Edimburgo

**** Novidade!!!! Esse ano vou voltar a Escócia!! Contando as horas literalmente! :D :D :D Essa segunda viagem vai acontecer em dezembro de 2017. Dessa vez vou passar alguns dias nas Highlands e depois volto para Edimburgo e arredores. Vou passar por diversos Mercadinhos de Natal, outras locações de Outlander e muito mais! ****

** Agora em junho de 2017 eu estive na Escócia. Nas próximas semanas vou começar a publicar aqui no blog tudo o que eu fiz por lá. Se quiser acompanhar, fique ligado nas redes sociais: Instagram e Facebook, eu aviso lá quando tiver post novo por aqui.. Ou ainda, acompanhe a hashtag #vamosparaescocia ! O post introdução dessa viagem pode ser visto aqui: Roteiro de viagem a Escócia em 2017.

** Quem quiser receber dicas somente sobre a Escócia, eu e mais outras 2 brasileiras criamos o instagram @helloescocia. Segue a gente lá?!?! Se quiser saber mais detalhes desse projeto, leia esse post aqui: Novo instagram: @helloescocia.

Eu morei em Edimburgo em 2010 e 2011. Desde então, eu já estive lá outras quatro vezes, uma 2008, depois em 2012, outra em 2014 e mais recentemente em junho de 2017. E se alguém me convidar pra ir de novo, eu já to com a mala pronta! :D

Vem descobrir comigo um pouco mais sobre esse lugar fantástico que é a capital da Escócia! Seja bem-vindo (a)!

SONY DSC

Edimburgo do alto do Calton Hill

Edimburgo, a capital da Escócia, é uma cidade pequena, com aproximadamente 495 mil habitantes. Ela está localizada na região chamada The Lothians, na Scottish Lowlands. A cidade fica no litoral, na costa leste da Escócia, entre o rio Forth e o Mar do Norte. Conseguiu se localizar?

mapa escocia

Imagem Google Maps

→ Como ir até Edimburgo

Existem diversas formas de ir até Edimburgo, como por exemplo: de avião, de trem, de ônibus, de carro ou fazendo um cruzeiro.

castelo de edimburgo

Castelo de Edimburgo

– De Avião: Qualquer pessoa que esteja no Brasil e queira ir até Edimburgo precisará fazer uma conexão pelo caminho, seja ela em Londres ou em qualquer outra grande capital/cidade Européia. Voos direto ao Reino Unido são operados pela British Airways e pela Latam. Vindo de outras capitais/cidades Europeias, as opções são: Ibéria, Air France, KLM, Lufthansa e Turkish Airlines.

Se já estiver na Europa, a coisa facilita muito. De uns tempos pra cá, varias cias aéreas de baixo custo estão voando para Edimburgo. As cias aéreas que mais se destacam são: Flybe (já voei algumas vezes), Easyjet (já viajei muitas vezes), Ryanair, Vueling, Norwegian (viajei apenas uma unica vez, quando fui a Oslo, na Noruega) e Jet2 (voei duas vez).

Para ver todas essas cias aéreas que voam pra lá, é só clicar aqui -> Edinburgh Airport – Destinations and Airlines.

fotos edimburgo (14)

Esplanada do Castelo de Edimburgo, com o The Hub a esquerda e o Arthur’s Seat a direita

– De trem: Um dos melhores sites pra pesquisar passagens de trem para qualquer lugar dentro do Reino Unido é o National Rail. Aqui é possivel pesquisar as rotas, horários, preços, empresas e se tem manutenção nos trilhos ou algum cancelamento.

De Londres a Edimburgo, o tempo de deslocamento é de 4 horas e 20 minutos dependendo do horário escolhido, mas também existem trens com 4 horas, 5 horas e 28 minutos, 5 horas e 42 minutos de duração. Além disso, alguns horários são diretos, outros com uma conexão pelo caminho. As duas principais empresas que fazem esse trajeto são: Virgin Trains East Coast (trens operam durante o dia e noite) e Caledonian Sleeper (trens operam somente de madrugada). Além disso, ainda existe o trem Royal Scotsman, um trem de luxo pra apreciar as paisagens.

Se estiver vindo de qualquer outro lugar do Reino Unido, pesquise nas empresas: Transpennine Express (se estiver em cidades na costa oeste do Reino Unido), Virgin Trains East Coast (se estiver em cidades na costa leste do UK).

Post especial: Guia completo sobre como andar de trem na Escócia

fotos edimburgo (8)

Royal Mile

– De ônibus: As duas principais empresas de ônibus do Reino Unido são: a Megabus e a National Express.

O trecho mais procurado é entre Londres e Edimburgo. O trecho mais rápido entre essas duas cidades é feito em 9 horas e 30 minutos, mas a maioria das opções ficam torno de 10 horas ou 11 horas e 30 minutos de viagem.

Se o trajeto de ônibus for dentro da Escócia, a principal empresa de ônibus do país é a Scottish Citylink, ela faz trajetos entre Edimburgo e as maiores cidades do país.

fotos edimburgo (16)

Casas de estilo georgiano, na New Town

– De carro: Quem optar por alugar um carro, as estradas são muito boas e bem sinalizadas. O tempo de viagem entre Londres e Edimburgo é de aproximadamente 7 horas. Se o trajeto for entre cidades escocesas, os trajetos mais comuns são entre Edimburgo e Inverness com 3 horas de duração e entre Edimburgo e Glasgow com um pouco menos de 1 hora de duração. Para reservar carro no UK, você pode usar essas duas empresas: Rental Cars e a Rent Cars, ambas eu já usei e são parceiras do blog.

SONY DSC

Cockburn Street

– Cruzeiro: Sim! Apesar de quase ninguém chegar em Edimburgo fazendo um cruzeiro, essa opção existe e tem se tornado cada vez mais popular. O porto de Edimburgo é chamado de Leith. As empresas que fazem cruzeiros pra lá são: Cunard Line, Royal Caribbean, Azamara Club Cruises e Norwegian Cruise Line.

fotos edimburgo (4)

Our Dynamic Earth (a esquerda), Parlamento Escocês (a direita) e ao fundo, o Calton Hill

→ Aeroporto de Edimburgo

Edimburgo tem apenas um aeroporto, o Edinburgh Airport (IATA: EDI), considerado o mais movimentado da Escócia e o sexto mais movimentado de todo o Reino Unido. O aeroporto fica mais ou menos a uns 15 km do centro da cidade.

Existem 4 opções para ir do aeroporto ao centro de Edimburgo ou vice-versa: tram, ônibus Airlink 100 / night bus N22, táxi e alugando um carro. Para saber mais detalhes, clique aqui -> Edimburgo: Todas as opções de transporte para ir do aeroporto até o centro da cidade.

fotos edimburgo (7)

Howe Street com a St Stephen’s Church ao fundo

→ Estações de trem

Edimburgo atualmente tem 4 estações de trem: Waverley, Haymarket, Park e a Gateway. Turisticamente falando, as estações mais importantes são a Waverley (principal estação de trem da cidade) e a Haymarket (segunda estação mais usada em Edimburgo).

Já a estação de trem Park é mais usada para quem vai trabalhar em empresas nessa região da cidade e a Gateway é a mais nova estação de trem de Edimburgo inaugurada agora em dezembro de 2016, construída para facilitar o acesso ao aeroporto de quem vem de outras partes da Escócia, sem precisar passar pelo centro da cidade.

fotos edimburgo (19)

Em Dean Village

→ Hospedagem

Edimburgo é uma cidade compacta. Quem estiver lá a turismo vai me dar razão, praticamente 95% das atrações podem ser visitadas a pé a partir do hotel escolhido, apenas uma ou outra coisa fica um pouco mais longe, exigindo que o deslocamento seja feito com transporte publico e/ou táxi.

A cidade tem todos os tipos de hospedagem, indo desde hotéis 5 estrelas com atendimento totalmente personalizado até albergues (hostels).

fotos edimburgo (26)

Grassmarket

Eu já escrevi vários posts aqui no blog sobre esse assunto e pra não ficar muito repetitivo (até pq o assunto é extenso e rende muito pano pra manga), eu vou listar os posts abaixo:

– Informações gerais sobre hospedagem em Edimburgo: Edimburgo: Onde é melhor se hospedar?

– Hotéis 5 estrelas: Edimburgo: Os hotéis 5 estrelas

– Hotéis 4 estrelas: Edimburgo: Os hotéis 4 estrelas

– Hotéis 3 estrelas: Edimburgo: Os hotéis 3 estrelas

– Hostels / Albergues: Edimburgo: Os Hostels

– Apartamentos de Curta Temporada: Edimburgo: Apartamentos de curta temporada

– AirBnB: Dicas para alugar um apartamento pelo AirBnB e Edimburgo: O apartamento que aluguei pelo AirBnB

fotos edimburgo (29)

Na Royal Mile

Post extra: Edimburgo: 7 hotéis com diárias até 100,00 libras na New Town

Post extra: Edimburgo: 9 hotéis com diárias até 100,00 libras na Old Town

Post extra: Edimburgo: Opções de hospedagem na Royal Mile

Post extra: Edimburgo: Opções de hospedagem na Princes Street (em breve)

O blog tem parceria com o site de buscas de hospedagem Booking.com. Se quiser pesquisar e reservar hospedagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Para iniciar as pesquisas de hospedam em Edimburgo no site Booking, clique aqui -> Pesquisar hospedagem em Edimburgo.

fotos edimburgo (2)

Edimburgo vista a partir de uma das trilhas do Holyrood Park

→ Principais atrações

Castelo de Edimburgo (Edinburgh Castle) é o maior simbolo de Edimburgo e da Escócia, é considerado o cartão postal da cidade. Fica no alto de uma rocha de origem vulcânica chamada Castle Rock. Entre as principais atrações estão o Palácio Real, as Jóias da Coroa, a Pedra do Destino e o mirante Views of Edinburgh. Todos os dias, pontualmente as 13:00, acontece uma cerimônia chamada One o’Clock Gun. Já na parte externa, é possível percorrer o Castle Terrace para tirar fotos de todos os ângulos do castelo. Quem estiver em Edimburgo no dia 30 de novembro, dia de St Andrew, o padroeiro da Escócia, poderá visitar o castelo gratuitamente (leia o post especifico para saber o que fazer pra visitar o castelo de graça). Valor de 16,50 libras (adultos).

Post 1: Castelo de Edimburgo – Post inicial

Post 2: Cerimômia One o’Clock Gun

Post 3: Castle Terrace, um dos melhores lugares pra fotografar o Castelo de Edimburgo 

Post 4: St Andrew’s Day: Visita ao Castelo de Edimburgo (gratuitamente)

Post 5: Cerimônia de encerramento do St Andrew’s Day no Castelo de Edimburgo

fotos edimburgo (30)

Fundos do Palácio de Holyroodhouse e o Calton Hill ao fundo

Palácio de Holyroodhouse (Holyroodhouse Palace) é a residência oficial da Rainha Elizabeth II e de todos os membros da realeza Britânica quando estão em Edimburgo. Ali é possivel visitar algumas alas do palácio, os aposentos de Mary, Queen of Scots, as ruínas da Holyrood Abbey e os jardins do palácio. Junto a entrada do palácio fica a Queen’s Gallery, onde estão em exibição objetos e obras de artes que fazem parte da Coleção Real (ingresso é vendido a parte). E ainda, ali pertinho fica o Queen Mary’s Bath House, lugar onde a Rainha Mary costumava tomar banho com vinho branco doce. Valor de 12,50 libras.

Post: Um dia no Palácio de Hollyroodhouse (Holyrood Abbey e Queen’s Gallery) –  em breve

fotos edimburgo (13)

Museu Nacional da Escócia

Museu Nacional da Escócia (National Museum of Scotland) é o principal museu de Edimburgo e acredite se quiser, a atração mais visitada do país (sim, é mais visitado que o Castelo de Edimburgo!!!). Esse museu é formado por 2 prédios, onde em um deles estão em exibição coisas relacionadas a história e cultura do país e no outro prédio, o grande destaque é o seu estilo vitoriano interno, além de exibições de coisas relacionadas a história e cultura de outros países ao redor do mundo. Aqui fica o principal destaque do museu, o clone da Ovelha Dolly. Entrada gratuita.

Post: Edimburgo: Museu Nacional da Escócia

Greyfriars Kirk todo mundo que vai a Edimburgo fica sabendo da história de um cachorrinho que passou todos os dias da sua vida ao lado do túmulo do seu dono que morreu (e que também foi enterrado lado a lado com o seu dono). Pois bem, a estátua desse cãozinho fica bem em frente ao acesso a essa igreja. Vale a pena entrar ali pra conhecer a igreja, ver os túmulos (do dono e do cachorro) e as homenagens ao Skye Terrier mais famoso da Escócia. Entrada gratuita, mas se quiser tirar foto dentro da igreja o valor é de 2,00 libras (setembro de 2014).

Post: Greyfriars Kirk e Greyfriars Bobby: o Skye Terrier mais famoso da Escócia!

SONY DSC

Greyfriars Kirk

Galeria Nacional Escocesa (Scottish National Gallery) é a principal galeria de arte voltada para obras de pintores britânicos e escoceses, como Robert Burns e o meu preferido, Henry Raeburn, entre muitos outros. Além disso, ainda tem no seu acervo obras de pintores mundialmente conhecidos como Raphael, Van Gogh, Velázquez, Rembrandt, entre outros. Não deixe de ver a exposição de alguns desenhos originas de Leonardo da Vinci. Entrada gratuita.

Post: Edimburgo: Galeria Nacional Escocesa

Academia Real Escocesa (Royal Scottish Academy) fica em frente a Galeria Nacional Escocesa, tem exibições históricas até exibições com temas mais contemporâneo principalmente sobre a Escócia e o Reino Unido, mas também sobre qualquer outros temas e/ou países. Engrada gratuita (eventualmente algumas exibições são cobradas).

Post: Edimburgo: Academia Real Escocesa

fotos edimburgo (38)

Casas de estilo georgiano na New Town

Museum on the Mound é o museu do Banco da Escócia. Ali é possível saber mais sobre a história das moedas e do dinheiro, além disso, da pra aprender um pouco sobre falsificações, medidas de segurança e crimes relacionados ao assunto. O grande destaque desse museu é a parte onde tem em exibição 1 milhão de libras. Entrada gratuita.

Post: Edimburgo: Museum on the Mound, o museu que conta a história do dinheiro (em breve)

The Scotch Whisky Experience é o único museu do país que fala sobre um dos produtos escoceses mais conhecidos mundo afora, o whisky. Além do tour, é possivel fazer degustação dos dois principais tipos de whisky, o blended e o single malt, acompanhado de um especialista no assunto. E pra finalizar o passeio, tem uma visita a maior coleção de whisky do mundo, doada ao museu por um brasileiro. Valor entre 15,00 a 70,00 libras dependendo do tipo de tour que escolher fazer.

Post: Edimburgo: The Scotch Whisky Experience (em breve)

fotos edimburgo (42)

Palácio de Holyroodhouse

Camera Obscura de Edimburgo e o Mundo de Ilusões (Edinburgh’s Camera Obscura and World of Illusions) é um museu mais interativo, onde é possivel conhecer um pouco mais de Edimburgo através de projeções de imagens das principais atrações da cidade dentro de uma sala escura narrada por um guia. Além disso, ainda tem o Mundo das Ilusões, onde é possivel estar ou participar de algumas situações criadas por ilusão de ótica. Valor de 15,00 libras.

Post: Edimburgo: Camera Obscura e o Mundo de Ilusões (em breve)

Catedral de São Egidio (St Giles Cathedral) é a principal igreja da cidade, considerada a igreja matriz do presbiterianismo. Suas principais atrações são: os vitrais, a cúpula e a Thistle Chapel, sede do Knights of the Order of the Thistle, a maior honraria da Escócia e segunda maior do Reino Unido, ficando atrás somente da Order of the Garter. Todos os anos, sempre no mês de julho, tem um evento com a presença da Rainha Elizabeth II, Duque de Edimburgo, Príncipe William, entre outros membros da realeza, onde a Rainha condecora escoceses e escocesas que de alguma forma contribuíram com o país.

Post: Edimburgo: Uma visita a Igreja de St Giles

Prefeitura de Edimburgo (Edinburgh City Chambers) é uma espécie de prefeitura geral de Edimburgo. Em frente a Prefeitura, desde 2007, existe a “Mini Calçada da Fama Escocesa”, com as mãos dos ganhadores do Edinburgh Awards. Entre os ganhadores, a mais famosa é J.K Rowling, criadora do Harry Potter.

Post: Edimburgo: Um tour pela Royal Mile

fotos edimburgo (45)

Os fundos da Canongate Kirk e o Salisbury Craigs ao fundo

Real Mary King’s Close é uma espécie de cidade subterrânea, criada para acomodar pessoas que estavam doentes (Peste Negra!) devido ao problema da falta de higiene que Edimburgo enfrentou por vários anos. Houveram vários surtos na cidade e a solução foi trancar as pessoas doentes nesses closes subterrâneos. Valor de 14,50 libras.

Post: Halloween em Edimburgo

Museu dos Escritores (Writers’ museum) é um museu dedicado a vida e obras dos principais escritores escoceses, Robert Burns, Sir Walter Scott e Robert Louis Stevenson. Entrada gratuita.

Post: Edimburgo: Writers’ Museum

fotos edimburgo (43)

Cemitério junto a Greyfriars Kirk

Museu da Infância (Childhood Museum) é um museu que conta a história de como as crianças brincavam e se divertiam antigamente. Além disso, tem uma série de bonecas e brinquedos antigos em exibição. Entrada gratuita.

Post: Ainda não visitei.

Museu de Edimburgo (Museum of Edinburgh) é um museu que conta um pouco mais da história da capital da Escócia. Ali é possivel ver através de objetos, documentos, obras de arte um pouco da história de Edimburgo. Entrada gratuita.

Post: Edimburgo: Museum of Edinburgh, o museu que conta a história de Edimburgo (em breve)

SONY DSC

Canongate Kirk

Canongate Kirk é um igreja oficial do Palácio de Holyrood e do Castelo de Edimburgo. Quando a realeza britânica está na cidade, praticamente todos os eventos com a presença da Rainha Elizabeth acontecem aqui. No tempo que morei em Edimburgo, teve o casamento de uma das netas da Rainha lá, toda realeza britânica estava na cidade, inclusive o Príncipe Willian e a Duquesa Kate. Entrada gratuita, mas não é sempre que está aberta (eu só consegui ir lá 2x até hoje e olha que não foi por falta de tentativa!).

Post: Edimburgo: Canongate Kirk (em breve)

fotos edimburgo (28)

Ramsay Gardens

Parlamento Escocês (Scottish Parliament) sim, a Escócia tem seu próprio parlamento, conquistado em 1999 através de um referendo. Quem quiser saber mais sobre a Escócia e suas leis, eu fortemente indico uma visita ao parlamento. Existe dois tipos de visitas, uma mais básica que pode ser feita por conta (não precisa reservar antes) e outra acompanhada de um guia (precisa reservar antecipadamente). Verifique no site os dias das visitas, dependendo dos compromissos da Primeira-Ministra e dos demais parlamentares, as visitas podem ser suspensas. Ambas as visitas são gratuitas.

Post: Edimburgo: Tour no Parlamento Escocês

Our Dynamic Earth é uma espécie de museu que conta um pouco mais sobre o planeta Terra. Tem alas especificas sobre cada assunto, entre eles, teoria Big Bang, placas tectônicas, era glacial, importância dos oceanos e florestas, entre outros assuntos. Valor de 12,15 libras.

Post: Edimburgo: Our Dynamic Earth (em breve)

SONY DSC

Calton Hill visto a partir de uma das trilhas do Holyrood Park

Calton Hill é uma pequena colina localizada no centro de Edimburgo, mais ou menos no “inicio” ou “final” (dependendo de como você vê a distribuição da cidade) da Princes Street. Lá do alto se tem uma vista 360 graus de Edimburgo, onde é possivel ver a New Town, Old Town, o Mar e as Forth Bridges. Além disso, lá no alto estão diversos monumentos, entre eles, o único que pode ser visitado é o Nelson Monument, de onde se tem mais ou menos a mesma vista da cidade, só que 30 metros mais alta. Entrada é gratuita no Calton Hill e no Nelson Monument o valor é de 4,00 libras.

Post 1: Edimburgo do alto do Calton Hill

Post 2: Edimburgo: Calton Hill x Arthur’s Seat

Post 3: 6 lugares para fotografar Edimburgo do alto

Scott Monument é um monumento construído para homenagear o escritor escocês Sir Walter Scott. Quem quiser, pode visitá-lo. São 281 degraus até o topo, de onde se tem uma das melhores visitas de Edimburgo. Valor de 4,50 libras.

Post 1: Scott Monument em Edimburgo

Post 2: 6 lugares para fotografar Edimburgo do alto

fotos edimburgo (27)

Scott Monument

Galeria Nacional Escocesa de Retratos (Scottish National Portrait Gallery) é um museu dedicado a artistas e inventores escoceses. Ali é possivel ver obras, esculturas, descobertas e invenções (telefone, televisão, raio-x, penicilina, entre outros) feitas por escoceses. E como o nome já indica, no ultimo andar estão os retratos de algumas personalidades escocesas como Mary, Queen of Scots, William Wallace, Robert The Bruce, entre outros. Além disso, tem retratos de homens usando kilt. Entrada gratuita.

Post 1: Edimburgo: Galeria Nacional Escocesa de Retratos

St Cuthbert’s Church essa igreja está localizada dentro do Princes Street Gardens, na mesma altura onde está o Castelo de Edimburgo. Entre os destaques dessa igreja, ela tem um vitral feito pela Tiffany e uma versão esculpida em mármore inspirada na Última Ceia de Leonardo da Vinci. Entrada gratuita.

Post: Edimburgo: Princes Street Gardens, o parque mais popular da cidade

fotos edimburgo (44)

St Cuthbert Church

St John’s Church fica em uma das extremidades da Princes Street, lado contrario onde está o Calton Hill. Essa igreja tem dois destaques: o teto, construído no mesmo estilo que o da Abadia de Westminster, em Londres e os vitrais, um mais bonito que o outro. Entrada gratuita.

Post: Edimburgo: Princes Street Gardens, o parque mais popular da cidade

Galeria Nacional Escocesa de Arte Moderna (Scottish National Gallery of Modern Art) como o nome já indica, esse é um museu de arte moderna, com foco em obras de pintores mundialmente conhecidos como Miró, Dalí, entre outros. Reserve um tempo pra caminhar pelos jardins, que são muito bonitos. Entrada gratuita.

Post 1: Edimburgo: Os museus de Arte Moderna

Post 2: Cinco museus imperdíveis em Edimburgo

fotos edimburgo (15)

Galeria Nacional Escocesa de Arte Moderna

Galeria Dean (Dean Gallery) é outro museu de arte moderna de Edimburgo, com foco em obras de artistas escoceses e britânicos, como Cadell, Raeburn, entre outros. Fica lado a lado com a Galeria Nacional Escocesa de Arte Moderna, é só atravessar a rua. Também reserve um tempinho pra visitar os jardins desse museu, onde existem algumas estátuas e esculturas. Entrada gratuita.

Post 1: Edimburgo: Os museus de Arte Moderna

Post 2: Cinco museus imperdíveis em Edimburgo

Jardim Botânico de Edimburgo (Royal Botanic Garden) considerado um dos jardins botânicos mais antigos do Reino Unido, ele merece uma visita. Ali é possivel ver algumas espécies endêmicas da Escócia, tem uma estufa, um pequeno museu, algumas trilhas, um lago e um memorial a Rainha-Mãe, mãe da Rainha Elizabeth II. Entrada gratuita.

Post: Royal Botanic Garden

fotos edimburgo (5)

Uma parte do Calton Hill visto do alto do Nelson Monument

Estátua de Sherlock Holmes (Sherlock Holmes Statue) fica na rua entre a Princes Street e o Porto de Leith. Pra dizer bem a verdade, fica bem perto do St James Shopping Centre, bem pertinho da parte da Princes Street (na altura do Calton Hill). Pra quem não sabe, o criador de Sherlock Holmes, Arthur Conan Doyle nasceu em Edimburgo, em uma casa ali pertinho onde a estátua está localizada. Fica na rotatória bem em frente ao Shopping Omni Centre.

Royal Yacht Britannia é um navio pertencente a monarquia Britânica que está ancorado no Porto de Leith. Era nesse navio a família real britânica costumava viajar em missões oficiais. Hoje em dia ele foi transformado em um museu e dizem que é o único lugar do Reino Unido onde é possivel visitar os aposentos da Rainha e do Duque de Edimburgo. Valor de 15,50 libras.

Post: Um dia “Real” em Edimburgo

Post: Edimburgo: Royal Yacht Britannia (em breve)

fotos edimburgo (17)

Stockbridge

→ Outras Atrações

Stockbridge é um bairro de Edimburgo. O legal nessa região é sair caminhando meio sem rumo, ver a arquitetura local, o comércio e algumas atrações. Você vai ver que essa região parece que parou no tempo, dá até a impressão que estamos em um vilarejo minusculo perdido no meio de uma cidade grande.

Post: O Lado B de Edimburgo: a tranquilíssima região de Stockbridge

Dean Village é outro bairro de Edimburgo, mas esse tem um ar de bairro residencial. Aqui não tem nenhum comércio. O legal desse bairro é caminhar sem pressa as margens do rio Water of Leith (esse trajeto faz parte do Water of Leith Walkway), ver as casinhas de estilo diferente, construções histórias, entre outras coisas.

Post: O Lado B de Edimburgo: Dean Village

fotos edimburgo (18)

Dean Village e o rio Water of Leith

Water of Leith Walkway pra quem nao sabe, Edimburgo tem um rio, o Water of Leith, que literalmente atravessa a cidade toda. Todo esse percurso as margens desse rio, que vai das Pentlands ao Porto de Leith tem um calçadão onde é possivel caminhar. É um passeio bem legal de fazer, especialmente durante o outono.

Post: O Lado B de Edimburgo: Water of Leith Walkway

West End e West End Village é outra região bem bonitinha de Edimburgo, localizada entre Stockbridge, Princes Street e a estação de trem Haymarket. É uma região comercial, com algumas lojas, pubs e restaurantes. Vale a pena dar uma caminhada por lá.

Post: O Lado B de Edimburgo: West End e West End Village

fotos edimburgo (22)

Tollcross

Quartermile é uma região de Edimburgo que passou a pouco tempo por uma grande obra de revitalização. Essa região fica perto do campus antigo da Universidade de Edimburgo, então como dá pra imaginar, essa área está sempre cheia de estudantes. Tem comércio, lojas, pubs, restaurantes, hotéis, entre outros.

Post: O Lado B de Edimburgo: Quartermile

Leith é onde está localizado o porto de Edimburgo. Essa área também passou recentemente por uma grande obra de revitalização. Aqui estão surgindo cada vez mais hotéis, pubs e restaurantes. É onde fica o maior shopping de Edimburgo, o Ocean Terminal.

Post: O Lado B de Edimburgo: Leith

Portobello Beach como o nome sugere, é a praia de Edimburgo. Essa praia fica voltada para as águas geladissimas do mar do Norte.

Post: O Lado B de Edimburgo: Portobello, a praia de Edimburgo

Tollcross está localizado bem entre a rua Royal Mile e as regiões de West End e Quartermile. É uma região pouco visitada turisticamente falando, mas pode ser uma boa oportunidade de conhecer um pouco mais de Edimburgo, ver o Castelo de Edimburgo de outro angulo e passear por outros parques da cidade.

Post: O Lado B de Edimburgo: Tollcross

fotos edimburgo (9)

Princes Street em primeiro plano

→ Ruas importantes

Princes Street é a principal rua da New Town de Edimburgo. Digamos que ela liga o Calton Hill (em uma extremidade) até a St John’s Church (na outra extremidade). Essa rua não é grande, tem apenas 8 quadras. Ao longo de toda a sua extensão, de um lado fica o Princes Street Gardens e do outro, diversas lojas de roupas, farmácias, lojas de souvenirs, entre outros tipos de comércio.

Post: Edimburgo: Um tour pela Princes Street (em breve)

Rose Street é uma rua paralela a Princes Street, sentido New Town, ou seja, lado contrário onde está o Princes Street Gardens. Essa rua é famosa por ter algumas lojas, mas principalmente por seus pubs e restaurantes.

Post: Rose Street em Edimburgo

fotos edimburgo (20)

Uma casa qualquer em New Town

George Street é uma rua paralela a Rose Street, sentido New Town. Essa rua fica entre a Rose Street e a Queen Street (e o Queen Street Gardens). É considerada a rua mais chique de Edimburgo. É ali onde ficam algumas lojas luxuosas, hotéis boutiques, restaurantes, salões de beleza, entre outros tipos de comércio. Ali perto também fica o Multrees Walk, um lugar com diversas lojas de marcas internacionais.

Post: Edimburgo: Um tour pela George Street (em breve)

William Street é uma ruazinha com alguns pubs. Pra quem quer fugir da muvuca da Rose Street e da Grassmarket, aqui pode ser um bom local.

fotos edimburgo (41)

Na Royal Mile, próximo a Catedral de St Giles

Royal Mile é a principal rua da Old Town de Edimburgo. Ela liga o Castelo de Edimburgo (em uma extremidade) ao Palácio de Holyroodhouse (na outra extremidade). Ao longo de sua extensão, estão algumas atrações turísticas, lojas, pubs e restaurantes.

Post: Um tour pela Royal Mile

Grassmarket é outra rua famosa por seus pubs, que estão literalmente um ao lado do outro. Nessa rua também tem alguns hotéis e hostels próximos. Tem fácil acesso ao Castelo de Edimburgo e a Royal Mile. Se quiser uma área mais muvuca e provavelmente cheia de turistas, aqui é o lugar.

Post: Grassmarket, a rua dos pubs em Edimburgo

fotos edimburgo (25)

Grassmarket e o Castelo de Edimburgo

Victoria Street é uma das ruas mais fotografadas de Edimburgo, por ter diversas casinhas coloridas e uma arquitetura que parece coisa de filme (dizem que tem alguma coisa a ver com o Harry Potter, mas não posso afirmar). Ela fica entre a Grassmarket e a National Library of Scotland.

Lothian Road é uma rua que passa nos fundos do Castelo de Edimburgo. Ali estão diversas casas de show, cinemas, restaurantes, pubs, lojas, hotéis, entre outros comércios.

Leith Street / Leith Walk é a rua que liga a Princes Street ao Porto de Leith. Essa rua tem uma movimentação intensa, além de ter lojas, shoppings, restaurantes, hotéis, hostels, entre outros comércios.

fotos edimburgo (40)

Sede do Royal Bank of Scotland

Post especial: As ruas mais bonitinhas (e fotografadas) de Edimburgo.

→ Atrações menos populares

Georgian House é uma espécie de museu que mostra como é uma casa de estilo georgiano, construção tipica da New Town de Edimburgo. Lá da pra ter uma boa ideia de como eram as residencias das famílias mais tradicionais da Escócia, afinal, no acervo estão diversas mobílias de época, obras de artes e objetos antigos. Valor de 7,00 libras.

Burns Monument é um monumento que foi construído para homenagear o maior poeta escocês, Robert Burns. Ele fica na altura do Calton Hill, na Regent Road. Ele não abre pra visitação, exceto durante o Doors Open Days (que acontece sempre em um final de semana de setembro).

fotos edimburgo (11)

Uma parte do Princes Street Gardens visto dos jardins do Castelo de Edimburgo

John Knox House Museum é uma casa histórica que foi transformada em museu que dizem ter sido onde morou John Knox, líder da reforma protestante da Escócia durante o século 16. Esse museu conta um pouco da história da reforma protestante e da vida de John Knox. Valor de 5,00 libras.

Lauriston Castle pertencia a família de John Napier, o inventor dos logaritmos. Atualmente pertence a Prefeitura de Edimburgo e está aberto a visitação. A visita é legal, pois mostra um pouco de como era a vida de pessoas normais (sem o título de nobreza ou realeza) em uma residencia luxuosa. O grande destaque desse lugar é os seus jardins, um dos melhores lugares para ver o rio e o firth Forth. Valor 5,00 libras.

fotos edimburgo (46)

Royal Bank of Scotland e o Princes Street Gardens

→ Parques

Princes Street Gardens é o principal parque de Edimburgo. É de lá onde se tem os melhores ângulos pra fotografar o Castelo de Edimburgo. Além disso, ainda existem algumas atrações no parque, como por exemplo, o Scott Monument, Ross Fountain, a Igreja St Cuthbert, algumas estátuas e memoriais. Faça chuva ou faça sol, todo mundo que vai a Edimburgo passa por ali em algum momento da viagem.

Post: Edimburgo: Prince Street Gardens, o parque mais popular da cidade

fotos edimburgo (31)

Arthur’s Seat no Holyrood Park

Holyrood Park é outro parque muito popular de Edimburgo. Ele fica literalmente ao lado do Parlamento Escocês e do Palácio de Holyrood. Existem algumas trilhas que levam ao Salisbury Craigs e ao Arthur’s Seat. Se puder (e o tempo colaborar!) vá no final da tarde, o por do sol é muito bonito.

Post: Edimburgo: Arthur’s Seat e as trilhas no Holyrood Park

fotos edimburgo (21)

Meadows Park

Meadows Park é um parque publico de Edimburgo, mas não é tão frequentado por turistas. Em compensação, muitos locais aproveitam pra caminhar, correr, praticar algum esporte. Se estiver em Edimburgo durante o outono, eu recomendo dar uma voltinha por lá, rende ótimas fotos do Castelo de Edimburgo e do Salisbury Craigs.

Post: Edimburgo: Meadows Park

Inverleith Park é um parque publico de Edimburgo, mas que fica um pouco mais afastado do centrinho mais turistico da cidade. Esse parque tem um pequeno lago, de onde saem as melhores fotos do skyline de Edimburgo (incluindo o Castelo e o Arthur’s Seat). Tem pista para caminhada e local pra pratica de alguns esportes. Ele fica ao lado do Jardim Botânico.

Post: Edimburgo: Inverleith Park

fotos edimburgo (48)

Murrayfield Stadium

→ Estádios de Futebol

Edimburgo tem 2 times de futebol, o Hibernian F.C e o Hearts of Midlothian, ambos estão na primeira divisão do campeonato escocês de futebol, a Scottish Premier League

Easter Road Stadium é o estádio do time Hibernian FC.

Tynecastle Stadium é o estádio do time Hearts of Midlothian.

Murrayfield Stadium é o local onde acontecem os jogos da seleção de futebol e também, jogos da seleção de rugby da Escócia.

Post: Jogos, Estádios e Times de futebol na Escócia

fotos edimburgo (12)

Edimburgo vista do Castelo de Edimburgo – Castle View

→ Bate-voltas

Existem inúmeros bate-voltas que podem serem feitos a partir de Edimburgo.

Na Escócia, os destinos mais populares são: Stirling, Inverness, St Andrew, Glasgow, Linlithgow, Falkirk, North Berwick. Já no norte da Inglaterra, é muito comum ir até York e Newcastle. Varias pessoas também optam por ir direto a algum castelo e/ou palácios, além de destilarias de whisky na região.

fotos edimburgo (3)

Charlotte Square durante a nevasca de 2010

→ Restaurantes e Pubs 

A Escócia tem 13 restaurantes estrelados no Guia Michelin, sendo que 4 deles ficam em Edimburgo: 21212, Number One, Restaurant Martin Wishart, The Kitchin. Edimburgo também conta com restaurantes com selo Bib Gourmand: Passorn, Scran and Scallie, The Dogs e Galvin Brasserie de Luxe.

Bons restaurantes que se enquadram nessa mesma vibe de restaurantes estrelados são: The Table, Castle Terrace, Ondine, The Aizle, The Stockbridge Restaurant e The Witchery by the Castle,

Outros restaurantes que recomendo: Chaophraya, Angels with Bagpipes, Wedgwood, Howies, Forth Floor Restaurant, The Ship on the Shore, Cafe Andaluz e Contini.

fotos edimburgo (1)

Lauriston Castle

Opções para almoços rápidos e mais baratos: Yo! Sushi, Wagamama, Byron Burger, Jamie’s Italian, Hard Rock Cafe, Gourmet Burger Kitchen, Valvona & Crolla, Nando’s, KFC e Pizza Express.

Lugares para Chá da Tarde: Palm Court no Hotel Balmoral é um dos mais tradicionais da cidade. Outros que são muito bem frequentados são o Colonnades no The Signet Library, Peacock Alley no Hotel Waldorf Astoria e o Georgian Tea Room, no The Dome.

Post: Chá da Tarde em Edimburgo: The Colonnades, na Signet Library

Cafés: Cairngorm Coffee, Burr & Co, Loudons além dos conhecidos Pret a Manger, Costa Cafe, Nero Cafe, Starbucks, Ben’s Cookies (não é bem um café, mas dá pra fazer um lanche rápido), entre outros.

Pubs: Qualquer um dos pubs na Rose Street, Grassmarkt, Cowgate, Royal Mile, William Street e no Porto de Leith.

fotos edimburgo (39)

Multrees Walk

→ Compras

As principais ruas de comércio da cidade são a Princes Street e a Royal Mile. Edimburgo tem 3 Shoppings Centres: Princes Mall, St James Shopping Centre e o Ocean Terminal. A Grassmarket além de ser muito procurada pelos seus pubs, no outro lado da rua existem algumas lojas. A Rose Street também tem diversas tipos de comércio. A rua mais “fancy” de Edimburgo é a George Street e não é atoa que ali perto fica o Multrees Walk, uma área com diversas lojas de marcas internacionais. Além disso, Edimburgo conta com algumas lojas de departamento, a mais famosa é a Jenners (localizada na Princes Street), mas existem muitas outras, como: Harvey Nichols, Debenhams, John Lewis, House of Fraser e Marks & Spencer. E sem esquecer que, em cada bairro da cidade, existe pelo menos uma ou duas ruas com algum tipo de comércio.

fotos edimburgo (32)

Scott Monument

** Ultima atualização: 08 de outubro de 2017.

** Solicite seu roteiro personalizado na Escócia aqui.

** Reserve seu hotel em Edimburgo aqui.

** Reserve seu seguro viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue um carro no Brasil ou exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

  1. Aline Ferreira Mattos 27/02/2017 | 00:21

    Bruna, acompanho seu blog já tem um tempinho. Ele é uma das principais fontes de consulta para as minhas viagens. Essa publicação sobre Edimburgo ficou fantástica, parabéns! Em setembro desse ano será minha vez de conhecer a Escócia. Muito ansiosa. Obrigada por todas as informações. Grande abraço

    • Contando as Horas 28/02/2017 | 22:51

      Oi, Aline

      Jura?? Que legal!!! Certeza que vai adorar! Qualquer coisa que precisar, é só me escrever!
      Obrigada pela visita aqui no blog!

  2. Fernanda 29/03/2017 | 23:01

    Demais esse post hein?????? mega completo! Obrigada por disponibilizar tantas informações e parabens pelo empenho e dedicação!!

  3. Ricardo Barbosa 02/04/2017 | 21:31

    Olá Bruna, vejo seu site desde 2015 quando fui com um grupo de amigos em um tour pela Irlanda, Inglaterra e Escócia. Ficamos pouco tempo na Escócia e em Edinburgh e deu gostinho de quero mais. Agora em 2017, estaremos de volta para uma experiência somente na Escócia.
    Iremos no dia 28/06 e ficaremos 20 dias percorrendo as Highlands e as ilhas escocesas.
    Até quando você fica na Escócia? Parabéns pelo seu blog. Abraços.

    • Contando as Horas 02/04/2017 | 22:50

      Oi, Ricardo

      Que legal!! :D Se precisar de alguma ajuda, é só me escrever.

      Eu vou logo no inicio do mês, mas volto uns dias antes de vcs chegarem lá. Espero que vcs já tenham reservado as hospedagens, pq julho é disputadissimo, tudo lota.

      Obrigada pela visita aqui no blog! Acompanha as redes sociais, se quiser ver o que vou fazer por lá. Edimburgo tá com muitas novidades, vou ficar uns 5 dias só lá pra poder ver tudo com calma (além de revisitar muitas coisas tbm).

  4. Janaina 12/04/2017 | 12:14

    Bruna,
    Comemorarei uma data super especial dia 30/4 em Edimburgo.
    Algum dos restaurantes indicados tem vista para o castelo?
    Seu blog tem dicas valiosas!
    obrigada!

    • Contando as Horas 12/04/2017 | 20:37

      Oi, Janaina

      Nossa, que legal! Chaophraya (restaurante tailandes), Castle Terrace (mas nunca vi uma foto muito convincente com vista do castelo, apesar do nome), Tower (no Museu Nacional da Escócia) e o Forth Floor (no ultimo andar da loja de departamento Harvey Nichols). Podem existir outros, mas no momento estou me lembrando apenas desses.

      Obrigada pela visita aqui no blog! :D

  5. Janaina 12/04/2017 | 20:43

    Obrigada pela resposta, Bruna!
    Vc acha o http://www.thewitchery.com/ bacana? Vi que vc indicou. Achei bem romantico o restaurante.
    Obrigada novamente e parabens pelo blog. Estou montando o roteiro com as suas dicas. ;)

    • Contando as Horas 12/04/2017 | 21:05

      Oi, Janaina

      Sim, esse restaurante é ótimo. Já estive lá duas vezes. Ele fica pertissimo do castelo, mas não tem vista pra ele, tá?

      Se precisar de seguro viagem ou alugar um carro ou até mesmo reservar hotel, tem os links no final desse post! :D

  6. Sandra 22/04/2017 | 16:32

    Oi! Estou adorando seu site. Tenho uma pergunta:estou planejando ir pra Edimburgo no outono….mas devido aos preços das passagens aéreas e a demora com conexões achei melhor ir do Rio para Londres…desembarcar no Heatrow…ir de taxi até Kings Cross e de lá para Edimburgo. Vc acha que devo comprar a passagem de trem direto antecipadamente pela internet? Se deixar pra comprar lá corro o risco de ficar sem passagem? O que vc acha? Bjs e obrigada!

    • Contando as Horas 29/04/2017 | 21:49

      Oi, Sandra

      Sim, vc deve comprar a passagem pela internet, se deixar pra comprar la na hora, corre o risco de ficar sem. Essa linha Londres – Edimburgo é hiper movimentada. Coloca um bom tempo de intervalo entre a chegada de avião e a partida de trem. Se vc não quiser pegar taxi, pode ir de metro, a linha azul que parte do Heathrow passa por Kings Cross, mas demora em torno de 1 hora 15 minutos. Eu já fiz isso, mas foi o contrario, vinha de Edimburgo de trem, peguei o metro até o aeroporto e peguei meu voo pro Brasil a noite. Super tranquilo!

  7. Marcia 22/04/2017 | 20:17

    Oi gostei muito das tuas dicas . Eu tenho 3 noites para ficar em Edimburgo você acha suficiente para conhecer e existe algum bate -volta para conheçer Highlanders saindo de Edimburgo?

    • Contando as Horas 29/04/2017 | 21:52

      Oi, Marcia

      Dois dias inteiros é o minimo, na minha opinião, pra conhecer Edimburgo. Existem varias empresas que oferecem os mais variados tours as Terras Altas escocesas, a maioria com saida de Edimburgo, mas tem saida de outras cidades também, tipo Glasgow e Inverness.

  8. Torregiani 06/05/2017 | 09:54

    Olá, muito bom o post. Melhor e mais completo, impossível. Parabéns!!
    Estou indo passar um mês em Manchester em outubro e queria ir em Edimburgo pelo menos um fim de semana. Sei que é pouco tempo, mas queria saber se conhece alguma empresa, que faz passeios em Edimburgo? Ou passeios pelo interior também?

    Abraço

    • Contando as Horas 07/05/2017 | 21:19

      Oi, Torregiani

      Obrigada!! Depois de junho, quando voltar de viagem, vou atualizar com diversas novas infos! Dá uma olhada antes da tua viagem!

      Você precisa de um guia pra te acompanhar em Edimburgo? Para quais lugares no interior?

      Um final de semana até dá pra curtir bem Edimburgo, dependendo de quando vc chegar e de quando for embora, mas pra outras partes do país, fica muito apertado.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  9. Torregiani 08/05/2017 | 16:29

    Não precisa ser um guia especificamente, pensei mais em passeios de van com outras pessoas, algo assim. Stirling Castle é um local que seria interessante conhecer. A viajem que você citou é para Escócia?

    • Contando as Horas 08/05/2017 | 17:28

      Oi, Torregiani

      Sim, tem várias empresas que fazem esses tours em Edimburgo com mais pessoas. Rabbies, Timberbush, Scotline Tours, Haggis Adventures, entre outros. Tem empresas de alguns brasileiros também, mas ai são só tours privativos.

      Siiiim!! É pra Escócia. To indo lá agora no inicio de junho.

  10. Renato 10/07/2017 | 22:49

    Ola,
    Chego em Edimburgo de Liverpool numa segunda meio dia e fico ate quinta umas 16 hs
    Estou com duvida cruel se vamos Highlands e pernoitamos uma noite la . Estou indo com duas criancas de 7 e 2 anos , mais minha esposa e irma . O que vc acha? Fico somente em Edi ou faco uma noite em Inverness ou outro local que vc sugere ?
    Obrigado e parabens pelo blog

    • Contando as Horas 13/07/2017 | 18:19

      Oi, Renato

      Dá pra ir uma noite sim! Vcs iriam a Inverness para ver o Lago Ness? Ou pra outro lugar?
      Essa viagem vai ser em qual época do ano? Se for no inverno complica, pq o dia escurece muito cedo, ai nesse caso nao recomendo.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  11. Edjane 06/08/2017 | 13:55

    Bruna,
    Adorei suas dicas! Viajarei para a Escócia em maio/2018 para passar 3 dias (antes passarei 2 dias em Londres) e depois seguir para mais 3 dias em Berlin e depois mais 3 dias em Paris, que já conheço. Depois que vi as fotos lindas q vc postou fiquei com dúvida se não seria melhor deixar Berlin para outra viagem e passar mais tempo na Escócia. Me falaram que Berlin é linda mas fica um pouco fora do roteiro. O que vc sugere?

    Obrigada,
    Edjane

    • Contando as Horas 10/08/2017 | 20:37

      Oi, Edjane

      Olha, essa decisão não é facil. Ehhehe Eu ameeei Berlim, mas tbm acho que fica um pouco fora de mão. Acho que seria uma boa ideia ficar mais uns dias na Escócia.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

Deixe o seu comentário...