bruna,
    Estou com uma dúvida e gostaria de saber se você pode me ajudar.
    Estou comprando minha passagem de Edimburgo para Londres e gostaria de saber se fica mais fácil eu descer em Heathrow ou no London City. Meu hotel é perto do Hyde Park.
    Obrigada
    Juliana

    • Bruna 01/08/2012 | 17:14

      Oi Juliana!

      O City é praticamente no centro da cidade, teria que ver quanto ao transporte público para ir ate o Hyde Park. Já o Heathrow, vc desembarca em Paddington e de lá segue de metro!

      Eu achei o City bem tranquilo, só que não peguei transporte público até o hotel, nos pegamos táxi pq estavamos em 4 pessoas, mas o Heathrow tbm é tranquilo.. Só demora um pouquinho mais pra chegar no centro da cidade!

      • augusto 05/08/2012 | 20:49

        moro em curitiba a 10 anos , ja tive essas loucuras de viajar pelo mundo , conheço muito bem a escócia e morei 1 ano em londres , estive la em 2003 tanbem morei na espanha e afins . hoje ja com 30 anos a gente perde um pouco do espirito aventureiro , conheço decor e salteado as perguntas da uk border e sei ate como responde las , passo tranquilamente , nao acho um bicho de sete cabeças e nao fico nervoso , nao vejo nada de diferente na europa , apesar de ser de origem ucraniana nata e sem misturas , acho a europa ainda velha e mesclada com o moderno , mas o que isso importa a nós , pois nascemos no brasil devemos ter orgulho daqui , ate porque la nunca sera nosso teritorrio , é bonito , organizado , socialmente anos luz do brasil , preços imbativeis , salarios otimos , custo de vida acessivel , ta e daí?
        nao é para nós , absolutamente nao é para nós .

        • Bruna 08/08/2012 | 17:57

          Oi Augusto!
          Eu adorei ter tido a oportunidade de morar em Edimburgo e ver um pouco de como as coisas funcionam tanto na Escócia como no Reino Unido em geral. A gnt sempre tem a ideia de essa organização toda que dizem ter nos países europeus é meio lenda, o que deu pra perceber que não é.
          Sem desmerecer o Brasil, mas acho que muita coisa poderiamos aprender com eles. =)

  10. Juliana 10/08/2012 | 12:51

    Oi Bruna, estou aguardando ansiosamente pelo post de Dublin!!!! :)
    Bj

    • Bruna 10/08/2012 | 19:21

      Oi Juliana!
      O post especifico sobre Dublin vai demorar um pouquinho, mas to pensando em escrever o post introdução da Irlanda, antes que eu me esqueça! =)

  11. Leony Corrêa 19/08/2012 | 14:44

    Olá Bruna, O que você achou da Bósnia? To indo fazer um intercambio de 1 ano na bósnia (high school), o inglês na bósnia o sotaque e bom? E muito difícil de entender ? Eles são legais? são receptivos ? Aguardo sua resposta xD
    Bjs….

  12. Bruna 19/08/2012 | 23:11

    Oi Leony,
    Apesar de ter passado apenas 1 dia na Bósnia, eu gostei bastante do que vi. Eu tinha uma imagem totalmente diferente do país, muito dessa imagem era baseada nas destruições causadas pela guerra, claro. Achei o país super bem organizado (pelo menos na parte em que eu estive), tudo muito bem sinalizado… Eu não tive problema pra entender o inglês deles, é mais ou menos como o nosso sotaque, mais claro de entender. Achei de um modo geral o pessoal bem receptivo, bem simpatico.. não tenho nada de ruim pra falar daquele país, tirando as coisas que vi relacionadas a guerra, as marcas ainda estão bem presentes, frequentemente vemos casas baleadas, coisas destruidas, mas no geral, a impressão foi muuuuito melhor do que eu imaginava! Em qual cidade vai ser o teu intercâmbio? Em alguma dessas que eu visitei??

    • Leony Corrêa 19/08/2012 | 23:45

      Obrigado Bruna Por te respondido ^^….
      ainda não sei a cidade certa =/ , mais acho q ficarei na capital xD, estou super ansioso kkk’, mais tipo Bruna todo mundo na bósnia fala inglês?
      Estou acompanhando diariamente seu blog ^^
      bjs…

      • Bruna 20/08/2012 | 08:41

        Então Leony, nas duas cidades que fui, com as pessoas que falei elas me responderam em inglês, sem problemas. MAs também não sei te dizer se isso vale pra toooooda a população. Ao menos nas partes turisticas, nas experiências que tive, todo mundo me respondeu em inglês.

        • Leony Corrêa 20/08/2012 | 19:42

          Obrigado pela sua atenção Bruna XD

  13. morandonaalemanha 31/08/2012 | 08:47

    Bruna, tudo bem? Citei o seu blog no meu último post, ok?
    abs
    Fabiana

    • Bruna 31/08/2012 | 12:35

      Oi Fabiana,
      Tava olhando agora o teu post (eu recebo as atualizações no email) e vi o meu nome lá no finalzinho, quase cai dura. heheeheh Obrigadaaa por ter citado meu blog!! =))

  14. Juliana 13/09/2012 | 17:56

    Bruna, estou com saudades dos posts sobre Edimburgo!! E ansiosa pelo de Dublin.
    Beijo

    • Bruna 14/09/2012 | 18:37

      Juliana,
      Eu tbm!!!!!!!!! Para a tua alegria (e minha também), essa semana eu já volto com os posts sobre Edimburgo. Ah, o post introdução da minha viagem pra Irlanda eu escrevi na terça a noite, agora to separando as fotos (vc já pode ver algumas ali no Flickr)! =))

  15. Juliana 14/09/2012 | 18:57

    Oba, estou aguardando ansiosa!! :)

  16. Drielen 17/09/2012 | 20:47

    Olá Bruna, enviei um email sobre algumas duvidas, se puder me responder..hehe ^^

    Ahh, a proposito, você esta de parabens pelo blog, eu adorei!!!

  17. Maria Rocha 26/09/2012 | 12:53

    Oi Bruna,
    vc sabe como comprar tickets londres – edimburgo pela internet no Brasil?
    Obrigada e parabéns pelo blog.
    maria

    • Bruna 26/09/2012 | 13:16

      Oi Maria,
      Tickets de que exatamente? de trem? avião?

      • Maria Rocha 27/09/2012 | 10:53

        Oi Bruna, Tickets de trem. Sei que no site da national rail eles não aceitam cartão de crédito ou débito do Brasil, mesmo sendo internacional. A Rail Europe está no topo da lista do “Reclame aqui”. Estou meio que sem saber o que fazer pois fiz minha programação com o voo de volta ao Brasil saindo de Edimburgo e se não tiver a passagem comprada, não creio que me deixarão entrar no país.
        Obrigada.
        Maria

  18. Maria Rocha 27/09/2012 | 11:01

    Oi Bruna,
    Não sei se consegui responder. Não aparece nada. Estranho…. De qualquer maneira, ticket de trem.
    obrigada

  19. Renata 30/09/2012 | 20:13

    Bruna,
    Vc visitou as Highlands na Escócia? Vale a pena? Qual o lugar mais interessante para uma viagem curta?

  20. Clovis Neto 25/10/2012 | 11:24

    Olá, Bruna. Bom dia. Gostaria de obter informações sobre o visto na escocia acima de 6 meses. Porque pretendo fazer um ano academico inteiro na Escocia. Deverei ir com 760,00 libras por mes em media para passar 12 meses. Fico no aguardo. Obrigado.

    • Bruna 27/10/2012 | 19:25

      Oi Clovis,
      Para visto acima de 6 meses, vc tem que tirar o visto no consulado britânico no Rio de Janeiro e se caso quiser continuar estudando la, esse visto permite que vc o renove por lá mesmo. Existem algumas burocracias e tal, como traduzir documentos, pagar taxas e agendar a entrevista.

      Existe a opção de vc fazer o que eu fiz na primeira parte do meu intercâmbio, que foi quando fui passar 6 meses rm Edimburgo e peguei o visto chamado de Visto de estudante visitante. Essa opção existe na versão 6 meses e 11 meses e a grande vantagem é que não precisamos traduzir documentos, porém esse visto só é concedido lá em Londres no aeroporto de Heathrow.

      Eu ainda não escrevi um post em especifico sobre o visto de 1 ano que solicitei ainda aqui no Brasil antes de voltar pra Escócia, se caso precisar de algo e eu souber, te respondo sem problemas.

      Caso vc não tenha visto, eu escrevi esse post sobre o visto de estudante visitante..
      http://contandoashoras.com/tag/visto-de-estudante-visitante-inglaterra/

      :)

      • Clovis Neto 31/10/2012 | 09:04

        Olá, Bruna. Obrigado pela resposta rapida. Estou pensando em fazer um intercambio em Glasgow, você foi até a cidade?? O que achou dela e se você tem alguma site onde posso verificar algumas avaliações sobre as escolas de ingles pelo mundo ou na Escocia. Obrigado.

        • Bruna 01/11/2012 | 16:52

          Oi Clovis,

          Fui sim, fui umas 3x.. Glagow é a maior cidade da Escócia, é um pouco diferente de Edimburgo. Vc vai apenas estudar inglês?? Não conheço nenhum site desse tipo.. O ideal é vc entrar no site das agencias de intercâmbio do Brasil e ver as opções que eles oferecem e pesquisar no google, foi assim que eu fiz!

          Escrevi esse post sobre essas primeiras pesquisas pro intercâmbio..
          http://contandoashoras.com/2010/09/01/intercambio-a-hora-das-escolhas/
          Vc ja viu??? :)

  21. Ricardo Michel 28/10/2012 | 17:40

    Boa tarde Bruna.
    Parabéns pela matéria. Estou em vias de comprar as passagens de Porto Alegre para Helsinki e após Rovaniemi. Mas te confesso que estou um pouco inseguro quanto a hotelaria, especialmente, de Rovaniemi.
    Encontrei poucas informaçoes e parece que o melhor é o Hotel Santa Claus, correto? Mas apesar de ser o melhor não consegui compará-lo com algum de Helsinki por exemplo onde consegui mais detalhes.
    O motivo de nossa (minha esposa nem sonha para onde vamos) ida (fevereiro 2013) para Rovaniemi é o fato da localização no círculo poar ártico, aurora boreal, neve, etc, algo diferente do que já vimos.
    Para te dar uma idéia em fev. 2011 fomos para St. Petersburg (Rússia) com 20º C negativos e achei maravilhoso! Ficamos num ótimo hotel (Corinthia).
    Resumo: pretendemos ficar 3 noites em Rovaniemi mas, em alguns momentos, penso que seria muito tempo pois não pretendo fazer nenhuma loucura no meio daquele gelo todo. E Helsinki, quanto tempo vc recomenda? Achei 4 noites
    Meu plano seria esse: Chegar em Helsink no dia 09/02/13 a noite dormir proximo do aeroporto e dia 10/02/13 com a Finnair às 12:15 hs p/ RVN.
    Dia 13/02/13 às 18:20 hs RVN / HEL e dia 17/02/13 ir para Alemanha (diversos) por uma semana e retorno ao Brasil.
    Desde já agradeço teu retorno. Abss / Ricardo Michel

    • Bruna 29/10/2012 | 18:41

      Oi Ricardo!
      Então, eu adorei a Finlândia! Helsinki é bem bonitinha, mas acho q dois dias inteiros são suficientes. Já na Laponia, o ideal seriam 4dias. Eu fiquei 3 dias inteiros e um pela metade, mas um dia a mais teria sido o ideal, isso se vc pretende andar de snow mobile, de rena, ruski e td mais.. A cidade de Rovaniemi, apesar de ser minuscula, tem algumas coisas pra fazer! A gastronomia ( apesar de cara) é muito boa e interessante tbm!!

  22. Simone 09/11/2012 | 08:58

    Bruna, tenho lido seu blog mas não encontrei resposta pra o que estou precisando. Vou pra Europa em dezembro e tem um techo (Belfast – Edimburgo de Ferry) q preciso muito de ajuda por isso te mandei um e-mail. Se puder me ajudar.

    • Bruna 09/11/2012 | 11:02

      Oi Simone,
      Eu nunca usei o ferry entre Escócia e a Irlanda, mas sei que eles chegam na Escócia em Cairnryan. De lá vc tem q ver se existe a opçao de trem, pq eu sinceramente nao sei te dizer ou ônibus ate Glasgow ou Edimburgo.

  23. Bruna 09/11/2012 | 11:03

    Oi Simone,
    Eu nunca usei o ferry entre Escócia e a Irlanda, mas sei que eles chegam na Escócia em Cairnryan. De lá vc tem q ver se existe a opçao de trem, pq eu sinceramente nao sei te dizer ou ônibus ate Glasgow ou Edimburgo.

  24. Simone 09/11/2012 | 12:05

    Bruna, agradeço imensamente a rápida resposta. Pelo menos o o nome da Cidade de abre um horizonte rsrsr bjos. Fique com Deus

  25. Thiago 09/11/2012 | 21:39

    Oi Bruna, tudo bem?
    Estou eu aqui de novo pra pedir dicas sobre a Argentina rsrsrsrs.
    Essa semana estava conversando com minha mãe e acabamos comentando que adoraríamos conhecer Buenos Aires. Como ela faz 50 anos ano que vem, eu gostaria de planejar secretamente uma viagem curta (de uns 4 ou 5 dias) pra lá como presente pela data tão especial. E eu vou junto né, é claro.
    Se nós formos mesmo, devo começar a planejar em janeiro/fevereiro, mas pesquiso desde já os preços de hotéis, pra eu poder me planejar financeiramente (afinal, eu vou arcaria com todas as despesas). Dei uma olhada no Booking.com e vi muitos hotéis e albergues.
    Você me aconselha algum bairro? No VnV, o Ricardo Freire indica a Recoleta e o Palermo. Em qual hotel você ficou?
    Obrigado pela atenção mais uma vez e desculpa por eu ser tão pouco objetivo.
    Abraços

    • Bruna 11/11/2012 | 19:44

      Oi Thiago,

      Nos ficamos num hotel bem proximo ao Puerto Madero, super bem localizado.
      O nome do hotel é Vista Sol. Muito bom! Todo mundo gostou bastante. :)

  26. Camila 29/11/2012 | 12:38

    Oi Bruna, tudo bem
    Meu nome é Camila. Gostaria de algumas informações sobre a Croacia, se possível!!!! Pretendo passar uns dias por lá em maio e estou pensando em chegar por Dubrovnik e de lá ir até Split. Vc sabe se consigo alugar um carro em Dubrovnik e entregá-lo em Split? É possível fazer esse trecho pelo litoral croata? Mesmo de carro precisamos passar pela Bosnia? Ah, adorei o seu blog!

    Obrigada pela atenção
    Camila

    • Bruna 30/11/2012 | 02:30

      Oi Camila,

      Eu fiz o trajeto inverso do que vc pretende fazer. Eu nunca aluguei carros, então não sei como funciona exatamente essas regrinhas, mas acredito que se vc entrar no site dessas empresas maiores (Hertz, Localiza..) vc consegue descobrir isso. Infelizmente vou ficar te devendo essa informação.

      É completamente possivel vc sair de Dubrovnik e seguir até Split pelo litoral sim, e vc vai ter que passar pela Bosnia, não tem jeito. Se vc olhar no mapa, o pedacinho do litoral da Bosnia é minusculo, algo em torno de 25 km, então não tem jeito, tem que passar por ali sim.

  27. Guilherme Matheus 04/12/2012 | 15:49

    Boa Tarde Bruna, acompanho seu blog diariamente, é incrivel o tanto de informações que voce coloca nos seus tópicos, e inclusive as fotos que ajudam MUITO ! Pra ser sincero, o melhor blog que achei até hoje. PARABENS !

    mais eu tenho uma duvida, e gostaria de saber se consegue me esclarecer:

    1ª: Caso eu pague estudo, moradia e tudo certinho em londres, a imigração carimbará por 6 meses ?

    2ª Para viajar até o Reino Unido, é obrigatorio o seguro de viajem ?

    Obrigado, e parabens novamente ! hahaha

    • Bruna 05/12/2012 | 03:43

      Oi Guilherme,

      Obrigadaaa!! =)))

      Eu escrevo aqui no blog tudo o que eu realmente gostaria de saber quando vou viajar pra algum lugar, então tento reunir o máximo de infos e fotos, que é pra realmente facilitar a vida de todo mundo!

      Vamos lá..

      1) Não é garantia. O fato de vc ter pago tudo não garante entrada no Reino Unido. Por isso é importante levar todas as documentações que vc achar necessário e que comprovem que de fato vc vai estudar e não vai ficar ilegal por lá.

      2) É obrigatório sim. Normalmente eles não pedem o seguro saude na imigração, mas podem pedir né?!? E é sempre bom não levar em consideração fazer o seguro saude só por fazer pra mostrar na imigração. É bom fazer como uma prevenção, até pq se vc um dia venha a precisar dele (em caso de problema de saude), vai sair muito mais barato do que se vc tiver que pagar tudo particular no UK, pode ter certeza.

  28. Luciana 15/12/2012 | 16:35

    Oi Bruna.
    Tenho dúvidas quanto ao visto estudantil para a Escócia.
    Eu e meu namorado gostaríamos de fazer doutorado sanduíche na University of Edinburgh e pretendemos ficar por lá uns 10 meses. Mas não sabemos qual o visto que será solicitado. Se vai precisar do toefl ou simplesmente de uma carta do professor de lá dizendo que temos fluência na língua. Vc pode me ajudar?

    Obrigada

    • Bruna 16/12/2012 | 22:15

      Oi Luciana,

      Vcs podem pedir o visto de estudante visitante de 11 meses no aeroporto de Heathrow, logo q vcs desembarcarem em Londres, como também o visto de estudos para 1 ano, o que tiramos no consulado do RJ, ainda aqui no Brasil.

      Eu escrevi esse post sobre o visto de estudante visitante, mas no meu caso foi solicitado para 6 meses.. Nao sei se vc já viu esse post?!?!
      http://contandoashoras.com/2011/08/10/visto-de-estudante-uk-menos-de-6-meses/

      Eu não sei como é o esquema para fazer um doutorado no UK, mas imagino q seja necessario algum teste do tipo TOEFL ou IELTS. Teria q se informar direitinho sobre isso diretamente com a universidade. Infelizmente vou ficar te devendo essa informação.

  29. Marco 16/01/2013 | 19:39

    Boa noite Bruna, Adorei o blogue esta 5* estrelas bastante detalhado, Lisboa foi muito bem escrita por voce, Eu sou da Villa de Cascais onde tives te, pena teres chegado de noite, O Guincho era uma exelente opcção e tives te bem perto.
    Quem sabe uma proxima vez, se voltares, terei o gosto de lhe mostrar mais da Capital.

    • Bruna 17/01/2013 | 01:44

      Oi Marco,

      Obrigada!! Fico feliz que tenha gostado do blog! Eu tbm gostei bastante de Portugal, inclusive penso em voltar um dia pra visitar mais alguns lugares que ficaram faltando.

      =)

  30. Luis Roberto 27/01/2013 | 14:05

    Bruna, parabéns pelo seu blog! Estou planejando uma viagem em família, de carro, pela Escócia e depois gostaria de ir para Irlanda. Você sabe alguma coisa sobre a travessia? Gostaria de continuar de carro e vi que tem um ferry que faz? Qualquer ajuda é bem vinda. Obrigado. Luís Roberto

    • Bruna 28/01/2013 | 09:28

      Oi Luis Roberto,

      Eu nunca fui da Escócia até a Irlanda de ferry, quando eu fui eu me desloquei de avião. O que eu posso te dizer é que existem ferries que parte de Cairnryan e chegam em Belfast, na Irlanda do Norte. A travessia dura umas 2 horas e 30 minutos mais ou menos. Não sei te dizer valores, teria que pesquisar.

      Aqui nesses comentários um pouco mais pra cima tem 2 links de empresas que fazem a travessia que eu respondi para a Simone, não sei se vc já viu??!?!

  31. Thais Carraca 03/03/2013 | 04:13

    Oi Bruna
    Semana passada te mandei um email que não recebi resposta. Como das outras vezes vc foi tão solícita e me respondeu muito rápido, acredito que desta vez não tenha recebido.

    Peço de novo sua ajuda para minha viagem para UK, desta vez com relação ao simcard.

    Ficarei 10 dias na Inglaterra (Londres e Liverpool), 6 dias em Edimburgo, além de 1 dia em Dublin. Gostaria de saber sua opinião sobre qual a melhor operadora para eu comprar um simcard para o Ipad e outro para o IPhone.
    Muito grata, um abraço
    Thais Carraca

    • Bruna 06/03/2013 | 10:04

      Oi Thais,

      Eu só não te respondi antes, pq passei o final de semana td no
      Hospital e tIve alta só na segunda-feira.

      Nao sei te dizer qual é a melhor operadora, pq eu só usei a O2. Eu gostava bastante e tanto a internet como as chamadas (locais ou internacionais) funcionavam super bem.

      Mas claro q existem outras operadoras e os mais diversos planos, porém quase tds eles sao bem similares, independente da operadora q vc escolha.

      Um tempo atras li um post bem explicativo sobre esse assunto no blog da Celina.. Não sei se vc já conhece?!?!
      http://www.maladerodinhaenecessaire.com/londres-com-internet-no-celular-qual-o-melhor-chip-pre-pago-e-mais-10-apps/

      Como ela diz, vc pode comprar nas maquininhas logo q desembarcar no aeroporto em Londres ou nas lojas fisicas no centro de qqer cidade do Reino Unido.

      • Thais Carraca 06/03/2013 | 17:45

        Oi Bruna
        Espero que vc esteja bem e recuperada. Vou dar uma olhada no blog, ainda não tinha visto este post.
        Muito grata
        Thais

    • bruunaduarte 02/04/2013 | 16:55

      Boa tarde

      Meu nome é Bruna Duarte, tenho 19 anos e tenho um blog sobre intercâmbio.
      Vi seu blog e gostei muito do contéudo, do layout e etc.

      Por isso gostaria de saber se queres fechar uma parceria comigo:
      Eu disponibilizo o link do seu site no meu blog, e vice versa.

      Desde já muito obrigada, aguardo seu retorno e espero que possamos trocar experiencias e leitores.

      Bruna

      • Bruna 02/04/2013 | 21:30

        Oi Bruna,

        As vezes eu dou uma olhada no teu blog. Inclusive to precisando atualizar meu blogroll, faz tempo que não faço isso.

        • bruunaduarte 03/04/2013 | 23:02

          Oie! Eu já adicionei seu link nos meus Links Recomendados
          Tem muita informação útil e as vezes com tanta variedade as coisas boa da internet acabam se perdendo..
          Bjs

  32. Ronaldo (Raul) Ferreira da Silva 07/05/2013 | 19:53

    Oi Bruninha!

    Teu Blog é muito útil e de fácil compreensão em tuas informações, obrigadooooo!
    Ronaldo F Silva @ronaldfsilva6

  33. Roberta Farinon 27/05/2013 | 21:33

    Oii Bruna, tudo bem?? Posso enviar um email para vc para perguntar alguns detalhes? Eu já morei fora e agora estou indo novamente. Tb quero ficar em Edimburgo, que já conheço e adorei. Para qual email posso enviar? Obrigada. Bj, Roberta

    • Bruna Bartolamei 28/05/2013 | 23:03

      Oi, Roberta!

      Claro, o email é esse que esta aqui no contato mesmo. Pode me escrever, as vezes demoro uns 3 ou 4 dias pra responder, mas sempre respondo!

  34. Julia 22/06/2013 | 13:54

    Oi Bruna!

    Estou escrevendo apenas para agradecer as dicas! Seu site é mto bom!
    Estou agora em Edimburgo e suas explicações foram imprescindíveis!
    Obrigada!

    Julia

  35. Igor Santos 23/06/2013 | 17:51

    Bruna, tenho uma dúvida!! Moro em Floripa e vou pra Londres semana que vem! Comprei as passagens no site da BA, e o trajeto TAM-Guarulhos vai ser pela TAM. Então, eu to querendo me programar. É a minha primeira viagem de avião, então desculpa minha falta de informação!! haha Ok, o pessoal da TAM vai me dar o Boarding Pass da BA já em Floripa? Eu vou ter que fazer um segundo check-in em SP e despachar novamente as minhas malas ou elas vão direto pra Londres? A minha teoria é que eu vou ter que fazer somente o check-in em Floripa, eles não vão me dar o Boarding Pass da BA, as malas vão direto pra Londres. Se for essa a ocasião, onde que eu reito o Boarding Pass da BA, quer dizer, a area do check-in não é lá do outro lado do aeroporto, ou tem guichês na área de conexão do aeroporto? :)

    • Bruna Bartolamei 23/06/2013 | 19:56

      Oi, Igor

      Olha só, ano passado quando fui a Suiça, Áustria e Alemanha, eu fiz Curitiba – São Paulo – Londres com a TAM e a BA, ou seja, o trecho entre Curitiba – São Paulo também foi com a TAM e comprei direto no site da BA como vc.

      O que aconteceu comigo foi o seguinte: eu fiz o ckeck-in no aeroporto de Curitiba, voei com a TAM para São Paulo. Chegando em Guarulhos, tive que pegar a minha bagagem, sair da aerea de desembarque. Esperei até as 13:00 pra fazer o check-in na BA. Então eu imagino que vai acontecer exatamente o mesmo com vc.

  36. anttoniocarlos 27/06/2013 | 14:38

    Olá Bruna,

    Achei seu blog por acaso na preparação da minha viagem. Ele dá dicas muito boas. Muito Legal, Parabens.

    Você me lembra aquele video “Around in the world, welcome in the earth universal”.. Se tiver um tempo, assite, você vai gostar.

    Sou de Curitiba tb, nascido aqui, e não conhecia metade dos passeios que você comenta no blog.

    Keep travel ;)

    • Bruna Bartolamei 27/06/2013 | 19:19

      Oi, Anttonio Carlos

      Obrigadaaa!!:D

      Nunca vi esse video, vou procurar no you tube. Valeu pela dica!

      Eu ainda não escrevi nem metade do que gostaria sobre Curitiba, alias, tem muita coisa pra escrever por aqui. Acho que não vou dar conta de atualizar tudo nunca.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  37. Ana 01/07/2013 | 20:10

    Oi Bruna!
    Boa noite!
    Acabei de conhecer seu blog e estou adorando!
    Parabéns!
    Suas dicas são bastante úteis e as informações bem precisas!
    Eu estou indo pra Edimburgo fazer o curso de inglês na Kaplan e vi que vc sugere o curso de 1 ano, mas só tenho 3 semanas disponíveis!
    Depois que li tudo que vc escreveu, comecei a pensar se não foi dinheiro jogado fora!!!
    Já tinham me falado que vc só começa a se soltar na cidade depois de um ou dois meses, mas eu estava achando que passando essas tres semanas lá eu
    destravaria meu inglês.
    O que vc acha?
    Outra coisa que queria te perguntar:
    qual a faixa etária da escola? Tenho 42 anos e confesso que agora
    que está chegando a hora de eu ir, estou ficando com friozinho na barriga, porque não sei se vou ficar deslocada, por ser mais velha.
    Sempre acho que intercambio é coisa pra jovem!!!
    Aguardo sua resposta, se não for te incomodar muito!
    Obrigada,
    Ana

    • Bruna Bartolamei 03/07/2013 | 02:03

      Oi, Ana!

      Na minha opinião, qualquer experiência é valida, mas vou ser bem sincera com vc, 1 ou 2 meses não fazem milagres!

      Não deixe de ir, ter uma oportunidade dessas é muito bom. A gente aprende a se virar e ganha mais confiança. Nessa hora a gente percebe o que precisa melhorar e o que a gente se vira bem.

      Quando eu fui pra Edimburgo, eu tbm tava quase chegando nos 30 heheeheh Olha, a faixa etária é bem variada. Na época de férias na europa (julho e agosto) enche de adolescentes, mas tem gente de todas as idades. Quanto a isso vc não precisa se preocupar. Eu já tive colegas de toooodas as idades, desde 15 anos até 62 anos. Tive um casal de colegas da Turquia que já estavam quase se aprosentando e acharam que estudar ingles ia melhorar as futuras viagens deles. Tinham meninas da Espanha, mais ou menos da tua idade que também foram com filhos (ou não) e marido ficar lá por um mês e iam estudar na parte da manha e a tarde aproveitavam pra passear. Inclusive tive um colega do Brasil, que foi com mulher e filho, enquanto ele melhorava o ingles a mulher e o filho também aproveitavam pra passear.

      Na verdade, eu tbm tinha essa mesma preocupação que vc. Eu achava que só ia ter pessoas de 15 ou 18 anos estudando comigo, mas o que acontece na Europa é que as pessoas aproveitam as férias (escolares ou de trabalho) pra passar um mês em algum pais aprendendo um idioma (seja ingles ou qualquer outra coisa) e passear. Então, essa história de idade a gente até esquece quando chega lá.

      Aproveite muito! Tenho certeza que vc vai gostar bastante da experiência e de Edimburgo! =D

  38. Ana 08/07/2013 | 00:10

    Obrigada querida!
    Tá chegando a hora!
    Já é sábado!
    Beijos
    Ana

    • Bruna Bartolamei 11/07/2013 | 00:32

      Oi, Ana!

      Que beleza!! Ansiedade a mil então?!?! Aproveite! Tenho certeza que vc vai gostar.

      Quando voltar de viagem, passa aqui pra contar como foi a experiência. =DD

  39. Adrison Souza 15/07/2013 | 22:46

    Bruna

    Primeiramente parabéns pelo Blog. Simplesmente excelente!!!

    Fiquei sabendo que na Áustria o custo é bem maior se comparado com outros países europeus, isso de fato é verdade? Qual o valor médio de uma refeição? As atrações turísticas?

    Estou planejando 05 dias em Viena, 02 em Salzburgo e 03 em Innsbruck no Tirol. Pretendo fazer os deslocamento entre essas cidades via trem. É tranquilo? O trem é da OBB?

    Desculpe o monte de perguntas, mas pode ter certeza que as suas respostas serão de grande importancia.

    Abraço

    • Bruna Bartolamei 17/07/2013 | 02:06

      Oi, Adrison

      Obrigada!! =DD

      Não é verdade. Existem países, na minha opinião, que são mais caros, como por exemplo todos os países nordicos (Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Islândia) e a Suíça. Mas essa questão de gastos também é bem relativa.

      Então por exemplo, nessa viagem que fiz a Áustria, fui antes na Suíça (na parte alemã do país), quando chegamos na Áustria, parecia que era o lugar mais barato do mundo hehehe Pq a Suíça é realmente muito cara.

      O valor médio de uma refeição, com prato principal e sobremesa, eu acho que fica em uns 15,00 – 20,00 euros. Se for um lanche no mc donalds, ai pode ficar um pouco mais barato, claro. Por isso te digo que isso é relativo. As atrações turisticas, vc pode consultar o valor dos tickets nos sites oficiais pra ter uma idéia. Acho que de todas as que visitamos, as mais caras foram o Palácio de Schönbrunn e o Palácio Belvedere.

      Super tranquilo viajar de trem na Áustria. Os trens da OBB são bem novos e pontuais. Aqui nesse post (não sei se vc já viu??!?!) vc pode ver como é a primeira e a segunda classe dos trens da OBB.
      http://contandoashoras.com/2013/05/12/como-andar-de-trem-na-austria-e-entre-a-suica-e-a-austria/

      =D

      • Adrison Souza 17/07/2013 | 14:21

        Bruna muitíssimo obrigado pelas informações, aproveitei e também tirei as minhas dúvidas sobre a viagem de trem no endereço que você deixo na sua resposta.

        Considerando que nesta viagem vou estar com a família esposa e filho de 05 anos, então as preocupações aumentam ainda mais. Com certeza com as suas dicas a nossa viagem vai se tornar mais facil.

        O seu material é tão bom que até imprimi encadernei e vou usar a sua experiencia na Austria como Guia de Viagem.

        Muito obrigado e parabéns…

        Abraço

        • Bruna Bartolamei 17/07/2013 | 16:25

          Oi, Adrison!!

          UAU!!! Meus posts como guia de viagem pra Áustria… Que chique!! Fico feliz!

          Qualquer coisa que precisar, é só perguntar!

          Mas vai viajar tranquilo, lá na Áustria é tudo bem civilizado e organizado, não tem problema nenhum, exceto a lingua.. Alemão definitivamente é muito complicado hehe

          =DD

          • Adrison Souza 19/07/2013 | 20:03

            Oi Bruna.

            Como mencionei anteriormente estou me programando para 03 dias em Innsbruck, a princípio estou planejando visitar o centro da cidade, levar o meu filho de 05 anos para conhecer o Alpenzoo, o Museu Swarovski, pegar o teleferico para visitar as montanhas. Vc sugere mais algum lugar para visitar em Innsbruck ou alguma outra cidadezinha próxima? Ou todo esse roteiro é suficiente para 03 dias?

            Grande Abraço!

  40. Bruna Bartolamei 19/07/2013 | 20:49

    Oi, Adrison

    Então, como vc deve ter vistos nos posts, eu fiquei um dia em Innsbruck (subindo a montanha de Nordkette) e um dia fomos ao Swarovski Crystal World. Mas também vi que tem um outro palácio ali perto, o Scholss Ambras. Vc já viu se te interessa conhecer esse palácio!?!?

    • Adrison Souza 21/07/2013 | 00:03

      Caramba este castelo é magnifico! Já esta incluído no meu roteiro. Acredito que irei aproveitar bem os 03 dias no Tirol. Mais um vez valeu pela dica. Grande abraço.

      • Bruna Bartolamei 21/07/2013 | 20:33

        Oi, Adrison!

        Que bom!! Depois me conta se é legal mesmo esse passeio. Na epoca não fizemos pq não tinha tempo suficiente e ele acabou ficando de fora do nosso roteiro.

        =D

  41. cassiane 21/07/2013 | 17:57

    Boa tarde Bruna…muito bom achar gente que disponibiliza seu tempo para ajudar ao próximo. Prosseguindo, tomei conhecimento de que a Escócia disponibiliza curso gratuito de inglês para estrangeiros. Estava procurando na internet algum informação e acabei encontrando seu blog. Você sabe algo a respeito? Abraço.

    • Bruna Bartolamei 21/07/2013 | 20:34

      Oi, Cassiane

      Curso de inglês gratuito? Olha, nunca ouvi falar nada sobre isso. Onde vc viu essa informação?

  42. Betina Lavinski 29/08/2013 | 19:19

    Olà.

    Respondendo a questão da Cassiane, eu li que esse curso vem sendo oferecido
    para pessoas que imigraram para Escócia por outros motivos, tipo refugiado
    de guerra ou congedo familiar. Mas daí a pessoa já tem que estar morando
    regularmente lá pra acessar aos cursos.

    • Contando as Horas 30/08/2013 | 01:52

      Oi, Betina

      Ah é??? Nossa, nunca tinha lido ou ouvido falar nada sobre isso. Bom saber! Obrigada pelas infos!!

  43. Adrison 27/09/2013 | 13:21

    Oi Bruna

    Me tira mais uma dúvida!
    Devido ao período de aula vou ter que programar as férias para final de Julho. Não sei se vc já esteve na Austria neste período, mas estou pensando na lotação para visitar os pontos turísticos da cidade principalmente em Viena e como vou estar com criança a preocupação é ainda maior.
    Você sabe me dizer se lá existe filas preferenciais para crianças de até 05 anos?
    O Viena Card te dá algum benefício preferencial?

    Grande Abraço!

    • Contando as Horas 28/09/2013 | 05:18

      Oi, Adrison

      Não sei te dizer se crianças tem alguma preferencia, acho q não, ao menos eu nunca vi. Mas o q vc pode fazer é, comprar os tickets pras atrações mais procuradas, como por exemplo, o Schonbrunn e Belvedere pela internet. Nos outros lugares eu imagino que seja mais tranquilo, mesmo sendo no verão.

  44. Eduardo Pires Correa 29/09/2013 | 09:45

    Oi Bruna
    Estou retornando a Suíça em novembro e vamos ao monte Pilatus, pois não consegui ir das outras vezes. Vi no timetable do trem que desce a montanha que necessita ser reservado com 10 dias de antecedência. Você pode me confirmar e se positivo, onde posso fazer a reserva?

    Abraços,
    Eduardo e família

    • Contando as Horas 01/10/2013 | 06:24

      Oi Eduardo,

      Nos fomos em outubro e nao precisamos reservar nada “obrigatóriamente” com antecedencia. Compramos os tickets pra subir o Pilatus no dia em q fomos, no Centro de Informações que fica dentro da estação de trem em Lucerna. Mas pra confirmar isso, vc pode enviar um email pra eles, no site oficiL do Pilatus deve ter algum email pra contato.

  45. Adrison Souza 29/09/2013 | 16:04

    Olá Bruna!

    Mais uma vez obrigado pela ajuda, vou seguir os seus conselhos ao pé da letra, uns 30 dias antes da viagem já vou comprar os tickets. Fiquei um pouco preocupado pois eu sei que nesta época de férias principalmente em Julho a atrações turísticas lotam. O que me chamou a atenção é que fui dar uma espiada no Booking e muito dos hotéis bons, bem localizados e baratos estavam Esgotados!!!
    Aproveitei e já até fiz as reservas para garantir preço e estadia, mas estou super animado e ansioso.

    Abraço!!!

  46. Adrison Souza 29/09/2013 | 16:09

    Olá Bruna!

    Mais uma vez obrigado pela ajuda, vou seguir seus conselhos ao pé da letra kkk… Faltando uns 30 dias para viagem eu vou providenciar a compra dos tickets. Fiquei um pouco preocupado porque sei que nesta época de férias principalmente em julho, as atrações turísticas lotam.
    O que me chamou a atenção é que fui dar uma espiada no Booking.com e notei que vários hotéis bons, bem localizados e baratos já estavam esgotados!!!
    Para garantir preço e estadia já fiz as minhas reservas, estou muito animado e ansioso.

    Abraço

    • Contando as Horas 01/10/2013 | 06:30

      Oi, Adrison

      Ah, legal!! Faz isso mesmo que vc não vai ter problema. Na verdade, o q vc pode fazer tbm, é na semana antes da viagem, cuidar a previsao do tempo e comprar os ticket um ou dois dias antes de vc ir, assim vc pode aproveitar e distribuir melhor as atraçoes de acordo com o tempo. Por exemplo o Schonbrunn, seria muito melhor aproveitado se a gnt tivesse ido em um dia de sol.

      Quanto aos hotéis, eu faço a reserva logo depois de comprar as passagens, pq é sempre mais barato reservar com uma boa antecedencia. E como vc viu, os hoteis tbm estão esgotado rapidamente. Pra nao ficar sem opçoes, é melhor garantir o quanto antes.

  47. Maria 29/09/2013 | 22:16

    Bruna.I definitely enjoed your blog! Vou guarda-lo com todo carinho, porque toda vez que eu precisar de ajuda sei que posso contar com ele , e vou precisar muito dele.
    Passei 6 meses na Inglaterra o ano passado, mas nao foram suficiente para alcancar ingles com fluencia. Agora ja paquei 2 meses de curso Student Visitor e ja recebi a Letter Visa Invitation da Futura Escola.
    Minha pergunta: sou obrigada a pagar todos os 11 meses e estadia adiantados? Estou preocupada, porque nao queria ficar todos os 11 meses. Ficarei imensamente grata com seu retorno. Thank you very much!

    • Contando as Horas 01/10/2013 | 06:42

      Oi, Maria

      Obrigada!! :D

      Vc vai pegar o visto de estudante visitante 11 meses no aeroporto em Heathrow, isso? Vc não precisa pagar nem escola e nem acomodaçao pra td esse periodo não. Nao se preocupe. Na verdade, o oficial vai te pedir as documentações que achar conveniente e vai te dar o visto de acordo com o que ele achar melhor (quantidadede dias).

      No meu primeiro visto, eu ganhei o tempo total, ja no tier 4, eu recebi 2 meses alem do tempo de estudos. Então, na minha opiniao, eles tbm colaboram dando alguns dias a mais, principalmente se vc fizer como eu e falar q tem interesse em viajar pelo pais qdo terminar os estudos. Claro que ao falar isso, nao é garantia de nada, mas pode ajudar. Pra mim funcionou!

  48. Maria 29/09/2013 | 22:25

    Ops!! ( Parabens pelo dia Mundia do Turismo,(27 de Setembro! )

  49. Adrison Souza 30/09/2013 | 21:59

    Bruna tdo bem?

    Desculpa mas acabei escrevendo duas vezes um texto parecido, é que na primeira vez apresentou uma mensagem como se fosse um erro então pensei que não fosse publicar o post, então resolvi escrever novamente e de repente…tinha duas mensagens minha.
    Na verdade eu só queria te agradecer pela sua habitual preocupação em nos ajudar.

    Um grande abraço e sucesso!!!

    • Contando as Horas 01/10/2013 | 06:33

      Oi, Adrison

      Náo tem problema, eu só publiquei os dois pq li rapidinho no resumo dos comentários e so aparece a primeira linha. Como vi que era vc aprovei os dois. Mas nem esquenta!!

      Desculpa nao responder antes, mas to nos ultimos dias de viagem aqui na Itália. Se precisar de mais alguma coisa, é só me escrever!

  50. Maria 02/10/2013 | 19:44

    Bruna.Obrigadissima pela valiosa ajuda, mas ainda estou um pouquinho na duvida e estou aqui te incomodando novamente. La vou eu: Estou na duvida entre o visto que solicitei. Minha escola na Englaterra enviou para mim a carta ” Visa Invitation Letter” Com a categoria de visto ( Extended Student Visitor)Diga;me, please: Ele tambem e baseado no sistema de pontos? Qual a diferenca entre ele e o tier 4??
    Gostaria de saber se com este visto eu poderei trabalhar durante um curto periodo de tempo.? Ou se posso fazer outro algum curso que nao seja de Ingles?
    Obrigada pelas dicas de Londres,estou coletando todas com cuidado, vou estudar ingles la uns 4 meses e o restante sera em Canterbury, Vc conhece?
    Sorry, tentei enviar um email, mas ele voltou. Really Sorry.
    Ops. Did you know I am graduated in Tourism too??
    Abracos.

    • Contando as Horas 04/10/2013 | 14:26

      Oi, Maria

      A Visa Invitation Letter é a carta obrigatória que a escolha te envia dizendo que vc foi aceito pra estudar lá e consequentemente vc vai ter que apresentar na imigração.

      Vc vai pegar o visto de estudante visitante para 2 meses no aeroporto de heathrow né? então vc não precisa se preocupar com o tier 4, a não ser que vc já queira sair aqui do Brasil com um visto em mãos, mas tbm isso não te da garantia de nada.

      Esse Extended Student Visitor não seria relacionado a.. se vc pode ou não renovar o visto em solo britânico? Pq eu lembro que tem um esquema assim, e alguns vistos permitem vc renover o visto lá mesmo, mas outros vistos não permitem, sendo assim, vc tem que voltar ao Brasil pra renova-lo (que foi o que aconteceu comigo, meu visto de estudante visitante não me permitia renovar o visto em solo britânico).

      Pra vc saber certinho se vc vai poder ou não trabalhar enquanto estuda lá no UK, eu acho que a forma mais garantida de vc saber essa info é mandando um email pra escola onde vc vai estudar. As regras mudam constantemente e eu tenho medo de te dizer que na época que fui eu podia trabalhar, mas talvez hj em dia a regra possa ter mudado. Eu faria isso pra ter certeza dessa informação. Desculpe se não te ajudei muito nessa info, mas realmente, fico meio assim de dizer sobre a minha experiência e hoje em dia (quase 3 anos depois) a resposta ser outra, entende??!?

      Quanto a outros cursos, eu não se te dizer se é possível ou não, pq eu só fiz cursos oferecidos pela escola de inglês que escolhi em Edimburgo, então imigino que já tava tudo incluido na mesma permissão.

      Ah, que legal!! Londres é uma das minhas cidades preferidas.. Canterbury eu ainda não conheço não, mas tá na listinha. Quem sabe numa próxima viagem ao UK.

  51. Maria 02/10/2013 | 19:47

    Bruna. Espero que vc esteja aproveitando bastante a Italia. Nao Conheco, mas dizem que e linda!! Estou ja curiosa para saber o que vc vai postar sobre este lugar lindo!
    Have a Good luck!

    • Contando as Horas 04/10/2013 | 14:27

      Oi, Maria

      Voltei ontem da Itália, passei um calor danado. Os posts vão começar a entrar aqui no blog hoje ou amanhã.. é só ficar de olho!! =D

  52. Manoel Araújo 05/10/2013 | 02:38

    Olá,
    Estou na minha pesquisa maluca sobre a minha viagem a Itália )25 de novembro a 9 de dezembro). Entrarei por Milão – Tam. Já comprei via net os trens Milão-Veneza- Florença- Roma. Nossa intenção era descer de Roma para Costa Amalfi e Capri,mas ficamos com receio da chuva e inverno. Temos a intenção de sair de Roma via Milão e de lá alugar um carro até a Suíça ( ficar de 6 a 9 de dezembro em Lucerna ) ir conhecer o Monte Pilatus. Iamos a Chamonix,mas estamos achando melhor ficar para próxima. Será uma boa ideia esse nosso roteiro de alugar um carro de Milão a Lucerna?O que acham?Vou eu mais dois amigos. Achamos o trem de Milão a Lucerna caro, além disso, não achamos horário de retorno no dia 9 pela manhã, de Lucerna a Milão, já que nosso voo sai de Milão nesse dia as 19:30 de retorno ao BR. Agradeço

    • Contando as Horas 06/10/2013 | 18:29

      Oi, Manoel

      Olha, eu nunca fiz esse trajeto. Acho que de fato a Costa Amalfi e Capri não seria a melhor época.

      Você chegou a pesquisar quanto tempo de viagem seria entre Milão e Lucerna de carro? Talvez nessa época ainda não esteja nevando nessas cidades, mas nos morros é muito mais provavel que sim. Eu não sei se valeria a pena se deslocar até Lucerna por apenas 3 dias. Pq vcs não tentam algo na Itália mesmo? A intenção de vcs é visitar os morros e ver neve?

  53. Maria 07/10/2013 | 17:09

    Bruna.Thank you very much.
    Espero que voce ja tenha regressado da Italia e que tenha trazido bastante informacoes boas para o seu blog, estou curiosa para ve-las. Tambem quero ir la.
    O Extended Student Visitor e o visto de 11 meses sao a mesma coisa. Mas estou com um problemao aqui em BH porque as pessoas nao o conhecem o visto de 11 meses, somente prestam servico para o Tier 4.
    Envei email para o Kamplan ,mas elas somente prestam servico para estudantes que vao fazer curso com eles. Nao quero arriscar a fazer sozinha, mas vou tentar continuar fazendo pesquisas . Se vc souber de alguma informacao , por favor , envie um email . Pleaseeee.

    • Contando as Horas 08/10/2013 | 13:10

      Oi, Maria

      Já voltei sim, os dois primeiros posts relacionados a essa viagem já estão no ar. Amanhã entra outro sobre a minha experiência em voar com a Alitalia.

      Mas se o extended student visitor é a mesma coisa que o visto de estudante visitante 11 meses, vc não precisa tirar esse visto aqui no Brasil. Vc recebe ele no aeroporto em Londres ou dependendo de onde vc desembarcar por primeiro em solo britânico.

      E pq vc não entra em contato com a escola que vc vai estudar? eles certamente podem te ajudar com informações mais precisas sobre esse visto (horas permitidas pra trabalho e tal por exemplo).

  54. Maria 09/10/2013 | 19:09

    Thank you Bruna. Eu achei uma agencia, e dizem que vao me ajudar, so espero. Acho que quando vc tirou o Extended Student eles nao exigiam ir ao Rio ou mesmo Sao Paulo, mas de 2011 para ca, eles mudaram a regra, tenho que fazer quase igual ao do Tier 4.Mas minha viagem e ainda em Marco.
    Vou olhar os posts sobre a Italia agora. Abracos e obrigada.

    • Contando as Horas 10/10/2013 | 20:47

      Oi, Maria

      Não sabia desse detalhe, vou procurar a respeito. Por isso é bom ter muito tempo pra se organizar, pq as regras mudam constantemente e assim a gnt não é pego de surpresa!

      Obrigada pelo aviso!! :D

  55. Luciana 11/10/2013 | 17:28

    Olá Bruna
    Sou do Brasil e gostaria de saber como faço pra comprar o ingresso da Santa Ceia (:
    Desde já, agradeço
    Beijos

  56. michel kluger 05/11/2013 | 22:36

    Teu blog é sensacional, estou morando na áustria e tenho usado muito suas dicas pra viajar. seria legal se no header do site tivesse dividido por cidade depois de país ia ficar mais fácil de achar.
    De resto, só elogios, parábens

    • Contando as Horas 06/11/2013 | 01:36

      Oi, Michel

      Muito obrigada!! Fico beeem feliz!! =D

      Sabe que quando mudei o layout a intenção era fazer justamente isso, separar por países e por cidades, mas não deu certo. Mas acho que de todos os países que estive até hoje, os que mais cidades conheci foi o UK, Suíça e a Itália.

      De qualquer forma, obrigada pela sugestão!! Aproveite muito por ai!

  57. Carlos 16/12/2013 | 19:17

    Oi Bruna
    Fui visitar Edinburgh e nas minhas buscas de preparação da viagem encontrei o teu blog. Foi de grande utilidade e posso dizer que para além de descreveres tudo com clareza transmites uma sensação de fiabilidade que se veio a confirmar. Muitos parabéns. Em próxima deslocação vou procurar o teu blog novamente.
    p.s. sou português e vivo em Portugal.

    • Contando as Horas 16/12/2013 | 22:02

      Oi, Carlos

      Muito obrigada pelo feedback, fico feliz que o blog tenha te ajudado e que tudo tenha dado certo.

      As coisas por lá, tanto na Escócia como no Reino Unido em geral, são muito organizadas, como vc mesmo pode ver.

      =DD

  58. Adrison Souza 18/12/2013 | 18:29

    Oi Buna! Finalmente consegui comprar as minhas passagens para Viena, vamos chegar lá 01 de maio e vamos voltar dia 13 de maio, a minha esposa esta preocupada com o tempo. Neste período e frio? E a noite? Qual a roupa recomendada?
    O nosso roteiro inclui: Viena, Salzburgo, Innsbruck e Graz.
    Mais uma vez agradeço a sua atenção.

    Abs

    • Contando as Horas 19/12/2013 | 12:09

      Oi, Adrison

      Maio é uma boa época pra viajar pra Europa, os preços e o tempo colaboram muito. Maio não costuma fazer frio não, as temperaturas tendem a serem mais agradáveis, mas claro que ultimamente a gente não pode afirmar nada, pq o clima de vez enqdo dá uma enlouquecida.

      Segundo o site de turismo de Viena, a temperatura nessa época costuma ficar entre 10 e 20 graus. Ótimo, não?
      http://www.wien.info/en/weather

      Quando tiver mais proximo da tua viagem, vc pode começar a cuidar a previsão do tempo, baseado nisso, vc pode definir os passeios melhor e as roupas também. Esse site faz a previsão para os proximos 10 dias, então ajuda bastante.
      http://www.weather.com/weather/tenday/Vienna+Austria+AUXX0025

      Sobre a questão das roupas, eu particularmente levo sempre calça jeans e calça jeans preta, roupas mais basicas pro dia a dia e um casaco pra vento/chuva e casaquinhos mais leves. Costumo viajar sempre de bota ou sapatilha, não gosto de tenis. Mais isso é uma coisa muito pessoal. Evito levar tenis, primeiro pq não gosto e segundo pq qdo a gente vai a algum lugar a noite, as vezes não dá tempo de atravessar a cidade e voltar ao hotel pra trocar de roupa, então ja estar usando bota/sapatilha/sandalia ajuda bastante. Alguns teatros, restaurantes não aceitam entrada dos turistas usando bermuda, tenis e chinelo.

  59. Adrison 23/12/2013 | 13:17

    Oi Bruna!

    Fiquei super feliz com sua resposta, afinal quem vai para Viena, além de aproveitar tudo o que a cidade tem de bom para oferecer, os parques acabam sendo um dos diferenciais da cidade, agora parque com frio e criança pequena não é facil. Por isso que estavamos preocupados, mas enfim vamos ver o que nos espera por lá.

    Grande Abraço e um feliz 2014!!!

    • Contando as Horas 25/12/2013 | 08:19

      Oi, Adrison

      Fique tranquilo, espero que não esteja frio e nem muito quente quando vcs forem. Mas como te disse, é só ficar de olho na previsão do tempo alguns dias antes da viagem, assim vc terá uma boa idéia do que vai encontrar.

      Feliz natal e um excelente 2014 pra vc e tua família! =D

  60. Adrison 25/12/2013 | 22:51

    Oi Bruna, como sempre você muito simpatica e educada, como já havia comentado alguns meses atrás no blog, eu utilizei as suas informações como guia de viagem, imprimi e encadernei e ficou um ótimo material para consulta.
    Parabêns pelo excelente trabalho que você vem fazendo no seu blog.

    Um ótimo Natal e um próspero 2014.

    Abs

    • Contando as Horas 26/12/2013 | 22:03

      Oi, Adrison

      Uau!! Obrigada!! =DD
      Boa viagem!! Quando voltar, nao esquece de deixar tuas dicas aqui pra gente conferir.

  61. grace kelly de souza conceição 28/01/2014 | 19:43

    boa noite gostei dos cometarios,quero falar com vc para vc tirar minhas duvidas

    • Contando as Horas 29/01/2014 | 17:26

      Oi, Grace

      Pode me escrever no email que está logo acima ou deixar um comentário em algum post referente ao assunto. Obrigada!!

  62. Marcello Saldanha 16/02/2014 | 12:41

    Bruna
    No início de abril estarei indo pra Roma, depois subindo até Florença, Veneza e terminando com 3 dias em Berna. Gostaria de saber se tem alguma dica de hospedagem na Capital da Suíça, que ficasse centralizado de maneira que pudéssemos conhecer os pontos turísticos andando a pé. Outra coisa importante: É necessário comprar passagens de trens antecipadamente ou posso fazer isso ao chegar na cidade? Que cidades posso conhecer viajando de trem partindo de Berna? Para chegar a Berna preciso passar necessariamente por Milão ou dá pra ir direto partindo de Veneza? Na verdade são várias dúvidas, pois trata-se da minha primeira viagem a Europa. Em tempo: Gostaria de saber se ainda está enviando o e-book sobre Berna e se o número da conta que consta no blog está valendo. Grande abraço.

  63. Luigi 20/02/2014 | 22:57

    Olá Bruna! Antes de tudo parabéns pelo seu blog! Fantástico! Dá show em muitos guias que já vi! Está de parabéns mesmo. O conheci pelo TripAdivsor e já favoritei aqui.

    Bom elogios a parte, Estou planejando uma viagem de lua de mel na Escócia e Irlanda e gostaria de contar com dicas/sugestões suas. Será em abril de 15 a 27 e a ideia,a principio é:

    1) chegar em Londres dia 15 e pegar o Caledonian sleeper para Edimburgo.

    2) ficar três noites em Edimburgo e ir de trem para Inverness

    3) passar 1 dia em Inverness e depois ir para Isle of Skye

    4) de Isle of skye a ideia era descer para a Irlanda do Norte conhecer a calçada dos gigantes e a carrick a rede

    5) de lá ir para Dublin onde ficaríamos três dias e depois voltaríamos para Londres (dia 26)

    Algumas dúvidas: o roteiro está razoável? Como se da o deslocamento de Inverness para Isle? O que conhecer em Isle os Skye? Ouvimos falar das Fairy Pools mas não sei se é viável de conhecer e hospedar. Como ir de Isle para Irlanda do Norte? Tem algum ferry? E da Irlanda do Norte para Dublin? Será q vale alugar carro?

    Estou evitando fechar aqueles pacotes com empresas de turismo/guias mas, talvez seja uma boa opção. O que você acha? Muito obrigado mesmo pela ajuda e parabéns pelo blog mais uma vez!

    • Contando as Horas 21/02/2014 | 05:49

      Oi, Luigi

      Obrigada!! hahahaha Olha que agora vou ficar me achando!! =DDD

      1) Na minha opinião, sim, o roteiro está ótimo. Tem uma boa sequencia.

      2) Essa pergunta sobre o deslocamento entre Inverness e llha de Skye sempre aparece aqui no blog… como nunca fiz esse trajeto (mas farei esse ano, pois estou voltando pra Escócia – Obaaa!!!) o que eu indico é o seguinte: vc pode ir de trem até Kyle of Lochalsh e de la pegar um ônibus. Qual lugar vcs vão ficar hospedados na ilha de Skye? Em Dornie ou redondezas ou na capital, Portree?

      3) na verdade, a ilha de Skye é ver paisagens e tal. MAs é muito popular por lá a capital, Portree e o Eilean Donan Castle (que fica na cidadezinha de Dornie, logo na “entrada” pra ilha).

      4) sobre a Fairy Pools eu não sei te dizer como vc chegaria lá pra visitar, mas acho que seria necessário um carro ou quem sabe ver se tem alguma empresa de turismo que vá até lá.

      5) Não sei se tem como ir até a Irlanda do Norte partindo da Ilha de Skye (ao menos eu nunca soube), talvez vc precise voltar até Inverness e ir de avião. Vc pode pesquisar nas empresas aéreas que listei nesse post aqui: http://contandoashoras.com/cias-aereas-uk/ Se caso ainda não for possível ir até Belfast ou Londonderry (que acho que são as duas cidades com aeroporto), vc pode ir até Dublin e de lá seguir até a Irlanda do Norte. De Belfast pra Londres vc não vai ter dificuldade em achar um horário de avião.

      6) Da Irlanda do Norte para Dublin vc pode alugar um carro, ir de ônibus ou de trem. Só lembre-se que eles dirigem na mão contraria, pois a Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido, já na Irlanda eu não cheguei a reparar de que lado eles dirigem, mas como fez parte do UK, imagino que tenham herdado a direção na mão contrária também.

      Eu acho que viajar pelo Reino Unido e Irlanda ou qualquer país na Europa (exceto alguns países mais no leste europeu) é totalmente possível fazer de forma independente sem precisar de um pacote de viagem. Se vc organizar bem e souber se virar em inglês, não terá nenhum problema. É tudo muuuuito organizado, vc vai comprovar.

  64. Fernando Cavalheiro 21/02/2014 | 13:40

    Olá Bruna, tudo bem?

    Estou indo para Londres, Edimburgo e Dublin em Abril e irei ficar aproximadamente 4 dias em cada lugar. Irei fazer os passeis locais, e também conforme vi aqui no seu blog, vou fechar alguns daqueles passeios de bus que dura o dia todo ( como o que você fez em edimburgo). Minha duvida é: Eu devo levar apenas libras para as 3 cidades? Muitas pessoas me falaram para levar Euro para Dublin, mas eu não sei.

    Obrigado e parabéns pelo trabalho, está fastastico!

    • Contando as Horas 22/02/2014 | 03:49

      Oi, Fernando

      Muito obrigada!! =DD

      Vc deve levar libras somente para Londres e Edimburgo. Em Dublin a moeda é o euro mesmo, como vc já foi alertado. Em Dublin eles não aceitam libras em lugar nenhum.

      Só pra complementar a resposta, esses tempos eu escrevi um post sobre esse assunto da questão de euro x libra, não sei se vc já viu?!?! Tem algumas dicas úteis.
      http://contandoashoras.com/2012/09/21/euro-x-libra-e-o-reino-unido/

  65. Luigi 22/02/2014 | 01:55

    Olá Bruna! Valeu demais pela consultoria! Sua boa vontade em ajudar e sua paixão pela Escócia são contagiantes! Fiquei felizao quando vi sua resposta e também quando vi que você volta pra lá esse ano! Uhu!

    Então, gostei bem das suas dicas! O nosso roteiro então, a principio está assim:

    15/04 chegada em Londres, noite em Londres
    16/04 trem Londres Edimburgo (noite em Edimburgo)
    17/04 Edimburgo
    18/04 Edimburgo
    19/04 trem Edimburgo Inverness (noite em Inverness)
    20/04 Inverness
    21/04 trem de Inverness para Kyle, passamos por Eilean Donan, e dormimos em Portree
    22/04 dia em Skye
    23/04 deslocamento (ainda não definido como) de Skye p/ Irlanda do Norte, noite chegamos em Dublin
    24/04 Dublin
    25/04 Dublin
    26/04 dia em Dublin, voo a noite para Londres.
    27/04 voo Londres RJ

    Tres dúvidas:
    1) você achou que a programação está legal? Estou com medo de ficar um pouco apertado o final, não? Tipo, o dia 23, em teoria, a gente iria fazer um grande deslocamento E ainda conhecer a Giant’s Causeway e a carrick a rede…. Será que isso é viável?
    2) procurando na internet achei esse ferry que tem um tour por toda Isle of Skye (http://www.skyeferry.co.uk/index.html) parece legal. Você já ouviu falar?
    3) será que seria melhor fazer Londres-Inverness de trem, depois Isle of Skye, para depois visitar Edimburgo? Nesse caso, de Edimburgo eu iria para a Irlanda do Norte, depois Dublin e, por fim de volta a Londres.

    De coração, obrigado demais! Estamos muito animados com a viagem e seu blog só nos deixa mais na pilha! Show de bola! Bjs

    • Contando as Horas 22/02/2014 | 04:04

      Oi, Luigi

      Ahh, eu gosto muito da Escócia e de todo o Reino Unido. Tive bons momentos lá… e já estou literalmente contando as horas pra voltar =DDD

      Então, eu tbm quebrei a cabeça pra montar o meu roteiro da viagem desse ano, só que diferentemente de vc, eu irei de Londres pra Glasgow e depois sigo pra Highlands. Na minha opinião, se me permite, talvez seja mais apropriado vc ir de Londres até Portree de avião e de lá até inverness e descer até Edimburgo e por fim ir para as Irlandas. Eu acho que o roteiro ficaria mais redondinho e vc não teria problemas com o deslocamento Irlanda do Norte – Ilha de Skye. Mas claro que vc pode fazer da forma como vc disse mas eu andei olhando no google sobre esse trecho entre Skye e Belfast e não achei nada muito animador, pra te falar bem a verdade.

      1) na minha opinião o roteiro está ótimo, a única questão que complica é mesmo esse deslocamento entre Skye e a Irlanda do Norte, não sei como vc poderia fazer. Como vc vai em abril, o tempo escurece super tarde lá no UK, então vc terá sol até umas 22:00. Esse dia na Irlanda do Norte vai ser um pouco corrido e precisa ser bem programado, mas a maioria das empresas de turismo fazem esse trajeto saindo de Dublin, passando por Belfast e seguindo até Giants, então acredito que vc não terá problema em cumprir o roteiro. Só se prepare psicologicamente pra enfrentar a mão contraria na direção e se vc tiver um gps, vai ser bem tranquilo.

      2) não conheço essa empresa, vc já tentou ver nos sites de empresas de turismo alguns roteiros do que eles fazem? assim vc pode ter uma idéia do que pode priorizar. Infelizmente vou ficar te devendo informações sobre esse trajeto.

      3) Como eu te sugeri antes, pelo que já quebrei a cabeça pra montar o meu roteiro, eu acho que uma boa logica seria essa, mas claro que vc poderia fazer o primeiro roteiro que vc me passou, se vc não se importar em voltar de trem pra Inverness ou também vc pode fazer essa sequencia que vc passou agora. Eu acho que vc deveria evitar pegar ferry entre Skye e a Irlanda do Norte, pq muito ferrys não tem viagens diárias, mesmo durante os meses de verão, e se o tempo tiver ruim (chuva, neblina e tal) eles cancelam o serviço. Ai vc ficará sem opção de deslocamento.

      Eu fico muito feliz que as pessoas tenham interesse pela Escócia e demais países do UK, pois literamente me sinto em casa quando estou lá. Obrigada pela visita aqui no blog! Tenho certeza que a lua de mel de vcs vai ser muito legal!!

  66. Luigi 23/02/2014 | 23:05

    Olá Bruna! Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas! Estão sendo MUITO valiosas!

    Então, só 2 questões jogo rápido:

    1) essa opção de voo direto de Londres para Portree com certeza seria a ideal! Mas pelo que dei uma olhada no Google não vi aeroporto lá. Estou viajando? Rs….

    2) E se considerássemos o seguinte roteiro:

    1) Londres-Dublin (de avião) Quarta(16/04)
    2) Dublin-Belfast (carro ou excursão) Sábado(19/04)
    3) Belfast-Inverness (avião) domingo (20/04)
    4) Inverness-skye-inverness. (Carro ou excursão) (21/04)
    5) Inverness-Edimburgo (trem) (quarta 23/04)
    6) Edimburgo-Londres (trem) (sábado 26/04)

    Será que uma boa? Desculpa te incomodar com tantas dúvidas, mas é que sua ajuda tem sido MUITO importante pra gente! Valeu mesmo!

    • Contando as Horas 24/02/2014 | 02:35

      Oi, Luigi

      Desculpaaaa, me confundi. Na verdade tem voo de Londres pra Stornoway (que faz parte das Hebrides, mas das Outer e não das Inner). Uma pequena confusão!!

      Acho que assim ficaria ótimo tbm.. vc não vai fugir de ter que voltar a Inverness, infelizmente. Eu vi isso tbm e não tem jeito, Inverness sempre vai estar no caminho.

      Não tem problema não, eu adoro falar sobre Edimburgo, a Escócia e o UK em geral. E mais uma vez, me desculpe pela confusão.

  67. Thiago Gaviolli 08/03/2014 | 11:16

    Olá Bruna,

    Primeiramente parabéns pelo blog esta excelente.
    Hoje lhe mandei um email (um pouco longo rsss) se puder dar uma olhadinha eu agradeço hehehe

    Beijos

    • Contando as Horas 09/03/2014 | 03:52

      Oi, Thiago

      Obrigada! Acabei de ler o teu email, essa semana ainda eu te respondo. As vezes eu demoro um pouco, mas sempre respondo todos os emails. Pode ficar tranquilo! =D

      • Thiago Gaviolli 11/03/2014 | 12:11

        Ola Bruna,

        Muito Obrigado. Seu blog é fantastico, a forma que você detalha as situações e mostra passo a passo facilita demais.
        Aguardo seu email.

        Obrigado… =]

  68. Hudson 16/03/2014 | 14:50

    Parabens…blog legal. Voce acha possivel dar um pulinho no centro de Zurich, durante uma conexao aerea?

  69. Hudson 16/03/2014 | 14:51

    A parada e de 3 hs.

    • Contando as Horas 16/03/2014 | 18:07

      Oi, Hudson

      Eu não arriscaria, é pouco tempo. Vc ainda precisa passar pela imigração pra poder ir até o centro de Zurique e na volta também, além de passar pelo controle de segurança.

  70. Nathalee 21/03/2014 | 02:26

    Menina, adorei teu blog! Tou viajando semana que vem pra Edimburgo e já montei meu mega roteiro com suas informações. Desde já, estou amando a cidade!!! Obrigada por ter montado esse espaço!!

    • Contando as Horas 21/03/2014 | 12:49

      Oi, Nathalee

      Obrigada!! Ainda falta muita coisa pra eu escrever sobre Edimburgo e a Escócia, mas fico feliz que as postagens tenham te ajudado.

      Obrigada pela visita aqui no blog!! =D

  71. Adrison 23/03/2014 | 00:24

    Oi Bruna!

    Olha eu de novo pedindo ajuda: Em Viena como vamos ficar 05 dias, estou pensando em comprar um Viena Card, que também vou estar utilizando para transporte em metros, neste caso eu preciso estar realizando algum tipo de validação nas estações de metro? É só comprar e já pode estar utilizando?
    Parece ser uma dúvida simples mas surgiu de repente!

    Abraço!

    • Contando as Horas 23/03/2014 | 19:51

      Oi, Adrison

      Infelizmente não sei te dizer, pois não usei o Viena Card. Mas no dia que vc for comprar, vc pode pedir qual procedimento vc deve fazer. Eu acho que deve haver algum tipo de controle, pq senão a pessoa compraria esse cartão e iria usar sempre? Só não sei como isso funciona. No site que vende o Viena Card não tem uma seção com as perguntas frequentes? As vezes essas duvidas são esclarecidas nesse lugar.

  72. Adrison 24/03/2014 | 13:09

    Oi Bruna!

    Então no site do Vienna Card ele não fala sobre a necessidade ou não de validação do CARTÃO, apenas sobre as vantagens que o cartão oferece.
    Mas mesmo assim vou ariscar comprar o VC e ver como ele vai funcionar no transporte publico e depois eu te conto como foi.

    Abraço.

  73. Viller Rezende 26/03/2014 | 12:47

    Olá Bruna. Parabéns pelo blogue. Completíssimo e cheio de informações e links valiosos. Irei para a Irlanda em Junho e ficarei por 15 meses lá, como você me aconselharia a planejar minhas viagens? É válido fazer as viagens “rápidas”, ou seja, de final de semana? Existem alguns sites que dão ajudas? Fiquei impressionado como você se programa bem e já sabe tudo o que vai fazer em cada cidade.

    Desde já, parabéns e obrigado.

    • Contando as Horas 27/03/2014 | 08:44

      Oi, Viller

      Obrigada!! =D

      A melhor coisa a se fazer é comprar passagens e reservar hotel/hostel o quanto antes, de preferência com pelo menos 6 meses de antecedência. As pessoas na Europa são muito organizadas quando o assunto é viagem. Se for uma viagem durante o verão europeu e em feriados é bom vc organizar com um pouco mais de antecedência, uns 8 meses pelo menos.

      Claro, é totalmente válido as viagens de final de semana. Eu fiz várias. O interessante é vc escolher destinos que sejam compativeis com o final de semana. Por exemplo, Roma, Paris, Barcelona, Lisboa, entre outras cidades maiores, é impossível conhecer descentemente em apenas um final de semana (na minha opinião).

      Eu normalmente organizo as minhas viagens lendo wikipédia e alguns guias impressos. Depois disso parto pra “parte prática” da organização do roteiro, que é onde consulto alguns blogs de viagem, wikitravel (pra informação sobre transporte) e o tripadvisor (pra informações sobre restaurantes e hotéis).

      A melhor coisa é vc organizar praticamente tudo antes da viagem, assim vc não fica perdendo tempo. Ao menos é assim que eu penso. Saio com quase tudo organizado de casa, mas também se não tiver afim de fazer algo ou se quiser incluir outra coisa que descubra a existencia durante a viagem, isso não é nenhum problema. O que é ruim é vc sair de casa sem saber o que vai encontrar no lugar, que tipo de transporte vai usar pra ir de um lugar ao outro, o que tem de interessante pra fazer ali. Acredite, o tempo voa quando a gente está viajando, então melhor garantir!

      Obrigada pela visita aqui no blog! =D

  74. Adrison 30/03/2014 | 21:05

    Oi Bruna!

    Parabêns pela matéria sobre o Panamá, sempre quando posso eu pesquiso o seu blog e achei excelente a forma como vc abordou o tema, inclusive até já havia pensado de passar as férias no Panamá, mas sempre pensei o tem para ver e fazer no Panamá além de compras? Mas agora essas dúvidas foram esclarecidas. Quem sabe não programo as minhas próximas férias para lá!

    Grande abraço

    • Contando as Horas 31/03/2014 | 02:53

      Oi, Adrison

      Obrigada!!

      Assim que vc voltar de Viena vc pode começar a organizar a tua viagem pro Panamá, tenho certeza que vc vai gostar! Tudo bem organizado, voltei pra casa com uma boa impressão. Além disso que fiz, ainda dá até pra pegar uma praia (com direito a mar cor do Caribe).

  75. Jacqueline Albuquerque 30/03/2014 | 22:53

    olá Bruna! parabéns pelo blog, ele contém informações importantes de forma resumida.
    Estou indo para Sintra agora em junho. Gostaria de saber se é necessário comprar a passagem do trem, e os ingressos dos palácios com antecedência? Pretendo conhecer o Palácio Nacional de Sintra, o de Penas e o castelo dos Mouros.
    Também gostaria de saber se no ônibus 434 pode subir e descer em qualquer estação ?

    Sem mais, Jacqueline

    • Contando as Horas 31/03/2014 | 03:01

      Oi, Jacqueline

      Obrigada!! =DD

      Não, vc pode comprar lá na hora. A passagem de trem vc pode comprar na hora, mas vc pode pesquisar os horários na internet, pra não ficar perdendo tempo em esperar o próximo trem. Já os tickets eu comprei os meus lá na hora mesmo (só não visitei o Castelo dos Mouros), e não peguei fila (fui no inverno). Como vc vai no verão, talvez seja intressante vc ver se os tickets estão a venda no site. Se estiverem, acho interessante vc comprar, pois com certeza deve ter muito mais gente visitando essas atrações no verão.

      Infelizmente não lembro se o ticket do ônibus dava direito a subir e descer quantas vezes quisesse, mas isso vc pode perguntar ao motorista. Eu só usei esse ônibus pra fazer o trajeto entre o centro da cidade e o palácio da pena e voltar ao centro da cidade.

  76. Luigi 02/04/2014 | 01:48

    Ei Bruna! Tudo bem com você? Olha, bolei uma programação muito bacana para a lua de mel com base nas suas dicas! Está quase chegando e por enquanto está assim!

    Rio-Londres
    1 noite em Londres
    Dia seguindo vamos de trem para Edimburgo
    Ficamos 3 noites lá depois seguimos de trem para Inverness
    Duas noites lá, depois vamos de ônibus direto para Portree
    Duas noites em Portree
    Voltamos de ônibus direto para Inverness e de lá pegamos um voo para belfast
    Passeamos por belfast e passamos uma noite lá!
    De lá alugamos um carro e vamos para a carrick a rede e também giant’s causeway. Descemos de carro para Dublin
    Passamos duas noites s três dias em Dublin
    De lá pegamos voo para Londres e depois Londres para o RJ!

    Bom, já está quase tudo pronto e só queria poder contar com sua super ajuda para 2 coisas:

    1) tinha pensado em ficar em algum castelo uma noite ou duas sabe? Você sabe de algum em Inverness? Dos lugares que eu reservei lá é um dos poucos que posso desmarcar sem custos adicionais…. Caso contrário, você recomendaria algum outro? Qual?

    2) essa ideia de alugar um carro em belfast e devolver em Dublin parece razoável? Será q isso tem algum custo extra? Você recomendaria alguma empresa específica?

    Bruna, de coração, te agradeço demais viu? Muito bacana mesmo! Sei que não é nada demais mas Sempre que fui comprar as passagens pelo ebookers eu vinha no seu site e ia pelo link dele só por conta de todo o seu empenho e dedicação com o qual você cuida deste site!
    Se você quiser posso fazer um review completo da lua de mel (claro, depois que eu voltar..hehehe) para você avaliar se ajuda em algo no site…

    Bom, é isso!Te desejo muito sucesso e felicidade viu?

    • Contando as Horas 03/04/2014 | 02:39

      Oi, Luigi

      Tudo bem, e por ai? O roteiro ficou bem legal! Infelizmente não tem outro jeito de sair da ilha de Skye (sem correr risco) a não ser voltando pra Inverness, de onde existem mais opções. Eu tbm to aqui quebrando a cabeça pra finalizar o meu roteiro. Quando vc voltar de viagem, vc me passa as dicas!! Combinado?!?!? =DD

      1) Então, nunca me hospedei em nenhum castelo na Escócia, mas sei que existe um perto de Dundee. Não lembro o nome, mas acho que ele é um dos mais populares pra quem vai pra Edimburgo e quer ter essa experiencia. Vou dar uma pesquisada, se achar algo eu te aviso.

      2) Também nunca aluguei carro em nenhuma viagem que fiz até hoje, mas pelo que já li por ai, sei que existe um custo extra quando o carro é devolvido em outro lugar. Não sei se isso funciona com todas as locadoras de carro, mas imagino que deve ser uma regra meio padrao. Se caso houver custo extra, vc pode descer até Dublin de trem ou de onibus e lá alugar novamente um carro (eu imagino que deve ser um saco fazer isso duas vezes, mas se realmente o preço compensar, é uma saida).

      Muito obrigada!! Gosto muito de compartilhar e sempre que possivel ajudar o pessoal, pq quando eu estava organizando meu intercâmbio também tive que contar com a ajuda de alguns blogs. Acho que não custa nada ajudar quando possível.

      Fique a vontade pra voltar aqui e compartilhar tuas dicas, até pq as vezes a gente acaba descobrindo muita coisa legal pelo caminho, ao acaso mesmo (principalmente da ilha de Skye, já que nunca estive lá naquelas bandas até então).

      Que a tua lua de mel seja muito legal! Aproveitem muito! Tenho certeza que vcs vão adorar, pois escolheram ótimos destinos! =D

  77. Victória 09/04/2014 | 10:44

    Oii Bruna! Amei seu blog e seus depoimentos! Queria saber se você fez o seu intercâmbio diretamente pela Kaplan ou por alguma agência, você ficou em homestay? E… quanto tempo antes de viajar você se planejou? :)
    Obg, bjss

    • Contando as Horas 11/04/2014 | 18:00

      Oi, Victória

      Fiz todo o processo através de uma agencia de intercâmbio e fiquei em uma residência estudantil.
      Todos os posts que escrevi referente ao meu intercâmbio estão listados aqui, se vc quiser mais detalhes:
      http://contandoashoras.com/intercambio/
      Comecei a planejar tudo uns 6 meses antes, pra poder fazer td com calma (e ter tempo de pagar tudo ate ir viajar).

  78. Mariana Bezerra 13/04/2014 | 22:34

    Boa noite.

    Meu nome é Mariana vou fazer um intercambio de 1 mês em Dublin e vou ficar com 10 dias de folga antes de voltar ao Brasil, e queria aproveitar esses dias para conhecer alguma coisa ali por perto pois tenho que voltar a Dublin pra voltar para o Brasil.

    Gostaria de uma ajuda pois não sei qual seria a melhor opção para conhecer nesse numero de dias que vou ter. Outra questão vou ter que deixar minhas malas em guarda volumes tem isso em Dublin?

    Me ajude…rsrsrs

    Brigada!

    • Contando as Horas 15/04/2014 | 00:02

      Oi, Mariana

      Nos finais de semana vc pode aproveitar pra conhecer a Ilha da Irlanda no geral e nesses ultimos 10 dias vc pode ir até Londres, Edimburgo, Paris, enfim, qualquer outro lugar. Tudo depende do que vc gostaria de fazer, claro. Deve ter sim, vc pode ver se tem nas estações de trem ou até mesmo no aeroporto.

  79. Adrison 17/04/2014 | 14:04

    Oi Bruna.

    A minha esposa quer realizar um daqueles passeios de carruagem em Viena.
    Você sabe mais ou menos quanto custa?
    Você chegou a fazer este tipo de passeio?

    Abs

    • Contando as Horas 20/04/2014 | 14:28

      Oi, Adrison

      Quase ai a tua viagem, hein?!?! Não fiz esse passeio, mas se não me engano acho que tem perto do Palácio de Hofburg. Não tenho nem idéia de quanto custe um passeio desses, mas imagino que não deve ser um absurdo.

  80. Humberto Lisboa 23/04/2014 | 12:46

    Bruna,

    adorei muito o seu blog, desejo muito um dia conhecer a escócia e outros países vizinhos, adoro um bom whisky, e o whisky escocês para mim não tem concorrente.
    abraços,
    Humberto

    • Contando as Horas 24/04/2014 | 01:03

      Oi, Humberto

      Obrigada!! =DD
      Espero que seja muito em breve essa viagem! A Escócia é um país sensacional e o whisky realmente é ótimo (eles tem muito orgulho).

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  81. martha 25/04/2014 | 18:12

    adorei seu blog!!!! que dicas legais da kaplan edinburgo!!!! gostei muito!!!!

    • Contando as Horas 28/04/2014 | 15:07

      Oi, Martha

      Fico feliz em saber que o blog está te ajudando de alguma forma. OBrigada! =DD

  82. Adrison 28/04/2014 | 09:01

    Oi Bruna! Tdo bem?

    Pois então como o tempo passa… Em 15/07/2013 eu estava acessando o seu blog pela primeiras vez e neste mesmo dia tirando algumas dúvidas contigo, pois então a minha viagem esta chegando na quarta-feira dia 30 estou embarcando com a familia rumo a Viena.
    Levando comigo um Guia Visual da Folha, uma revista de Viagem e o Guia “Contando as Horas” que encadernei e ficou muito bom.

    Agradeço a sua paciência e boa vontade em me ajudar a esclarecer dezenas de dúvidas e tornar o nosso destino ainda mais atraente, tenho certeza que trarei na bagagem muitas fotos e boas recordações de mais uma férias que certamente será inesquecíveis.

    Espero poder contar com sua ajuda nas próximas férias, é claro que desta forma eu fico Contando as Horas para estar no meu destino e depois para as próximas Trips.

    E o desejo de explorar novos lugares nunca termina.

    Parabêns pelo ótimo trabalho que realiza no blog, que na minha opinião é o melhor blog de viagem da atualidade.

    Bjs,

    • Contando as Horas 28/04/2014 | 21:37

      Oi, Adrison

      Puxa, fico até sem palavras. Muito obrigada pelos elogios. Fiquei feliz!! :D

      Espero que tudo corra bem nessa sua viagem. Vc vai adorar Viena e a Áustria em geral. As cidades são muito bonitas e é tudo muito seguro também. Aproveitem bastante! Espero suas dicas! Boa viagem!!

  83. Sérgio 28/04/2014 | 15:38

    oi…queria saber um valor em media de intercambio na escócia no periodo de 1ano…preciso de ter um uma media para saber quanto vou gastar

  84. Luana das Chagas Lima 02/05/2014 | 09:55

    Bruna adoro seu blog, sempre pego altas dicas, tenho uma curiosidade, estou indo pra escocia em junho vou ficar apenas 2 dias, já peguei o seu roteiro, só quero saber se nesse tempo consigo encaixar pra visita o lago ness, é proximo de alguns daqueles pontos turísticos que vc indica.
    Obrigada.
    Att.
    Luana

    • Contando as Horas 04/05/2014 | 19:38

      Oi, Luana

      Ficaria corrido, mas se vc faz questão de ir no lago Ness vc precisa ver meio logo como vc vai até lá, pois esse é um dos passeios mais procurados da Escócia principalmente durante os meses de verão.

  85. cibele thomas da silva 02/05/2014 | 17:55

    Olá gostaria de uma ajuda o que levar em termos de quantidades e roupas para uma viagem praga,viena, munique e nuremberg agora dia 22/05/2014? E o meio de transporte que voce melhor entre viena e munique? Obrigada

  86. Adrison 11/05/2014 | 15:51

    Oi Bruna! Tdo bem?

    Estamos curtindo muito a nossa viagem à Austria, fomos até Salzburgo é uma cidade maravilhosa e Viena dispensa comentarios… As suas dicas foram muito úteis.
    Também comprei o Viena Card ele esta sendo bastante útil para nós e até conseguimos alguns descontos bons em algumas atrações turisticas como por exemplo no Belvedere foi 3 Euros por ingresso no total 6 Euros (eu e minha esposa).
    Amanhã será nosso último dia em Viena vamos voltar dia 13 para o Brasil. Já estamos começando a sentir saudades da Austria um pais maravilhoso para se visitar.
    Agora já vou começar a planejar a próximas férias.

    Abs

    • Contando as Horas 11/05/2014 | 17:25

      Oi, Adrison

      Um alô internacional direto de Viena, que legal!!! =DD

      Que bom que estão gostando da viagem!! A Áustria é um país pouco conhecido ainda pelos brasileiros, mas além de ter coisas bonitas, é um país muito organizado. A única coisa ruim é a lingua, pq entender alemão é impossível (ao menos pra mim! hehehe).
      Conseguiu fazer o passeio de carruagem?

      Boa viagem de volta ao Brasil! Se precisar de alguma ajuda para as tuas próximas férias, pode contar comigo. Abraço pra vcs!

  87. Adrison 12/05/2014 | 18:40

    Oi Bruna.

    Não fizemos o passeio de carruagem por dois motivos: Preço e clima.
    Preço de uma volta de 20 min. E$ 50,00!!! e o clima também não ajudou muito, porque mesmo com um sol discreto estava ventando muito e com criança pequena é mais complicado.
    Com relação ao idioma eu só aprendi Danke (Obrigado)
    Mas a viagem foi fantastica! Pena que estamos nos preparando para irmos embora…
    Com relação as próximas férias estou feliz, pois vou poder contar novamente com a sua ajuda, porque o nosso próximo destino esta previsto para a Italia e pelo que eu vi no blog logo você trará novidades fresquinhas de lá.

    Grande abraço.

    • Contando as Horas 14/05/2014 | 00:21

      Oi, Adrison

      Meu Deus!! Que facada! Não achei que era assim tããão caro!
      hahahaha eu acho que só isso e os platz e strasse da vida que a gente consegue entender mesmo.

      Meu irmão tá na Itália agora, final do mês quando ele voltar vamos ter mais dicas de lá! =D

  88. Sérgio Fernando 14/05/2014 | 19:32

    Boa noite Bruna. Parabéns pelo blog, muito instrutivo. Gostaria de informações sobre Inglaterra, pois farei minha primeira viagem internacional, e sozinho, e sem falar nada de inglês. Farei turismo por 30 dias. Quais conselhos vc me dá? A questão da imigração deixou-me muitíssimo preocupado. Ela é válida para todos turistas ou só quem vai ficar mais tempo? Fico no aguardo.
    P.S.: iria marcar minhas passagens hj, mas depois do seu blog, me vieram muitas dúvidas à cabeça. Preferi esperar mais um pouco.
    Obrigado,
    Sérgio.

    • Contando as Horas 15/05/2014 | 10:34

      Oi, Sérgio

      Obrigada!! =D

      Sim, a questão da imigração é valida para todos os turistas sim. Provavelmente eles vão querer saber o que vc vai fazer no UK, quantos dias vc vai ficar e vão pedir pra ver a tua passagem (isso eles sempre me pediram todas as vezes que viajei pra lá).

      Mas eles tbm podem te pedir reserva de hospedagem, alguma passagem de trem interna (caso vc diga que vai visitar alguma cidade no UK), passagem de avião/trem pra outro país, ou qualquer outra coisa que eles achem necessário.

      No mais, como te disse no outro post, é interessante vc saber falar e entender o básico do inglês (nem que sejam apenas algumas palavrinhas), senão vc vai ficar muito limitado durante a viagem. É meio dificil vc se virar sem entender e falar nada.

  89. Graziele 26/05/2014 | 20:08

    Olá Bruna!
    Estou indo para Suiça e gostaria muito de saber qual das cidades você gostou mais: Zurich ou Berna.
    Um abraço.

    • Contando as Horas 28/05/2014 | 00:39

      Oi, Graziele

      Eu gostei bastante das duas, mas se tivesse que escolher eu ficaria com Berna. A cidade é muito bonita e tem mais coisas legais pra visitar.

  90. Raquel Saboia 28/05/2014 | 21:33

    Boa noite! Por favor, gostaria de saber, caso você se lembre, quanto tempo você gastou para visitar o Museu do Van Gogh em Amsterdãm..

    Grata,
    Raquel

    • Contando as Horas 29/05/2014 | 00:33

      Oi, Raquel

      Não lembro, mas acho que umas 2 horas vc consegue ver tudo com bastante calma. O museu parece ser gigaaante, mas não é tão enorme assim. Só lembra de comprar o ticket pela internet, pq tem muita fila se tu deixar pra comprar la na hora.

  91. Marcus Vinicius 06/07/2014 | 09:41

    Olá Bruna,
    Primeiramente parabéns pelo blog de vocês. Estou indo em agosto para Londres e vocês tem me ajudado bastante.
    Irei passar 3 dias em Edinburg (15 a 18/08) e estou pesquisando algumas day tour nas agencias que voce indicou.
    ficarei 3 dias inteiros em Edinburg e estou na duvida sobre quais tour fazer… se possivel gostaria de ouvir sua opiniao…as que achei mais interessantes foram estas:

    http://www.scotlinetours.co.uk/tours/loch-ness-glencoe-and-the-highlands-tour

    http://www.scotlinetours.co.uk/tours/a-day-in-st-andrews-tour

    http://www.scotlinetours.co.uk/tours/stirling-castle-highlands-and-loch-katrine

    http://www.timberbush-tours.co.uk/our-tours/from-edinburgh/one-day/west-highland-lochs-mountains-castles/

    http://www.timberbush-tours.co.uk/our-tours/from-edinburgh/one-day/loch-ness-glencoe-the-highlands/

    http://www.timberbush-tours.co.uk/our-tours/from-edinburgh/one-day/loch-lomond-the-trossachs-stirling-castle/

    Como ficarei 3 dias apenas…penso em fazer duas tour e deixar um dia inteiro para Edinburg. Lembrando ainda que sera no fim de semana de 15 a 18 de agosto, em pleno Fringe!!

    Agradeço desde ja pela sua atenção.
    Marcus Vinicius

    • Contando as Horas 06/07/2014 | 21:23

      Oi, Marcus

      Que legal! Obrigada, fico feliz em ajudar! =D

      Como vc vai ter três dias na Escócia, eu recomendo sempre Edimburgo, um tour pelas Highlands e mais algum passeio. Esse outro passeio pode ser um castelo ou até mesmo um passeio em algum dos Lochs, seja ele o Loch Ness ou Loch Lomond.

      De todos esses passeios, na minha opinião, o que deixaria por ultimo na listinha é o que inclui o Castelo de Stirling. Eu particularmente acho o Castelo de Edimburgo muito mais legal e interessante. Usaria os outros dias livres pra fazer outros passeios.

      Vc deve levar em consideração que vc vai viajar no verão, teoricamente o tempo tende a ser melhor, mas não quer dizer que vai ter sol, apenas que não vai ter neblina ou fog muito intenso. Então, eu aproveitaria pra conhecer coisas que se enquadrem mais com o verão.

      É interessante vc reservar qualquer um desses passeios com uma certa antecedência, ou seja, com pelo menos uma semana de antecedência, pois como vc vai estar la em agosto, a cidade e o país vão estar literalmente lo-ta-dos. É melhor garantir!

  92. Marcus Vinicius 07/07/2014 | 22:43

    Muito obrigado Bruna. Continuarei atento no seu blog. Ja esta nos favoritos. Um abraço!!

  93. Adrison 10/07/2014 | 13:07

    Oi Bruna! Como esta? Tdo bem?

    Pois é eu estou bem e ainda curtindo as boas lembranças vividas em nossa viagem para a Austria e inclusive já se planejando para a próxima que será para a Itália, já comprei até o Guia para eu já ir pesquisando e como não poderia faltar as consultas no seu blog.

    Mais uma vez vamos precisar da sua ajuda com aquelas dicas valiosas.

    Grande Abraço!

    • Contando as Horas 10/07/2014 | 16:26

      Oi, Adrison

      Tudo certo por aqui!! Me preparando pra minha próxima viagem! Contando as horas literalmente!! hehehe =D

      Próxima viagem vai ser pra Itália? Legal, hein! Aqui no blog tem uma série de dicas sobre a viagem que eu fiz ano passado, em setembro. Mas meu irmão começou a escrever os posts da viagem dele, que foi em maio, e em breve vou começar a publicar tudo. Ainda estamos separando as fotos e tal. Em breve vamos ter mais dicas.

      Se precisar de alguma ajuda, estamos ai! Obrigada pela visita aqui no blog!

  94. Adrison 11/07/2014 | 13:19

    Ótimo!!! Vou ficar esperando a publicação das fotos e das novidades, além das que você já postou.

    Abraço.

  95. Adrison 15/07/2014 | 12:49

    Oi Bruna.

    Já me programando para as próximas férias, fica as perguntas basicas:
    O custo na Itália tipo refeição, transporte e lazer são parecidos com o da Austria?
    Ir para lá em julho é muito cheio os locais turisticos? Tem como comprar ingressos antecipados como por exemplo Coliseu e Basílica S. Pedro no Vaticano?
    Também vi que lá tem um cartão chamado Rome Pass que pelo que parece deve ser igual o Vienna Card. Você chegou a usar?

    Grande abraço.

    • Contando as Horas 15/07/2014 | 15:10

      Olá, Adrison

      Depende, algumas coisas sim, algumas coisas são bem caras. Acho que o transporte é meio parecido, porém as comidas, hospedagens e ingressos eu achei que são mais caros.

      Olha, eu não recomendaria Itália durante o verão europeu. Eu fui em setembro do ano passado, onde teoricamente era final do verão e tava sempre tudo cheio, lotado, nesse sentido era um saco. Sem contar o calorzão que faz lá, tipo aqui no Brasil. Na verdade, o unico lugar que achei mais fresquinho foi Bolonha e em San Marino que achei friozinho (fui até de casaco).

      Sim, tem como comprar os tickets antecipados, aliás, vc deve comprar grande parte dos ingressos ainda aqui no Brasil, pq as filas são enormes se vc deixar pra comprar la na hora. É interessante vc saber, que ao contrário da Áustria ou praticamente todos os lugares da Europa, na Itália a venda dos tickets é feita praticamente por agências, então vc pode pegar as dicas aqui nos posts, coloquei os links de onde comprei os ingressos. Pouquíssimas coisas vc consegue comprar diretamente em um site oficial.

      Eu já estive no Vaticano ano passado, porém quando fui ainda não tinha tour em português. Meu irmão esteve lá agora em maio e já tinha essa opção. Eu ainda vou atualizar o post do Vaticano com essa info, mas já te adianto essa novidade.

      Não cheguei a usar, pq não achei que valeria a pena pro que eu queria conhecer. Mas vc pode ver a lista de lugares que aceita o Roma Pass, se vc achar que vale a pena, pq não?

      Tá bem adiantada essa tua programação, hein?!?!? Vc é igual a nós aqui em casa, começamos a planejar tudo com 1 ano de antecedência =D

  96. Gil Carlos 15/07/2014 | 14:26

    Boa tarde!
    Ficarei 05 dias (set deste ano) em Zurique.
    Que dicas você me daria para bate-volta em cidades próximas?
    Obrigado e parabéns pelo blog.

  97. Elaine 15/07/2014 | 20:56

    Ola Bruna

    SABE DIZER SE FOI CORTADO SEU PASSAPORTE, POIS VOCÊ ME DISSE QUE TERIA 2 VÁLIDOS?

    aTT

    • Contando as Horas 16/07/2014 | 12:39

      Oi, Elaine

      Já respondi a tua dúvida no outro post sobre renovação do passaporte. E eu fiquei apenas com o passaporte da renovação válido, o passaporte antigo (mesmo ainda teoricamente válido) deixou de ter validade no dia que fui fazer a renovação na polícia federal aqui em SC.

  98. Adrison 17/07/2014 | 12:58

    Eu não sabia que a Italia é um pais relativamente caro, eu imaginava que as coisas fosse mais em conta, mas depois de já ter tido experiência com a Inglaterra e com a Austria, já não me assusto tanto com os preços. Mas pode ter certeza que estou lendo todos os post de lá e aos poucos vou me organizando.
    É uma pena eu não ter como viajar em baixa temporada, por causa das aulas do meu filho, e pelo jeito vou ter que me adaptar a realidade e enfrentar as multidões.
    Pois é eu sempre procuro me programar com bastante antecedencia para não ser vítima do elemento supresa, já que não tenho o habito de viajar por pacote e logicamente que a ansiedade me obriga a isso kkk…
    Obrigado pelas dicas e vamos nos falando.
    Abraço.

    • Contando as Horas 18/07/2014 | 11:56

      Oi, Adrison

      Sim, é relativamente caro e completamente lotado heeheheh Não queria te desanimar, mas é essa a realidade da Itália. Mas acho que se vc for com tudo organizado, como vc fez na viagem da Áustria, vc não terá grandes problemas, exceto que tem que ter paciência, pq qualquer lugar que vc vá, sempre vai ter muita gente.

      Te entendo perfeitamente, tbm somos assim aqui em casa. Mas é legal já ir se organizando, afinal, a viagem começa quando as pesquisas começam. Ao menos é assim pra mim.

  99. Kazuhyto 21/07/2014 | 20:18

    Adorei, seu site é perfeito, poucas pessoas conseguem fazer um site tão legal assim, PARABÉNS…

    • Contando as Horas 22/07/2014 | 00:24

      Olá, Kazuhyto

      Obrigada!! Fico feliz que tenha gostado.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  100. Elisa Augusta 24/07/2014 | 10:29

    Prezada, me tornei fã incondicional de seu site e sua pessoa. Indiquei a vários amigos e tudo olho aqui.
    Farei minha primeira viagem para a Europa agora na lua de mel e conhecerei vários lugares (Viena, Bradislavia, Edimburgo na passagem de ano, Dublin, Londres e Praga), mas a minha ansiedade maior é com Paris, onde passarei o Natal e ficarei de 20 a 26/12.
    Planejo passar a noite de natal no restaurante 58 da torre eiffel e gostaria de saber se vc pode me tirar umas dúvidas que não encontrei resposta navegando horas. Seguem:

    1)Subindo em qualquer dos andares, eu tenho um tempo máximo de permanência? E quanto ao restaurante? Indo no natal, posso ficar o tempo que eu quiser? gostaria de passar a meia-noite lá no topo…
    2) Tenho que comprar ticket para cada andar?
    3) Você indica algum outro lugar para a noite de natal?

    Beijos!

    • Contando as Horas 24/07/2014 | 15:24

      Oi, Elisa

      Muito obrigada! Ficou feliz em saber que gostou do blog! =D

      Antes de qualquer coisa, a subida pra torre é feita por um lado e a entrada dos restaurantes são feitas por outra “perna” da torre. Elas não se comunicam. Se vc for visitar a torre, vc vai entrar por uma outra “perna” da torre.

      Não tem tempo máximo e nem mínimo de permanência pra visitar a Torre.

      Eu imagino que vc possa ficar o tempo que quiser no restaurante. Mas claro, se vc fizer uma reserva pra 19:00 horas, talvez seja muuuito tempo e vc não vai conseguir ficar enrolando pra segurar a mesa até a meia noite. O ideal é vc ver até que horas é feita a ultima reserva e pegar um horário próximo.

      Vc pode comprar o ticket geral, que dá acesso a todos os andares da torre ou o ticket especifico pro pro primeiro andar. Cada ticket tem um valor, claro, dependendo do que vc optar.

      Infelizmente eu nunca passei o Natal em Paris, nem Ano Novo, nem nada. Sempre fui em restaurantes mais normais, que não tinham nada em especial quando estive lá por duas vezes. Infelizmente não vou poder te ajudar nessa questão. Mas se vc aceitar uma sugestão de site pra pesquisar, vc pode ver no TripAdvisor, eles sempre tem uma lista de restaurantes que são classificadas de acordo com a avaliação dos consumidores. É bem interessante. Hoje em dia, sempre antes de ir viajar, eu seleciono os restaurantes que tenho interesse em ir sempre por esse site.

  101. Elisa Augusta 24/07/2014 | 17:06

    Oi, querida Bruna.
    Muito obrigada pela atenção e sorry pelo deprimente “Bradislávia” quando me referi à Bratislava.rs!
    Aproveitando, gostaria de 1 opinião sua.
    1)meu vôo fará conexão em Madrid na ida e na volta por 15 hs. A ida coincidirá com o dia inteiro, mas a volta pegará a tarde e a noite. Vc acha que dá para conhecer alguma coisa de Madrid? O que vc me sugere para 1 dia e meio, que é o que terei aproximadamente…
    A propósito, gostei da idéia do rapaz sobre encadernar o seu guia.
    Bjs e muito obrigada. O site é fascinante e nos deixa com muita vontade de viajar.

  102. Elisa Augusta 24/07/2014 | 17:32

    Oi, Bruna.
    Esqueci-me. Gostaria de sua opinião sobre se vc acha que dá para fazer um roteirinho legal de bate-volta de 1 dia em Salzburg ou melhor voltar uma próxima vez. Eu planejei 1 dia inteiro para Salzburg e 3 dias em Viena, sendo dois inteiros e 1 prejudicado pela ida para Paris, que pretendo fazer à noite, mas ainda não comprei passagem…depois que li que vc ficou 4 só em Salzburg, estou começando a considerar ficar mais um em Viena e fazer Salzburg em uma próxima viagem.
    Quero muito sua opinião, pois nem em sonho conheço alguém com sua experiência em Europa e predisposição em ajudar.
    Bjs!

    • Contando as Horas 25/07/2014 | 03:16

      Oi, Elisa

      Conversando com a minha mãe, ela me disse que ela e meu pai foram no restaurante Le Ciel de Paris em uma das viagens que fizeram a França pra comemorar o aniver dela. Esse restaurante fica em Montparnasse. Eles gostaram bastante e acharam legal ir lá, pq dá pra ver a Torre lá do alto. Talvez seja uma boa opção pra vc. Só que tem que reservar com antecedência, pq tá sempre lotado.

      Mas voltando as outras perguntas.. Olha, em um dia dá pra aproveitar alguma coisa de Madri, mas vc vai ter que escolher: Vc pode ir no Palácio Real, na Catedral de Almudena e Plaza Mayor, talvez dar uma caminhada pela Gran Via e ir na loja de departamento El Cortes Ingles ou vc pode ir na região dos museus, onde fica o Museu del Prado e Museo Thyssen-Bornemisza e arredores. Eu particularmente iria na primeira opção no dia inteiro e deixaria o museu del prado para o dia parcial (esse museu não é um Louvre da vida, então é bem tranquilo pra conhecer em uma tarde).

      Sobre a Áustria, a minha resposta é: depende! Se vc quiser conhecer bem Viena, três dias vai ficar meio corrido, mas se vc quiser ir apenas nas atrações mais principais, não há problema. Salzburgo pode ser feita em 1 dia, mas vai ser meio corrido. Se vc tiver a intenção de ir a Alemanha futuramente, nas cidades mais ao sul, Munique, Nuremberg, Frankfurt e tal, vc pode incluir Salzburgo nessa viagem, pois a distancia é de 2 horas e pouco de trem. Ai fica ao teu critério. Eu particularmente aproveitaria bem Viena. A cidade tem diversos restaurantes e cafés que valem a pena “perder um tempinho” pra conhecer.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

      Obs.: Sabe que o Adrison me deixou bem feliz com essa idéia de encadernar meus posts.

      Se der tudo certo na tua viagem, me conta depois e compartilhar as tuas dicas! =D

  103. Valquíria 25/07/2014 | 18:18

    Bruna, primeiro, parabéns pelo blog que é excelente. Estou programando uma viagem de Londres para Edimburgo com meu marido e filho que na ocasião estará com 3 anos, vi que ele não precisa pagar, é isso mesmo? Na pesquisa que fiz o retorno tem uma conexão 18:52 Edinburgh Waverley 22:32 Wolverhampton Virgin Trains
    22:45 Wolverhampton 01:15 London Euston Virgin Trains.
    Como é essa conexão? É rápida? Fácil? Temos que pegar malas e tudo mais? Dá tempo? Estou meio confusa, pois será nossa primeira viagem de trem na Europa.Obrigada pela atenção. Grande abraço, Valquíria

    • Contando as Horas 25/07/2014 | 18:34

      Oi, Valquíria

      Obrigada!! =D

      Crianças com menos de 5 anos não pagam pra andar nos trens dessa empresa.

      Sim, a conexão é relativamente rápida. Vi no site que vc chega as 22:32 e as 22:45 sai o próximo trem. Essa estação de trem que vcs farão conexão não é muito grande, pelo que vi no site da National Rail ela tem umas 6 plataformas apenas. Então, eu imagino que seja bem tranquilo a troca de trem.

      Vcs vão ter que pegar mala e levar até o outro trem. Não existe ninguém que faça isso por vcs. Essa é uma das desvantagens do trem.

      Teoricamente esse tempo de conexão tá ok.

      Eu não sei qual é a data da tua viagem, mas existem outros trens diretos onde vc não vai ter que fazer conexão, o que eu acharia melhor, no teu caso, já que vc vai estar com uma criança. Se vc comprar com bastante antecedência, 90 dias, vc consegue uns preços bons na tarifa advanced/web e não precisa procurar por trens off-peak, que tem boas tarifas também, mas tem uns horários meio estranhos.

  104. Valquíria 25/07/2014 | 19:24

    Oi Bruna, super obrigada por responder. Então, nossa viagem está uma novela. Vamos agora em agosto dia 18 chegamos em Londres, temos um congresso sobre o Brasil nos dias 21 e 22/08, nos outros dias livres queremos conhecer a cidade e as redondezas. Bem, além disso temos que levar nosso filho no dia do seu aniversário de 3 anos, dia 26/08 no Parque da Peppa Pig que fica em SoutHampton, pelo que vi tem trem ou ônibus para lá. Nossa volta é no dia 30/08 às 7h10, um péssimo horário, mas foi o que minha ex-agente de viagem conseguiu, aff! Então, nossa ideia é a seguinte, partir de Londres no dia 27/08 logo cedo seguindo para Edimburgo, ficaríamos dois dias apenas retornando no dia 30/08 de preferência chegando logo cedinho antes do voo, assim já iríamos para o aeroporto, pois não vai compensar ficar em hotel.Tudo isso seria super tranquilo para nós se estivéssemos sozinhos, mas o nosso Dudu é um companheirão de viagem. Será uma volta cansativa. É possível chegar em uma estação de trem às 1h15 da manhã e seguir para o Heathrow para o voo de transporte público? Que dicas teria para nos dar nesse caso. Acha melhor voltarmos mais cedo e ficarmos em um hotel perto do aeroporto? Estou um tantinho confusa rsrs. GRande abraço.

  105. Valquíria 27/07/2014 | 09:49

    Obrigada Bruna, vamos pensar com cuidado. Na verdade, chegaremos no dia 27/08 em Edimburgo pela hora do almoço, teremos apenas o dia 28 inteiro, pois o 29/08 já seria de retorno, pois precisamos estar no aeroporto às 5h10 da manhã já do dia 30/08. Também acho que será cansativa a volta, estou tentando pensar em uma saída melhor. Talvez, voltar um pouco antes e ficar em hotel perto do aeroporto seja melhor, de qualquer maneira, será um tempo perdido. Bem, agradeço mais uma vez sua gentileza e a parabenizo pelo site impecável. Abração!!!

  106. Elisa Augusta 28/07/2014 | 22:13

    Olá, Bruna.
    Muito obrigada pelas preciosas dicas. Verei o restaurante que sua mãe falou.
    Meu noivo falou que viu em um programa de viagem do youtube que há um barzinho de muitos séculos em Viena que foi frequentado por Mozart e Bethoveen. Também disseram que Bethoveen foi enterrado em Viena e tem o túmulo dele lá no segundo maior cemitério do mundo, que fica em Viena. Vc já ouviu falar? Bjs!

  107. glaucia 30/07/2014 | 11:49

    Bruna, oi

    Preciso de ajuda, qual agência você indicaria: STB ou STW? pOR QUAL VC FOI? Qual país sai mais em conta o intercâmbio na sua opinião, Escócia ou Irlanda? Qual deles tem mais opção de coisas pra fazer?

  108. Contando as Horas 30/07/2014 | 12:47

    Oi, Glaucia

    Eu não conhecia a stw, mas já tinha ouvido falar na stb. Eu fiz meu intercâmbio através da CI. Em questões financeiras a Irlanda é mais barata, pois eles usam euro. Já na Escócia a moeda é a libra. A conversão dessas duas moedas em real fica algo em torno de 3,00 quando for euro, já quando for libra fica em 3,76. Nesse sentido a Irlanda seria mais barata.

    Olha, tudo depende do teu interesse. Eu acho que o UK e a Irlanda são meio que parecidos nas opções de coisas pra fazer, pois além de paisagens muito bonitas, existem castelos, palácios, muitos museus, enfim, as opções são enormes.

  109. Paula 01/08/2014 | 08:36

    Olá!Adorei seu post! Estou planejando uma viagem com meu filho e ele quer conhecer estadios e assitir jogos. Tem 12 anos!!! Gostaria de saber como faço para saber informações sobre como e quando comprar ingressos para os jogos e como saber o dia de visita? Help!!!

    • Contando as Horas 01/08/2014 | 15:01

      Oi, Paula

      Qual seria o post? Ou o estádio? Ou a cidade? Se vc me der mais detalhes, quem sabe eu posso te ajudar.

      =D

  110. fernanda 03/08/2014 | 23:25

    Olá Bruna!
    Vou fazer intercâmbio durante 8 semanas em Liverpool- Inglaterra. Vou estender minha viagem depois em duas semana para visitar outras cidades/países sendo uma semana para Paris. O que você sugere na outra semana? De acordo com o clima e levando em consideração que meu vôo sai de Madrid na volta. Vou em fevereiro e volto em abril. Obrigada.

    • Contando as Horas 04/08/2014 | 01:31

      Oi, Fernanda

      Existem muitas coisas que vc pode fazer, dependendo do teu interesse, claro. Vc pode ir de trem até o sul da França e de lá seguir pra Barcelona e depois ir a Madri de trem. Vc pode conhecer a Bélgica e a Holanda e pegar um avião até Madri. Essas seriam as opções mais próximas. Claro que nada impede por exemplo que vc conheça algum outro país mais longe, desde que ele tenha um voo direito pra Madri, isso facilitaria muito a tua vida.

  111. elcio 25/08/2014 | 18:32

    Ola,
    Preciso da ajuda de vcs ! rs

    Entrei no site pra comprar ingresso e estou meio perdido! O que é o numero PIN?? Depois que imprimi o ingresso é necessário trocar nas bilheterias ou já entra com o impresso?

    Att

    Elcio

    • Contando as Horas 25/08/2014 | 21:49

      Oi, Elcio

      Qual ingresso vc se refere? Se vc já recebeu o ticket por email, vc não precisa trocar na bilheteria. Importante vc verificar se é mesmo o ticket, pq as vezes, o voucher não é considerado ticket. Sempre tem alguma coisa escrita no email quando o que foi enviado não é o ticket.

  112. mariaalice 07/09/2014 | 22:24

    Só pra explicar que BERNA quer dizer URSO .

    • Contando as Horas 08/09/2014 | 12:48

      Oi, Maria Alice

      Isso mesmo! Será que não coloquei essa info no post?!?!?
      Obrigada pela visita aqui no blog! :D

  113. Carol Akemi 25/09/2014 | 12:00

    Oi Bruna,
    Adoro ler seu blog! Seus posts sempre me ajudam MUITO! Obrigada e parabéns!
    Atualmente moro em Londres, portanto se passar pela cidade, me mande um email para nos conhecermos :)
    Comecei o blog http://passaporteparaomundo.com há pouco tempo e seria bacana conversar com voce e te conhecer.
    Obrigada
    Bjos

    • Contando as Horas 25/09/2014 | 17:52

      Oi, Carol

      Passei por Londres no final de agosto, por três dias e agora, segunda-feira passada, antes de voltar ao Brasil. Se eu soubesse, teria entrado em contato.

      Vou dar uma olhada no teu blog, adoro Londres. Sempre é bom saber o que anda acontecendo nessa cidade.

      Obrigada pela visita aqui no blog! :D

  114. livia Casagrande 15/10/2014 | 12:02

    Olá , gostaria de saber como funciona no fre shop pois vou fazer somente conexão , queria saber se tem a loja da apple pois queria comprar um iphone e se tem lojas de mac e roupa lá . vou ter no máximo 2 horas só queria planejar .

    • Contando as Horas 15/10/2014 | 22:06

      Oi, Livia

      Em qual cidade? Se vc me falar qual cidade, fica mais facil eu te ajudar.

  115. Vera Ramos 22/10/2014 | 08:48

    Oi Bruna, fiquei muito curiosa sobre HElsink. Irei lá ano que vem.Gostaria de saber quantos dias é o ideal para ficar e conhecê-la. Vou , ainda, a Estocolmo, Tallinn e St. PEtersburgo. Minha dúvida é quantos dias em HElsink e quantos em Tallin. Que tal 3 dias em cada? Ou Helsink merece 4 e Tallinn 2? Estou reservando os hotéis e estou nesta dúvida crucial. Você poderia me dar uma luz?

    • Contando as Horas 24/10/2014 | 12:38

      Oi, Vera

      Helsinki em 2 a 3 dias vc consegue fazer bastante coisa, a cidade é bem pequena. Já para Tallinn, se vc tiver pelo menos 2 dias, fica bem tranquilo.

  116. Vera Ramos 31/10/2014 | 17:27

    Oi Bruna! Legal! Muito obrigada. Já programei minha viagem e até já comprei a passagem.Dediquei 4 dias a Helsink e Tallin dois dias. Talvez tenha sido demais para Helsink, mas fiquei na dúvida… Passarei 5 dias em São Petersburgo de onde partirei para Helsink de trem. De HElsink pegarei um ferry para Estocolmo ( 4 dias) e para Tallinn também de ferry ( aí dois dias como já mencionei). De Tallin volto para São Petersburgo ( mais dois dias) onde pegarei o avião de retorno ao Brasil. Você poderia me ajudar, indicando companhias de ferry e de trem ( de São Petersburgo)? É possível comprar as passagens pela Internet? Seria “uma mão na roda”!!!! Ficarei muito grata pelas luzes que puder me dar. Obrigadíssima!!!

    • Contando as Horas 02/11/2014 | 23:19

      Oi, Vera

      Quatro dias é bastante mesmo para Helsinki, mas talvez vc possa fazer algum passeio extra pelos arredores. Deve ter alguma coisa interessante com certeza.

      De ferry eu só conheço aquela empresa que fiz o tour entre Helsinki e Tallin. Já a empresa de trem entre a Finlândia e ST Petersburgo é a Allegro. A Rússia anda na minha listinha a tempos, por isso eu sei!! =D

      Sim sim, vc pode comprar tudo pela internet. Talvez vc apenas precise trocar o voucher enviado por email pela passagem lá na estação, mas isso vc vai saber quando estiver comprando a passagem, pois eles já avisam.

  117. Vera Ramos 05/11/2014 | 16:07

    Oi,Bruna, obrigadíssima pelas dicas. É o que farei!!! Sou uma viajante solitária e me acostumei a viajar só. Não quero outra vida!!! Já fiz uma viagem nesses ferries, de Oslo para Copenhagen. Achei uma maravilha!!! As demais companhias devem ser semelhantes. Sim… em Helsink é interessante pegar um barco e fazer um tour pelo Golfo da Finlândia? Outra coisa… andei lendo que na Rússia, quando se atravessa a fronteira, é meio complicado? Passaporte, identificação, etc… Obrigada por tudo!!!

  118. Vera Ramos 05/11/2014 | 16:11

    Oi,Bruna, obrigadíssima pelas dicas. É o que farei!!! Sou uma viajante solitária e me acostumei a viajar só. Não quero outra vida!!! Já fiz uma viagem nesses ferries, de Oslo para Copenhagen. Achei uma maravilha!!! As demais companhias devem ser semelhantes. Sim… em Helsink é interessante pegar um barco e fazer um tour pelo Golfo da Finlândia? Outra coisa… andei lendo que na Rússia, quando se atravessa a fronteira, é meio complicado? Passaporte, identificação, etc… Ainda posso alterar meu hotel em HElsink. Você acha melhor colocar 3 dias lá e dedicar mais um dia para Tallin ( ou seja 3 dias)?

    • Contando as Horas 05/11/2014 | 23:02

      Oi, Vera

      Então, teoricamente tbm sei que a Russia é meio “chatinha” com essas coisas de passaporte e tal, mas não sei te dizer na prática, pois ainda não estive lá.

      Eu acho que 3 dias em Helsinki é uma boa quantidade de dias. O que vc pode fazer é jogar um dia em Tallinn e quem sabe conhecer alguma outra região do país ou até mesmo, fazer algum passeio na própria Finlândia. Ai fica a teu critério.

      =D

  119. Vera Ramos 06/11/2014 | 07:43

    Oi Bruna!Obrigada mais uma vez! VocÊ me parece uma pessoa legal, muito aberta. Vou ver isso que você me sugeriu. Devo pesquisar ! Tchau e até outra ocasião

    • Contando as Horas 06/11/2014 | 22:33

      Oi, Vera

      Isso, pesquisa bem. O legal é que vc tem tempo sobrando pra fazer tudo com calma, não precisa se preocupar. =DD

  120. Vera Ramos 14/11/2014 | 07:33

    Oi,Bruna ! Obrigada pela força! Já reorganizei minha estada em Helsink e demais cidades. Agora estou à busca de comprar ingressos para os teatros, concertos, ballet e ópera. Você tem alguma sugestão de sites para comprar estes ingressos? E sugerirmos, também, teatros de S.Petersburg? Obrigada mais uma vez

    • Contando as Horas 16/11/2014 | 18:36

      Oi, Vera

      Não fui em nenhum show/apresentação/espetáculo nos países nórdicos. Mas em St Petersburgo vc pode ir no Teatro Mariinsky, esse é o mais famoso.

  121. Vera Ramos 14/11/2014 | 16:26

    Oi, Bruna! Andei escrevendo para você mas não aparece no seu blog. Quero agradecer-te as dicas. Aliás me identifiquei muito com você sobre as dicas para uma pessoa que viaja sozinha. É o meu caso. Você tem razão, pela quarta viagem já nos sentimos seguras. Já fui só a Paris ( várias cidades da França), Lisboa, Madrid, Barcelona ( e outras mais cidades da Espanha), Amsterdam, Munique, Frankfurt..etc.. etc… Mas a prova de fogo foi Praga, Budapest, Varsóvia, Cracóvia, Oslo, Bergen, Copenhagen ( isto por causa da língua) . Meu InglÊs é intermediário, mas falo Francês fluentemente ( o que não resolve). Continuo a estudar Inglês, justo para poder viajar com mais tranqulidade. Bom… gostaria de que você , se conhecer, me indique algum site para comprar ingressos para concertos, ballet, ópera em São Petersburgo, Helsink, Estocolmo. Ou mesmo de um modo geral. Obrigadíssima!!!

    • Contando as Horas 16/11/2014 | 18:51

      Oi, Vera

      Para o comentário aparecer aqui no blog eu preciso aprovar antes. As vezes demora um pouquinho, mas logo aparece.

      Eu só ouvi falar do Teatro Mariinsky, o site tem versão em inglês (russo é impossível, né?). Nos outros lugares não fui em nenhuma apresentação, mas lembro de ter passado em frente a um teatro super bonito em Estocolmo, o Kungliga Dramatiska Teatern.

      Infelizmente vou ficar te devendo infos sobre isso, mas é que realmente não fui a nada desse tipo durante essas viagens nos países nórdicos.

  122. Isabela Gregorio 16/11/2014 | 19:55

    Olá! Gostaria de elogiar e dizer que de TODOS os blogs que visito sobre viagens, eu amo o seu, O MELHOR…tudo muito organizado e me ajuda muito.

    PARABENSSSSS

    • Contando as Horas 17/11/2014 | 00:33

      Oi, Isabela

      hahahha muito obrigada pelo elogio! fiquei bem feliz!

      obrigada pela visita aqui no blog!

  123. Monique 17/11/2014 | 20:43

    Olá Bruna, tudo bem?
    Já há algum tempo tento entrar em contato com você para uma parceria com a sua página, e ainda não obtive resposta.

    Poderia, por gentileza, contatar-me por este e-mail?
    abraços

  124. Vera Ramos 21/11/2014 | 16:27

    Oi,Bruna, obrigada mais uma vez pelas dicas. Você, realmente, é muito viajada. E seu Blog perfeito, organizadíssimo. Parabéns! E até breve!!!

    • Contando as Horas 22/11/2014 | 20:22

      Oi, Vera

      Obrigada pelos elogios ao blog!=D
      Espero que de tudo certo nessa sua viagem!!

  125. Bruno Barradas 24/11/2014 | 04:20

    Oi Bruna, seu blog é ótimo ! Com layout elaborado e informações bem relevantes e bem descritas.

    Bruna, sou de Curitiba/PR minha dúvida é a seguinte, é sobre a Escócia. Você tem alguma informação de como ir pra lá a trabalho e estudos universitários ? É possível trabalhar e estudar simultaneamente ? Se é muito difícil ir pra lá, se o sistema é muito rigoroso ?

    Obrigado !

    • Contando as Horas 26/11/2014 | 00:46

      Oi, Bruno

      Obrigada!! :D

      Então, teoricamente é possivel sim. Mas vc precisa ver certinho o que vc vai fazer lá, pois as regras de imigração estão ficando cada vez mais rigidas. Vc precisa ja ter um conhecimento previo de ingles, num nivel mais avançado, se vc quer estudar e trabalhar por lá.

  126. Tatiane 25/11/2014 | 12:34

    Nossa muito legal o blog de vocês!Iniciativa muito legal em dividirem conosco suas viagens e experiências fora do país! Eu e meu marido somos de Chapecó também! Adoramos viajar, moramos um tempo em Dublin e na ilha de Malta!

    Abração!! =)

    • Contando as Horas 28/11/2014 | 18:07

      Oi, Tatiane

      Que legal!! Realmente Chapecó esta conquistando o mundo. Onde quer que a gnt vá, sempre tem alguém daqui que já conheceu ou já morou!!

      Obrigada pela visita aqui no blog!!

  127. Thais 04/12/2014 | 13:23

    Olá,boa tarde!

    Estou aproveitando bastante as dicas,está me ajudando muito a montar o cronograma da viagem (não sei como seria sem o blog).
    No caso da Escócia os pontos de interesses são: Edimburgo/Falkirk/Stirling/Dunfermline e Ilha de Skye.Estou pensando em me hospedar em Edimburog e usar como ponto base para conhecer Falkirk/Stirling/Dunfermline, pegar trem ida e volta no mesmo dia para cada ponto.O que acha?
    A Abadia de Dunfermline fica em Dunfermline certo?rs.
    Para ir de Edimburgo a Ilha de Skye já descobri tudo graças a vcs.
    No meu caso que irei pegar os trens praticamente todos os dias vocês indicam me hospedar no centro da cidade?
    Obrigada e aguardo retorno.

    • Contando as Horas 05/12/2014 | 00:32

      Oi, Thais

      Sim, tranquilo. O trem é a melhor opção para visitar todas essas cidades. Apenas verifique bem qual estação é melhor descer em Falkirk (vc vai ver a Falkirk Wheel ou os The Kelpies ou os dois?), pois a cidade tem duas estações de trem e cada uma dessas atrações fica pra um lado da cidade.

      Isso, a Abadia de Dunfermline fica no centro da cidade.

      Sim, vc pode se hospedar no centro ou nos arredores da Haymarket, na região do West End.

  128. marcos rogerio gonçalves 08/12/2014 | 16:19

    eu preciso de um chips do pais pra que meu aparelho funciona quantos custa esse chip

  129. marcos rogerio gonçalves 08/12/2014 | 16:20

    para o meu celularo meu iphone s3

Deixe o seu comentário...