Edimburgo

** Se tiver interesse em saber mais sobre a Escócia, eu criei o instagram @helloescocia e uma página no facebook para compartilhar dicas. Me segue lá?!?! **

Eu morei em Edimburgo em 2010 e 2011. Desde então, eu já estive lá outras sete vezes, uma 2008, depois em 2012, outra em 2014, voltei em junho de 2017, fui novamente em dezembro de 2017/janeiro de 2018, voltei em novembro/2018 e estive agora por uns dias em outubro 2019. E se alguém me convidar pra ir de novo, eu já estou com a mala pronta! :D

Vem descobrir comigo um pouco mais sobre esse lugar fantástico que é a capital da Escócia. Seja bem-vindo (a)!

SONY DSC

Edimburgo do alto do Calton Hill

Edimburgo, a capital da Escócia, é uma cidade pequena, com aproximadamente 495 mil habitantes. Ela está localizada na região chamada The Lothians, na Scottish Lowlands. A cidade fica no litoral, na costa leste da Escócia, entre o rio Forth e o Mar do Norte. Conseguiu se localizar?

mapa escocia

Imagem Google Maps

→ Como ir até Edimburgo

Existem diversas formas de ir até Edimburgo, como por exemplo: de avião, de trem/comboio, de ônibus/autocarro, de carro ou fazendo um cruzeiro.

castelo de edimburgo

Castelo de Edimburgo

– De Avião: Qualquer pessoa que esteja no Brasil e queira ir até Edimburgo precisará fazer uma conexão pelo caminho, seja ela em Londres ou em qualquer outra grande capital/cidade Européia. Voos direto ao Reino Unido são operados pela British Airways, pela Latam e pela Norwegian Airlines. Vindo de outras capitais/cidades Europeias, as opções são: TAPIbéria, Air France, KLM, Lufthansa e Turkish Airlines.

Se já estiver na Europa, a coisa facilita muito. De uns tempos pra cá, varias cias aéreas de baixo custo estão voando para Edimburgo. As cias aéreas que mais se destacam são: Flybe (já voei algumas vezes), Easyjet (já viajei muitas vezes), Ryanair, Vueling, Norwegian (viajei apenas uma unica vez, quando fui a Oslo, na Noruega) e Jet2 (voei duas vez).

Para ver todas essas cias aéreas que voam pra lá, é só clicar aqui -> Edinburgh Airport – Destinations and Airlines.

fotos edimburgo (14)

Esplanada do Castelo de Edimburgo, com o The Hub a esquerda e o Arthur’s Seat a direita

– De trem/comboio: Um dos melhores sites pra pesquisar passagens de trem para qualquer lugar dentro do Reino Unido é o National Rail. Aqui é possível pesquisar as rotas, horários, preços, empresas e se tem manutenção nos trilhos / algum cancelamento.

De Londres (estação de trem de Kings Cross ou Euston) a Edimburgo (estações de Waverley ou Haymarket), o tempo de deslocamento normalmente é de 4 horas e 20 minutos dependendo do horário escolhido, mas também existem trens com mais tempo de viagem. Além disso, alguns horários são diretos e outros fazem uma conexão pelo caminho. As três principais empresas que fazem esse trajeto são: Avanti West Coast (trem operam durante o dia e a noite), London North Eastern Railway – LNER (trens operam durante o dia e noite) e Caledonian Sleeper (trens operam somente de madrugada). Além disso, ainda existe o trem Royal Scotsman, um trem de luxo pra apreciar as paisagens escocesas.

Se estiver vindo de qualquer outro lugar do Reino Unido, pesquise nas empresas: Transpennine Express (se estiver em cidades na costa oeste do Reino Unido) e London North Eastern Railway – LNER (se estiver em cidades na costa leste do UK).

Post especial: Guia completo sobre como andar de trem na Escócia

fotos edimburgo (8)

Royal Mile

– De ônibus/autocarro: As duas principais empresas de ônibus do Reino Unido são: a Megabus e a National Express.

O trecho mais procurado é entre Londres e Edimburgo. O trecho mais rápido entre essas duas cidades é feito em 9 horas e 30 minutos, mas a maioria das opções ficam torno de 10 horas ou 11 horas e 30 minutos de viagem.

Se o trajeto de ônibus for dentro da Escócia, a principal empresa de ônibus do país é a Scottish Citylink, ela faz trajetos entre Edimburgo e as maiores cidades do país.

fotos edimburgo (16)

Casas de estilo georgiano, na New Town

– De carro: Quem optar por alugar um carro, as estradas são muito boas e bem sinalizadas. O tempo de viagem entre Londres e Edimburgo é de aproximadamente 7 horas. Se o trajeto for entre cidades escocesas, os trajetos mais comuns são entre Edimburgo e Inverness com 3 horas de duração e entre Edimburgo e Glasgow com um pouco menos de 1 hora de duração. Para reservar carro no UK, você pode usar essa empresa: Rent Cars, eu já usei e é parceira do blog.

SONY DSC

Cockburn Street

– Cruzeiro: Sim! Apesar de quase ninguém (me refiro a brasileiros) chegar em Edimburgo fazendo um cruzeiro, essa opção existe e tem se tornado cada vez mais popular. O porto de Edimburgo é chamado de Leith. As empresas que fazem cruzeiros para lá são: Cunard Line, Royal Caribbean, Azamara Club Cruises e Norwegian Cruise Line.

fotos edimburgo (4)

Our Dynamic Earth (a esquerda), Parlamento Escocês (a direita) e ao fundo, o Calton Hill

→ Aeroporto de Edimburgo

Edimburgo tem apenas um aeroporto, o Edinburgh Airport (IATA: EDI), considerado o mais movimentado da Escócia e o sexto mais movimentado de todo o Reino Unido. O aeroporto fica mais ou menos a uns 15 km do centro da cidade.

Existem 4 opções para ir do aeroporto ao centro de Edimburgo ou vice-versa: tram, ônibus Airlink 100 / night bus N22 (passam pelo centro da cidade), táxi e alugando um carro. E ainda, pra quem for morar em Edimburgo, agora no primeiro semestre de 2017, foram lançadas mais outras 2 opções de linhas de ônibus até o aeroporto e vice-versa: Skylink 200 (passa pelo norte da cidade, indo do aeroporto até Leith, via Clemiston, Blackhall, Drylaw, Muirhouse and Newhaven) e Skylink 300 (passa pela região oeste da cidade, e vai do aeroporto até Leith, parando no RBS World HQ, Parlamento Escocês e Palácio de Holyrood). Em julho de 2018 foi lançado mais uma linha, a Skyline 400 (passa pela região sul da cidade e vai do aeroporto até Fort Kinnaird, passando por Gyle Centre, Edinburgh Park, Royal Infirmary). Para saber mais detalhes, clique aqui -> Edimburgo: Todas as opções de transporte para ir do aeroporto até o centro da cidade.

fotos edimburgo (7)

Howe Street com a St Stephen’s Church ao fundo

→ Estações de trem

Edimburgo atualmente tem 4 estações de trem: Waverley, Haymarket, Park e a Gateway. Turisticamente falando, as estações mais importantes, são: a Waverley (principal estação de trem da cidade) e a Haymarket (segunda estação mais usada em Edimburgo).

Já a estação de trem Park é mais usada para quem vai trabalhar em empresas nessa região da cidade e a Gateway é a mais nova estação de trem de Edimburgo inaugurada em dezembro de 2016, construída para facilitar o acesso ao aeroporto de quem vem de outras partes da Escócia, sem precisar passar pelo centro da cidade.

fotos edimburgo (19)

Em Dean Village

→ Hospedagem

Edimburgo é uma cidade compacta. Quem estiver lá a turismo vai me dar razão, praticamente 95% das atrações podem ser visitadas a pé a partir do hotel escolhido, apenas uma ou outra coisa fica um pouco mais longe, exigindo que o deslocamento seja feito com transporte publico e/ou táxi.

A cidade tem todos os tipos de hospedagem, indo desde hotéis 5 estrelas com atendimento totalmente personalizado até albergues (hostels).

fotos edimburgo (26)

Grassmarket

Eu já escrevi vários posts aqui no blog sobre esse assunto e pra não ficar muito repetitivo (até pq o assunto é extenso), eu vou listar os posts abaixo:

– Informações gerais sobre hospedagem em Edimburgo: Edimburgo: Onde é melhor se hospedar?

– Hotéis 5 estrelas: Edimburgo: Os hotéis 5 estrelas

Hospedagem em Edimburgo: Hotel Nira Caledonia (antigo Hotel Number 10)

Hospedagem em Edimburgo: Hotel G&V Royal Mile (antigo Hotel Missoni)

– Hotéis 4 estrelas: Edimburgo: Os hotéis 4 estrelas

Hospedagem em Edimburgo: Courtyard by Marriott Edinburgh Hotel

Hospedagem em Edimburgo: The Hub by Premier Inn Royal Mile

Hospedagem em Edimburgo: Hotel The Inn on the Mile

– Hotéis 3 estrelas: Edimburgo: Os hotéis 3 estrelas

– Hostels / Albergues: Edimburgo: Os Hostels

Hospedagem em Edimburgo: CODE POD Hostel Edinburgh

– Apartamentos de Curta Temporada: Edimburgo: Apartamentos de curta temporada

– AirBnB: Dicas para alugar um apartamento pelo AirBnB e Edimburgo: O apartamento que aluguei pelo AirBnB

fotos edimburgo (29)

Na Royal Mile

Post extra: Edimburgo: 7 hotéis com diárias até 100,00 libras na New Town

Post extra: Edimburgo: 9 hotéis com diárias até 100,00 libras na Old Town

Post extra: Edimburgo: Opções de hospedagem na Royal Mile

Post extra: Edimburgo: Opções de hospedagem na Princes Street

O blog tem parceria com o site de buscas de hospedagem Booking.com. Se quiser pesquisar e reservar hospedagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Para iniciar as pesquisas de hospedam em Edimburgo no site Booking, clique aqui -> Pesquisar hospedagem em Edimburgo.

fotos edimburgo (2)

Edimburgo vista a partir de uma das trilhas do Holyrood Park

→ Principais atrações

Castelo de Edimburgo (Edinburgh Castle) é o maior simbolo de Edimburgo e da Escócia, é considerado o cartão postal da cidade. Fica no alto de uma rocha de origem vulcânica chamada Castle Rock. Entre as principais atrações estão o Palácio Real, as Jóias da Coroa, a Pedra do Destino e o mirante Views of Edinburgh. Todos os dias, pontualmente as 13:00, acontece uma cerimônia chamada One o’Clock Gun. Já na parte externa, é possível percorrer o Castle Terrace para tirar fotos de todos os ângulos do castelo. Quem estiver em Edimburgo no dia 30 de novembro, dia de St Andrew, o padroeiro da Escócia, poderá visitar o castelo gratuitamente (leia o post especifico para saber o que fazer pra visitar o castelo de graça). Valor de 16,50 libras (adultos).

Post 1: Castelo de Edimburgo – Post inicial

Post 2: Cerimômia One o’Clock Gun

Post 3: Castle Terrace, um dos melhores lugares pra fotografar o Castelo de Edimburgo 

Post 4: St Andrew’s Day: Visita ao Castelo de Edimburgo (gratuitamente)

Post 5: Cerimônia de encerramento do St Andrew’s Day no Castelo de Edimburgo

fotos edimburgo (30)

Fundos do Palácio de Holyroodhouse e o Calton Hill ao fundo

Palácio de Holyroodhouse (Holyroodhouse Palace) é a residência oficial da Rainha Elizabeth II e de todos os membros da realeza Britânica quando estão em Edimburgo. Ali é possivel visitar algumas alas do palácio, os aposentos de Mary, Queen of Scots, as ruínas da Holyrood Abbey e os jardins do palácio. Junto a entrada do palácio fica a Queen’s Gallery, onde estão em exibição objetos e obras de artes que fazem parte da Coleção Real (ingresso é vendido a parte). E ainda, ali pertinho fica o Queen Mary’s Bath House, lugar onde a Rainha Mary costumava tomar banho com vinho branco doce. Valor de 12,50 libras.

Post: Um dia no Palácio de Hollyroodhouse, Holyrood Abbey e Queen’s Gallery

fotos edimburgo (13)

Museu Nacional da Escócia

Museu Nacional da Escócia (National Museum of Scotland) é o principal museu de Edimburgo e acredite se quiser, a atração mais visitada do país (sim, é mais visitado que o Castelo de Edimburgo!!!). Esse museu é formado por 2 prédios, onde em um deles estão em exibição coisas relacionadas a história e cultura do país e no outro prédio, o grande destaque é o seu estilo vitoriano interno, além de exibições de coisas relacionadas a história e cultura de outros países ao redor do mundo. Aqui fica o principal destaque do museu, o clone da Ovelha Dolly. Entrada gratuita.

Post: Edimburgo: Museu Nacional da Escócia

Greyfriars Kirk todo mundo que vai a Edimburgo fica sabendo da história de um cachorrinho que passou todos os dias da sua vida ao lado do túmulo do seu dono que morreu (e que também foi enterrado lado a lado com o seu dono). Pois bem, a estátua desse cãozinho fica bem em frente ao acesso a essa igreja. Vale a pena entrar ali pra conhecer a igreja, ver os túmulos (do dono e do cachorro) e as homenagens ao Skye Terrier mais famoso da Escócia. Entrada gratuita, mas se quiser tirar foto dentro da igreja o valor é de 2,00 libras (setembro de 2014).

Post: Greyfriars Kirk e Greyfriars Bobby: o Skye Terrier mais famoso da Escócia!

SONY DSC

Greyfriars Kirk

Galeria Nacional Escocesa (Scottish National Gallery) é a principal galeria de arte voltada para obras de pintores britânicos e escoceses, como Robert Burns e o meu preferido, Henry Raeburn, entre muitos outros. Além disso, ainda tem no seu acervo obras de pintores mundialmente conhecidos como Raphael, Van Gogh, Velázquez, Rembrandt, entre outros. Não deixe de ver a exposição de alguns desenhos originas de Leonardo da Vinci. Entrada gratuita.

Post: Edimburgo: Galeria Nacional Escocesa

Academia Real Escocesa (Royal Scottish Academy) fica em frente a Galeria Nacional Escocesa, tem exibições históricas até exibições com temas mais contemporâneo principalmente sobre a Escócia e o Reino Unido, mas também sobre qualquer outros temas e/ou países. Engrada gratuita (eventualmente algumas exibições são cobradas).

Post: Edimburgo: Academia Real Escocesa

fotos edimburgo (38)

Casas de estilo georgiano na New Town

Museum on the Mound é o museu do Banco da Escócia. Ali é possível saber mais sobre a história das moedas e do dinheiro, além disso, da pra aprender um pouco sobre falsificações, medidas de segurança e crimes relacionados ao assunto. O grande destaque desse museu é a parte onde tem em exibição 1 milhão de libras. Entrada gratuita.

Post: Edimburgo: Museum on the Mound, o museu que conta a história do dinheiro (em breve)

The Scotch Whisky Experience é o único museu do país que fala sobre um dos produtos escoceses mais conhecidos mundo afora, o whisky. Além do tour, é possivel fazer degustação dos dois principais tipos de whisky, o blended e o single malt, acompanhado de um especialista no assunto. E pra finalizar o passeio, tem uma visita a maior coleção de whisky do mundo, doada ao museu por um brasileiro. Valor entre 15,00 a 70,00 libras dependendo do tipo de tour que escolher fazer.

Post: Edimburgo: The Scotch Whisky Experience (em breve)

fotos edimburgo (42)

Palácio de Holyroodhouse

Camera Obscura de Edimburgo e o Mundo de Ilusões (Edinburgh’s Camera Obscura and World of Illusions) é um museu mais interativo, onde é possivel conhecer um pouco mais de Edimburgo através de projeções de imagens das principais atrações da cidade dentro de uma sala escura narrada por um guia. Além disso, ainda tem o Mundo das Ilusões, onde é possivel estar ou participar de algumas situações criadas por ilusão de ótica. Valor de 15,00 libras.

Post: Edimburgo: Camera Obscura e o Mundo de Ilusões (em breve)

Catedral de São Egidio (St Giles Cathedral) é a principal igreja da cidade, considerada a igreja matriz do presbiterianismo. Suas principais atrações são: os vitrais, a cúpula e a Thistle Chapel, sede do Knights of the Order of the Thistle, a maior honraria da Escócia e segunda maior do Reino Unido, ficando atrás somente da Order of the Garter. Todos os anos, sempre no mês de julho, tem um evento com a presença da Rainha Elizabeth II, Duque de Edimburgo, Príncipe William, entre outros membros da realeza, onde a Rainha condecora escoceses e escocesas que de alguma forma contribuíram com o país.

Post: Edimburgo: Uma visita a Catedral de St Giles

Prefeitura de Edimburgo (Edinburgh City Chambers) é uma espécie de prefeitura geral de Edimburgo. Em frente a Prefeitura, desde 2007, existe a “Mini Calçada da Fama Escocesa”, com as mãos dos ganhadores do Edinburgh Awards. Entre os ganhadores, a mais famosa é J.K Rowling, criadora do Harry Potter.

Post: Edimburgo: Um tour pela Royal Mile

fotos edimburgo (45)

Os fundos da Canongate Kirk e o Salisbury Craigs ao fundo

Real Mary King’s Close é uma espécie de cidade subterrânea, criada para acomodar pessoas que estavam doentes (Peste Negra!) devido ao problema da falta de higiene que Edimburgo enfrentou por vários anos. Houveram vários surtos na cidade e a solução foi trancar as pessoas doentes nesses closes subterrâneos. Valor de 14,50 libras.

Post 1: Halloween em Edimburgo

Post 2: Edimburgo: Uma das cidades mais mal assombradas da Europa (e informações de empresas que oferecem Ghost Tour pela cidade)

Museu dos Escritores (Writers’ museum) é um museu dedicado a vida e obras dos principais escritores escoceses, Robert Burns, Sir Walter Scott e Robert Louis Stevenson. Entrada gratuita.

Post: Edimburgo: Writers’ Museum

fotos edimburgo (43)

Cemitério junto a Greyfriars Kirk

Museu da Infância (Childhood Museum) é um museu que conta a história de como as crianças brincavam e se divertiam antigamente. Além disso, tem uma série de bonecas e brinquedos antigos em exibição. Entrada gratuita.

Post: Ainda não visitei.

Museu de Edimburgo (Museum of Edinburgh) é um museu que conta um pouco mais da história da capital da Escócia. Ali é possivel ver através de objetos, documentos, obras de arte um pouco da história de Edimburgo. Entrada gratuita.

Post: Edimburgo: Museum of Edinburgh, o museu que conta a história de Edimburgo (em breve)

SONY DSC

Canongate Kirk

Canongate Kirk é um igreja oficial do Palácio de Holyrood e do Castelo de Edimburgo. Quando a realeza britânica está na cidade, praticamente todos os eventos com a presença da Rainha Elizabeth acontecem aqui. No tempo que morei em Edimburgo, teve o casamento de uma das netas da Rainha lá, toda realeza britânica estava na cidade, inclusive o Príncipe Willian e a Duquesa Kate. Entrada gratuita, mas não é sempre que está aberta (eu só consegui ir lá 2x até hoje e olha que não foi por falta de tentativa!).

Post: Edimburgo: Canongate Kirk (em breve)

fotos edimburgo (28)

Ramsay Gardens

Parlamento Escocês (Scottish Parliament) sim, a Escócia tem seu próprio parlamento, conquistado em 1999 através de um referendo. Quem quiser saber mais sobre a Escócia e suas leis, eu fortemente indico uma visita ao parlamento. Existe dois tipos de visitas, uma mais básica que pode ser feita por conta (não precisa reservar antes) e outra acompanhada de um guia (precisa reservar antecipadamente). Verifique no site os dias das visitas, dependendo dos compromissos da Primeira-Ministra e dos demais parlamentares, as visitas podem ser suspensas. Ambas as visitas são gratuitas.

Post: Edimburgo: Tour no Parlamento Escocês

Our Dynamic Earth é uma espécie de museu que conta um pouco mais sobre o planeta Terra. Tem alas especificas sobre cada assunto, entre eles, teoria Big Bang, placas tectônicas, era glacial, importância dos oceanos e florestas, entre outros assuntos. Valor de 12,15 libras.

Post: Edimburgo: Our Dynamic Earth (em breve)

SONY DSC

Calton Hill visto a partir de uma das trilhas do Holyrood Park

Calton Hill é uma pequena colina localizada no centro de Edimburgo, mais ou menos no “inicio” ou “final” (dependendo de como você vê a distribuição da cidade) da Princes Street. Lá do alto se tem uma vista 360 graus de Edimburgo, onde é possivel ver a New Town, Old Town, o Mar e as Forth Bridges. Além disso, lá no alto estão diversos monumentos, entre eles, o único que pode ser visitado é o Nelson Monument, de onde se tem mais ou menos a mesma vista da cidade, só que 30 metros mais alta. Entrada é gratuita no Calton Hill e no Nelson Monument o valor é de 4,00 libras.

Post 1: Edimburgo do alto do Calton Hill

Post 2: Edimburgo: Calton Hill x Arthur’s Seat

Post 3: 6 lugares para fotografar Edimburgo do alto

Scott Monument é um monumento construído para homenagear o escritor escocês Sir Walter Scott. Quem quiser, pode visitá-lo. São 281 degraus até o topo, de onde se tem uma das melhores visitas de Edimburgo. Valor de 4,50 libras.

Post 1: Scott Monument em Edimburgo (infos gerais)

Post 2: 6 lugares para fotografar Edimburgo do alto

Post 3: Edimburgo: Uma visita ao Scott Monument (infos e como é a visita)

fotos edimburgo (27)

Scott Monument

Galeria Nacional Escocesa de Retratos (Scottish National Portrait Gallery) é um museu dedicado a artistas e inventores escoceses. Ali é possivel ver obras, esculturas, descobertas e invenções (telefone, televisão, raio-x, penicilina, entre outros) feitas por escoceses. E como o nome já indica, no ultimo andar estão os retratos de algumas personalidades escocesas como Mary, Queen of Scots, William Wallace, Robert The Bruce, entre outros. Além disso, tem retratos de homens usando kilt. Entrada gratuita.

Post 1: Edimburgo: Galeria Nacional Escocesa de Retratos

St Cuthbert’s Church essa igreja está localizada dentro do Princes Street Gardens, na mesma altura onde está o Castelo de Edimburgo. Entre os destaques dessa igreja, ela tem um vitral feito pela Tiffany e uma versão esculpida em mármore inspirada na Última Ceia de Leonardo da Vinci. Entrada gratuita.

Post: Edimburgo: Princes Street Gardens, o parque mais popular da cidade

fotos edimburgo (44)

St Cuthbert Church

St John’s Church fica em uma das extremidades da Princes Street, lado contrario onde está o Calton Hill. Essa igreja tem dois destaques: o teto, construído no mesmo estilo que o da Abadia de Westminster, em Londres e os vitrais, um mais bonito que o outro. Entrada gratuita.

Post: Edimburgo: Princes Street Gardens, o parque mais popular da cidade

Galeria Nacional Escocesa de Arte Moderna (Scottish National Gallery of Modern Art) como o nome já indica, esse é um museu de arte moderna, com foco em obras de pintores mundialmente conhecidos como Miró, Dalí, entre outros. Reserve um tempo pra caminhar pelos jardins, que são muito bonitos. Entrada gratuita.

Post 1: Edimburgo: Os museus de Arte Moderna

Post 2: Cinco museus imperdíveis em Edimburgo

fotos edimburgo (15)

Galeria Nacional Escocesa de Arte Moderna

Galeria Dean (Dean Gallery) é outro museu de arte moderna de Edimburgo, com foco em obras de artistas escoceses e britânicos, como Cadell, Raeburn, entre outros. Fica lado a lado com a Galeria Nacional Escocesa de Arte Moderna, é só atravessar a rua. Também reserve um tempinho pra visitar os jardins desse museu, onde existem algumas estátuas e esculturas. Entrada gratuita.

Post 1: Edimburgo: Os museus de Arte Moderna

Post 2: Cinco museus imperdíveis em Edimburgo

Jardim Botânico de Edimburgo (Royal Botanic Garden) considerado um dos jardins botânicos mais antigos do Reino Unido, ele merece uma visita. Ali é possivel ver algumas espécies endêmicas da Escócia, tem uma estufa, um pequeno museu, algumas trilhas, um lago e um memorial a Rainha-Mãe, mãe da Rainha Elizabeth II. Entrada gratuita.

Post: Royal Botanic Garden

fotos edimburgo (5)

Uma parte do Calton Hill visto do alto do Nelson Monument

Estátua de Sherlock Holmes (Sherlock Holmes Statue) fica na rua entre a Princes Street e o Porto de Leith. Pra dizer bem a verdade, fica bem perto do St James Shopping Centre, bem pertinho da parte da Princes Street (na altura do Calton Hill). Pra quem não sabe, o criador de Sherlock Holmes, Arthur Conan Doyle nasceu em Edimburgo, em uma casa ali pertinho onde a estátua está localizada. Fica na rotatória bem em frente ao Shopping Omni Centre.

Royal Yacht Britannia é um navio pertencente a monarquia Britânica que está ancorado no Porto de Leith. Era nesse navio a família real britânica costumava viajar em missões oficiais. Hoje em dia ele foi transformado em um museu e dizem que é o único lugar do Reino Unido onde é possivel visitar os aposentos da Rainha e do Duque de Edimburgo. Valor de 15,50 libras.

Post: Um dia “Real” em Edimburgo

Post: Edimburgo: Royal Yacht Britannia (em breve)

fotos edimburgo (17)

Stockbridge

→ Outras Atrações

Stockbridge é um bairro de Edimburgo. O legal nessa região é sair caminhando meio sem rumo, ver a arquitetura local, o comércio e algumas atrações. Você vai ver que essa região parece que parou no tempo, dá até a impressão que estamos em um vilarejo minusculo perdido no meio de uma cidade grande.

Post: O Lado B de Edimburgo: a tranquilíssima região de Stockbridge

Dean Village é outro bairro de Edimburgo, mas esse tem um ar de bairro residencial. Aqui não tem nenhum comércio. O legal desse bairro é caminhar sem pressa as margens do rio Water of Leith (esse trajeto faz parte do Water of Leith Walkway), ver as casinhas de estilo diferente, construções histórias, entre outras coisas.

Post: O Lado B de Edimburgo: Dean Village

fotos edimburgo (18)

Dean Village e o rio Water of Leith

Water of Leith Walkway pra quem nao sabe, Edimburgo tem um rio, o Water of Leith, que literalmente atravessa a cidade toda. Todo esse percurso as margens desse rio, que vai das Pentlands ao Porto de Leith tem um calçadão onde é possivel caminhar. É um passeio bem legal de fazer, especialmente durante o outono.

Post: O Lado B de Edimburgo: Water of Leith Walkway

West End e West End Village é outra região bem bonitinha de Edimburgo, localizada entre Stockbridge, Princes Street e a estação de trem Haymarket. É uma região comercial, com algumas lojas, pubs e restaurantes. Vale a pena dar uma caminhada por lá.

Post: O Lado B de Edimburgo: West End e West End Village

fotos edimburgo (22)

Tollcross

Quartermile é uma região de Edimburgo que passou a pouco tempo por uma grande obra de revitalização. Essa região fica perto do campus antigo da Universidade de Edimburgo, então como dá pra imaginar, essa área está sempre cheia de estudantes. Tem comércio, lojas, pubs, restaurantes, hotéis, entre outros.

Post: O Lado B de Edimburgo: Quartermile

Leith é onde está localizado o porto de Edimburgo. Essa área também passou recentemente por uma grande obra de revitalização. Aqui estão surgindo cada vez mais hotéis, pubs e restaurantes. É onde fica o maior shopping de Edimburgo, o Ocean Terminal.

Post: O Lado B de Edimburgo: Leith

new-waverley-12

The Arches em New Waverley

New Waverley é uma região que foi recém revitalizada em Edimburgo (ficou pronta agora entre o final de 2016-2017). Fica entre a Royal Mile e a principal estação de trem de Edimburgo, a Waverley. Aqui nessa região ficam alguns hotéis novos na cidade e o The Arches (com restaurantes, galerias de artes, lojas, entre outros).

Post: O Lado B de Edimburgo: New Waverley e The Arches

Portobello Beach como o nome sugere, é a praia de Edimburgo. Essa praia fica voltada para as águas geladissimas do mar do Norte.

Post: O Lado B de Edimburgo: Portobello, a praia de Edimburgo

Tollcross está localizado bem entre a rua Royal Mile e as regiões de West End e Quartermile. É uma região pouco visitada turisticamente falando, mas pode ser uma boa oportunidade de conhecer um pouco mais de Edimburgo, ver o Castelo de Edimburgo de outro angulo e passear por outros parques da cidade.

Post: O Lado B de Edimburgo: Tollcross

fotos edimburgo (9)

Princes Street em primeiro plano

→ Ruas importantes

Princes Street é a principal rua da New Town de Edimburgo. Digamos que ela liga o Calton Hill (em uma extremidade) até a St John’s Church (na outra extremidade). Essa rua não é grande, tem apenas 7 quadras. Ao longo de toda a sua extensão, de um lado fica o Princes Street Gardens e do outro, diversas lojas de roupas, farmácias, lojas de souvenirs, entre outros tipos de comércio.

Post: Edimburgo: Um tour pela Princes Street

Rose Street é uma rua paralela a Princes Street, sentido New Town, ou seja, lado contrário onde está o Princes Street Gardens. Essa rua é famosa por ter algumas lojas, mas principalmente por seus pubs e restaurantes.

Post: Rose Street em Edimburgo

fotos edimburgo (20)

Uma casa qualquer em New Town

George Street é uma rua paralela a Rose Street, sentido New Town. Essa rua fica entre a Rose Street e a Queen Street (e o Queen Street Gardens). É considerada a rua mais chique de Edimburgo. É ali onde ficam algumas lojas luxuosas, hotéis boutiques, restaurantes, salões de beleza, entre outros tipos de comércio. Ali perto também fica o Multrees Walk, um lugar com diversas lojas de marcas internacionais.

Post: Edimburgo: Um tour pela George Street (em breve)

William Street é uma ruazinha com alguns pubs. Pra quem quer fugir da muvuca da Rose Street e da Grassmarket, aqui pode ser um bom local.

fotos edimburgo (41)

Na Royal Mile, próximo a Catedral de St Giles

Royal Mile é a principal rua da Old Town de Edimburgo. Ela liga o Castelo de Edimburgo (em uma extremidade) ao Palácio de Holyroodhouse (na outra extremidade). Ao longo de sua extensão, estão algumas atrações turísticas, lojas, pubs e restaurantes.

Post: Um tour pela Royal Mile

Grassmarket é outra rua famosa por seus pubs, que estão literalmente um ao lado do outro. Nessa rua também tem alguns hotéis e hostels próximos. Tem fácil acesso ao Castelo de Edimburgo e a Royal Mile. Se quiser uma área mais muvuca e provavelmente cheia de turistas, aqui é o lugar.

Post: Grassmarket, a rua dos pubs em Edimburgo

fotos edimburgo (25)

Grassmarket e o Castelo de Edimburgo

Victoria Street é uma das ruas mais fotografadas de Edimburgo, por ter diversas casinhas coloridas e uma arquitetura que parece coisa de filme (dizem que tem alguma coisa a ver com o Harry Potter, mas não posso afirmar). Ela fica entre a Grassmarket e a National Library of Scotland.

Post: As ruas mais bonitinhas (e fotografadas) de Edimburgo

Lothian Road é uma rua que passa nos fundos do Castelo de Edimburgo. Ali estão diversas casas de show, cinemas, restaurantes, pubs, lojas, hotéis, entre outros comércios.

Leith Street / Leith Walk é a rua que liga a Princes Street ao Porto de Leith. Essa rua tem uma movimentação intensa, além de ter lojas, shoppings, restaurantes, hotéis, hostels, entre outros comércios.

fotos edimburgo (40)

Sede do Royal Bank of Scotland

Post especial: As ruas mais bonitinhas (e fotografadas) de Edimburgo.

→ Atrações menos populares

Georgian House é uma espécie de museu que mostra como é uma casa de estilo georgiano, construção tipica da New Town de Edimburgo. Lá da pra ter uma boa ideia de como eram as residencias das famílias mais tradicionais da Escócia, afinal, no acervo estão diversas mobílias de época, obras de artes e objetos antigos. Valor de 7,00 libras.

Burns Monument é um monumento que foi construído para homenagear o maior poeta escocês, Robert Burns. Ele fica na altura do Calton Hill, na Regent Road. Ele não abre pra visitação, exceto durante o Doors Open Days (que acontece sempre em um final de semana de setembro).

fotos edimburgo (11)

Uma parte do Princes Street Gardens visto dos jardins do Castelo de Edimburgo

John Knox House Museum é uma casa histórica que foi transformada em museu que dizem ter sido onde morou John Knox, líder da reforma protestante da Escócia durante o século 16. Esse museu conta um pouco da história da reforma protestante e da vida de John Knox. Valor de 5,00 libras.

Lauriston Castle pertencia a família de John Napier, o inventor dos logaritmos. Atualmente pertence a Prefeitura de Edimburgo e está aberto a visitação. A visita é legal, pois mostra um pouco de como era a vida de pessoas normais (sem o título de nobreza ou realeza) em uma residencia luxuosa. O grande destaque desse lugar é os seus jardins, um dos melhores lugares para ver o rio e o firth Forth. Valor 5,00 libras.

fotos edimburgo (46)

Royal Bank of Scotland e o Princes Street Gardens

→ Parques

Princes Street Gardens é o principal parque de Edimburgo. É de lá onde se tem os melhores ângulos pra fotografar o Castelo de Edimburgo. Além disso, ainda existem algumas atrações no parque, como por exemplo, o Scott Monument, Ross Fountain, a Igreja St Cuthbert, algumas estátuas e memoriais. Faça chuva ou faça sol, todo mundo que vai a Edimburgo passa por ali em algum momento da viagem.

Post: Edimburgo: Prince Street Gardens, o parque mais popular da cidade

fotos edimburgo (31)

Arthur’s Seat no Holyrood Park

Holyrood Park é outro parque muito popular de Edimburgo. Ele fica literalmente ao lado do Parlamento Escocês e do Palácio de Holyrood. Existem algumas trilhas que levam ao Salisbury Craigs e ao Arthur’s Seat. Se puder (e o tempo colaborar!) vá no final da tarde, o por do sol é muito bonito.

Post: Edimburgo: Arthur’s Seat e as trilhas no Holyrood Park

fotos edimburgo (21)

Meadows Park

Meadows Park é um parque publico de Edimburgo, mas não é tão frequentado por turistas. Em compensação, muitos locais aproveitam pra caminhar, correr, praticar algum esporte. Se estiver em Edimburgo durante o outono, eu recomendo dar uma voltinha por lá, rende ótimas fotos do Castelo de Edimburgo e do Salisbury Craigs.

Post: Edimburgo: Meadows Park

Inverleith Park é um parque publico de Edimburgo, mas que fica um pouco mais afastado do centrinho mais turistico da cidade. Esse parque tem um pequeno lago, de onde saem as melhores fotos do skyline de Edimburgo (incluindo o Castelo e o Arthur’s Seat). Tem pista para caminhada e local pra pratica de alguns esportes. Ele fica ao lado do Jardim Botânico.

Post: Edimburgo: Inverleith Park

fotos edimburgo (48)

Murrayfield Stadium

→ Estádios de Futebol

Edimburgo tem 2 times de futebol, o Hibernian F.C e o Hearts of Midlothian, ambos estão na primeira divisão do campeonato escocês de futebol, a Scottish Premier League.

Easter Road Stadium é o estádio do time Hibernian FC.

Tynecastle Stadium é o estádio do time Hearts of Midlothian.

Murrayfield Stadium é o local onde acontecem os jogos da seleção de futebol e também, jogos da seleção de rugby da Escócia.

Post: Jogos, Estádios e Times de futebol na Escócia

fotos edimburgo (12)

Edimburgo vista do Castelo de Edimburgo – Castle View

→ Bate-voltas

Existem inúmeros bate-voltas que podem serem feitos a partir de Edimburgo.

Na Escócia, os destinos mais populares são: Stirling, Inverness, St Andrew, Glasgow, Linlithgow, Falkirk, Dunfermline, Culross, North Berwick. Já no norte da Inglaterra, é muito comum ir até York e Newcastle. Varias pessoas também optam por ir direto a algum castelo e/ou palácios, além de destilarias de whisky na região.

fotos edimburgo (3)

Charlotte Square durante a nevasca de 2010

→ Restaurantes e Pubs 

A Escócia tem 13 restaurantes estrelados no Guia Michelin, sendo que 4 deles ficam em Edimburgo: 21212, Number One, Restaurant Martin Wishart, The Kitchin. Edimburgo também conta com restaurantes com selo Bib Gourmand: Passorn, Scran and Scallie, The Dogs e Galvin Brasserie de Luxe.

Bons restaurantes que se enquadram nessa mesma vibe de restaurantes estrelados são: The Table, Castle Terrace, Ondine, The Aizle, The Stockbridge Restaurant e The Witchery by the Castle,

Outros restaurantes que recomendo: Chaophraya, Arcade, Wedgwood, Howies, Forth Floor Restaurant, The Ship on the Shore, Cafe Andaluz e Contini.

fotos edimburgo (1)

Lauriston Castle

Opções para almoços rápidos e mais baratos: Yo! Sushi, Wagamama, Byron Burger, Jamie’s Italian, Hard Rock Cafe, Gourmet Burger Kitchen, Bread Meats Bread, Valvona & Crolla, Nando’s, KFC e Pizza Express.

Lugares para Chá da Tarde: Palm Court no Hotel Balmoral é um dos mais tradicionais da cidade. Outros que são muito bem frequentados são o Colonnades na The Signet Library, Peacock Alley no Hotel Waldorf Astoria e o Georgian Tea Room, no The Dome.

Post: Chá da Tarde em Edimburgo: The Colonnades, na Signet Library

Cafés: Cairngorm Coffee, Burr & Co, Loudons ,além dos conhecidos Pret a Manger, Costa Cafe, Nero Cafe, Starbucks, Ben’s Cookies (não é bem um café, mas dá pra fazer um lanche rápido), entre outros.

Pubs: Qualquer um dos pubs na Rose Street, Grassmarkt, Cowgate, Royal Mile, William Street e no Porto de Leith.

fotos edimburgo (39)

Multrees Walk

→ Compras

As principais ruas de comércio da cidade são a Princes Street e a Royal Mile. Edimburgo tem 3 Shoppings Centres: Waverley Mall, St James Shopping Centre (esta fechado para reforma) e o Ocean Terminal. A Grassmarket além de ser muito procurada pelos seus pubs, no outro lado da rua existem algumas lojas. A Rose Street também tem diversas tipos de comércio. A rua mais “fancy” de Edimburgo é a George Street e não é atoa que ali perto fica o Multrees Walk, uma área com diversas lojas de marcas internacionais. Além disso, Edimburgo conta com algumas lojas de departamento, a mais famosa é a Jenners (localizada na Princes Street), mas existem muitas outras, como: Harvey Nichols, Debenhams, John Lewis e Marks & Spencer. E sem esquecer que, em cada bairro da cidade, existe pelo menos uma ou duas ruas com algum tipo de comércio.

Post especial: Edimburgo: Onde comprar cashmere

fotos edimburgo (32)

Scott Monument

** Última atualização em fevereiro de 2022.

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel em Edimburgo.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @helloescocia

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/helloescocia

Deixe um Comentário
56 comentários em "Edimburgo"
  1. Aline Ferreira Mattos   27/02/17 • 00h21

    Bruna, acompanho seu blog já tem um tempinho. Ele é uma das principais fontes de consulta para as minhas viagens. Essa publicação sobre Edimburgo ficou fantástica, parabéns! Em setembro desse ano será minha vez de conhecer a Escócia. Muito ansiosa. Obrigada por todas as informações. Grande abraço

    • Contando as Horas   28/02/17 • 22h51

      Oi, Aline

      Jura?? Que legal!!! Certeza que vai adorar! Qualquer coisa que precisar, é só me escrever!
      Obrigada pela visita aqui no blog!

  2. Fernanda   29/03/17 • 23h01

    Demais esse post hein?????? mega completo! Obrigada por disponibilizar tantas informações e parabens pelo empenho e dedicação!!

  3. Ricardo Barbosa   02/04/17 • 21h31

    Olá Bruna, vejo seu site desde 2015 quando fui com um grupo de amigos em um tour pela Irlanda, Inglaterra e Escócia. Ficamos pouco tempo na Escócia e em Edinburgh e deu gostinho de quero mais. Agora em 2017, estaremos de volta para uma experiência somente na Escócia.
    Iremos no dia 28/06 e ficaremos 20 dias percorrendo as Highlands e as ilhas escocesas.
    Até quando você fica na Escócia? Parabéns pelo seu blog. Abraços.

    • Contando as Horas   02/04/17 • 22h50

      Oi, Ricardo

      Que legal!! :D Se precisar de alguma ajuda, é só me escrever.

      Eu vou logo no inicio do mês, mas volto uns dias antes de vcs chegarem lá. Espero que vcs já tenham reservado as hospedagens, pq julho é disputadissimo, tudo lota.

      Obrigada pela visita aqui no blog! Acompanha as redes sociais, se quiser ver o que vou fazer por lá. Edimburgo tá com muitas novidades, vou ficar uns 5 dias só lá pra poder ver tudo com calma (além de revisitar muitas coisas tbm).

  4. Janaina   12/04/17 • 12h14

    Bruna,
    Comemorarei uma data super especial dia 30/4 em Edimburgo.
    Algum dos restaurantes indicados tem vista para o castelo?
    Seu blog tem dicas valiosas!
    obrigada!

    • Contando as Horas   12/04/17 • 20h37

      Oi, Janaina

      Nossa, que legal! Chaophraya (restaurante tailandes), Castle Terrace (mas nunca vi uma foto muito convincente com vista do castelo, apesar do nome), Tower (no Museu Nacional da Escócia) e o Forth Floor (no ultimo andar da loja de departamento Harvey Nichols). Podem existir outros, mas no momento estou me lembrando apenas desses.

      Obrigada pela visita aqui no blog! :D

  5. Janaina   12/04/17 • 20h43

    Obrigada pela resposta, Bruna!
    Vc acha o http://www.thewitchery.com/ bacana? Vi que vc indicou. Achei bem romantico o restaurante.
    Obrigada novamente e parabens pelo blog. Estou montando o roteiro com as suas dicas. ;)

    • Contando as Horas   12/04/17 • 21h05

      Oi, Janaina

      Sim, esse restaurante é ótimo. Já estive lá duas vezes. Ele fica pertissimo do castelo, mas não tem vista pra ele, tá?

      Se precisar de seguro viagem ou alugar um carro ou até mesmo reservar hotel, tem os links no final desse post! :D

  6. Sandra   22/04/17 • 16h32

    Oi! Estou adorando seu site. Tenho uma pergunta:estou planejando ir pra Edimburgo no outono….mas devido aos preços das passagens aéreas e a demora com conexões achei melhor ir do Rio para Londres…desembarcar no Heatrow…ir de taxi até Kings Cross e de lá para Edimburgo. Vc acha que devo comprar a passagem de trem direto antecipadamente pela internet? Se deixar pra comprar lá corro o risco de ficar sem passagem? O que vc acha? Bjs e obrigada!

    • Contando as Horas   29/04/17 • 21h49

      Oi, Sandra

      Sim, vc deve comprar a passagem pela internet, se deixar pra comprar la na hora, corre o risco de ficar sem. Essa linha Londres – Edimburgo é hiper movimentada. Coloca um bom tempo de intervalo entre a chegada de avião e a partida de trem. Se vc não quiser pegar taxi, pode ir de metro, a linha azul que parte do Heathrow passa por Kings Cross, mas demora em torno de 1 hora 15 minutos. Eu já fiz isso, mas foi o contrario, vinha de Edimburgo de trem, peguei o metro até o aeroporto e peguei meu voo pro Brasil a noite. Super tranquilo!

  7. Marcia   22/04/17 • 20h17

    Oi gostei muito das tuas dicas . Eu tenho 3 noites para ficar em Edimburgo você acha suficiente para conhecer e existe algum bate -volta para conheçer Highlanders saindo de Edimburgo?

    • Contando as Horas   29/04/17 • 21h52

      Oi, Marcia

      Dois dias inteiros é o minimo, na minha opinião, pra conhecer Edimburgo. Existem varias empresas que oferecem os mais variados tours as Terras Altas escocesas, a maioria com saida de Edimburgo, mas tem saida de outras cidades também, tipo Glasgow e Inverness.

  8. Torregiani   06/05/17 • 09h54

    Olá, muito bom o post. Melhor e mais completo, impossível. Parabéns!!
    Estou indo passar um mês em Manchester em outubro e queria ir em Edimburgo pelo menos um fim de semana. Sei que é pouco tempo, mas queria saber se conhece alguma empresa, que faz passeios em Edimburgo? Ou passeios pelo interior também?

    Abraço

    • Contando as Horas   07/05/17 • 21h19

      Oi, Torregiani

      Obrigada!! Depois de junho, quando voltar de viagem, vou atualizar com diversas novas infos! Dá uma olhada antes da tua viagem!

      Você precisa de um guia pra te acompanhar em Edimburgo? Para quais lugares no interior?

      Um final de semana até dá pra curtir bem Edimburgo, dependendo de quando vc chegar e de quando for embora, mas pra outras partes do país, fica muito apertado.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  9. Torregiani   08/05/17 • 16h29

    Não precisa ser um guia especificamente, pensei mais em passeios de van com outras pessoas, algo assim. Stirling Castle é um local que seria interessante conhecer. A viajem que você citou é para Escócia?

    • Contando as Horas   08/05/17 • 17h28

      Oi, Torregiani

      Sim, tem várias empresas que fazem esses tours em Edimburgo com mais pessoas. Rabbies, Timberbush, Scotline Tours, Haggis Adventures, entre outros. Tem empresas de alguns brasileiros também, mas ai são só tours privativos.

      Siiiim!! É pra Escócia. To indo lá agora no inicio de junho.

  10. Renato   10/07/17 • 22h49

    Ola,
    Chego em Edimburgo de Liverpool numa segunda meio dia e fico ate quinta umas 16 hs
    Estou com duvida cruel se vamos Highlands e pernoitamos uma noite la . Estou indo com duas criancas de 7 e 2 anos , mais minha esposa e irma . O que vc acha? Fico somente em Edi ou faco uma noite em Inverness ou outro local que vc sugere ?
    Obrigado e parabens pelo blog

    • Contando as Horas   13/07/17 • 18h19

      Oi, Renato

      Dá pra ir uma noite sim! Vcs iriam a Inverness para ver o Lago Ness? Ou pra outro lugar?
      Essa viagem vai ser em qual época do ano? Se for no inverno complica, pq o dia escurece muito cedo, ai nesse caso nao recomendo.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  11. Edjane   06/08/17 • 13h55

    Bruna,
    Adorei suas dicas! Viajarei para a Escócia em maio/2018 para passar 3 dias (antes passarei 2 dias em Londres) e depois seguir para mais 3 dias em Berlin e depois mais 3 dias em Paris, que já conheço. Depois que vi as fotos lindas q vc postou fiquei com dúvida se não seria melhor deixar Berlin para outra viagem e passar mais tempo na Escócia. Me falaram que Berlin é linda mas fica um pouco fora do roteiro. O que vc sugere?

    Obrigada,
    Edjane

    • Contando as Horas   10/08/17 • 20h37

      Oi, Edjane

      Olha, essa decisão não é facil. Ehhehe Eu ameeei Berlim, mas tbm acho que fica um pouco fora de mão. Acho que seria uma boa ideia ficar mais uns dias na Escócia.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  12. veronica   25/10/17 • 16h23

    OLá!
    Que postagem mais completa! Bacana!
    Eu e meu companheiro viajaremos ano que vem (final de fevereiro) e iremos para Londres, depois Escócia, mas não estamos encontrando vôo de volta ao Brasil que não seja por dois vôos independentes por duas companhias aéreas diferentes. Ex. Edimburgo-Londres companhia área A/ Londres-RJ companhia aéra B.
    É isso mesmo?
    Outra coisa, não tenho roupa de frio. Vc sugere que eu compre no Brasil (moro no RJ) ou compre fora?

    • Contando as Horas   29/10/17 • 23h39

      Oi, Veronica

      Sabe q nunca pesquisei via RJ, mas via SP é possivel fazer com a BA todos os trechos. Vc tbm pode fazer com a Air France e KLM, via SP. Da uma olhada! Ou vc pode ir de trem ate Londres e lá pegar voo com a BA ou Latam para o Brasil, provavelmente SP.

      Acho q roupas basicas vc pode levar aqui do Brasil, o mais recomendado é comprar um bom casaco de onberno lá, os materiais e tecnologias sao melhores para o frio que faz lá. Essa é a minha opinião!

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  13. Pierre Aragão   05/11/17 • 20h08

    Parabéns! Vou a Londres e , posteriormente, Escócia.

    • Contando as Horas   07/11/17 • 14h58

      Oi, Pierre

      Muito obrigada!! Aproveite a Escócia!

      Obrigada pela visita aqui no blog! :D

  14. Cláudia Roque   07/11/17 • 11h25

    Bruna, Continuo a adorar o teu blog e os teus posts :)

    Uma perguntinha… Vais em Dezembro deste ano, mas gostava de saber como é viajar pela Escócia no final de Janeiro… é muito “agreste”? O que aconselhas?

    • Contando as Horas   07/11/17 • 15h27

      Oi, Cláudia

      Muito obrigada! :D

      Janeiro é bem frio, em algumas partes do país (mais nas Highlands) a neve é mais frequente (nada de grandes acúmulos, mas sempre tem). Sim, pode ser um pouco agreste no quesito paisagens. As arvores estão todas sem folhas, o dia escurece por volta das 15:30 e por ai vai. Não sei se entendi bem o teu agreste, mas se for isso que escrevi, ok. Se não for, me escreve, tento explicar melhor.

      O ideal é viajar pra Escócia entre abril e outubro, é melhor. Mas caso você não tenha outra opção, inverno tbm vale, obviamente. Mas aqui, é interessante ter mais tempo pra aproveitar, pq como te disse, escurece muito cedo. Ou fazer um roteiro beeem light, sem muuuuitas atividades.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  15. Thiago   15/11/17 • 17h26

    Olá Bruna, muito bacana seus posts, parabéns!

    Estaremos em Glasgow e Edimburgo em janeiro, gostaria de saber se existe algum cartão de acesso aos locais turísticos, como em Londres com o London Pass.

    Obrigado,

  16. Paulo Cesar Nunes dos Santos   01/12/17 • 15h35

    Adorei seu blog. Completo, fácil, didático. Estou planejando uma viagem a Londres em maio de 2018, e quero esticar até Edimburgo. Qual é a melhor forma de locomoção que você recomenda? Você pode incidar algum(s) guia(s) brasileiro eou que fale português? Desde já agradecido. paulo Cesar Nunes dos Santos

    • Contando as Horas   05/12/17 • 08h35

      Oi, Paulo

      Olha, pra ser bem sincera, o trem. O tempo de deslocamento de trem é em torno de 4 horas e meia, o q daria mais ou menos o mesmo tempo se fosse de avião (levando em consideração o tempo de chegar no aeroporto e mais o tempo de voo). Em maio os dias sao mais longos, vc aproveita as paisagens, acho uma experiência legal.

      Quanto aos guias que falem português, seria para Edimburgo apenas ou guia com motorista para outras partes do país?

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  17. Simone   10/12/17 • 22h10

    Olá Bruna,

    Muito bom o seu blog!!
    Ótimas dicas.
    Iremos, eu e meu marido, a Edimburgo e Inverness em maio de 2018.
    Gostaria de ir a York também.
    Você sabe se há trens diretos entre Inverness e York?
    Ou seria mais recomendável fazer um bate e volta a York, a partir de Edimburgo?

    Desde já, agradeço pelas preciosas dicas!

    • Contando as Horas   17/12/17 • 07h36

      Oi, Simone

      Não sei, não lembro. Vc pode pesquisar no site da National Rail. Lá vc consegue ver os horarios, ver se o trajeto é direto e o valor.

      A partir de Edimburgo é muito melhor. As duas cidades ficam mais proximas e tem trem direto, ja fiz esse bate-volta. De Inverness é inviavel um bate – volta, na minha opinião.

  18. Susana Ines Grillo   13/12/17 • 14h03

    Oi, vamos marcar um café? Beijos! Susana Grillo, da Wee Scotia Tours

  19. luciano   02/03/18 • 10h07

    por onde comecar uma viagem de 15 dias para londres e edimburgo?

  20. Alcileia Jardim   09/07/18 • 23h32

    Amei.. Estive em Edburgo por um dia, fui visitar minha amiga em Glasgow . Mas pretendo voltar um dia e ficar em Edburgo amei o pouco que eu vi.

    • Contando as Horas   11/07/18 • 14h46

      Oi, Alcileia

      Amo Edimburgo!! Volta sim com mais tempo, você vai gostar ainda mais!

      Obrigada pela mensagem e visita aqui no blog!

  21. melissa xavier   14/07/18 • 20h20

    nossa,estou a 3 meses por aqui e ate agora tinha ficado somente nos mesmos roteiros.Obrigada por esta maravilha de blog que ate emociona com tanta riqueza de detalhes e dicas…Muitooo obrigada!!!

    • Contando as Horas   15/07/18 • 21h34

      Oi, Melissa

      Obrigada pela mensagem! Edimburgo tem muitas coisas diferentes para serem visitadas fora do roteiro tradicional New Town-Old Town. E ainda tem muitas coisas a serem descobertas!! :D

  22. Nieli   09/08/18 • 09h44

    Olá!!! Estou lendo o máximo de coisas possíveis no seu blog, para me preparar para a viagem…. vou em Julho de 2019, fazer um mês de curso, mas estou com duvida do quanto levar para gastos com passeios, alimentação etc…. Umas 800 librar era o que eu acho ok, você teria algum conselho?

    Obrigada :D

    • Contando as Horas   13/08/18 • 18h34

      Oi, Nieli

      O UK Border recomenda um valor minimo para cada mes, e esse valor muda de acordo com as capitais e cidades do interior. Eu nao lembro mais quanto era, mas vc pode ver no próprio site deles ou em algum dos posts sobre intercâmbio que eu ja escrevi aqui no blog.

      Obrigada pela visita aqui no blog!!

  23. Márcio Pelluso   25/09/18 • 14h03

    Olá, Bruna! Parabéns pelo blog e pelo esmero com que escreve! Estou indo passar o réveillon em Londres (que já conheço) e depois pretendo ir à Escócia, Edimburgo. Pretendo sair de Londres no dia 02/01 e estou com passagem marcada para sair de Edimburgo no dia 07/01. Gostaria de saber como é a Escócia nesse período. Também estou em dúvida sobre fazer passeios mais longe, como Skye, ou ficar mais próximo mesmo, fazendo bate-volta com base em Edimburgo, já que o tempo não é grande. Toda sugestão é muito bem vinda!

    • Contando as Horas   17/07/19 • 11h16

      Oi, Márcio

      Por algum motivo, perdi esse teu comentário. Mas assim, sobre o clima na Escócia em janeiro, é frio, se tiver vento, potencializa a sensação de frio. Pode até nevar em algumas partes do país. Em Edimburgo é mais raro, ou quando neva, ultimamente tem sido bem fraquinho.

      Bate-volta para Skye a partir de Edimburgo, não da pra fazer. Muito longe.

  24. Marilene   02/11/18 • 20h58

    Bruna, adoro blogs de viagens mas só conheci o seu agora porque vou para Escócia e Irlanda no final de dezembro. Excelente suas postagens, estou adorando a leitura, principalmente sobre Edimburgo. Me ajuda numa dúvida, no dia do Hogmanay agendei jantar no 21212 as 19:00h e depois Ceilidh under the Castle, você acha que consigo chegar as 22:00h tranquila para entrar no Ceilidh?

    • Contando as Horas   17/07/19 • 11h17

      Oi, Marilene

      Também não sei o que aconteceu, mas perdi esse teu comentário. Vou responder, caso alguém também tenha a mesma duvida.

      Teoricamente dá tempo, mas se você pegar fila pra entrar ou não souber onde ficam os bloqueios nas ruas, pode demorar um pouco mais pra chegar.

  25. vanessa   01/04/19 • 23h15

    Ola! Adorei suas dicas!! Estou indo pra Edimburgo em Maio.19. Voce acha que devo comprar antecipado os ingressos para o Castelo de Edimburgo e Palace of Holyroodhouse? As filas são muito grandes?

    • Contando as Horas   17/07/19 • 11h18

      Oi, Vanessa

      Para o Castelo de Edimburgo aconselho comprar. As filas são gigantes. Para o Palácio Holyrood, seria bom, mas a fila não costuma ser tão grande como no castelo. Se vc não quer perder tempo, ideal comprar antecipado.

  26. Vera hein   12/07/19 • 18h25

    Bruna sempre que preciso visito seu blog . Vou pra Londres ficar pelo menos 20 dias em novembro.Queria ir conhecer Endiburgo pq amo andar de trem Europa.
    Vi que de Londres a endiburgo 4 a 5 hs.
    Não dá pra fazer bate volta ?

    • Contando as Horas   17/07/19 • 11h19

      Oi, Vera

      Obrigada pela visita aqui no blog!

      Não, impossivel fazer bate-volta entre Londres e Edimburgo. Vai ser cansativo e vc não vai aproveitar nada.

  27. Fabiana   30/07/19 • 17h52

    Eu quero conhecer Inverness,como e lá a hospedagem. Você sabe me falar? E se e melhor hospeda em Edimburgo e ir para lá?

    • Contando as Horas   31/07/19 • 12h33

      Oi, Fabiana

      O ideal é voce dormir ao menos uma noite em Inverness. Também da pra fazer bate volta, mas é beeem cansativo, são 3 horas de trem ou onibus cada trecho ou fazer um tour com uma empresa de turismo local.

  28. Johnnie Lustoza   31/07/19 • 14h17

    Adoro Edimburgo. Cada cantinho tem uma lenda diferente. Sem contar os bares “mal-assombrados”.

    • Contando as Horas   31/07/19 • 15h48

      Oi, Johnnie

      Somos dois então, minha cidade preferida!
      Obrigada pela visita aqui no blog! :D

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas